[Resenha] Benefício na Morte

Benefício na Morte
Título Original: Death Benefit
Autor(a): Robin Cook
Editora: Record                    Páginas: 448
Lançamento: 2015               ISBN: 9788501403636
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Pia Grazdani é uma estudante de medicina de inteligência excepcional e temperamento reservado. Em estreita colaboração com o geneticista molecular Dr. Tobias Rothman, da Universidade Columbia, ela trabalha na pesquisa que tenta criar órgãos de reposição para pacientes crônicos, o que poderia revolucionar a saúde pública. Através desse estudo, Pia espera ajudar milhões de pessoas. Porém, quando o laboratório vira palco de uma tragédia, Pia se vê obrigada a interromper suas pesquisas e começa a investigar, com a ajuda de um colega de turma, o que teria causado o desastre no laboratório de biossegurança. Enquanto isso, dois gênios de Wall Street pensam ter achado mais uma mina de ouro na multitrilionária indústria de seguros de vida, e concentram todos os seus esforços na tentativa de manipular dados atuariais e securitizar apólices de seguro de vida de idosos e doentes crônicos – uma fonte potencial de fortunas incalculáveis. Quando Pia e George investigam mais a fundo, uma pergunta começa a rondá-los: será que alguém estaria usando informações de seguros de vida particulares para permitir que investidores se beneficiem da morte de terceiros? Em Benefício na morte, Robin Cook está de volta com mais uma história eletrizante envolvendo pesquisas científicas sem precedentes e questões éticas na medicina, ambas sujeitas à ação maligna de pessoas gananciosas e sem escrúpulos.

Já citei que leio há bastante tempo - bem antes de ter o blog - , e que passei por várias fases nas quais lia muito um determinado gênero ou autor e, uma delas,  foi o meu vício em thriller médico e Robin Cook. Eu deixava o pessoal da biblioteca maluco com minhas reservas e até hoje quando passo lá eles lembram da leitora compulsiva que os visitava. Mas vamos a resenha, que é de um livro de Cook, marcando meu reencontro com este autor meticuloso e talentoso.

Cook é médico e seus livros arrasam nos aspecto voltados a área de ciência e biologia. Então podem estar preparados para conferir tramas bem fundamentadas e ricas em detalhes voltados para o assunto, contudo não é algo maçante, ao contrário, é fascinante. E Beneficio da Morte não foge a regra, explicando nos primeiros capítulos a contaminação por vírus e a organogenia (criação de órgãos por meio de células tronco). Esta inserção na ciência se faz necessária para você entender a grandeza do assunto e o motivo de determinadas pessoas fazerem de tudo para impedir o avanço das pesquisas ou mesmo usar o conhecimento de maneira maldosa.

Só que não é somente ciência que compõe a obra, esta é apenas a ponta do iceberg. Neste cenário inicial conhecemos Pia Grazdani, estudante de medicina, e seu orientador  Dr. Tobias Rothman, pessoas de pouco ou melhor dizendo, nenhum traquejo social, que encontraram na pesquisa científica um ambiente seguro. Depois que ficamos praticamente especialistas no assunto no qual ambos trabalham, somos apresentados à dois investidores financeiros muito sacanas. Logo em seguida entram os mafiosos em cena.

E você não vai perguntar o que toda esta gente têm em comum? Pois bem, Cook cria uma conspiração onde as pesquisas devem ser impedidas para que certos indivíduos não percam dinheiro. O freio usado é assassinato mascarado pela própria ciência que precisa ser brecada. Pia é a protagonista e vai entrar de cabeça da investigação das mortes ocorridas e tentar fazer justiça com as próprias mãos. É genial conferir todos os paralelos traçados por Cook se unindo e formando um grande suspense. Reviravoltas, situações perigosas e muita ação.

Pia é uma garota traumatizada pela morte da mãe, o abandono do pai, a vida em orfanatos e os constantes abusos que sofreu na juventude. Ela é totalmente fechada para sentimentos, mas sabemos que não é má pessoa. Por ser alguém que sofreu tanto, você se vê querendo cuidar dela e como não podemos fazer isso, Cook trouxe George para o papel. É muito interessante a relação dos dois e como ele faz tudo por ela.

Eu curti bastante este retorno ao universo do autor e pretendo incluir mais obras dele no decorrer do ano, especialmente onde aparecem certos personagens médicos legistas que fizeram uma pontinha aqui e mandaram muito bem, Jack Stapleton & Laurie Montgomery. O desfecho é um misto de justiça com vingança e de maneira nada ortodoxa os vilões pagam pelos seus crimes.

É uma obra muito inteligente que mistura ciência e  ficção de maneira astuta. O autor aborda temas atuais  nos fazendo acreditar no que está ali no papel. Vai saber se estas conspirações não estão mesmo em prática por aí?


Recomendo sem dúvidas. Leiam também Cérebro, Coma, Erro Médico e Febre.




2leep.com

9 comentários:

  1. Olá, Cida.
    Eu passei por essa fase de Robin Cook também, amava os livros dele e li todos os que tinha na biblioteca aqui da minha cidade. E já anotei a dica desse aqui. Não tem como não gostar dos livros dele. Ele coloca um suspense tão bom nos livros que a gente não consegue largar antes de terminar. Assim que der eu vou ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida!
    Eu nunca li os livros do Robin Cook, mas tenho uma tia que é médica e é viciada nos livros dele. Vou mandar sua resenha pra ela!

    Feliz 2016!
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cida!
    Acredita que li sobre esse livro outro dia e me interessei muito?
    Adoro um suspense. Fora que nunca li nada do autor e essa seria uma boa pedida.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. oi flor, eu li vários comentários sobre esse livro, mas sinto que ele não é pra mim e eu não sou pra ele, entende, não da liga!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida!

    Nossa, nunca li thriller médico, achei o enredo bem legal!Aliás, ótimo roteiro para um bom filme!!

    Anotada a dica,

    Feliz 2016!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Cida!
    Certeza que as conspirações andam por trás de todo ambiente médico, basta ver o caso das vendas de órgãos.
    Sou fã de Cook também desde a adolescência e justamente por ele trazer sua experiência médica para dentro dos livros tornando tudo mais crível e verdadeiro.
    Gostaria de apreciar a leitura.
    “Bom momento para mudar, buscar novos rumos, novas metas. Fechar os círculos em aberto para expandir o espaço para novos universos. Seja a taça que transborda otimismo e irradia a melhor das energias. Feliz Ano Novo!!” (Betty Cires)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida!
    Não conhecia o autor, mas fiquei bem interessada. É um gênero que gosto bastante. Obrigada pela dica!!

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  8. Oi!!

    Li este livro há exatamente 1 ano e foi o primeiro que li do gênero. Sabia da existência de vários thrillers médicos, mas tinha um certo medinho de não curtir.

    Achei bacana e muito diferente. Me conquistou mesmo!!

    Cérebro e Coma que você indicou, já estão na minha lista de desejados!

    Adorei a resenha!!!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  9. Conspirações médicas, assassinatos e muita emoção lendo esse livro. Não li nada desse gênero ainda mas esse livro me interessou bastante. Bem diferente de todas minhas leituras, apesar de não gostar de alguns gêneros, gosto de me aventurar e descobrir mais sobre eles. Adorei a dica ;)
    Ah, amei essa capa *-*

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!