[Resenha] Uma Pitada de Amor

Uma Pitada de Amor
Título Original: Recipe for Love
Autor(a): Katie Fforde
Editora: Record                    Páginas: 400
Lançamento: 2015               ISBN: 9788501103994
Capa Uma Pitada de Amor AG V2.ai ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Uma aspirante a cozinheira em um programa de TV. Um jurado muito atraente. Um amor proibido.Quando Zoe Harper conquista uma cobiçada vaga em um reality show de culinária, ela mal pode esperar para pôr suas habilidades à prova. Sua principal motivação é o prêmio em dinheiro: um valor que certamente a ajudaria a abrir sua tão sonhada delicatéssen. No entanto, ela logo percebe que a competição vai muito além da cozinha. Cher, outra concorrente, está disposta a tudo para ganhar, incluindo jogar seu charme para cima dos jurados. E as coisas se complicam ainda mais quando Zoe percebe que está se apaixonando por um deles: o incrivelmente sexy Gideon Irving. Com tudo o que está em risco, os dois têm muito a perder caso se envolvam, algo que parece cada vez mais inevitável. De repente, Zoe percebe que há mais em jogo do que apenas canapés, cupcakes e técnicas de corte. Uma pitada de amor é um livro engraçado e doce na medida certa.
Humm! Simplesmente delicioso.

Uma Pitada de Amor, de Katie Fforde, foi mais um livro que me ganhou pela capa meiga e fofa. Desta forma, logo imaginei uma história neste estilo e decidi que iria ler, sabendo apenas que era sobre um reality show de culinária e um jurado bem interessante.

O tema central não poderia ser mais atual em uma época que as pessoas estão viciadas neste tipo de programa. Eu admito que não assisto, se for para ver estes programas que trazem concursos faço mais o estilo de disputas musicais, mas após terminar este livro entendi bem o apelo e o que atrai o público. Primeiro você acaba sendo envolvido pelo clima competitivo e quer saber qual vai ser o resultado, com isso um ou mais participantes ganham seu coração e a torcida começa. Por fim temos o lado que mexe com nosso estômago, paladar e criatividade. É  totalmente impossível ficar indiferente a arte da culinária, além daquela fome enorme, surge o interesse de arriscar-se na cozinha e criar algo diferente, inusitado e cheio de sabor. Enfim, passei por tudo isso e foi tão gostoso, tão vivo e empolgante, parecia vida real.

O concurso é cheio de fases e a autora explicou o passo a passo, não perdemos nada e isso foi algo que tornou tudo mais genuíno, no entanto, mesmo tendo tantos detalhes em momento algum a leitura é cansativa ou monótona, ao contrário, as expectativas pela próxima fase são o suficiente para ler um capítulo atrás do outro até a última página. A ambientação foi em uma casa de campo na Inglaterra, deixando o clima com cheiros e sabores típicos, bem aconchegante, foi fácil ser transportada para o local e sentir-se parte de lá.

Em relação aos personagens - exceto por uma concorrente que deveria ser chamada de víbora, não Cher - , os demais são muito simpáticos e cheios de carisma, alguns como o casal dono da casa onde estava sendo realizado o concurso mereciam um livro só deles.

A protagonista Zoe contribui para cativar o leitor e nos prender na leitura. Ela não é atrapalhada ou azarada ao extremo, mas mesmo assim consegue entrar em situações confusas e constrangedoras, isso porque é boazinha e prestativa demais, basta ver alguém enrolado que consegue assumir toda a complicação para si. É boa vontade em excesso. Contudo, ela não despertou em mim aquele sentimento de antipatia como geralmente acontece quando encontro alguém assim, pois não parecia sonsa, dissimulada e cheia de segundas intenções. Era verdadeira e sincera em cada atitude, acabei não só gostando muito de Zoe, como também torcendo para que tudo desse certo em sua vida e ninguém se aproveitasse de sua generosidade e lhe magoasse.

E claro que há romance, Zoe acaba sentindo algo por um dos jurados. Gideon é um famoso crítico gastronômico e está lá para ser imparcial, só que uma série de situações inusitadas os aproxima e eles interagem muito mais por trás das câmeras.  Eu gostei dele, um cara que exala poder e segurança, apesar de não ser muito evidente em suas intenções, demonstra que age com honestidade e sinceridade.

A relação de ambos segue uma evolução natural, com muita espontaneidade e não sei porque eu achei que iríamos ter o temido triângulo amoroso, para ser sincera acabei de conferir a sinopse e esta ideia está ali nas entrelinhas, mas eu quero deixar claro que não há nada disso. Katie Fforde usou alguns clichês em sua obra, mas não este, então para quem foge destas disputas amorosas desgastantes pode ler sem medo, a intriga existe mas de outras formas, afinal temos um concurso acontecendo e nem todos jogam limpo. Uma outra ideia errônea que tive foi de achar que Gideon era um safado de carteirinha e ele passa longe deste tipo de homem.

Eu gostei do que aconteceu entre o casal, mas não temos aqui aquele romance cheio de paixão e loucura, nada exageradamente meloso. O enredo é até mesmo previsível muitas vezes e não conta com grandes reviravoltas, mas nem por isso deixa de empolgar. Como citei há um clima gostoso, personagens carismáticos e um reality show que chama atenção. Estes ingredientes bem misturados, aquecidos e levados ao forno resultam num prato saboroso. O final foi gracioso e mesmo não tendo concordado com o desfecho do concurso e o destino de um determinada participante, o que a autora reservou para nossa garota foi gratificante.

Uma leitura muito agradável e fofa, a capa transmite perfeitamente a essência da história e retrata direitinho Zoe e Gideon. Eu devo ter engordado muitos quilos só em pensamento com tantas gostosuras, acho que o pecado da gula é aceitável depois de mergulhar em Uma Pitada de Amor. Recomendo.




2leep.com

19 comentários:

  1. Também achei essa capa super fofa quando vi, e saber que a leitura também é muito meiga e fofa me animou mais ainda ♥
    Amei tudinho!!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu gosto muito de chick lits, pena que esse ainda não encontrei nas livrarias físicas da minha região... queria saber o preço e me programar para adquirir.
    o enredo parece ser ideal pra desafogar de leituras mais densas
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila! Na postagem tem o link para ver o preço, dá uma olhada. Eu prefiro comprar pela internet na maioria da vezes.

      Excluir
  3. Oi, Cida!
    Ainda não tinha visto resenha do livro. Sou igual você, prefiro os musicais, mas parece ser gostoso assistir a uma competição culinária. O livro deve ser bem gostosinho de ler. Ainda mais com um romance pouco meloso, o que já me agradaria. Acho que ficaria com fome lendo este livro rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito ler esse livro.
    Eu também não assisto esse tipo de programa. Com certeza, ia ficar com fome o programa todo e acabaria atacando a geladeira hahhahah
    Só espero que esse Gideon não sei nem um pouco parecido com seu xará da série Crossfire. Senão, eu broxo logo aqui
    E eu achando que esses dois Fs no nome da autora era algum erro.. Que agonia. Fora isso, a capa é muito fofa
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Ai Cida, sabe quando a gente gosta e não gosta de um livro. Ok, achei ele fofinho, mas parou por aí. Não consegui rir em nenhum momento e acho que a autora perdeu completamente o foco da história em dado momento :( Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  6. Oie Cida =)

    Confesso que fui conquista quase que automaticamente pela capa desse livro. Super fofa *-*
    Não costumo assistir muito programas de culinária, por que além de ficar morrendo de fome eu já aceitei o fato de que sou um desastre na cozinha rs...
    Pela sua resenha o livro parece ser leve e divertido e gostei do fato de você ter comentado que a narrativa não é nada melosa também. Até curto romance agua com açúcar, mas nada em exagero rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li nada que envolvesse um concurso, muito menos um reality show. Acho que deve ser empolgante e engraçado. Fico imaginando o masterchef. hahahahaha
    Gostei do livro, a capa é mesmo muito fofa. Acho que leria sim!

    Beijo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida,
    Acredita que nem sei cozinhar, mas nem sei porque eu gamei no Masterchef Brasil? Tipo viciei numa coisa que eu nem sei fazer hahaha Toda terça, tô lá eu grudada na tv.
    Enfim, gente que capa fofa desse livro, cheguei a ver num site pensei que fosse mais um romance juvenil O.o
    Adorei o ambiente, certeza que quando eu ler vou ficar imaginando o Masterchef o livro todo haha

    Hum, crítico culinário...gosti :P

    bjs e tenha uma ótima terça.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Ola!
    Amei a capa , quando vi ele no sorteio do koob , fui procurar saber do que se tratava o livro. Amei a premissa e ele agora esta na minha lista de compra.
    Parabéns pela resenha!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida !
    A Capa é um amorzinho, a sinopse me deu uma vontade de ler, sua resenha está maravilhosa , eu como uma viciada em reality show tenho certeza que vou amar ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Que capa linda, super fofa.
    Fiquei curiosa depois de ler a sinopse, parece ser uma leitura bem leve, adicionei em minha lista de leituras.
    Sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Cida!

    Assim como você, fui conquistada pela capa, rs. É tão meiga e fofa.
    A autora escolheu um tema bem atual e parece que o desenvolveu de forma incrivelmente leve e atraente. Gostei de saber que a história é ambientada na Inglaterra, isso aumentou minha vontade de ler o livro.
    Já está na minha lista de leituras!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Li sua resenha e achei a história bem legal, leve e deve ser para ler depois de um livro bem pesado. Isso sem contar que a capa é uma fofura.

    ResponderExcluir
  14. oi
    eu já sabia da existência do livro e desde que eu o vi, fiquei morrendo de ler. inicialmente, posso dizer que foi por causa da capa, já que passa uma energia leve pra quem a vê.
    lendo sua resenha, vi que eu não estava errada em pensar tudo que pensei do livro só de olhar a capa, pois você descreveu exatamente o que eu vinha pensando.
    a parte sobre o reality show foi bem criativo ao meu ver. até hoje não cheguei a ler nenhum livro que fosse no estilo de reality e penso que Uma Pitada de Amor seria uma boa indicação para ter o primeiro contato com esse tipo de leitura.
    assim como você, também não irei ficar indiferente com a culinária em si. com certeza ficarei me sentindo uma cozinheira e irei direto para a cozinha mostrar meus "dons" que não foram descobertos. ainda.
    sua resenha foi muito gostosa de ler! acho q levei um spoilerzinho no final mas minha maneira de interpretar as entrelinhas pode ter falhado para o lado negativo. haha.
    acredito que a cher vai me fazer passar raiva, mas, nada é perfeito. a vida não é perfeita e estamos lidando com vidas no livro. /sim, filosofo de vez em quando\ haha.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Cida!
    Adoro livros que abordam comida, nossa e os programas de tv também...kkkk
    E aqui me parece que temos um chick lit muito interessante e engraçado, onde poderemos nos divertir muito com a protagonista e ficar torcendo pelo envolvimento dela com o jurado.
    “O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso.”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  16. Pela capa achei que fosse um livro mais infantil,mas eu gostei da estória e quero ler esse livro.Parece ser mesmo um livro bem fofo.

    ResponderExcluir
  17. Oi Cida!
    Eu já adoro um bom reality show culinário, somando-se a isso um romance meio proibido/inadequado, taí uma história que eu gostaria de ler!
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  18. Adoro assistir esses concursos de culinária, só não sabia que um livro com o tema tivesse o mesmo efeito, achei que com a comida era preciso apelo visual. Fiquei bem curiosa em saber como autora fez isso! Doida para conhecer o casalzinho e saber mais do reality.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!