[Resenha] Shift

Shift
Título Original:Shift
Autor(a): Em Bailey 
Editora: Fundamento         Páginas: 292
Lançamento: 2017             ISBN: 9788539511044
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Olive Corbett não é louca. Ela já foi bonita, divertida e a melhor amiga de Katie, a garota mais popular da escola. Agora, Olive não se reconhece mais… Depois do “incidente”, o que ela mais quer é ficar sozinha e evitar problemas. E tudo vai bem até a chegada da estranha e misteriosa Miranda Vaile. Olive sabe que o mais sensato a fazer é se afastar de Miranda e de seu passado assustador. Mas ela não consegue… Miranda está manipulando Katie, o que inclui roubar as roupas, o namorado e a identidade dela. Além de drenar toda sua vitalidade, como um parasita… E ninguém, nem mesmo Katie, percebe isso. Será que, mais uma vez, Olive está perdendo o controle sobre a realidade? Ou Miranda está realmente "sugando" a vida de Katie, transformando-a em uma sombra? Quem ou o que Miranda realmente é? Há algo muito perigoso no ar e, para descobrir o que é, Olive tem que ir realmente fundo nessa história. Mas como fazer isso se ela mesma é uma vítima? Como proteger quem ela ama?
Shift, de Em Bailey, lançamento da Editora Fundamento (selo Onyria), é um young adult de suspense ambientado durante os dias de ensino médio de Olive Corbett.

Olive foi uma das garotas mais populares da escola e também uma das mais bonitas e cruéis. No entanto, algo aconteceu em sua vida que não apenas desestruturou a família dela como também a levou a ficar por um longo período internada em uma clínica psiquiátrica.

A Olive que conhecemos é a garota que toma medicação pesada, tem uma terapeuta, trabalha no cinema local, está acima do peso, deixou de lado o visual modinha para assumir algo mais original, teme ser rebelde, tem medo do mar e faz de tudo para confortar a mãe e o irmão. Deixou de lado as antigas amizades e sua única companhia é Ami, uma garota que segundo Olive a entende por ter passado por algo semelhante.

A vida da protagonista estava nesta rotina ensaiada até que chega ao colégio uma nova e misteriosa aluna. Miranda já vem com a má fama de ter assassinado os pais e isso fascina e assusta Olive em igual medida, o que a faz observar mais atentamente a novata e o que vê assusta.

Desde as primeiras páginas o mistério se faz presente na trama, seja pelos boatos sobre Miranda e seu estranho comportamento ou seja pelo passado de Olive. Seguimos com a protagonista nesta jornada e a cada página parece que mais e mais perguntas surgem a respeito destas duas. Além disso na escola coisas estranhas começam a acontecer com professores e outros alunos e Olive acredita piamente que a culpa é da nova aluna.

A narrativa é fluida e em primeira pessoa pela voz de Olive, isso dá para a trama um aspecto nada confiável e todo o tempo eu fiquei em dúvida se realmente aqueles fatos estavam ou não acontecendo, isso porque a protagonista deixa claro o quanto é transtornada  e instável e não dá para saber se o que ele diz é verdade ou coisa de sua cabeça.

Admito que senti até um medo de Miranda, pelos olhos de Olive é uma garota com jeito de psicopata e a cada página eu já imaginava que ela fosse matar alguém. Já Olive não assusta, ao contrário sua mania de se culpar por tudo no começo me deixou até nervosa e depois acabei é sentindo pena dela quando soube mais detalhes de seu passado.

Até metade do livro a autora vai mostrando que vamos chegar em um momento de grande impacto para toda a história e quando isso ocorre a protagonista acaba entrando numa situação que me deixou frustrada e agoniada em igual medida. Agoniada por achar que ela não chegaria inteira até a última página e frustrada por não acreditar nas atitudes tolas que tomou, não me conformo como ela conseguiu fazer o que fez depois de ter visto o que viu e saber o que sabia.

Talvez por conta de sua psicose, talvez por ser ingênua demais, o fato é que Olive vai se colocar em perigo e o leitor vai surtar de tanta tensão.

Há ainda um romance na vida da protagonista, mas este acaba sendo morno e é mesmo a relação dela consigo mesma e a verdade sobre Miranda que são o foco central de Shift.

Não se assuste se você for ler e achar que algumas peças não se encaixam, lá na frente farão sentido. E se algo que era normal do nada começar a ficar estranho, apenas aceite, pois nada é o que parece ser nesta história.

Pelo que vi é um livro único, mas eu até que gostaria de uma seqüencia. Não que tenham ficado pontas soltas, mas acredito que alguns aspectos  da trama ainda podem ser mais explorados. Para quem busca um young adult de suspense #ficaadica.





2leep.com

14 comentários:

  1. Oi Cida!
    Esse livro parece ser bom mesmo. Fiquei feliz também em saber que é livro único, só consigo acompanhar séries quando todos os livros foram publicados, porque aí compro tudo de uma vez...

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Gosto quando leio um livro e fico meio perdida achando que o autor está meio atrapalhado das ideias de no tempo certo ele vem e me dá um tapa na cara. Tipo: ei garota, faz sentido agora não é? haha
    Fiquei curiosa sobre essa menina que tendo ao psicopatismo.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, tudo bem?
    Fiquei super curiosa com esse livro! Tanto pra saber o passado da Miranda como descobrir o que houve com Olive.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cida

    Eu acho essa capa bem interessante. Fiquei curiosa para saber o que aconteceu com a Olive e o fato de você ter ficado assustada com a Miranda despertou meu interesse. Gosto desse ar de psicopatia e essa sinopse é muito instigante! Tomara que haja uma continuação para que esses aspectos que você mencionou possam ser explorados!


    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida!! Se fosse o ano passado eu acho que não leria, mas esse ano me surpreendi positivamente com alguns YA de suspense que fiquei interessada na história de Olive! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Primeiro young adult de suspense que eu vi, mas me pareceu bem interessante e que bom que não focou no romance, porque depois que você descreveu a vida da protagonista, pensei que depois do "até que..." iria aparecer um garoto misterioso rsrsr Ainda bem que foi a misteriosa Miranda.
    Bjs
    Amanda Nery
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Peguei a dica! Em qualquer momento desses, quando estiver afim de alguma coisa diferente, com suspense, que engana, fica estranha, mas encaixa no final já sei para onde correr!

    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cida!
    Se tem uma coisa que me deixa agoniada são protagonistas que se colocam em risco. Meu coração não aguenta haahhahaha
    Gosto quando thrillers assim são em primeira pessoa porque sempre fica aquela dúvida se a pessoa está falando a verdade ou não... Dá mais emoção na história.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Hahaha. Terminei de ler, e no final eu juro que gritava: "Sua burra!" "Não vai". "Ai que ódio de você!"... Enfim, adorei!!

    Ainda nem escrevi a resenha, estou tentando digerir tudo; mas gostei muito da leitura.

    Bjksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, foi isso que comentei aquele dia. Eu não conseguia acreditar que Olive caiu naquela armadilha.

      Excluir
  10. Olá, tudo bem? Esse livro sempre me chamou a atenção pela capa... Adorei sua resenha e fiquei bem curiosa para ler a obra!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  11. Oie Cida =)

    Não conhecia o livro, mas achei a premissa bem interessante. Eu particularmente gosto bastante de histórias com esse tipo de enredo. E pelo fato de ser aparentemente livro único me deixou ainda mais interessada.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida, sua linda, tudo bem?
    OMG!!!! Que livro é esse que eu não conhecia??? Achei o máximo a autora colocar dúvida no leitor, já que quem narra é ela e não podemos confiar no que ela diz. Estou mega curiosa para descobrir quem é essa aluna nova e que coisas estranhas são essas que começam a acontecer. Sem falar no que foi que aconteceu com Oliver. E esse final??? Acho que ficarei muito nervosa, risos... Estou louca para ler. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. me intriguei pelo suspense da trama, pelo visto nada parece ser o que é e isso me deixa curiosa
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!