[Resenha] Vamos juntas?

Vamos juntas?
Autor(a): Babi Souza
Editora: Galera Record         Páginas: 144
Lançamento: 2016               ISBN: 9788501107510
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas? Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado. Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar.
Vamos juntas?, de Babi Souza, me garantiu uma leitura diferente e muito positiva. No ano de 2016 o empoderamento feminino esteve em alta e este foi mais um livro que veio para chamar atenção sobre o que é e como é ser mulher.

O Movimento Vamos Juntas criado pela Babi surgiu de uma experiência dela mesma, da vivência de um  momento que sentiu-se acuada, desprotegida e a mercê da violência contra a mulher. Ela não foi atacada nem nada, mas se viu numa situação onde estava sujeita a isso. 

Observando as mulheres ao redor notou que o sentimento era compartilhado. Então qual o motivo destas mulheres não se unirem e seguirem juntas para enfrentar o mundo? O que a impedia de chamar a outra ao lado para atravessar com ela uma rua deserta, uma praça ou mesmo fazer companhia no ponto de ônibus?

É bem legal ver como ela plantou a semente de sua ideia sem imaginar como a repercussão seria grande e como isso iria desencadear uma sucessão de contatos de mulheres de todo o Brasil. Algumas iam na página do Facebook para dizer que já praticavam o Vamos Juntas antes da Babi oficializar o movimento, outras a procuravam para dizer que eram vítimas da violência e em muitos casos aquela era a primeira vez que admitiam isso.

A Babi criou um porto seguro para as mulheres, de forma a incentivar e inspirar. Ela salienta a importância de não ver a outra como rival e sim companheira. Reforça o ideal de ficarmos unidas e lutarmos por nós mesmas.

Todas as vezes na história que as mulheres se uniram, o mundo mudou. E mudaram o sentido do poder.

Eu achei este livro inspirador e adorei a iniciativa da Babi. Acho que criar um espaço como o que ela criou e, mais ainda, estar ali tão disponível para receber suas seguidoras é algo belo e que mostra que cada um de nós pode contribuir para um mundo melhor. Adoraria que vocês lessem Vamos Juntas?. É para a mulher de todas as idades e para homens também, afinal seria legal que alguns entendessem que nem sempre o que acham algo banal é tão simples assim para nós e que sim, podemos nos sentir ameaçadas com certas atitudes.

Existem mulheres fortes e existem mulheres que não descobriram sua força ainda.

Este livro não é apenas para contar como o movimento surgiu, é para mostrar como transformou a realidade de sua criadora, como ajudou as pessoas e para incentivar e motivar. Alerta a mulherada em vários aspectos mostrando que desde a infância somos direcionadas para acreditar que somos frágeis, precisamos de um homem e blá, blá, blá.. e a verdade é que somos nossa própria força. Adorei! Recomendo.


Esta é a primeira resenha de 2017, que seja para trazer um clima otimista para este novo ano e nos inspire para lutar sempre por nossa felicidade. Feliz Ano Novo! 




2leep.com

15 comentários:

  1. Oi Cida,
    Acho esse projeto tão incrível, um livro que vale a pena ser lido e compartilhado.
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Não conhecia esse livro, gosto de livros que por traz tem uma reflexão e que motiva. Pretendo ler esse ano de 2017.

    Não conhecia seu blog, adorei e estou seguindo em todas as redes sociais.
    www.paginadaleitura.blogspot.co.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cida!
    Esse vai ser um dos livros a serem discutidos no clube do livro esse ano e estou bem ansiosa.
    Feliz Ano Novo!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida!!!

    Eu achei a ideia do livro genial! e só li resenhas positivas da narrativa da Babi! É uma tema que a gente nunca vai se cansar de debater!

    Aproveitando, Feliz 2017 pra vc e sua família!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. a ideia é super bacana, nós mulheres somos fortes, mas juntas somos ainda mais fortes e a autora traz um tema importantissímo para debate
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida, tudo bem? Que bacana a essa ideia de Vamos Juntas né. Fiquei curiosa para ler e saber mais sobre o assunto.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cida

    Eu não curto não ficção, mas esse com certeza seria um livro que eu leria. Nós mulheres temos mesmo que nos unir, não somos inimigas. E é bem legal ver um projeto como esse, que prega a sororidade assim de maneira tão bela.


    Beijo
    - Tami
    www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida,
    Sou doida pra ler esse livro, adoro a page da Babi e os relatos.

    Tenha um lindo 2017.
    Que seus dias sejam prósperos, sábios e saudáveis ♥
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Nana! Obrigada linda. Feliz Ano Novo!

      Excluir
  9. Oi Cida! Eu não conhecia a obra e fiquei encantada. Caramba, você começou 2017 muito bem. Com certeza vai para os desejados.

    Feliz ano novo amore, muita paz, saúde e amor.

    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É para dar um clima positivo para o ano. Obrigada! Feliz ano novo!

      Excluir
  10. Nossa que projeto interessante, isso é tão legal, pois da mais motivação e segurança nas mulheres ao saírem nas ruas.
    Amei esse projeto.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!