[Resenha] Achados e Perdidos

Achados e Perdidos
Título Original: Finders Keepers (Bill Hodges Trilogy #2)
Autor(a): Stephen King 
Editora: Suma de Letras       Páginas: 352
Lançamento: 2016               ISBN:9788556510075
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
“— Acorde, gênio.”
Assim King começa a história de Morris Bellamy. O gênio é John Rothstein, um autor consagrado que há muito abandonou o mundo literário. Bellamy é seu maior fã e seu maior crítico. Inconformado com o fim que o autor deu a seu personagem favorito, ele invade a casa de Rothstein e rouba os cadernos com produções inéditas do escritor, antes de matá-lo. Morris esconde os cadernos pouco antes de ser preso por outro crime. Décadas depois, é Peter Saubers, um garoto de treze anos, quem encontra o tesouro enterrado. Quando Morris é solto da prisão, depois de trinta e cinco anos, toda a família Saubers fica em perigo. Cabe ao ex-detetive Bill Hodges e a seus ajudantes, Holly e Jerome, protegê-los de um assassino agora ainda mais perigoso e vingativo.
Mr.Mercedes apresentou para os fãs de Stephen King o detetive aposentado Bill Hodges e ao começar a leitura deste segundo volume da série o que você vai querer saber é por onde ele anda.

1978: Bem, comece a ler e vá se deixando levar. Primeiro você vai conhecer um jovem rapaz fanático por uma série de livros e bem perturbado, que resolve invadir o refúgio do autor da tal série para discutir sobre o destino dado ao personagem e o qual ele não gostou. Morris Bellamy acaba perdendo a linha, matando o seu ídolo e roubando todos os manuscrito que John Rothstein possuía. Por medo de ser pego os guarda em um baú e enterra perto de onde morava, mas acaba se envolvendo em uma bela confusão e é condenado a anos de prisão.

2009: Décadas mais tarde, o garoto Peter Saubers vai morar na casa que foi de Morris. E adivinha o que ele encontra? O baú com os manuscritos e, se eu não citei ainda, havia também envelopes cheios de dinheiro. Como a família de Peter estava em grandes dificuldades ele resolveu enviar o dinheiro anonimamente para os pais e enquanto isso  leu os manuscritos e se apaixonou pelo trabalho de Rothstein.

Dois amantes de livros e um baú com conteúdo manchado com sangue. King intercala a história entre capítulos passados em 1978 e 2009 e segue adiante através dos anos, deixando o leitor cheio de expectativa pelo encontro entre Peter e Morris. É algo que vai acontecer e você sabe que com a loucura de Morris o garoto vai estar encrencado.

Morris é um cara louco. Não é um serial killer, embora mate muita gente de maneira sádica. Peter é o oposto, um menino de coração enorme que coloca a família acima de tudo. Enquanto o primeiro me deixou horrorizada, o segundo ganhou todo meu.

Fui lendo, seguindo as duas vidas e vendo as ligações que surgiam de Achados e Perdidos com Mr. Mercedes. Passatempo bom traçar os paralelos! Vejam que o pai de Peter foi uma das vítimas do ataque acontecido no primeiro livro, mas ainda assim eu não sabia bem como o detetive Hodges e seus improváveis parceiros Holly e Jerome entrariam na história.

Quase na metade Bil surge e aí você sente que encontrou um velho amigo e a forma que ele é conectado com a primeira parte é muito bem feita e coerente. E de quebra King traz de volta o criminoso do primeiro volume da série para apimentar/aterrorizar a trama.

É uma história que, apesar de ter cenas bem violentas, é divertida e cativa fácil. Não chega a ser tão tensa quanto a do primeiro livro, apenas nos momentos finais temos uma corrida contra o tempo e bate aquele friozinho na barriga por medo de tudo dar errado para os mocinhos.

Eu torço para que no próximo volume o autor permita que os novos personagens que surgiram sigam com Bill, pois foram um acréscimo maravilhoso. Para mim foi uma história doida sobre apaixonados por livros e que nos aqueceu para um fim épico, no qual Bill vai ter que encarar seu grande inimigo outra vez. O final veio com uma cena que me deixou com medo e estou curiosa para saber se King vai sair da linha policial e partir para o terror em Último Turno. Será?!!

Achados e Perdidos é uma ótima continuação de uma série com personagens complexos e carga psicológica densa. O ritmo é bem balanceado e nos leva por uma jornada vibrante e empolgante.

Oi! Eu sou a Jô. E de vez em quando vocês vão me ver por aqui.



2leep.com

11 comentários:

  1. Ai ai, até agora não li nada desse homem, mas sempre tenho curiosidade :P
    Os livros dele sempre estão caros, impressionante! rs


    amei a resenha :)

    beeijão
    http://www.carolhermanas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, eu não sei porque não comecei essa série ainda. Eu ganhei de natal o livro Mr Mercedes, e estou louca para conhecer um pouco da escrita e da construção narrativa do mestre King. Acho que são esses desafios que eu estou participando que estão tomando meu tempo (rsrs).
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  3. Olá, Jô.
    Eu só tenho o primeiro volume dessa trilogia e ainda não li ela, por isso não vou ler esse tão já. Mas me interessei muito pelo enredo. E com certeza a coisa vai ir para o sobrenatural no próximo, afinal é Stephen King né? hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. king escreve tramas mais aterrorizantes e que eu ainda não tive coragem de ler
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cida!
    Eu esperei logo sair toda essa trilogia pra poder dar uma conferida... Só vejo elogios e sei que quando ler, vou adorar, já que gosto muito do King.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida, tudo bem?
    Essa nova série do Stephen King tem sido super elogiada!
    Eu não sei se leria no momento, por ser mais pesado, mas acho interessante.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas | Saiu o resultado do sorteio!

    ResponderExcluir
  7. OIE!

    Amei sua resenha! Nunca li nada dele e só vejo maravilhas.

    Abraços...

    http://submundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Jô e Cida,
    Ainda não li nada do autor, mas essa série parece instigante.
    Ótima resenha!!

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jô! Nossa, como sou tonta! Hahahah! Eu já tinha visto os livros, mas não fazia ideia de que eram parte de uma trilogia. Vivo repetindo para mim mesma que preciso ler mais coisas do Stephen King... Esse terror/suspense que os livros dele têm, encontramos em outros poucos. Gosto dessa premissa e gostei de saber que as histórias dos livros não ficam soltas, sabe?! Que se conectam, se misturam, se ligam. Isso pra mim é um super ponto positivo!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  10. Oi Jo, sua linda, tudo bem?
    O autor está seguindo uma linha diferente com essa série, focando mais a investigação. Fiquei tentando imaginar a cena, já pensou, você é escritor e um fã seu confunde ficção com realidade a ponto de matá-lo??? Nossa. Eu não sou fã do autor, mas parece uma boa dica para quem gosta, ainda mais com um final como esse. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que delícia!!! Tá na lista de desejados ainda!! Mas já sei que vou amar a leitura dos três ♥

    Bjks

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!