[Resenha] Um de Nós Está Mentindo

Um de Nós Está Mentindo
Título Original: One of Us Is Lying
Autor(a): Karen M. McManus 
Editora: Galera Record         Páginas: 384
Lançamento: 2018               ISBN: 978-8501112521
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus.

Até agora chocada com o final…

Um de Nós Está Mentindo, de Karen M. McManus, é uma das apostas da Galera Record para 2018. Recebi a prova antecipada do livro e fiquei super empolgada com a história de um grupo de jovens envolvido, no que pode ser, um assassinato.

Bronwyn, Addy, Nate, Cooper e Simon foram parar na detenção, o que equivale a um castigo por não ter tido um bom comportamento na escola e lá começam a discutir com o professor que alguém armou para todos. A punição é por conta de terem levado o celular para a aula, mas o tal celular encontrado com cada um não lhes pertencia. Qual motivo de alguém querer que aqueles cinco ficassem juntos em uma sala?

No entanto, a série de eventos estranhos não se limitou aos celulares desconhecidos, do nada Simon começa a ter um ataque e é levado as pressas para o hospital, sendo declarado morto após algumas horas. Logo, o que parecia um infeliz acidente toma proporções maiores e os quatro companheiros de detenção dele passam a ser suspeitos de assassinato.

Não foi uma desconfiança gratuita, conforme vamos mergulhando na história fica evidente que Simon era odiado por quase todo o colégio. Ele possuía um app de fofocas e adorava revelar os segredos dos alunos e, justamente os quatro que estavam na detenção com ele, tinham motivos para querer evitar que o app continuasse funcionando, pois coisas que estavam escondendo estavam prestes a ser reveladas. Assim, a polícia logo olha para eles, mas verdade seja dita, o colégio inteiro desejava acabar com Simon.

Eu adoro histórias passadas no ensino médio e também histórias de assassinato e este livro une as duas coisas de maneira muito envolvente. Nós queremos saber se foi mesmo assassinato, quem é o criminoso se o fato anterior se provar verdadeiro e ainda por cima descobrir os segredos dos quatro alunos suspeitos. Bronwyn, Addy, Nate e Cooper estão mentindo sobre diversas coisas e é formidável a maneira como a autora vai os revelando, os despindo de camadas e camadas de disfarces para que possamos saber quem são e o que fizeram. É engraçado como alguns deles nem mesmo se conheciam e postos nessa situação cheia de pressão, acabam se vendo pela primeira vez.

Bronwyn temia não ser perfeita. Addy não tinha opinião e vivia para fazer o que o namorado mandava. Nate não confiava em ninguém e nem deixava as pessoas se aproximarem. Cooper não tinha coragem de assumir o que desejava.

Eles não eram amigos, mas acabaram ficando mais próximos de alguma forma. Bronwyn e Nate são os que vão ter uma relação mais sólida e foram os meus personagens preferidos de toda a história, ambos formaram uma dupla fofa e dividiram momentos de cumplicidade deliciosos. 

Cooper no começo parece um cara frio e distante, mas quando assume seus sentimentos prova que estava apenas se contendo. Addy é muito superficial nos primeiros capítulos, apenas a sombra do namorado, mas felizmente acaba superando isso e tornando-se uma menina mais forte. Apreciei demais sua evolução e amadurecimento.

E voltando para o caso Simon, não se sabe se foi crime ou não, só no final vamos ter a resposta. Já adianto que em momento algum vi em um desses quatro o culpado. Minha aposta foi em uma pessoa de fora, muito esperta que armou para que um deles ou todos, levasse a culpa. E sem ser cruel, afirmo que independente de quem foi e qual o motivo exato, o mundo ficou bem melhor sem um ser tão manipulador e sórdido como Simon. O garoto era um parasita, que vivia em função de se meter na vida dos outros e em cima disso conduzir sua existência.

Karen M. McManus, com uma escrita jovial e fluida, nos leva por uma teia de fatos e mentiras intricada e surpreendente. Aborda neste mar revolto, uma série de assuntos atuais e pertinentes, não apenas na fase da adolescência e sim em relação ao ser humano. E, acima de tudo, ressalta como as redes sociais são influentes em nossas vidas.

Fiquei presa na trama. É uma história incrível. O que mais me impressionou foi ir fundo na personalidade dos personagens, saber como se sentiam e o que passava por suas cabeças quando escolheram mentir. Não apenas um mentia, todos mentiam e você se vê refletindo sobre como família, expectativas externas e sociedade influenciam na formação de caráter e nas atitudes das pessoas. Como a pressão pode levar a cometer erros que, no final, podem tirar da pessoa a chance de um futuro brilhante. E claro que a solução de tudo foi imprevisível, nem imaginei algo como o que a autora nos reservou. Foi surpreendente? Sim! Mas totalmente plausível. Espero que vocês possam ler e que curtam bastante. Netflix! Que tal um seriado pra gente?
2leep.com

11 comentários:

  1. Oiii Cida

    Eu sabia que vc ia gostar dessa história. Eu também fiquei super enganchada na trama, queria saber mais, e conforme a autora ia revelando os segredinhos dos personagens mais surpresa eu ia ficando, especialmente Cooper me surpreendeu. Addy evolui horrores, era praticamente invisivel, e se tornou um dos personagens mais fortes da trama ao meu ver, gostei demais da mudança que ela experimenta.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice! Fiquei bem contente com esse livro. Estou aqui torcendo por um seriado.

      Excluir
  2. Oi, Cida!
    Menina, se você até agora está chocada, isso é sinal para que eu dê uma chance a esse livro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Já eu não gosto de histórias de assassinatos, suspense e romances policiais, acho que já comentei isso aqui muitas vezes. Apesar disso fiquei curiosa com esse livro, pelo titulo e pela amplitude da aposta da editora nele, ele inclusive me lembrou "Mentirosos" da Lockhart, um livro que amo. Mas depois de sua resenha, percebi que apesar de desse ser um livro excelente, não é para mim.

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir
  4. Oii, eu tô mt curiosa para ler esse livro, acho que vou amar, por ser de mistério, e todo mundo está falando bem.
    -Beijos,Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, estou lendo resenhas mega positivas desse livro, lá no blog quem leu foi a Rafa e ela tb adorou e tb acha que vale uma série na Netflix! Ou seja, preciso ler pra ontem kkkkkkkkk

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida, tudo bem?
    Estou bem interessado em ler esse livro! Deve ser bem bacana, pelo menos a sinopse eu amei
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  7. eu também fiquei desde a sinopse!
    que ansiedade que deu de saber o final agora!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida,

    Esse livro está na minha lista de leitura, pois a aposta da editora foi bem grande mesmo.
    Fico feliz que tenha gostado, e esse finais surpreendentes é o que deixa a gente mais curiosa para ler aqui rsrs.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida! Tudo bom? Eu também adoro histórias passadas no Ensino Médio, e ainda mais envolvendo assassinato! Fiquei empolgada de saber sobre esse livro!

    https://sonhoinverossimil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Cida

    Se vai ser na Netflix, no Hulu, no cinema ou na tv à cabo eu não sei, só sei que essa história merece sim uma adaptação! Ahahaha
    Eu amei e achei a condução da história excelente!


    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!