[Resenha] Trama

Trama
Título Original: Woven
Autor(a): Michael Jensen e  David Powers King
Editora: Arqueiro                 Páginas: 304
Lançamento: 2016               ISBN: 9788580415278 
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
O sonho de Nels era ser cavaleiro do reino de Avërand. Filho obediente, ajudava como podia os moradores de sua pequena e tranquila aldeia. Querido por todos e tratado como herói, acreditava que logo seria selecionado como escudeiro da cavalaria. Mas isso foi antes de ser assassinado por uma figura misteriosa. Nels virou um fantasma, e agora só uma pessoa consegue vê-lo: a princesa Tyra, herdeira do reino e sua única esperança de entender o motivo do crime. A princípio, a jovem mimada não dá a menor confiança para o rapaz, mas, à medida que o mistério da morte dele vai se desenrolando, os dois percebem que têm em comum um segredo e um inimigo terrível, que pode se disfarçar de qualquer pessoa. Nels e Tyra não têm escolha. Precisam fugir do castelo, desbravar um mundo oculto repleto de magia e espectros sombrios e encontrar uma agulha, a relíquia capaz de remendar o que foi descosturado na Grande Tapeçaria. E o tempo corre contra eles, pois o fio de Nels está prestes a desaparecer para sempre.
Eu adoro histórias de fantasia e quando ambientadas em cenário medieval ganham um charme único. Trama, de Michael Jensen e David Powers King, lançado no Brasil pela Editora Arqueiro, traz uma histórias nestes moldes, embora seja diferente de muitos livros do gênero que temos atualmente.

Nels, o camponês, criado pela mãe. Ela sempre o manteve longe de todos e protegido em excesso, mas  já  quase um homem adulto, deseja ser cavaleiro. Claro que na primeira oportunidade foi contra as ordens da mãe e participou de um festival na cidade de forma a chamar a atenção do rei e quem sabe assim conseguir a nomeação que tanto almejava. No entanto,  nada saiu como planejado. Nels foi desprezado pela princesa do reino de Avërand na frente de toda a população local e retornou para casa acreditando que a mãe tinha toda a razão ao mantê-lo longe da família real. Pobre Nels, nem fazia ideia do quanto sua mãe estava certa.

Tyra, princesa de Avërand,  parece esnobe, mas na verdade é uma menina assombrada pelo medo de um dia reinar. A indiferença dos pais contribuiu para que se tornasse mais e mais insegura a cada dia, assim dedicou sua afeição para sir Arek, um cavaleiro do rei que sempre lhe deu atenção, embora não pelos motivos que ela deseje.

Bosh, o alfaiate real, um velho cheio de segredos que domina uma magia intricada e poderosa, a Urdidura. Ele mostra claro interesse em Nels e Tyra e faz de tudo para que os dois jovens se aproximem. E ainda temos um ser maligno que também domina esta magia e a usa para o mal. Rasmus é perigosos e louco, tanto que por sede de vingança quase coloca um fim na vida de Nels. 

É daí que os autores conduzem sua história, pois quando o mocinho vira um fantasma que só a princesa pode ver, ambos precisam seguir em uma longa jornada em um busca de um objeto mágico que vai costurar de volta a alma do rapaz no grande tecido que forma o mundo, ou seja, Nels poderá ser salvo.

Eu confesso que logo nas primeiras páginas a história não me prendeu tanto, isso porque eu não gostei do jeito de ser de Nels. Ele agia como se Tyra tivesse obrigação de ajudá-lo, como se ele merecesse toda a compaixão do mundo. Tudo bem que sua situação era desesperadora, mas ainda assim humildade sempre ajuda.

Quando ele e Tyra partem em busca do objeto que pode salvá-lo, aí sim ele vai mudando e entendendo porque a princesa se mostra tão arrogante e distante. Ela é solitária e só sabe se proteger desta maneira. Eu gostei de Tyra desde o primeiro instante, mesmo parecendo ser uma pessoa desagradável, eu acreditava que havia bons motivos para suas atitudes e isso se provou certo no decorrer na historia.

Os dois personagens se transformam a cada página, tornando –se pessoas mais fortes e melhores. Eu nem percebi e já estava envolvida na leitura, a história me capturou sutilmente depois do começo que não me animou e se provou uma aventura cheia de magia, mistérios, ação e perigo.

Jensen e King criaram um enredo excelente que é tecido de maneira cuidadosa e intrigante. A narrativa ágil e fluida é cheia de reviravoltas. O universo de magia de Trama é original e criativo, a associação com particularidades da arte da costura foi muito inteligente. No começo você pode até estranhar alguns termos, mas logo se habitua e sente como se tivesse conhecido aquilo por toda vida.

A jornada de Tyra e Nels segue de forma a deixar o leitor empolgado. A ligação que surge entre estes dois jovens é linda de ver, como foi bom observar sua aproximação. Eles vivem algo muito vivo e isso nos deixa com a sensação de ser real, por mais fantasioso que seja.  Eu adorei entrar em casas e castelos assombrados com eles, torcer para que enigmas fossem desvendados e conhecer cada pessoa que os ajudou. A maneira como tudo é exposto faz você viajar para dentro da história. E que ótimos personagens temos aqui. É inegável.

Numa corrida contra o tempo, Nels e Tyra vão desvendar segredos de magia, o amor e a si mesmos. Um não poderia seguir sem o outro e vão precisar de muita astúcia e coragem para deter um vilão que quer o poder. É uma história que inspira o leitor por mostrar que a bondade, lealdade, esperança, amizade, boa-fé e amor são indispensáveis na vida. Que estender a mão para alguém pode ser mais do que oferecer ajuda, pode ser também a aceitação de que precisamos ser ajudados, que dividir certos fardos é uma boa maneira de viver e conhecer boas pessoas. 

Peguem linha e agulha já! Ops! Peguem uma um café ou chocolate quente, se aconcheguem na melhor poltrona e se deixem envolver neste universo de pontos marcantes, de destinos e corações alinhavados, para que no final encontrem o molde perfeito e vistam a felicidade com o manto para toda uma vida. Uma história que você não quer que acabe. Há aquele toque de contos de fadas que vai agradar leitores de todas as idades. Não deixa passar

  




2leep.com

10 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bom?
    Então, também li este livro e adorei demais, porém já tentei fazer resenha umas duas vezes, rsrs.. Adorei a sua resenha!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!!

    Mesmo não curtindo fantasia, essa resenha me deixou com vontade de pegar uma linha e agulha... Não, de ler, rsrs.

    Vai pra lista de desejados e futuras leituras!

    Bjksssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cida.
    Mais uma resenha positiva que leio desse livro e que me faz ter mais vontade de ler ele ainda. Ainda bem que solicitei ele esse mês para a editora. Adoro livros com esse toque de contos de fadas e também adoro um bom livro de fantasmas.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. a história parece ser muito boa, realmente atrativa e com vários pontos altos. Pela sua resenha é uma trama que me surpreenderia!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Você tem um jeito de escrever sobre livro dona Cida que me faz querer ler o livro mesmo quando eu deliberadamente torci o nariz para ele... Que maldade nesse coraçãozinho... Mas esses 2 últimos parágrafos da resenha foram arrebatadores. Eu não estou numa vibe muito boa para aventuras, estou mais para romances históricos, mas sua resenha me fez colocar "Trama" em meu mapa, perigo da uma chance a ela mais cedo ou mais tarde!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Ooi! Tenho lido resenhas deste livro e fiquei bastante curiosa para lê-lo. Quando vi sobre ele não imaginei que teria um enredo legal.

    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida!
    Eu também gosto de fantasia, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro.
    Parece ser muito legal! Você sabe se é série ou livro único?

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora! Pelo que vi é livro único.

      Excluir
  8. Você escreve muito bem! Fico encantada com as suas resenhas. Trama até me interessa, mas a wishlist está tão grande que vou enrolar um pouco ainda para ler :(
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cida!
    Confesso que, de início, achei muito do mesmo, mas gostei muito do que vi na sua resenha e vou dar uma chance pro livro. Espero realmente que ele seja único.
    Adorei essa capa com esses fios entrelaçados e tals...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!