[Resenha] O Projeto Ascendant

O Projeto Ascendant
Título Original: The Ascendant (Garrett Reilly #1)
Autor(a): Drew Chapman
Editora: Record                   Páginas: 476
Lançamento: 2015               ISBN: 9788501105257

Capa O projeto Ascendant MF ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Garrett Reilly, aos 26 anos, tem poucas preocupações na vida: fumar maconha, jogar videogame e ganhar muito dinheiro como o melhor funcionário de uma corretora de Wall Street. Ele tem uma habilidade especial: reconhece padrões onde pessoas comuns veem apenas o caos. E é assim que percebe uma torrente de títulos da dívida pública do governo dos Estados Unidos sendo oferecida de uma só vez no mercado, o que causaria a ruína da economia norte-americana... Mas isso pode representar algo ainda mais grave. Há uma guerra sendo travada, e ninguém foi capaz de notá-la. Quedas nas bolsas de valores, enormes desvalorizações imobiliárias, caos e destruição em servidores do Google. Sem dúvida, um inimigo poderoso está por trás de todas essas ações. E, para combater essa ameaça, as Forças Armadas precisam de alguém diferente, alguém preparado para desafios mais complexos em tempos mais difíceis. Em meio a um mundo de incertezas, resta a grande dúvida: seria Garrett Reilly o homem certo para salvar os Estados Unidos?

O Projeto Ascendant é o primeiro volume da série Garrett Riley, de Drew Chapman, publicada no Brasil pela Editora Record.  Este livro foi uma surpresa e tanto! Eu solicitei sem nem imaginar o quanto esta história seria formidável e envolvente em vários sentidos. Gente! É um livro de tirar o fôlego.

O primeiro ponto que deve ser destacado é o protagonista Garrett Riley. Ele é um cara mega inteligente que reconhece padrões nos locais mais improváveis e dali desenvolve as teorias mais mirabolantes, contudo totalmente possíveis e reais. Ele não possui nenhum traquejo social, é briguento, convencido, odeia militares, pensa em si antes de tudo e não tenta ser simpático com ninguém.

É o verdadeiro pé no saco e com esta descrição você deve estar imaginando que vai odiá-lo prontamente. Certo? Errado!!! Ele ganha o coração do leitor num piscar de olhos, de maneira improvável, agrada. Riley é tão sincero, destemido e diferente que você não consegue deixar de admirar esta atitude. Eu virei fã deste cara! Adoraria passar horas e horas ao seu lado observando sua sagacidade e tentando acompanhar sua mente brilhante.

E este talento despertou o interesse de militares, mais precisamente daqueles que idealizaram o Projeto Ascendant. O que é este projeto? Bem… Revelar detalhes tiraria a graça da história, mas garanto que todo o tempo eu ficava imaginando que seria algo para tornar os EUA mais poderosos e dominadores, embora eles afirmassem que era algo para salvar a pátria. Se eu errei ou acertei? Só lendo para você saber.

E Riley entra nessa com sua mente. Só ele parece ser capaz de levar o projeto adiante, pois para isso o governo precisa de um gênio que não obedeça limites, nem tampouco regras. O problema é que o rapaz odeia o exército e precisa ser convencido a participar. Confesso que persuadi-lo foi bem simples, afinal todos temos um calcanhar de Aquiles e o de Riley eram as belas mulheres, sua fraqueza conhecida como Alexis Truffant.

Estes dois vão estar no centro de uma investigação sobre uma possível guerra entre os EUA e a China. É uma conspiração politica e econômica intrincada e bem fundamentada. Extremamente detalhista, a obra é um mar de conhecimentos, uma aula em formato de ficção e suspense.

O autor constrói um enredo denso que aborda revoluções rebeldes na terra de Mao Tsé-tung, planos para desvalorizar o dólar, quebra da bolsa de valores e do mercado imobiliário americano, detonação de usinas nucleares e até tirar o Google do ar. Dá para imaginar isso pra valer e acontecendo conosco.  Claro, que eu sempre desconfiada não conseguia engolir que a China estivesse atacando os EUA, sei lá, era evidente demais. E sofri para montar o quebra cabeças e sabe se eu estava certa.

O final é conclusivo, então mesmo sendo uma série você pode ler tranquilamente e ter suas respostas. O que fica como gancho para um novo livro é a questão de Riley querer ou não assumir outra missão tão peculiar quanto a que assumiu aqui, o que deve acontecer facilmente, pois ele gostou de ser o maior sabichão do mundo por algumas semanas.

A cada página novas revelações, personagens bem trabalhados e autênticos. Não há perfeição em nenhum deles e posso dizer que isso é sua maior qualidade, já que lhes dá veracidade. Em alguns momentos o autor poderia ter sido mais breve, passado por situações com mais agilidade, mas nem por isso a trama deixou de ser interessante. Eu gostei muito, já imagino uma adaptação para os cinemas. Excelente thriller. Leiam! 






2leep.com

6 comentários:

  1. Oi Cida :D

    Nossa, AMEI a premissa deste livro e a resenha me deixou louca pra pegar ele. Não imaginava que seria tão empolgante e interessante. Adoro personagens inteligentes e com uma personalidade assim, diferente. Já estou desejando muito este livro, primeira resenha que leio, e já amei. Adoro livros complexos, personagens trabalhados e tudo o mais, além de não parecer nem um pouco parado. Sinto que vou gostar tanto quanto você!

    Ótima dica!!
    Beijo!
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cida!
    Eu amei a premissa do livro, mas já vi tantas opiniões contraditórias que deixe baixar a poeira um pouco do lançamento e ler mais no futuro, quando, provavelmente, terei já esquecido essas opiniões.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  3. pelo que você comenta é um daqueles livros que por mais que você leia nunca se da por satisfeita, quer saber mais, ler mais e descobrir mais, tramas inteligentes em geral me conquistam e estou dando novas oportunidades a livros que saiam da minha zona de conforto
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parece uma guerra e tanto esse livro. Uma guerra poderosa que só uma pessoa foi capaz de descobrir e eu já gostei desse cara. Também passaria horas conversando com ele sem problemas! Dificilmente leio livros que envolvam conflitos de interesses entre governos, até estou com alguns parados, porque acho esse tipo de assunto meio extenso e maçante, mas esse parece ser um livro diferente.
    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Ai Cida!
    Adorei saber que o livro traz conspiração politica e econômica intrincada e bem fundamentada.
    Ainda mais na China, gosto demais da cultura oriental e poder aprender um pouco mais através de uma trama intrincada é bom demais.
    “Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o Universo não tem ideias.” (Fernando Pessoa)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  6. Embates políticos, chantagens, personagem principal muito inteligente... O que esperar de um livro assim? Muitas emoções rsrsrs. Fiquei curiosa para saber mais sobre Garret e sua inteligência e suas teorias :)

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!