[Resenha] Sedução Mortal, A Lenda de Montpellier

Sedução Mortal, A Lenda de Montpellier
Título Original: Nymfit – Montpellierin legenda (Nymfit #1)
Autor(a): Sari Luhtanen, Miikko Oikkonen
Editora: Gutenberg              Páginas: 336
Lançamento: 2015               ISBN: 9788582351833
1179-20150223104916 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

Em uma noite de lua cheia, a jovem Didi faz amor pela primeira vez. Inesperadamente, seu namorado morre em seus braços. Desorientada e com o coração ferido, ela não consegue entender o motivo da tragédia. Na manhã seguinte, ela conhece duas mulheres intrigantes, Cathy e Nadia, que revelam que ela não é alguém comum: Didi é uma ninfa. Elas a ensinam como sobreviver na sociedade em sua condição, e a lição crucial é que o sexo é fundamental para manter-se viva, mas isso tem um preço muito alto. Entre perseguições de um inimigo milenar em nome de uma lenda, e a força de uma paixão arrebatadora, Didi precisa decidir se vai pagar o preço de viver esse amor por inteiro, ou se vai preservar a vida de seu amado mas abrir mão dele.

Sedução Mortal, A Lenda de Montpellier (Nymfit #1), de Sari Luhtanen e Miikko Oikkonen, publicado no Brasil pela Editora Gutenberg, nos insere no universo das ninfas e dos sátiros, criaturas que convivem numa eterna relação de amor e ódio mortal através dos séculos.

Didi é uma jovem super-protegida pela mãe, que teme seu envolvimento com rapazes, isso de uma forma bem exagerada, algo que não é justificado até o dia que Didi resolve fazer amor com o namorado e o rapaz morre. Se já não bastasse a terrível ansiedade causada na época da lua cheia, os hematomas que surgem inesperadamente em seu corpo, ela agora tem que lidar com essa morte e com a entrada inesperada de duas estranhas mulheres em sua vida, Kate e Nadia, que a afastam da mãe e revelam que vão lhe ensinar tudo sobre sua verdadeira natureza. Didi descobre que é uma ninfa.

Eu nunca havia lido nada sobre a mitologia das ninfas e sátiros, sendo assim este livro foi uma total novidade. Tal como a protagonista, fui mergulhando neste universo, a leitura é fácil e ágil, com a dose certa de mistério e suspense, como o assunto sobre estes seres é mantido oculto dos humanos, fica ainda mais interessante e intrigante.

Ninfas são seres que para manter a juventude e saúde precisam de sexo, com certo controle conseguem deixar o parceiro humano vivo, mas até que isso ocorra, uma série de corpos vão sendo deixados para trás, o que desperta a atenção da polícia, pois Didi ainda não sabe como evitar “acidentes”. Somente com sátiros é possível fazer amor sem morte, só que para eles as ninfas são vistas como servas e isso as desagrada profundamente, o que resulta no início da revolta das ninfas e o surgimento da Lenda de Montpellier. Didi é o centro da lenda e não vou revelar mais nada para não soltar spoiler.

Assim segue a trama, com Didi aprendendo a ser uma ninfa, fugindo da polícia e dos sátiros e tentando entender Kate e Nadia, que cismam em manter segredo de tudo, isso não ajuda em nada e a garota acaba buscando refúgio com um amigo de infância, Samuel. Resultado: amor impossível e trágico, ele é humano e não pode ter contato profundo com ela.

Os autores nos apresentam uma série de acontecimentos, não se prendem muito em detalhes profundos, não que seja superficial, mas nada é revelado totalmente, assim cabe a nós leitores ir seguindo os passos dos personagens e unir os fragmentos apresentados para montar um quadro maior. Como estes seres são seculares, há muitos flashes do passado usados para jogar uma luz nos momento atual.

O enredo como citei, é intrigante, assim como os personagens e fica difícil deixar o livro de lado, eu gostei da mitologia deste seres e confesso que em alguns momentos senti calafrios com esta história de sugar a vida de outro durante o sexo, é bem sombrio, as ninfas não são nada doces e frágeis, usam um homem literalmente, e isso pode chocar os românticos de plantão, mas ao mesmo tempo sua busca por independência constante fascina, você torce para que sejam livres.

Há um vilão na trama, Eric, que quer Didi para si, eu achei sua aparição e motivação algo ideal para apimentar a história, mas no decorrer do livro sua vilania se perdeu, foi uma pena ele não ter sido mais explorado e atuado com extrema maldade do início ao fim. Há outros personagens como Frida, Aurelia e Jasper, especialmente este último, que poderiam ter tido mais espaço. Há ainda outro ponto que achei que poderia ter sido trabalhado de maneira diferente, Didi aceitou muito fácil sua condição e as imposições de Kate e Nadia, eu teria surtado e resistido um bocado antes de deixar minha vida antiga para trás e assumido uma nova.

Didi e Nadia foram minhas personagens favoritas, porque mesmo com a maldade que as cercava não se tornaram cínicas, ainda acreditavam em amor. Kate é um enigma e você odeia seu jeito no começo, mas quando entendemos sua motivação e conhecemos seu passado ela torna-se outra aos nossos olhos, no final acabei gostando de Kate.

Sedução Mortal é uma história envolvente e fascinante que me deixou muito satisfeita, o final fecha este ciclo inicial da vida de Didi, ela chega num ponto onde encontrou respostas e formas de poder viver de maneira feliz, mas fica óbvio que algo maior está por vir, pois a tal Lenda de Montpellier, que deixa você em dúvidas se é ou não verdadeira, acaba seguindo um rumo inesperado. Os autores sabem enganar o leitor para depois nos dar aquele choque. Espero ansiosa pela continuação, enquanto isso vou em busca do seriado de TV, descobri que o livro foi adaptado e quero conferir como ficou. Achei o trailer, quem quiser conferir, está aqui. Recomendo.







2leep.com

27 comentários:

  1. confesso que não é um enredo que me atraia, mas se surgir a oportunidade dou uma espiadinha mais à fundo
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, então a sua resenha foi uma completa surpresa para mim; E positiva, devo dizer.
    Adoro fantasia e essa me parece bem diferente de todas que já li. Não me lembro de já ter lido algo que as Ninfas fossem as protagonistas.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, me desculpa, mas é impossível não rir desse trailer, achei tão breguinha! E um tanto apelativo também. Mas sobre o livro: A história não me atraiu, achei-a um tanto boba até, mas de certa forma fiquei curiosa: De onde surgiu isso, de uma personagem ninfa? Inovador, inegável. Até agora, em tudo que já li e vi, as ninfas nunca são protagonistas.
    Ok, retiro o que eu disse, vou dar uma folheada no livro e ver se me interesso!
    E sobre sua resenha: Gostei muito da sua escrita! :)
    Um abraço,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  4. Bem diferente mesmo!
    Acho que o certo era as ninfas e sátiros fazerem sexo apenas para manter a juventude e aí a Didi poderia amar um humano sem contato físico :p hahahah mentira, imagina que horrível não poder ter esse contato tão íntimo com quem se ama :(
    Nunca tinha visto nada do tipo, mas gostei do que li! Achei bem interessante.

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, sua linda, tudo bem?
    Nossa, eu vi o trailer e achei bem forte: perseguições, mortes, romance impossível, simplesmente adorei!!!! Eu sou fã de fantasia, sobrenatural. Mas existem vários livros desse gênero e vários universos já criados e conhecidos pelos leitores. Esses autores vieram com tudo, com seres diferentes, com um universo criativo. Fiquei super envolvida e não vejo a hora de ler, mesmo o livro não sendo perfeito. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A trama é arrebatadora e um pouco sombria, pelo o que li e a capa que é uma maravilha,esse livro parece ser SURPREENDENTE.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, o título faz bem jus ao livro mesmo, hein? kkkk Realmente assombroso isso de sugar a vida do outro durante o sexo. O.o
    Mas fiquei bem interessada, por ter mistério e suspense, e eu também quero conhecer mais da mitologia das ninfas.
    Amei a resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida!
    Desta vez o livro não me interessou... Apesar da sua resenha positiva, a história não me atraiu!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia e achei bem envolvente!

    Já li um livro que tinha ninfas, mas confesso que nem chegou aos pés de tudo isso que você descreveu aqui! Esse me pareceu bem melhor.
    Se eu tinha traumatizado um pouco com o outro, o trauma acabou de acabar, rsrsrs.

    Adorei!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro, e também nunca ouvi falar da série, mas preciso dizer que achei muito interessante. Na verdade, o enredo é bem diferente de todo o tipo de livro que eu já li e aborda uma mitologia que eu ainda não havia visto nenhum outro autor abordar. Assisti o trailer da série que você colocou, e gostei muito! Quero dar uma chance pra essa leitura.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oláá
    Poxa, a capa é linda e o enredo é muito diferente e interessante, quem sabe não tenho oportunidade de elr o livro? e espero gostar bastante, ótima resenha ;)

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. O que chamou a atenção quando o livro foi lançado, foi a capa, achei linda demais! Até o momento eu não sabia nada sobre o enredo e achei curioso ser sobre ninfas, alguns pontos do enredo são interessantes e acho que vou gostar do enredo, vou inclui-lo na minha lista!

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  13. Cida super me identifiquei com essa história adoro fantasia e assim como vc não tinha lido nada diretamente falando sobre ninfas! Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida,
    Achei o livro interessante, já que nunca li nada com ninfas e sátiros, mas ao mesmo tempo não fiquei tão curiosa pela trama, então no momento eu não leria o livro.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Também nunca li nada que envolva ninfas e sátiros, então me interessei por esse livro assim que vi a sinopse. Agora, depois de ler a sua resenha, fiquei ainda mais curiosa, porque adoro quando algumas respostas são deixadas para o livro seguinte, assim mantém o leitor na expectativa. Quero ler!

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida, tudo bem?
    Também nunca li nada com o tema e não sei nada sobre esses seres mitológicos, mas me fascinam!
    Acho que se eu fosse a Didi também não aceitaria tudo de primeira.
    Gosto de ir acompanhando o crescimento do personagem no livro e só fiquei triste por ter que esperar o outro livro ... Isso acaba com a minha ansiedade, kkkkk.

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Não conhecia o livro, mas confesso que estou surpresa: que livro interessante!
    Nunca li (nem ouvi falar de) um livro que envolvesse ninfas e afins.
    Fiquei muito intrigada com a sua resenha, e o livro já está anotado na minha lista de leituras!
    Obrigada pela dica e ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa que interessante, não conhecia esse livro nem esse detalhe sobre as Ninfas. Essa questão delas sugarem os homens me lembrou um pouco o livro O Inverno das Fadas da Carolina Munhoz (que eu não gostei muito).
    Mas enfim gostei da sua resenha e fiquei curiosa para ler. Amei a sugestão!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia esse livro, mas já posso dizer que já quero. O enredo me agradou muito, e tudo que envolve essa fantasia com tem ninfas e sátiros é um ponto que adoro. ;)
    Já anotei na minha lista de desejos. Ótima resenha. ;)

    Bjs Mih!
    paradisebooksbr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    eu também nunca li nada sobre a mitologia das ninfas, só as vi sendo citadas em alguns livros de fantasia, mas sem aprofundar e nada.
    O livro pareceu ser bem interessante, e diferente de outras fantasias que já li. Gostei muito
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Cida.
    Ah, eu não sou uma romântica de plantão rsrs, então essa mitologia bem diferente e original me interessou.
    Gostei da parte onde elas sugam a vida durante o sexo mas ainda assim existe aquelas que acreditam no amor.
    Só achei que tem personagem demais nessa história.
    Por se tratar de uma série não pretendo ler no momento mas a dica foi aceita.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  22. Oi Cida, tudo bem?

    Ahh confesso que o livro não me chamou a atenção. Não curto histórias com ninfas que gostam de sexo, etc. Curto os livros da Gutemberg, mas prefiro os young adults e infantos.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Cida, tudo bom?
    Eu lembro que fiquei morrendo para conhecer essa história. Adorei a premissa porque fala sobre ninfas, algo que nunca li. A histórias tem elementos interessantes, principalmente por não se preocupar tanto com o romance. Não sabia que era série, mas curti a indicação e espero ler em breve.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Cida, tudo bem ?

    Nossa nunca tinha visto este livro e adorei essa história de mitologia fico com receio de a narrativa não me agradar muito mas espero poder ler em breve com certeza.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá tudo bem??
    Gostei muito da premissa desse livro... achei fascinante o enredo... gostei de saber que tem série como base do livro... vou procurar saber mais... no momento não estou podendo comprar livros então esse provavelmente vai ficar na minha lista... de qualquer forma... eu adorei saber da mitologia que pra mim é conhecida só no básico... xero.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Cidoca!
    A história parece muito boa, hein!
    Gostei logo na sinopse, mas depois da sua resenha fiquei ainda mais curiosa.
    Ai... essa coisa de amor impossível! rsrs Acaba comigo.
    Lá vai a Ninfa se apaixonar pelo Humano, nem li o livro, mas já torço para que eles sejam felizes. rsrsrs

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  27. Oi Cida, tudo bem?

    Que enredo mais empolgante né, fiquei bem interessada em ler Sedução Mortal, pena ser uma série, mas vou esperar pelo menos o segundo ser lançado assim não preciso esperar muito.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!