[Resenha] Uma Irmã

Uma Irmã
Título Original: Une soeur
Autor(a): Bastien Vivès
Editora: Nemo                      Páginas: 216
Lançamento: 2018               ISBN:9788582864401
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Ao ter suas férias pacatas transformadas por Hélène, o jovem Antoine passa a viver os dias mais intensos de sua vida, repletos de emoção e receios. De forma sutil, ainda que forte, ele vai descobrindo um universo feminino tão gracioso quanto perturbador. E o que poderia ser apenas mais uma história de verão, se transforma, pelas mãos de Vivés, em uma narrativa apaixonante. Um conto delicado e sensual sobre o despertar de um adolescente que provoca um turbilhão de sentimentos.
Antoine e a família vão passar as férias longe da correria da cidade grande. Ele e o irmão caçula passam divertidos momentos na praia perdidos nas mais deliciosas brincadeiras de criança. 

As férias estavam seguindo o curso tranquilo e corriqueiro que dois meninos poderiam esperar, até que uma amiga da família precisa de um lugar para repor as energias depois de uma grande perda e se junta a eles.

A amiga da mãe de Antoine leva com ela a filha adolescente. Hélène, mais velha do que os garotos, está em plena fase de aventuras e curtição e dá para os dias calmos deles, antes tão suaves, as cores vivas de um arco-íris. A chegada da garota marca a passagem de Antoine da infância despretensiosa para a adolescência de descobertas.

Bastien Vivés consegue nesta graphic novel traduzir com primor uma série de sensações e emoções que pontuam as relações humanas. Além disso, o clima de praia e verão transborda das páginas e envolve o leitor. Nos primeiros quadros se fixa na doçura e companheirismo da relação do irmão mais velho com o caçula. Na forma como Antoine preza ser o amigo e protetor do mais novo e como de alguma forma ambos são não apenas irmãos, mas parceiros de brincadeiras e vida. Fica claro que mesmo quando adultos estarão juntos, um lutando pelo outro.

Quando Hélène se junta ao grupo a atmosfera de inocência infantil cede lugar a atmosfera de mudança e amadurecimento. Ela desperta em Antoine desejos adormecidos, que iniciam o garoto nos mistérios da atração física e descoberta da sensualidade e sexualidade. Todo jovem, menino ou menina, passa por isso e o autor mostrou através da delicadeza de seus traços e sensibilidade de sua narrativa a transformação de Antoine.

Ele vai além e mostra também diversas fases que pontuam a adolescência, em especial aqueles atos inconsequentes de alguns que se acham invencíveis. Há exemplos claros que nem tudo são flores nesta vida e que independente da idade é necessário pesar nossos atos para saber com o que vamos lidar em decorrências deles. Teremos na história momentos mais pesados e sérios evidenciando tal aspecto.

A transição e desenvolvimento dos personagens é bem trabalhada. Antoine é o personagem central e as mudanças são mais claras nele, mas os demais também têm uma boa participação e são bem trabalhados. 

Uma Irmã é uma graphic novel com uma história honesta de descobertas. Eu gostei da forma respeitosa que determinados assuntos foram abordados e de maneira alguma subestimando a inteligência dos jovens. Muito legal, com certeza. Eu recomendo.   







2leep.com

7 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem? Eu optei por ler Justin, mas fiquei bem curiosa com essa HQ também! Queria saber mais do enredo, mas acho que pela sua resenha já deu pra entender que é uma história que emociona.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. oi Cida, com certeza depois dessa resenha deixou curiosidade! com certeza vou por na lista de desejados!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii Cida

    Adorei a dica principalmente por esse tom adotado pela autora, ao ser honesta e respeituosa lidando com diversos assuntos. Não conhecia mas ja curti bastante.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Nunca li um graphic novel e me pareceu interessante a história, principalmente os temas abordados.
    Acho que esse assunto é importante para todos... sempre teremos uma criança, pré-adolescente, adolescente em nosso convívio e é bom mergulhar em temas que são tão essenciais para o amadurecimento.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Cida.
    Apesar da sua recomendação, não sei se lerei. Não sou muito de ler HQs e Graphic Novel e essa também não em interessou muito.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida,

    Não conhecia essa Graphic, mas como eu adoro uma boa história nesse estilo, vou colocar na lista de leitura.
    Bjs!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  7. Adorei, infelizmente não li ainda. Tentarei por na minha listinha de leituras.
    https://viciada-literariamente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!