[Resenha] O Clube de Leitura de Jane Austen

O Clube de Leitura de Jane Austen
Título Original: The Jane Austen Book Club
Autor(a): Karen Joy Fowler  
Editora: Rocco                                     Páginas: 320
Lançamento: 2017                               ISBN:9788532530479
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Cinco mulheres e um homem se reúnem para debater as obras de Jane Austen na Califórnia do início dos anos 2000 e acabam descobrindo, entre casamentos frustrados, arranjos sociais e afetivos, que suas vivências não são assim tão diferentes das experimentadas por Emma ou outras personagens da escritora britânica que tão bem descreveu a sociedade de sua época, dois séculos atrás. No livro, que figurou na lista do mais vendidos do The New York Times e deu origem ao filme homônimo estrelado por Kathy Baker e Emily Blunt, a premiada escritora norte-americana Karen Joy Fowler disseca as relações contemporâneas com acuidade, humor e ironia dignos da autora de Orgulho e preconceito e outras obras que continuam fascinando leitores de todas as idades. Uma homenagem a uma das maiores escritoras da língua inglesa e uma deliciosa comédia de costumes dos nossos tempos.
Que tal um clube de leitura? 

Eu adoro esta ideia. É muito gostoso ler um livro na companhia de amigos. Durante a leitura dá para trocar mil e uma impressões, criar ou derrubar teorias, fazer suposições, surtar coletivamente e perder a noite de sono trocando mensagens pelos whatsapp. E depois reunir a galera para um bate papo geral e fechar com uma ida na Starbucks.

O Clube de Leitura de Jane Austen, de Karen Joy Fowler, publicação da Editora Rocco, traz a história de um grupo que resolveu se reunir e discutir os livros de Jane Austen. São cinco mulheres de idades variadas e um rapaz nesta empreitada, que ao ler cada obra desta famosa autora, percebem que não importa a época – 1800 ou 2000 -, a natureza humana não mudou quase nada.

Há alguns anos atrás eu assisti o filme baseado nesta história, mas na época nem sabia que tínhamos o livro. Quando vi o lançamento aqui no Brasil fiquei surpresa e logo decidi ler, queria saber se era tal como a adaptação ou algo totalmente diferente.

Em termos gerais o filme é bem fiel, mas também tem conteúdo que não encontramos no livro. Eu gostei bastante da leitura e foi como um reencontro com velhos conhecidos. A narrativa não possui um ritmo acelerado e a trama não tem grandes reviravoltas, por isso já aviso que é uma leitura bem tranquila e para relaxar numa tarde preguiçosa.

Embora o titulo nos transmita a ideia de uma trama ao redor do grupo de amigos e do clube de leitura, não se enganem, não é apenas isso que temos aqui. Enquanto lêem as obras de Austen os personagens se pegam refletindo não apenas uma, mas diversas vezes sobre as semelhanças entre o que ela criou e o que estão vivendo. Sonhos, frustrações e os tão famosos problemas de relacionamento. Claro que também discutem as obras e adorei as partes que tentam encontrar as própria autora nas histórias.

Fowler trabalha em capítulos longos um determinado livro de Austen associado a um dos integrantes do clube. Nos primeiros capítulos a abordagem sobre as obras lidas foi bem profunda, mas da metade do livro em diante ficou em segundo plano e cedeu espaço para explorar mais as vidas dos personagens.

As mulheres são velhas amigas, já Grigg acabou de conhecê-las e acaba sofrendo certo preconceito por ser o único homem e novato. Adorei o jogo de cintura dele para lidar com isso e como conseguiu mostrar que homem pode, sim, ler e gostar de romance. Na verdade ele mostra mais que isso, mostra que podemos todos ser leitores ecléticos e curtir vários gêneros sem preconceito.

Li bem rápido e me vi mais uma vez com imensa vontade de ler todas as obras de Austen, especialmente A Abadia De Northanger.

Não consegui deixar de fazer comparações entre filme versus livro e na minha opinião alguns elementos inseridos no filme deixaram a história mais temperada e mais romantizada. E as histórias de cada personagem não são tão individualizadas como temos aqui, na verdade há uma interação bem maior entre todos e a trama fica bem mais homogênea e íntima.

Ainda assim, como citei, eu gostei bastante e achei uma leitura com aquele climão de aconchego. É para os fãs de Jane Austen relembrarem suas obras e darem sua opinião neste clube de leitura e para aqueles que ainda não conhecem a autora ficarem com água na boca por  causa de suas obras. Vejam o filme,  acho que ambas as versões da história se completam. Eu recomendo. 

E você? Gosta de clubes de leitura? Participa de algum?




2leep.com

15 comentários:

  1. Eu ouvi falar desse livro e fiquei curiosa, mas a SUA resenha foi tão completa que tenho certeza que será minha próxima leitura da lista HAHAHAH <3
    Obrigada!

    beeijão :)
    http://www.carolhermanas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, tudo bem?
    Deve ser bem legal participar de um clube de leitura! Fiquei curiosa em relação aos questionamentos dos personagens, porque apesar de eu nunca ter lido Jane Austen, sei que era uma autora à frente de seu tempo.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Não vi o filme e fiquei bastante curiosa pelo livro. Gostei da resenha e vou atrás do livro assim que eu conseguir um tempinho.

    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cida!
    Minha amiga leu esse livro, e achou a narrativa bem lenta, mas é sempre bom conhecer mais o universo da queria Jane, né?
    Parabéns pela ótima resenha!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida,
    Acho muito legal clubes de leitura. Não costumo participar, mas tenho vontade.
    Não conhecia o livro, mas já adorei a premissa.
    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu vi o filme e gostei bastante. Na época em que assisti não sabia que existia o livro e como sou fã das obras e tudo que é relacionado. Quero ter a chance de ler. Também achei bem interessante o fato de ter um homem inserido num grupo só de mulheres que leem Jane Austen rsrs
    Bjos ♥️
    Click Literário 

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida, tudo bom?
    Eu amo clubes de leitura, você poder comentar sobre livros com seus amigos é a melhor coisa do mundo. Ainda mais se tratando de Jane Austen né? *-*
    Já vou adicionar a minha lista de desejados.

    Beijao,
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida!
    Eu também já conhecia o filme (que amei), mas gostaria de ler o livro. Deve ser muito legal participar de um clube de leitura assim.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Oiii Cida

    Eu participo de três grupos de leitura e amo. É ótimo ler junto à outras pessoas, poder fofocar e refletir, conhecer várias opinioes.
    Já ouvi falar do filme, mas não sabia do livro acredita?
    Deixo a dica anotada pra quando surgir a oportunidade.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida!! Adorei o termo climão de aconchego <3 Eu senti isso no filme, que aliás é um dos que eu mais gosto. Vou tentar ler o livro em breve!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Eu também vi esse filme, aliás, como tenho mania de repetição devo ter visto o filme um milhão de vezes hahaha e também não sabia da existencia do livro. Quando a Rocco lançou fiquei enlouquecida de vontade de ler, esse é um livro para mim que amo Jane Austen e já perdi a conta das vezes que li Orgulho e Preconceito, tenho todas as séries da BBC e só não terminei Lady Susan e Emma pq me pergunto o que vou fazer da vida depois de terminar tudo hahaha

    P.S.: Provavelmente vou reler hahaha Ah, sua resenha também foi aconchegante.

    Jaci
    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  12. Olá, Cida.
    Eu já participei de um clube parecido e foi assim que acabei conhecendo um dos meus autores favoritos, o Harlan Coben. Me interesso pelo livro apesar de não ser tão fã da Jane Austen. Achei bem legal relacionar os personagens aos livros dela. Assim que der eu vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oie Cida =)

    Já participei de grupos de leitura e confesso que sinto saudades, embora sempre que eu me reúna com as minhas amigas o assunto acaba sendo livros rs...

    Tenho esse livro em e-book mas ainda não consegui ler ele, e para falar a verdade eu não sabia que tinha o filme. Mas fiquei curiosa em conhecer ambos depois da sua resenha ^^

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida,
    Quero muuuuuuito ler esse livro.
    Queria participar de um grupo de leitura bem inteligente e interessante como um clube da Jane precisa ser, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. eu gostei da história em si Cida, não é um livro que antes da resenha eu leria, mas fiquei curiosa
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!