[Resenha] A Ordem - Corrida Contra o Tempo

A Ordem - Corrida Contra o Tempo
Título Original: The Scourge of Jericho (The Witch Hunter Chronicles #1)
Autor(a): Stuart Daly
Editora: Fundamento           Páginas: 312
Lançamento: 2015               ISBN: 9788539513000
a_ordem_02 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Há milênios, quatro anjos caídos, chamados de Sentinelas, vagam pela Terra em busca da Placa de Ruptura um dispositivo capaz de destruir o mundo e de concretizar a vingança dos anjos contra o Céu. Quando o cadáver de um velho profeta ressuscita misteriosamente e revela o paradeiro da Placa, Jakob parte em busca do local secreto onde ela está: um lendário mausoléu repleto de armadilhas mortais. Com os Sentinelas e um exército de mortos-vivos em seu encalço, ele precisa encontrar a relíquia antes que seja tarde. Isto é, se conseguir sobreviver pois nenhuma arma parece capaz de deter a fúria desses terríveis inimigos sobrenaturais. Mas Jakob acredita que a esperança é maior do que as próprias habilidades. Será que isso é o suficiente para impedir o derramamento de sangue e até mesmo o Armagedom? Nesta corrida contra o tempo, o jovem herói não estará sozinho. Ao lado de soldados experientes na batalha com o mal, de uma ladra de túmulos e de Armand seu amigo e mentor , ele vai enfrentar uma jornada perigosa, com traições e revelações que vão selar o destino da humanidade.
Corrida Contra o Tempo é o segundo volume da série A Ordem, de Stuart Daly, publicada no Brasil pela Editora Fundamento. Eu gostei muito do primeiro livro, tinha começado a série em busca apenas de histórias de caçadores de bruxas e fui surpreendida por algo além, que misturava fantasia com História de maneira empolgante.

No livro anterior conhecemos o jovem Jakob von Drachenfels, que fugiu de casa para se juntar a uma ordem de caçadores de bruxas atuante no período do Sacro Império Romano-Germânico. Logo na primeira missão invadiu um castelo cheio de bruxas em busca de um artefato de destruição em massa. Lutou muito, desafiou a morte várias vezes e venceu. Ele, antes apenas um aprendiz da Ordem, é hoje um membro dos Hexenjäger e finalmente ganhou o respeito e amizade dos demais.

Cada volume traz uma nova aventura e desta vez Daly usou seus caçadores de bruxas em outra caçada por um artefato capaz de destruir o mundo, mas optou por dar uma folga para as bruxas e utilizar outras criaturas sobrenaturais ainda mais perigosas e assustadoras. O novo artefato é conhecido por Placa de Ruptura e ao que tudo indica está escondido na cidade de Sodoma, que por acaso está sob o Mar Morto. Se não bastasse o local ser tão pouco acessível, a tal placa é objeto de desejo dos Sentinelas, um grupo de quatro anjos caídos, de pele cadavérica e olhos vermelho sangue, que têm o poder de levantar os mortos e usá-los como soldados de seu exército do mal. Novamente Jakob, Armand e outros Hexenjäger  vão entrar numa missão suicida, contando apenas com sua fé e a ajuda de estudiosos, caçadores de túmulos e membros da Igreja.

A narrativa permanece na voz de Jakob e notamos logo de cara uma grande mudança em sua personalidade, mesmo que ainda seja bem ingênuo em relação a algumas coisas, adquiriu uma visão da vida menos colorida. Ele acredita que está vivendo numa época onde o mal e seus servos estão dispostos a destruir a humanidade, e por isso vê na Ordem o propósito de sua vida.

O garoto está mais duro, menos sonhador. Antes não conseguia matar facilmente e relutava em dar o golpe de misericórdia no inimigo, hoje já consegue não só atacar com mais desenvoltura, como também observar o outro lado dizer adeus ao nosso mundo. Ele contempla a morte não com prazer, mas com a certeza que ali o bem venceu uma pequena batalha antes da grande guerra.

O leitor teve a oportunidade de conhecer melhor o protagonista e seus objetivos, e até vislumbrou ele roubando o coração de duas garotas igualmente corajosas. Além disso, Armand, o melhor amigo e mentor de Jakob, ganhou mais espaço. Eu que adorei este personagem secundário, fiquei muito feliz com isso, na verdade adoraria ver uma série protagonizada só por ele. A amizade dos dois entra em uma nova fase, não só com o mais velho ajudando o jovem, houve uma inversão de papéis que ajudou no fortalecimento do laço que os une. Os momentos onde Jakob confortou o amigo aqueceram meu ♥.

O primeiro livro tem um ritmo mais agitado, sem nos dar tempo de recuperar o fôlego, a história se passa em um período menor também, já aqui a jornada é longa, com dias de viagem por vários países e as lutas são bem mais violentas. O conteúdo histórico continua sendo mesclado com o universo de fantasia, mas desta vez temos algo mais voltado para história bíblica, notem que a maior parte da trama vai se passar da cidade de Sodoma, que foi achada pelo homem após tanto tempo tendo sido considerada extinta.

Se não bastasse o autor ousar no cenário, ele foi ainda mais longe, levando zumbis para o ano de 1666. Simplesmente inacreditável e funcionou bem, eu garanto. Daly também deu uma de George Martin e matou a maior parte dos personagens, por isso não se apeguem muito a ninguém.

O protagonista não enfrenta apenas desafios físicos, seu emocional e psicológico são constantemente postos à prova e uma grande decepção foi algo que o pegou despreparado e quase o derrotou. Este acontecimento com certeza será abordado de maneira mais profunda no próximo livro, que acredito que seja aquele onde Jakob finalmente saberá quem foi seu pai de verdade.

O título nacional combina com a situação vivida pelo protagonista e seus amigos, embora o original esteja mais de acordo com o que ele enfrentou: The Army of the Undead.

Eu gostei desta sequencia, que mostra uma história mais madura e personagens na mesma situação. O final é conclusivo, assim como no primeiro, deixando o leitor satisfeito e com sede de mais aventuras. As notas finais mais uma vez estão presentes para nos mostrar onde temos fantasia e onde temos realidade. Criativo e empolgante.


A Ordem
A Ordem - Corrida Contra o Tempo # 2







2leep.com

14 comentários:

  1. Nossa, deu vontade de ler... Estou necessitando de uma fantasia... Adorei a resenha, muito boa! Parabéns pelo trabalho. Acredita que nunca tinha ouvido falar?
    Beijos, aguardo as resenhas dos próximos livros da saga (hehehehe)
    http://virtualcheckin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida!
    Esse livro parece ser muito legal, adoro livros de aventura, porém ainda não li o livro anterior. Só por isso não compraria A Ordem!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Oie Cida =)

    Você sabe que amo fantasia não é? E a premissa dessa série me deixa bastante curiosa para conhecer a história. Adoro histórias que envolvam temas como o Armagedom, anjos e esse tipo de coisa. Acho que esses ingredientes deixam a narrativa mais interessante.
    Dica anotada aqui ;)

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. oi flor, que bom saber que a trama continua surpreendo e agradando! espero que as próximas leitura seja em breve e você finalize com chave de ouro
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Cida, como havia gostado do primeiro livro da série, decidi arriscar a resenha do segundo. Corrida Contra o Tempo me encantou da mesma forma que o primeiro livro da série, as presenças sobrenaturais, como os caçadores e as bruxas, são fascinantes e, neste livro, ainda vemos a presença dos anjos com olhos de sangue. Gostei!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cida, tudo bem?

    Não conhecia esse livro (nem o anterior). Achei tudo bem interessante! Caçadores, bruxas e até zumbis! Tudo parece bem interessante, a única coisa que me incomoda é a presença de anjos caídos...eu tenho uma implicância com histórias que têm anjo...você não faz ideia! hahahaha
    Mas isso é um mero detalhe!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Fiquei muito curiosa quando você resenhou o primeiro , quero muio ler , mas preciso encontrar um tempo pra começar o primeiro.
    Espero ter a oportunidade logo.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Assim... Achei a resenha do primeiro livro mais empolgante. Mesmo assim eu gostei deste segundo. Ou seja, além de ter colocado o primeiro livro na lista de desejados, agora vai a trilogia toda!!

    Amei a resenha!!

    Bjkssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lele! O primeiro é mesmo mais empolgante, até porque tem um ritmo mais ágil, mas ambos são bons.

      Excluir
  9. Pelo visto, a sequência da série é tão boa quanto o primeiro livro. Para melhorar, os elementos são ótimos: um novo artefato que se encontra em uma cidade submersa e guardada por anjos cruéis que ressuscitam mortos? Não tem como ser melhor.
    Já estou louco para conferir essa série.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
  10. Também gostei, só que vou esperar publicarem o último livro antes de começar a ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida!!

    Me socorre porque eu quero MUITO esses livros agora. É meu tipo de livro favorito, fantasia, meio medieval e misturando tudo. Estou louca já, que resenha maravilhosa e empolgante. Não posso comprar no momento, mas vou subir ele diretamente para o TOPO da minha lista!! <3
    Sinto que vou me apaixonar também por esses livros e por Jakob.

    E por fim, que capa linda, maravilhosa. Só essa capa já me passa uma ótima energia do livro!
    Beijo!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Essa série parece ser bem interessante, como gosto de histórias que tenham coisas relacionadas a anjos, fiquei bem interessada na história.
    Sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  13. Eita Cida!
    Não conhecia a série, mas fiquei fascinada, primeiro porque tudo que envolve anjos chama minha atenção e depois porque adoro literatura fantástica e com zumbis ainda mais.
    “Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.”(Érico Veríssimo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!