[Resenha] Inquebrável

Inquebrável
Título Original: Unbreakable (The Legion #1)
Autor(a): Kami Garcia
Editora: Galera Record         Páginas: 288
Lançamento: 2014               ISBN: 9788501403131
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Kennedy Waters sempre achou que espíritos vingativos fossem coisa de cinema, até a morte de sua mãe. É quando os gêmeos Lockhart invadem sua casa para lhe livrar de um destino igual que descobre que o véu entre o mundo dos vivos e dos mortos é frágil. Ele deve ser protegido pelos caçadores de fantasmas da Legião da Pomba Negra, que atualmente só tem uma geração de jovens para lidar com seus inimigos, e da qual a mãe de Kennedy outrora fez parte. E agora os gêmeos devem convencê-la de que herdou o seu poder...
Eu sou fã da série Beautiful Creatures (BC) e mesmo tendo conferido o trabalho solo de Margaret Stohl, ainda faltava ver como Kami Garcia havia se saído sozinha. 

Após finalizar a leitura de Inquebrável, primeiro volume da série A Legião publicada no Brasil pela Galera Record, eu simplesmente fiquei pensando porque ainda não tinha lido. O livro é muito bom! Percebi que o lado mais sombrio de BC só pode ter vindo da mente desta mulher, que nesta nova série se superou e trouxer algo de dar medo.

No dia que Kennedy Waters saiu para procurar o gato que havia fugido, não imaginou que fosse parar em um cemitério e dar de cara com o fantasma de uma garota. Foi algo tão rápido, que ela acreditou em engano. No entanto, alguns dias depois,  além de observar seu animal de estimação ficar mais e mais arisco, ela chegou em casa e encontrou a mãe morta. O diagnóstico: problemas no coração.

A garota que foi abandonada pelo pai aos cinco anos se viu sozinha. Entre a perspectiva de morar com a irmã da mãe e um internato, preferiu a segunda opção, tendo em vista que não tinha ligação com a tia. Na última noite na casa onde cresceu, Kennedy foi atacada e se não fossem dois garotos surgirem do nada e matarem seu algoz, ela teria tido o mesmo destino na mãe. Quem a atacou?

Lembram daquela aparição no cemitério? Pois é, a garota fantasma era um espírito vingativo que entrou no corpo do gato e invadiu a vida das Waters.

Muitas perguntas invadem a mente de Kennedy: Quem eram aqueles garotos? Como eles sabiam que ela precisava de ajuda? Como sabiam seu nome? Fantasmas existem? E apenas uma certeza: sua mãe havia sido assassinada.

Uma premissa intrigante e uma trama que começa em um clima sombrio e muito sinistro. Desde as primeiras páginas me vi cativa desta história que parecia ser de fantasmas, mas acabou se revelando bem mais complexa e imprevisível. Kami Garcia consegue insuflar a curiosidade do leitor logo de cara, nos fazendo ter calafrios com cada novo acontecimento e cria em enredo cheio de enigmas que pedem, que imploram, para serem desvendados.

O ritmo é alucinante e desenfreado. Vemos a protagonista caindo de cabeça em mundo novo onde não há tempo para detalhes e explicações. É necessário tentar sobreviver e a cada passo juntar pistas para ter as respostas.

Os garotos que salvaram a protagonista são Lukas e Jared Lockhart, irmãos gêmeos membros de uma sociedade secular conhecida como Legião. O grupo caça um demônio liberto há muito tempo por um grupo de cinco padres. A cada nova geração, alguém que descende destes padres, assume a batalha e agora parece que a verdadeira guerra está chegando. Os rapazes precisam unir todos os membros para esta missão e, segundo eles, Kennedy é o quinto elemento que buscavam. A coitada praticamente surtou com esta revelação.

A narrativa em primeira pessoa na voz de Kennedy é intimista e nos permite sentir na pele o medo e a incredulidade que tomam a garota. Ela sempre viveu uma vida pacata e do nada se viu confrontada com coisas que deveriam existir apenas em livros e filmes: espíritos vingativos, possessões, demônios, sociedades secretas e a insinuação que a mãe mentia sobre o passado da família.

Ela, por pura necessidade de sobreviver, segue os gêmeos, pois são os únicos que podem lhe dar respostas e cuidar das aparições sobrenaturais. Logo conhece mais dois membros da Legião – Alara e Sacerdote –, todos adolescentes que acreditam poder derrotar o mal.

Nós vemos que aquilo tudo é real, mas ela não quer aceitar. Kennedy vai atrapalhar muito os outros com sua desconfiança e afirmo que me tirou do sério muitas e muitas vezes, mas é convincente. Quem aceitaria uma loucura destas tão facilmente? No entanto, na minha opinião, o ponto negativo na personalidade dela é ser extremamente carente e achar que todos vão deixá-la a qualquer momento. Parece um cachorrinho caído da mudança e isso se agrava mais quando fica dividida entre os irmãos e não sabe se pode confiar nos sentimentos deles.

É um triângulo amoroso sutil e breve, já que logo ela escolhe um deles e o outro acaba aceitando. A minha opção seria Jared, mais sério, responsável e cuidadoso. Lukas é mais moleque e me deixou com a impressão de ser rancoroso e invejoso. Não vou dizer quem ela escolheu, vocês vão ter que ler para saber.

Os outros membros da Legião são excelentes personagens. Alara é destemida, durona e uma verdadeira guerreira. Sacerdote é um doce de menino, que possui uma inteligência acima na média. Cada um deles possui uma história bem interessante e ainda têm o bônus de ter um dom especial. 

Conforme avançam na busca por uma arma para derrotar o inimigo, nos permitem conhece a fundo suas vidas, bem com a história da Legião. A relação que se forma entre os cinco é muito boa, um ponto alto da trama.

A construção deste mundo de fenômenos paranormais foi muito boa.  Garcia conseguiu criar algo coerente e interessante. A jornada dos jovens é cheia de percalços, cenas de luta e uma infinidade de seres malignos. Locais assombrados compõe o cenário, com criaturas de dar pesadelos. É muito empolgante para quem curte histórias do gênero. 

A autora não inventou demais, ela pegou um tema que você pode facilmente encontrar assistindo um episódio de Supernatural e trabalhou em cima, mas fez isso de maneira agradável, bem feita e isso nos dá uma história excelente. Gostei da agilidade, da objetividade e de todo o mistério.

Nos momentos finais, quando acreditamos que Kennedy e os outros vão obter sucesso, vem uma reviravolta enorme e tudo que vimos mostra-se como um grande engodo. A autora foi maldosa e agora só resta seguir para o segundo livro e ver se a Legião vai conseguir lidar com o grande erro que cometeram. Nada é o que parece ser. E afinal? Keneddy era a pessoa certa para completar o grupo?


2leep.com

20 comentários:

  1. Oiii Cida

    Uau que capa linda a brasileira. As outras capas até são bonitas, mas essa chama bastante a atenção.
    Vou te confessar que espíritos e tals não são exatamente minha temática favorita embora eu adore fantasia. De qualquer maneira, após ler essa resenha imposivel não ficar uma pontinha de curiosidade em conferir essa leitura. Fica aqui anotadinho pra quando surgir a primeira oportunidade

    Beijos

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  2. Cida!
    Poderes sobrenaturais, thriller psicológico e ainda um triângulo amoroso, não tem como não desejar fazer a leitura desse livro que parece mais que emocionante.
    “Eu creio que um dos princípios essenciais da sabedoria é o de se abster das ameaças verbais ou insultos.” (Maquiavel)
    Com
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Eu totalmente amei esse livro.
    Quase tive um ataque quando li Triângulo amoroso o que particularmente não gosto não, mas me animei novamente quando vir que não fica de enrolação.
    Eu gosto muito de livros nesse gênero, e você tem uma maneira de escrever resenhas que nos desperta uma curiosidade absurda, o livro parece ser cheio de ação e achei bem sinistra a estória o que torna tudo 10 vezes melhor para mim.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida,
    Eu gostei bastante de Dezesseis Luas e preciso finalizar e enfim, conferir o trabalho de ambas, sozinhas.

    Gostei da proposta de Inquebrável e ainda lembra Supernatural...já vai pra lista!

    tenha um ótimo domingo.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cida
    Eu vi saber dessa nova série outro dia. Eu não curti muito BC, mas achei a premissa dessa sensacional.
    Ainda falta eu conferir a série da Margaret, que parece ser bem bom também
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  6. Olá :)
    Apesar da capa interessante não me interesso por histórias do tipo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Cida.
    Essa é a primeira resenha que leio dese livro e já me interessei. Adoro livros que tenham fantasmas e são poucos os que eu conheço. Só não gostei desse triangulo, mas se ela decide logo menos mal. Acho que a protagonista não foi leitora, porque se sou eu tinha acreditado na hora de tanto que já li sobre o assunto hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida!
    Eu gostei bastante de Dezesseis Luas. Esse livro também parece interessante, esse negócio do espírito entrar no gato me lembrou Stephen King :)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cida!

    Ainda não tinha visto esse livro, mas já quero! Adoro livros com essa temática e que deixam a gente de cabelo em pé, e como esse parece ser tudo isso e mais um pouco, coloquei nos meus desejados. Ruim é quando a autora é maldosa assim e deixa a gente louco pelo próximo livro né? Mas adorei. Quero para ontem!

    Beijos.

    www.nemteconto.org

    ResponderExcluir
  10. Adorei o enredo dessa trama, já me sinto tentada a começar mais uma série... Ooooh Deus, me segura que eu vou falir hahaahh! Mas, como sempre, vou esperar a série avançar para no minimo um segundo volume!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Olá! Adorei a resenha... muito bem escrita! Pena que essa premissa não me atrai tanto :( Mas para os que gostam, deve ser fantástico!
    Beijos,
    Luana Agra - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, de um tempo pra cá venho me interessando mais por livros de suspense etc e esse parece interessante, vou anotar a dica.

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá! A capa é linda *_* Ele está na minha lista faz um tempo, espero conseguir ler ele em breve. Que bom que você curtiu a leitura *_*

    Beiijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. a trama parece sre boa, só não é pra mim Cida, conforme vc foi expondo seu entendimento fui percebendo nuances que não me são atrativas
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida,
    Meu receio com esse livro é que eu não gosto muito da escrita de Beautiful Creatures, tenho toda a coleção e não consigo ler.
    Então, fico com o pé atrás ao comprar o exemplar. Talvez um ebook mais baratinho... hahahaha
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Também sou fã da série BC, e já desconfiava que a parte mais sombria da série vinha da parte da Margaret. Quero muito ler, Inquebrável, pois assim como você, acredito que vou gostar bastante.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ooi, Cida. Sempre achei a premissa desta obra legal mas confesso que as resenhas que havia lido não tenham me despertado interesse. Conforme você foi falando mais sobre a historia fiquei curiosa e também gosto de um pseudo-triangulo-amoroso AIHUHOIA
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi Cida,
    Ainda to pensando se leio esse livro, confesso que não curti muito Beautiful Creatures, então ainda estou pensando rsrs.
    Mas acho que vou acabar pegando para ler.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  19. Oii! Olha essa cpa que maravilhosa, adoro livros desse genero e fiquei bem curiosa pra ler! E sempre que um livro tem gemeos lembro das minhas irmas gemeas ai gosto mais ainda hahaha esse eu quero! beijo

    ResponderExcluir
  20. Uaaaol!
    Que livro eh esse!
    Eu adorei a sinopse, me dxou instigada á conferir!
    Gostei mto!
    Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!