[Resenha Dupla] Jovens de Elite + Sociedade da Rosa

Oi gente!

Hoje a resenha é dupla. Li o primeiro livro desta série e logo emendei no segundo. Se tivesse o terceiro seria resenha tripla. Rocco publica este ano!

Leitura viciante que despertou em mim uma série de emoções contraditórias. Saibam mais sobre Jovens de Elite e Sociedade da Rosa.




Embora a Trilogia Legend tenha chegado aqui primeiro e tenha sido bem mais comentada, eu resolvi começar a ler os livros de Marie Lu pela trilogia Jovens de Elite e sinto que fiz uma ótima escolha. Já estou apaixonada por esta história cheia de ação, reviravoltas e personagens ímpares, que conseguiu me levar por uma montanha russa de emoções nestes dois primeiros livros e me deixou roendo as unhas pelo último.

Jovens de Elite
Título Original: The Young Elites (The Young Elites #1)
Autor(a): Marie Lu 
Editora: Rocco (Jovens Leitores)         Páginas: 304
Lançamento: 2016                               ISBN: 9788579802638
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Bestseller do The New York Times com excelente repercussão entre público e crítica, Jovens de Elite é o primeiro de uma série de fantasia ambientada na era medieval e protagonizada por jovens que desenvolvem estranhas cicatrizes e poderes especiais ao sobreviverem a uma febre que dizimou boa parte da humanidade. Entre eles está Adelina, que, após se rebelar contra o destino imposto a ela por seu pai, encontra um novo lar na sociedade secreta Jovens de Elite, vista por alguns como um grupo de heróis, por outros como seres com poderes demoníacos. Heroína ou vilã? Num mundo perigoso no qual magia e política se chocam, Adelina descobre o lado sombrio de seu coração.

Lu nos leva para um cenário medieval que foi assolado por uma doença conhecida como febre do sangue, muitos morreram e os jovens que sobreviveram ficaram para sempre marcados e chamados de malfettos. A casa que possuía um deles era vista como maus olhos e estes jovens tidos como símbolo de má sorte e desgraça. Infelizmente com o tempo passaram a ser caçados pela Inquisição como se fossem demônios.

Alguns desenvolveram dons incríveis. Uma magia capaz de dominar o fogo, os ventos, as ilusões e até mesmo driblar a morte. Eles foram então chamados de Jovens de Elite e tudo o que queriam era aceitação no reino e ter uma vida de paz. O grupo reunido sob o nome de Punhais se destaca por lutar para conquistar o trono e assim derrotar a Inquisição. São eles: Enzo, Gemma, Lucent, Michel, Dante, Raffaele e a jovem que foi resgatada da fogueira por eles e se uniu ao grupo mais tarde como uma arma mortal, nossa protagonista Adelina Amouteru.

A história é conduzida com um toque de magia, mistério e muita intriga. Você vai lendo e sentindo certa grandeza. O mundo criado por Lu exala força e potência, a iminência de algo épico e poderoso em formação. Assim é fácil se ver preso na trama, querendo fazer parte daquilo e tentando adivinhar o que virá pela frente.

Há uma rebelião se formando para tomar o trono, mesmo que o trono em questão não esteja com o verdadeiro herdeiro. Só que não é apenas isso que acontece, o que verdadeiramente importa são os Jovens de Elite. Há todo um mito ao redor deles, nunca sendo possível saber do que são capazes. Seus feitos podem ser todos reais ou apenas a língua do povo que os engradeceu demais. Desvendá-los é motivador e os nomes a cada um atribuído criam ainda mais expectativa. Eis os ditos nomes de Elite: Ceifador, Alquimista, Magiano, Mensageiro, Loba Branca, Caminhante do Vento, Aranha, Ladra de Estrelas, Tiriteira … 

Eu adorei ir lendo e tentando identificar pelos poderes e atos demonstrados quem era o dono de cada um destes nomes. 

No entanto, a abordagem de cada personalidade não é muito profunda no primeiro volume, a autora trabalhou mais forte na inserção do leitor neste universo e em mostrar o que realmente difere sua história de outras. Não pense que são os Jovens de Elite e seus poderes, ou mesmo esta realidade assolada por uma febre maligna, o que surpreende é a protagonista Adelina. Ela não é bela, não luta por algo justo e sim por si mesma e seus desejos mais sombrios. Talvez seja a mais poderosa Jovem de Elite. É a mais perigosa e também uma vilã.

VILÃ!?! Sim! Temos uma série protagonizada por uma pessoa má, que logo no primeiro livro coloca as asinhas de fora e no segundo prova que espalhará a escuridão, trevas, morte e destruição por onde passar. Consumida por inveja, sede de vingança e tudo que há de ruim ela vai te confundir e te revoltar a cada página.

Jovens de Elite é bem introdutório, mas consegue trazer muita ação e cenas sangrentas. É vibrante e termina de uma maneira aterradora. Não se apeguem a nenhum personagem, pois a morte aqui é mais certa que a vida. 


Sociedade da Rosa
Título Original: The Rose Society (The Young Elites #2)
Autor(a): Marie Lu 
Editora: Rocco (Jovens Leitores)         Páginas: 336
Lançamento: 2016                               ISBN: 9788579803079
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Nome em ascensão na literatura young adult, Marie Lu conquistou seu lugar nas listas dos mais vendidos dos EUA com as séries Legend e Jovens de Elite, ambas com direitos de adaptação para o cinema adquiridos por grandes estúdios. Sociedade da Rosa é o segundo volume da saga de fantasia medieval Jovens de Elite e mostra a jovem Adelina Amouteru com sede de vingança. Depois de ser renegada pela família, ela é traída por aqueles em quem confiou, e parte em busca de outros malfettos — sobreviventes da febre do sangue que, como ela, possuem dons fantásticos —, para formar um exército próprio e combater a Inquisição do Eixo. Mas o ódio e o medo que a alimentam podem levá-la por caminhos perigosos, e uma oferta tentadora vai testar a verdadeira natureza dos seus poderes e de sua personalidade. Uma sequência de tirar o fôlego para uma saga épica. 
A magia apresentada fascina e em Sociedade da Rosa não só se revela mais forte, como também ganha mais destaque e profundidade. Finalmente o que há por trás do poder dos Jovens fica mais claro e vemos que não é algo tão bom assim.

Adelina está mais forte e maldosa, sendo que o preço por ser assim fica claro na cena que encerra o livro. Vê-la vitoriosa e ao mesmo tempo derrotada foi marcante. Eu não gosto de Adelina e torço para que no final ela sinta na pele toda a dor que causou nas pessoas. Não que os outros Jovens de Elite sejam bons, todos são uma mistura de bondade e maldade, mas no caso dela é diferente. Adelina é perversa e egoísta.

E se por um lado eu abomino esta personagem, por outro sou fã de carteirinha de  Magiano e de Raffaele Laurent Bessette. Torço especialmente para que este último seja aquele que derrote nossa ardilosa vilã. Será que ela vai vencer no final?

Brilhante e ousada, com personagens para amar e odiar. Esta trilogia ganhou meu coração. Sei que ter uma vilã como protagonista é incomum e muita gente não gostou muito de ver pessoa tão detestável em destaque, mas eu gostei do diferencial. E independente de Adelina se arrepender ou não, vencer ou perder, a leitura vale a pena. Há muita ação, intrigas e jogos de poder. Como citei, li os dois na sequencia e posso dizer que perdi o fôlego. Recomendo!










2leep.com

6 comentários:

  1. Oi Cida,
    Estou doida para ler esses livros da Marie Lu.
    tinha contato com Legend e gostei muito da escrita dela.
    Os dois já estão na minha lista, porque sinto que vou gostar de ambos.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, tudo bom?

    Eu estou fascinada com a descrição da protagonista! Fico com vontade de ler por causa, dela. Não que a premissa do livro não me agrade, porque é interessante, mas Adelina parece uma personagem incrível!! Adorei a resenha!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cida!
    Só li sua resenha de Jovens de Elite porque ainda vou começar essa série e estou fugindo de spoilers.
    Eu li somente Legend, mas foi o suficiente pra eu curtir a autora.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Oi! Quero muito ler esses livros, fico feliz que gostou. Bjos <3

    Click Literário


    ResponderExcluir
  5. Cida, a autora já é conhecida por seu imenso talento, com tramas surpreendentes e é muito bom saber que novamente ela arrasou!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida, tudo bem?

    Estou de boca aberta com essa resenha, os livros parecem ser muito bons. Adorei a forma como você descreveu a protagonista, apenas me deixou mais curiosa e com gostinho de quero mais. Eu realmente quero mais!!!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!