[Resenha] O Livro de Sangue e Sombra

O Livro de Sangue e Sombra
Título Original: The Book of Blood and Shadow
Autor(a): Robin Wasserman 
Editora: Rocco (Fantástica Rocco)       Páginas: 384
Lançamento: 2017                               ISBN:9788568263464
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Quando tudo parecia caminhar bem, um atraso para um encontro muda a vida de Nora Kane para sempre. Seu melhor amigo, Chris, está morto; a namorada dele, Adriane, em estado catatônico; e Max, o príncipe encantado de Nora, desaparecido. Mas o que parecia um pesadelo ruim o suficiente, fica ainda pior quando Max se torna o principal suspeito do crime. Desesperada para provar a inocência do namorado, a jovem, que trabalha num projeto de pesquisa traduzindo antigos manuscritos do latim, segue a trilha de sangue sem se importar com o destino final. E ele vai levá-la dos Estados Unidos à histórica Praga, e ao centro de um enigma que inclui uma teia obscura de sociedades secretas movidas pela ambição de encontrar a Lumen Dei, uma misteriosa máquina que contém a receita para o conhecimento supremo e para a comunhão com o divino, e que estaria enterrada num manuscrito de centenas de anos.
Um professor universitário reúne um grupo para um trabalho por créditos estudantis. Eles estão empenhados em traduzir do latim cartas e um livro antigo e, o que a principio se mostra apenas algo para recuperar a História, acaba se revelando perigoso e infame.

Alguém parece estar disposto a impedir que o conteúdo dos manuscritos seja levado ao público, mas também parece que há alguém que quer tomar posse deste conhecimento para si. Pessoas vão ser atacadas, outras vão morrer e a jovem estudante Nora Kane entende que para salvar a si mesma vai ter que desvendar um mistério que a levará dos EUA para Praga em uma jornada que precisa entender o passado se ela quiser um futuro.

O Livro da Sangue e Sombra, de Robin Wasserman, acabou de ser lançado no Brasil pela Editora Rocco (selo Fantástica) e traz um thriller histórico intricado, com presença de sociedades secretas e enigmas ocultos na história de pessoas, na História de uma cidade e na própria cidade de Praga e suas antigas construções.

A personagem central é a estudante de ensino médio Nora Kane, uma das envolvidas no projeto de tradução do professor Hoff. Quando ele dividiu os trabalhos entre ela e dois outros jovens – Max e Chris –, deixou para a garota a parte mais insignificante dos manuscritos (só por ela ser mulher e a mais jovem do grupo). Pelo menos Hoff assim achava, mas as cartas de uma poetisa eram a chave para chegar numa invenção que poderia revolucionar os conceitos entre o sagrado e o profano e Nora se viu então com um conhecimento que levaria seu melhor amigo a morte e ela na busca por algo capaz de realizar o impossível.

O mistério que vai se revelando a partir das traduções e depois pelos acontecimentos é muito interessante e difícil de elucidar. Eu gosto de juntar pistar e tentar montar o quebra cabeças final e posso dizer que este foi um bem complexo e interessante. A autora se utilizou de pessoas reais e fatos históricos para embasar a sua trama e isso permite ao leitor aprender parte da História durante a leitura. Claro que há a parte totalmente ficcional e o plot central é fruto da imaginação de Wasserman, assim como aquilo que as tais sociedades secretas queriam com tanto fervor.

Eu não sabia nada sobre a cidade de Praga e curti bastante o passeio cultural que a leitura me proporcionou. Admito que tinha uma visão mais romantizada da cidade, não uma tão erudita. O Livro de Sangue e Sombra não nos mostra a cidade por uma ótica de turistas e sim de estudiosos e pessoas que buscavam não diversão, mas a sabedoria máxima e a evolução. Desta forma a trama apresenta uma atmosfera mais séria mesmo sendo protagonizada por jovens estudantes.

Boa parte do mistério não foi fácil de desvendar, mas logo ficou claro para mim quem estava por trás do assassinato e de se apoderar das informações que Nora adquiriu com sua tradução. Ainda assim, a busca da jovem não perde seu charme e foi uma jornada que gostei de seguir.

O que em partes não impressiona é a protagonista. Nora no começo é uma personagem que aparenta ter potencial, mas no decorrer da história mostra-se uma menina que queria chamar atenção, que queria que todos gostassem dela, ficassem impressionados com seus atos e que as coisas fossem de seu jeito, apenas como ela queria. Na minha opinião Nora era uma menina bem imatura, que muitas vezes foi extremamente grosseira com aqueles que queriam ajudar. Há um personagem enigmático – Eli – , que sempre foi gentil com ela e recebia apenas indelicadezas. Eu acabei gostando mais dele do que de Nora e acho que teria sido melhor protagonista.

Em suma, a história de O Livro de Sangue e Sombra é rico em conteúdo histórico e cultural, apresentando ao leitor isso de maneira atraente por meio de um bom mistério. A narrativa é densa e com muitos detalhes, requer atenção durante a leitura para conectar os fatos apresentados e ainda assim possui um lado humano potente, em especial ao abordar a busca do homem não apenas pelo conhecimento, mas também pelo amor e por laços afetivos com amigos e família.  





2leep.com

10 comentários:

  1. Parece ser um livro mega interessante, acho que eu iria gostar da leitura
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Adorei esse livro, eu ainda não conheci.
    Com certeza vou querer ler depois.
    Adorei.
    Beijos :**

    Literatura Por Amor
    Top Comentarista

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, sua linda, tudo bem?
    Acho que nunca li nada falando sobre Praga. Adoro enigmas, e fiquei mega curiosa em descobrir o que pode conter manuscritos e cartas assim de tão perigoso a ponto de pessoas serem mortas? O clima de lutar pela vida enquanto conhecimentos antigos são revelados é tão sombrio e ao mesmo tempo tão empolgante!!! Pena essa protagonista, risos.. Parece ser uma boa história, não vejo a hora hora de ler. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi oi querida,
    Não vou mentir dizendo que amei a história, porque não gostei. Achei muito pesado, acho que deve ser porque estou lendo três livros ao mesmo tempo e não quero ficar com uma ressaca literária. Mas, fiquei muito curiosa para saber mais sobre a trama e poder acompanhar o desenvolvimento dessa história.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  5. apesar do tema não me atrair em si, fiquei curiosa por conta das viagens e mistérios envolvidos na trama

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida!
    Gosto muito desse tipo de leitura com um conteúdo histórico com seus segredos e mistérios que levam o leitor a tentar montar as peças para tentar desvendar.
    Como sempre suas resenhas excelentes.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida,

    O livro parece ter um conteúdo muito bom.
    Gostei, vou por na lista.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cida, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas achei o enredo muito legal, uma coisa meio parecida com os livros do Dan Brown e com o filme A Lenda do Tesouro Perdido. Fiquei bem interessada na história e acho que gostaria de fazer essa leitura.
    Uma pena a Nora ser imatura, mas o saldo foi positivo, então está bom! hahahaha

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  9. Olá, Cida.
    Só de ler a resenha já comecei a roer as unhas de curiosidade hehe. Eu amo livros nesse estilo. Adoro desvendar enigmas e juntar pistas como você disse. O único porém é essa protagonista, mas acho que o resto do livro vai compensar. E essa capa é linda.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi flor, tudo bom?
    Já me ganhou em thriller histórico! O fato de ser ambientado em Praga, então, já corri colocar no carrinho da próxima compra JKANFOASBASGBASG amo histórias que saem dos ambientes com os quais a maioria dos livros lida. E Praga é uma cidade MARAVILHOSAAA, melhor cenário pra uma história assim.
    Adorei a resenha e a dica!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!