[Resenha + Sorteio] A Rainha Vermelha

A Rainha Vermelha
Título Original: Red Queen (Red Queen #1)
Autor(a): Victoria Aveyard 
Editora: Seguinte                 Páginas: 424
Lançamento: 2015               ISBN: 9788565765695
1265det ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses. Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso… Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho? Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe - e Mare contra seu próprio coração.
A Rainha Vermelha, de Victoria Aveyard, é o primeiro volume da Trilogia Red Queen, lançada no Brasil pela Editora Seguinte. Eu estava bem empolgada para conferir esta trama, gosto de histórias ambientadas em cenário medieval e protagonizadas por garotas, afinal é sempre ótimo ver o girl power em ação.

Uma realidade onde a cor do seu sangue determina seu lugar na sociedade. Se você tiver sangue prata, reinará. Será rico e poderoso. Se você possui o conhecido sangue vermelho está fadado a ser um servo ou um soldado. Os vermelhos vivem na mais pura miséria, são escravizados e marginalizados desde o dia que nasceram. Se tiverem sorte de aprender um ofício, terão a oportunidade de conseguir um trabalho que pelo menos vai garantir um pouco de comida na mesa, caso contrário, o exército é o único destino. Estes caminhos não podem ser escolhidos, é um fato consumado.

Mare Barrow é uma vermelha, uma garota sem talentos que lhe garantam um ofício. Ela sabe que vai para o exército e nos dias que restam, antes deste destino cruel, divide seu tempo entre a família e o roubo. É uma ladra.

Ela acredita piamente que não é ninguém especial, mas eis que, em uma exibição no palácio dos prateados, ocorre uma grande confusão e Mare assustada liberta algo surpreendente, um tipo de corrente elétrica incontrolável. Ela não é prateada, mas possui um poder comparado ao deles. O que ela é? O que pode fazer? Deste dia em diante a vida da pobre vermelha mudou. Ela se viu no centro de tudo e com a chance de arquitetar uma revolução pela liberdade dos vermelhos.

O universo de A Rainha Vermelha tem ares distópicos, você percebe que o mundo um dia foi como o nosso, mas depois de uma grande catástrofe ficou praticamente em ruínas e dominado por estas pessoas de sangue prateado. Estes humanos superpoderosos, possuem um poder no estilo X-Men, mas não o caráter. São frios, impiedosos e lutam pelo poder. A organização das casas prateadas lembra muito a organização das famílias de A Guerra dos Tronos, e posso dizer que as intrigas e mortes presentes no enredo também. Eu curto este clima mais tenso, com cheiro de perigo no ar, você-se pega apostando em quem vai trair quem primeiro e com medo de a vida dos mocinhos estar em risco.

Eu achei muito interessante esta questão de cor de sangue, ainda não tinha encontrado nada neste estilo por aí, contudo alguns outros aspectos da trama não foram tão inéditos assim, como a jornada da protagonista, tirada de sua vida simples e jogada na cova dos leões, ou melhor dizendo, no centro da sociedade prateada. A vida de Mare parecia bem familiar com a de outras duas mocinhas protagonistas de histórias que li anteriormente, como se fosse uma junção do melhor de ambas.

Contudo Mare não é uma cópia de ninguém, ela tem sua própria personalidade e características. Inicialmente parecendo muito esperta e malandra, mas depois provando ser uma garota com excesso de boa fé, que acaba confiando nas pessoas erradas. Sua inocência é desesperadora e muitas vezes senti aquela gana de entrar no livro e abrir seus olhos, é tão evidente para todos que está caminhando diretamente para uma armadilha.

No começo Mare me deixou empolgada, depois fiquei um tanto decepcionada pelos seus erros constantes, mas no final ela cresceu visivelmente, endureceu e agiu como uma verdadeira guerreira, adquiriu uma sede de vingança enorme e acabou me deixando contente com o que se tornou.

Há na trama um forte abordagem política e social, em grande parte do livro a autora fica trabalhando nestes assuntos, evidenciando as diferenças entre prateados e vermelhos, e embora o texto seja fluido, o ritmo não é tão dinâmico, é mais de descrição e inserção. No entanto, nos últimos capítulos a ação tomou conta e o final foi muito bom, com revelações importantes e abrindo vários caminhos para os personagens e o universo no qual vivem. 

A narrativa, em primeira pessoa é na voz de Mare, sendo assim ela é a personagem mais explorada, você a conhece muito bem, mas eu também gostaria de poder ter tido um conhecimento maior do que se passava com outros personagens, especialmente o príncipe Cal.

E se você deseja que para a história ficar completa exista romance, pode contar com uma mocinha que possui três corajosos rapazes lhe cercando, sendo que: um ela vê apenas como amigo, o outro é a pior escolha de aliado e o último, é aquele que ela luta contra os sentimentos que sente, já que o mesmo representa tudo aquilo que ela está querendo destruir. Aonde estas relações vão chegar? Só lendo para saber.

Em suma A Rainha Vermelha, embora apresente muitas semelhanças com histórias bem conhecidas, há algo nesta série que ainda vai te surpreender. Ao fechar o livro a vontade de ter o próximo em mãos é forte. Desejei maiores esclarecimentos para alguns assuntos e conto com uma abordagem mais profunda dos mesmos nos demais livros, espero que a autora mate menos personagens também. Tomara que Mare e seu par tenham momentos de mais paixão e recuperem a confiança um no outro e, acima de tudo, que um dia vermelhos e prateados possam viver unidos, não separados pela cor de seu sangue.









E então? Quem quer ganhar 01 exemplar do livro e conferir as aventuras de Mare Barrow? 

Regras em: Terms & Conditions no formulário.




2leep.com

50 comentários:

  1. gente eu adorei esse livro, enquanto alguns pontos para voce nao deram certo para mim deu, acho que quando eu gosto mttt de um livro eu nao consigo ver defeito nele... li o livro rapidinho e como vc to doida para ter o outro na minha mao

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida!
    Este livro está sendo bastante divulgado agora, e é claro que com essa divulgação toda a minha curiosidade só aumenta. Quando vi a capa, achei que seria parecido com A Seleção, mas parece ser bem diferente.
    Estou participando do sorteio e torcendo para ganhar ;)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Oie!

    Vejo muita gente falando super bem desse livro, divulgando, falando que todo mundo devia ler. A história parece realmente ser muito instigante, essa questão de dividir as pessoas pela cor do sangue é fenomenal. Digamos que essa coisa de sangue vale para os dias de hoje, mas de uma forma diferente, né? Não acho que para uma história ser boa ela precisa de romance, mas acho um ponto bem legal e, se estiver presente na obra, deve ser explorado. Fiquei curiosa para saber sobre os três pretendentes.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida...
    Já tinha ouvido falar nisso mesmo, na repetição de algumas histórias no livro. Mas isso não tirou minha vontade de ler. Também gosto de ambientes medievais e espero não demorar para ler ele.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Terminei hoje A Rainha Vermelha e já entrou para a minha lista de livros favoritos! Abordagem em relação ao social, a mundo divido por sangue me surpreendeu, gostei bastante dos podores dos prateados, me lembrou mais elementos de fantasia/rpg do que X-men, principalmente em relação ao poder de Julian, o cantor. A Rainha Vermelha é leitura excelente, com um bom ritimo, estou empolgada para ler o próximo livro!

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  6. Esse livro tá me deixando louca para ler. Amei a mistura, adorei a trama e o que esperar dela e só vejo coisas legais dele. Espero que só melhore, agora é aguardar os próximos. E que não vire nada clichê....
    Cristiane Dornelas
    dornelas.cristiane2@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei da forma como apresenta as diferenças de castas pela cor do sangue e o que isso acarreta na vida da personagem ao descobrir tendo os poderes deles mas não a cor do sangue fiquei com agua na boca pra saber mais sobre este livro inovador .

    ResponderExcluir
  8. Já quero ler!! O livro parece ser muito bom, com uma história interessante!! Pelo que li os pobres são os que tem sangue vermelho, e a nobreza, sangue prata!! Mas somente os sangue prata tem poderes!! Mas como que Mare Barrow consegue ter poder uma vez que ela tem sangue vermelho? Gostei das características da personagem, apesar de ela roubar para sustentar a família!!

    ResponderExcluir
  9. Achei muito curiosa e muito gostosa essa história. No início achei meio bobinho esse negócio de sangue vermelho e prateado, mas lendo a resenha o jogo virou. Agora estou achando muito interessante e bom demais!!!
    Agora eu quero, rsrs.

    Bjksssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  10. tenho lido muitas resenhas deste livro e confesso que inicialmente tinha uma outra visão dele que de cara me fez repudiá-lo... só que agora eu quero muito lê-lo, não só pelos seus elogios, mas também porque percebi que a trama tem um poder de evolução e conquista muito forte!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Cida!
    Ando babando por esse livro, tanto pela capa que é belíssima e por todo esse enredo curioso e diferente.
    A divisão pelo sangue é bem diferente, pelo menos eu nunca li nada assim...
    Sem contar que ficção/fantasia/distopia é maravilhoso!
    “Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  12. Cida!
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    “Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, a história parece ser emocionante e cheia de aventuras.
    Gosto das protagonistas poderosas e pelo que você falou a Mare quase decepciona, mas no final se torna mais guerreira, né?!
    A capa do livro é linda e com certeza chama a atenção. Tomara que as continuações não decepcionem ou percam o foco.

    Participando da promoção com os seguintes dados:

    e-mail: karinecaldeira@hotmail.com

    facebook: Karine Caldeira

    GFC: Kaine Caldeira

    twitter: @karinecal

    instagram: @kaaarinecal

    ResponderExcluir
  14. Li muitas resenhas sobre esse livro e adorei a capa. Sua resenha é bem direta e despertou ainda mais o meu interesse. Gostei da mistura de gêneros e acho que vai ser uma maravilhosa leitura. Mais posso esperar para ler!
    Lilian Gabriella
    lilian-bibi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Eu estou ansiosíssima para ler esse livro!!!
    Ameeeei o enredo e todas as resenhas dele que li são superpositivas!!
    Ele me lembrou A Seleção e A Joia, os quais eu amei!
    O que mais me chamou atenção foi por se tratar de um período medieval, o que é bem legal e a cor do sangue, bem diferente do que estou acostumada nesse ponto!
    bjoos
    Ana
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. a cada resenha eu fico mais curiosa p ler esse livro. adorei a ideia da junção de uma distopias com um mundo meio medieval, desde que eu li o resumo do livro eu tive a impressão que era uma junção de várias outras histórias, fiquei feliz em saber que a autora consegue criar um universo novo
    mari.ogawa@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito da resenha e me interessei por conhecer esta estória que parece ser é cheia desencontros, encontros, romances, conflitos sociais e magia! O livro parece ser uma aventura e tanto! Participando e torcendo muito para ganhar!

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito dessa história, divisão de classes sociais pela cor do sangue, definindo quem é melhor que o outro, a luta dos menos favorecidos pela igualdade, a mocinha forte, batalhadora, muito bom, a capa está linda, a sua resenha está ótima, bem detalhada.
    Participando e querendo ganhar muito!!!
    lan_housemania@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Eu vi muitas resenhas desse livro e já estou completamente apaixonada pela historia mesmo não tendo o lido ainda, a capa está linda é simplesmente maravilhosa, sua resenha é ótima parabéns.
    Participando e torcendo quero muito esse livro.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da sua resenha, pois já tinha lido outras e ela só veio complementar alguns pontos. Estou querendo muito ler a série toda e já está constando nos meus desejados.

    ResponderExcluir
  21. Estou doida pra ler esse livro, curto muito uma distopia e essa parece ser bem envolvente e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  22. Li algumas resenhas do livro e fiquei curiosa e com vontade de ler. Um romance medieval com divisão de castas pela cor do sangue parece fazer parte de algo diferente. Querendo saber mais do livro e desvendar o segredo de Mare. Torcendo para ganhar no sorteio e poder ler de imediato.

    ResponderExcluir
  23. Esse livro parece ser maravilhoso,resenha e enredo muito bem escritos! Muito ansiosa para ler e devorar cada linha,página e capítulo!

    Marcela.Jake.Bells.20@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Ja li o livro em pdf e ameii...quem sabe eu venha a ganhar o livro.. :) Participando!! ^_^
    ivanildesa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Esse livro está me seduzindo desde o lançamento porque todo mundo anda falando de como ele é bom. Sem contar nos jogos de intriga e poder, que sempre me agradaram. Bom demais quando o autor consegue mesclar isso e deixar a leitura empolgante. Preciso ler!

    ResponderExcluir
  26. Com certeza um dos melhores livros do ano!
    Para começar pela capa linda! Toda prateada e com esse sangue, acho que ja remete mto ao mundo dividido de vermelhos e prateados.
    A resenha está ótima e so me deixou mais curiosa para saber mais da trama, em como a Mare conseguiu os poderes e todo esse jogo politico!
    Amei a dica!

    ResponderExcluir
  27. Se eu não me engano o livro vai virar filme, e que bom! A jovem Mare Barrow leva uma vida difícil com sua família , já que ela tem sangue vermelho e não prata!! Mas como ela com sangue vermelho consegue ter poderes, uma vez que só os de sangue prata possuem o mesmo!! E Maven é bom ou ruim?

    ResponderExcluir
  28. Estou louca pra ler este livro , já vi resenha maravilhosas sobre ele e fiquei muito curiosa.
    Espero poder leva lo pra casa :D
    Parabéns pela resenha!
    Bjos

    ResponderExcluir
  29. Amor gigante e psicótico por esse livro! É uma historia diferente de tudo que já li e apesar de ter algumas coisas que existem em outros livros, acho que "A rainha vermelha" foi original em muitos aspectos. Me apaixonei por cada pagina, os quotes incríveis e inspiradores. Morrendo de ansiedade pelos próximos livros, por noticiais do filme, enfim, mais uma saga que vou acompanhar do inicio ao fim.

    ResponderExcluir
  30. Já quero ler!! O livro parece ser muito bom, com uma história interessante!! Pelo que li os pobres são os que tem sangue vermelho, e a nobreza, sangue prata!! Mas somente os sangue prata tem poderes!! Mas como que Mare Barrow consegue ter poder uma vez que ela tem sangue vermelho? Gostei das características da personagem, apesar de ela roubar para sustentar a família!!

    ResponderExcluir
  31. Para começar a capa desse livro é linda demais, é aquele típico livro que se eu fosse em uma livraria compraria pela capa, e como vi diversos comentários bem positivos sobre o livro, adicionei em minha lista de leituras, pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  32. "A Rainha Vermelha" é um meus livros mais desejados, mas como não tenho face, ele continuara na lista. Boa sorte a todos e uma ótima leitura aos ganhador(a).

    Bjssss

    ResponderExcluir
  33. Desde do lançamento desse livro que estou querendo adquiri-lo, mas infelizmente com tantos lançamentos ainda não tive tempo de ler, mas pretendo com certeza lê-lo.Apesar da estória ser um pouco parecida com o livro A Seleção, isso não me impediu de perder o interesse.

    ResponderExcluir
  34. Oi Cida,
    Eu to doida por esse livro!
    Quase trouxe ele da Bienal, estava até em conta, mas nem deu.
    Acho a premissa interessante e os comentários no Goodreds são bem positivos, também...

    Participando da promo!

    bjs e tenha uma maravilhosa semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  35. Lembro dele quando vi no evento de A Herdeira. Ainda não tinha visto a história dele, achei bem parecido com A Seleção. Talvez por isso tenha feito tanto sucesso entre os fãs da série, inclusive em mim agora xD kk
    Comecei a ler distopias faz pouco tempo mas acho impressionante o número de livros que fazem esse universo agora, muitas histórias diferentes. Além disso a capa é linda e o segundo livro está pra lançar, não é? :3 Mais um motivo pra ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Esse livro há tempos estou querendo ler. Porque amo esse estilo de livro de ficção científica com acontecimentos futuros e me lembrou muito a saga divergente e Jogos Vorazes que sou apaixonada!!!!!
    Parabéns pela resenha e pelo blog!!! bjs

    ResponderExcluir
  37. Bem, quando comecei a ler essa resenha, vi muita similaridade com o "O Clã dos Magos", depois vi que ele, na verdade, é uma mistura de muita coisa (mesmo não sendo o intuito da autora). O que importa é que a série trás o melhor dessas histórias que já conhecemos. E, como gosto de livros nesse estilo, claro que vou querer ler também.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  38. A história de a Rainha vermelha vem sendo comparada a outros livros, em outras resenhas que li, porém o saldo final em relação a obra é sempre positivo e na minha opinião, pelo que li, a obra parece ser muito bem construída e agora com a sua resenha, a minha visão se solidificou, apesar de carregar a essência das distopias A rainha vermelha tem seu diferencial e estou muito curiosa para ler esta história. Só tenho uma dúvida, a época em que se passa a trama é Medieval? em nenhuma das outras resenhas mencionaram isso...pensei q fosse atual...Se for, melhor ainda, pois amo histórias ambientadas em períodos históricos rsrs

    ResponderExcluir
  39. A divisão por castas/classes me lembrou um pouco "A Seleção". Mas o enredo me pareceu bem original, com um toque de magia e romance, que eu adoro.
    Acredito que será mais uma trilogia (tá na moda, fazer o que). Sinto falta dos livros mais grossos e que eram volumes únicos...
    jaque_borchardt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Adoro livros desse tipo e esse parece maravilhoso e ainda não vi ninguém reclamar dele, o que só aumenta minha vontade de ler. Separar uma sociedade em castas pelo fator sangue é algo novo, pelo menos para mim, e me parece interessante. Estou louca para saber mais sobre essa história!
    nanapalomare@gmail.com

    ResponderExcluir
  41. Oiiii
    Eu sou louca para ler esse livro,amo distopias.
    Ouvi dizer que esse tem um diferencial,super ansiosa para conseguir ler ele logo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  42. Eu estou muito ansiosa para ler essa distopia, fiquei sabendo que seriam 4 livros, então pretendo esperar um pouco os próximos lançamentos para começar a leitura.
    Acho que esse livro é uma mistura de todas as distopias que eu gosto, acredito que vou gostar bastante dessa serie.

    ResponderExcluir
  43. Pretendo ler esse livro sem expectativas porque eu tenho me decepcionado muito com as distopias atuais.
    Eu achei a historia boa pelo fato de ter uma mistura com fantasia, pelo lado da magia. Acho que isso foi um diferencial das distopias conhecidas.

    thiagorozaferreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. Eu adorei esse livro, eu amei, no começo a autora não consegue desenvolver, mas depois a historia fica deliciosa!!
    http://ancorandoomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  45. Eu estava lendo esse livro, mas não consegui termina-lo ainda por que estava muito "lenta" a história, mas vou tentar re-ler ele :D


    sociedadedolivroblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!