[Resenha] O Mistério da Ilha de D. João VI

O Mistério da Ilha de D. João VI (Os Invencíveis #4)
Autor(a): Ana Cristina Massa
Editora: Biruta                     Páginas: 224
Lançamento: 2013               ISBN: 9788578480417
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Leia um trecho||
A aventura começa num passeio à ilha preferida de D' João VI, a ilha de  Paquetá. E lá se dá um encontro que atravessa duzentos anos de história: a expedição Langsdorff, Os Invencíveis e a relíquia escondida por um dos exploradores. Recuperar o tesouro perdido - a escultura que representa um homem pequeno com olhos de esmeralda - é uma missão que vai envolver o tataraneto do explorador, Santo Tirso, um historiador com as piores intenções, o detetive Sombra e Os Invencíveis que sempre surpreendem, dessa vez, como "abelhas".

Desde que li Mistério no Museu Imperial fui cativada pelo grupo de amigos conhecido como Os Invencíveis. Gênio, Goma, Jonas, Isa e Sofia são aqueles personagens que guardarei com carinho no meu coração. Eu confesso que demorei para começar a leitura de O Mistério da Ilha de D. João VI, pois não queria me despedir desta turma. Gostaria muito que Ana Cristina Massa escrevesse mais histórias protagonizadas por eles, com certeza eu leria todas.

O fim dos Invencíveis? Jonas perdeu a memória? Quem é Santo Tirso? Que primeiro capítulo é esse? Vamos voltar no tempo e entender o que está acontecendo.

É época de Carnaval no Rio de Janeiro e nossos amigos estão prontos para desfilar em um bloco e curtir muito a folia. O tio Ed está até ajudando na escolha das fantasias, mas Gênio está querendo mesmo um desafio, entretanto seus amigos parecem não gostar muito da eterna mania do líder de buscar desafios que resultam em situações perigosas. Pela primeira vez Isa, Jonas, Sofia e Goma querem apenas ser jovens e, esta diferença de pontos de vista, acaba afastando Os Invencíveis. Temos então Gênio de um lado e os outros quatro de outro questionando se ele é mesmo um bom líder.

Isa mais uma vez cria polêmica, mas ao passo que em Mistério no Museu Imperial ela foi bem desonesta, desta vez ela está sendo muito sensata e prova que luta contra seus defeitos diariamente. Ela quer ser uma pessoa melhor e isso sem dúvidas é inspirador.

O fato é que querendo ou não, um novo mistério cai no colo dos Invencíveis e eles precisam ajudar o amigo Sombra na resolução de mais um crime envolvendo roubo de patrimônio histórico. É preciso preservar nossa História. Então vamos nessa, mais uma aventura começou!

Eu achei que este livro foi diferente dos demais por dar mais destaque para o Sombra do que para Os Invencíveis. Ele que no primeiro livro foi o vilão, se redimiu e hoje é o cara mais gente boa que temos nesta série. Eu ouso dizer que por mais que adore Os Invencíveis, o Sombra é meu personagem favorito. Adorei ver que nesta nova aventura a autora deu para ele muito mais espaço, considero que ele foi o protagonista de Mistério no Museu Imperial.

É claro que a garotada participa também, mas de maneira menos efetiva, embora o desfecho do caso que estão tentando resolver só seja possível com a ajuda de todos eles.

A narrativa em terceira pessoa é dinâmica e bem humorada, nos permitindo acompanhar a história por vários ângulos, assim parece que estamos vivendo o mesmo que os personagens e em tempo real. É bem empolgante e aliado ao conteúdo histórico-cultural, torna-se uma experiência incrível.

O que mais me encanta na série é o lado didático, enquanto nos divertimos aprendemos muito sobre a História do Brasil. Figuras importantes são citadas, bem como locais que foram palco de momentos marcantes do nosso passado e a forma detalhada como são apresentados despertam a vontade de fazer as malas e ir lá conferir cada local. Eu sonho até hoje com Petrópolis, cenário do primeiro livro.

Há sempre uma mensagem intrínseca sobre amizade, respeito e confiança nas entrelinhas. Há um momento particularmente interessante no qual Gênio se viu dividido entre um dos princípios básicos do grupo e a correção de um erro que havia cometido. Nesta hora a fé no laço que os unia foi testada e vemos como é importante não julgar pelas aparências, nem sempre o que vemos é o que parece ser. A verdade pode ser mais complexa.

Senti falta das palhaçadas do Goma, ele que sempre deixa o clima menos tenso estava muito quieto e Isa e Gênio seguiram por um caminho diferente do que imaginei.

Em suma, foi uma leitura gostosa e leve. Recomendo a série para toda a família e desejo que continue sendo adotada em várias escolas, não só pelo conteúdo histórico, mas pela gama de valores que apresenta. 


Nota: Os dois primeiros volumes foram relançados com novas capas. Gostaram?







2leep.com

14 comentários:

  1. Oi, Cida!
    Eu não conhecia essa série e, apesar de parecer bem pra criança, parece ser muito engraçada e ótima pra curar ressacas literárias. Vou já anotar aqui pra quando eu precisar haahaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  2. Oii Cida, tudo bom?
    Não sabia da existência desse livro e olha a minha surpresa ao descobrir que além de ser um nacional ainda virou uma saga! E você falou tão bem da história que fiquei morrendo de vontade de saber mais, ainda mais com essa pegada histórica acontecendo <3
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro. A ilha de Paquetá se não me engano também foi cenário de A moreninha, primeira coisa que me veio em mente quando li a sinopse rs
    Parece uma história divertida. Esse tipo de livro é ótimo, pois além de aproveitar a leitura por lazer, ganhamos de graça conhecimento, já que você diz que são citados fatos históricos.
    E essas capas ficaram fofas rsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Como nunca ouvi falar desses livros?
    Depois da sua resenha fiquei bem interessada.
    Fora essas capas que são lindas!

    Quero saber como será a folia no bloquinho de carnaval desses jovens!!
    E saber como Sombra e seus amigos vai desvendar esse mistério.

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser bem legal, divertido e rápido de ler, além de passar algumas lições de história :) Enfim, a resenha está ótima. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida, não conhecia a série e achei uma leitura muito legal, ainda mais para ter a disposição dos meus anjinhos aqui em casa.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Tem cara dos livros que eu lia no colégio. É um dos que com certeza eu gostaria. Dói tanto se apegar aos personagens e depois ter de deixá-los ir né haha quem sabe, por conta do gênero da obra, venham outros volumes por aí!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Ligeiramente Maliciosos", vem conferir!

    ResponderExcluir
  8. As capas novas estão lindas, Cida! Conheci esta série no seu blog e, como adoro livro infantojuvenil, fiquei curiosa ler. Gostei de saber que a autora mudou um pouco de foco e os aspectos histórico-culturais continuam incríveis. Acho que é uma ótima opção para alunos, pois eles aprendem e se divertem ao mesmo tempo.
    Adorei sua resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Livros assim, protagonizados por crianças sempre irá me conquistar por ser uma leitura leve e fruída, divertida e cheia de aventuras. Adorei conhecer essa história onde iremos desvendar este mistério do roubo, e que já me conquistou por sua resenha. Amei!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida!

    Eu não conheço a série, mas fiquei com vontade de conhecer, gosto de narrativas dinâmicas e humoradas! Além disso, os personagens parecem ser cativantes! Curti rs

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. As capas novas ficaram liiinnnndas!!!!
    Adorei o livro. Fofíssimo!!!
    Não sabia que era tão bacaninha não. Adorei conhecer a turminha.

    Resenha show. Como sempre. Claro!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  12. Cida, eu não conhecia a série, mas achei bem graciosa!
    essa turminha do barulho promete agradar
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/2016/03/arqueiro-lanca.html

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não conhecia essa série, mas gosei bastante, principalmente por ter um lado educativo, e parece ser uma história muito leve e envolvente. Aposto que essa turma se mete em um monte de confusão kk
    E as novas capas ficaram maravilhosas *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Cida!
    Tão bom poder aprender mais sobre a história do Brasil e de forma lúdica e envolvente com aventura e mistério.
    Deve ser uma série ótima de acompanhar.
    “Não basta saber, é preferível saber aplicar. Não é o bastante querer, é preciso saber querer.” (Johann Goethe)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!