[Resenha] Starling

Starling
Título Original: Starling (Starling #1)
Autor(a): Lesley Livingston
Editora: Jangada                  Páginas: 288
Lançamento: 2014               ISBN: 9788564850859 
STARLING ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Mason Starling é campeã de esgrima da equipe da Academia Gosforth, mas nunca teve de lutar por sua vida. Não até a noite em que uma violenta tempestade sobrenatural assola Manhattan, aprisionando Mason e seus colegas de equipe dentro da escola. Mason é atacada por criaturas horrendas, com forma vagamente humana, mais aterrorizantes que os trovões e raios, enquanto a tormenta traz para a vida dela um perigoso desconhecido: um jovem que não se recorda de nada além de seu nome - Fennrys, o Lobo. A chegada desse garoto misterioso faz em pedaços o mundo de Mason, ao mesmo tempo que uma atração inegável surge entre eles. Juntos, eles tentam desvendar os segredos da identidade de Fenn, enquanto forças estranhas e sobrenaturais se adensam à volta deles. Quando descobrem que a família de Mason, com sua obscura ligação com antigos deuses nórdicos, é a chave de todo o mistério, Fennrys e Mason subitamente se veem diante de um futuro catastrófico: o Ragnarök - ou o fim do mundo, como o conhecemos.

Starling, publicado no Brasil pela Editora Jangada, é o  primeiro livro da série de mesmo nome, da autora Lesley Livingston. Aliando o sobrenatural com mitologia, ela nos apresenta uma trama intrigante e cheia de mistério.

Após o término do treino de esgrima na Academia Gosforth, Mason e os colegas resolvem voltar para seus alojamentos antes que uma tempestade desabe, mas ao tentar sair,  a porta do ginásio está trancada e a energia acaba. Lá fora o vendaval é como um uivo e ao olhar por uma vidraça, a garota tem certeza que viu uma criatura estranha rondando, quando todos menos esperam uma árvore cai destruindo parte do ginásio de esportes e junto com ela, monstros horrendos atacam, mas eis que surge um homem brandindo uma espada, Fennrys, o Lobo. Ele luta incansavelmente e salva à todos, contudo isso foi apenas o inicio de uma série de fatos estranhos que irão assolar a vida de Mason e o nosso mundo.

Não parece cenário medieval? Mas não é! Estamos nos dias atuais, no centro de Manhattan e esta invasão do mundo por criaturas míticas e homens com espadas é nada mais, nada menos que uma antiga profecia, que dita que determinados acontecimentos fazem parte do Ragnarok, o apocalipse mítico. De acordo com o diário do pai de Mason, quando ele era apenas um jovem, três mulheres mágicas foram ao seu encontro e avisaram que com o nascimento de seus três filhos homens o apocalipse seria possível, contudo o terceiro filho não foi um homem e sim uma garota, Mason, que fez com que a ordem das coisas fosse alterada.

O livro é narrado em terceira pessoa de maneira ágil, desde as primeiras páginas temos ação e uma série de fatos misteriosos, a autora nos apresenta um grande quebra cabeças e diversas peças, perguntas surgem a todo momento e mesmo que algumas sejam respondidas, outras ficam no ar para serem esclarecidas.

Mason, nossa protagonista, estuda em uma escola especial para descendentes de pessoas que guardam o segredo da magia dos deuses de Asgard, do Olimpo e afins, mas ela não sabe deste legado de sua família, nem que faz parte de uma profecia, assim estes acontecimentos estranhos que surgem em sua vida não ficam claros, e mais ainda, Fenn, seu salvador que surgiu no meio dos raios, não sabe quem é, nem de onde veio, sua única certeza é que precisa ver Mason outra vez. Nasce uma atração entre ambos e juntos vão tentar buscar a verdade.

Se a garota estas às cegas, outros não, os demais personagens estão prontos para o que virá, contudo os interesses variam de um para o outro, o que fica claro é que a vida de Mason corre perigo, ela é uma espécie de sacrífico necessário para a vinda do caos.

É uma trama interessante e enigmática, como citei, cheia de ação, então neste primeiro volume não esperem muitos esclarecimentos. O clima sombrio faz parte desta história, estamos circulando por uma Nova Iorque de sombras, magia e pesadelos, com portais tanto para o mundo das fadas, quanto para a Terra dos Mortos, é um resgate moderno da mitologia antiga que instiga o leitor a virar uma página atrás da outra em busca de conhecimento.

A personagem mais explorada é Mason, e mesmo assim existem muitos segredos ao seu redor, um deles,  que revelado no momentos finais, acaba mudando o curso da história e surpreendendo, as teorias que eu havia construído caíram por terra e fiquei de queixo caído com os desdobramentos, a autora me enganou durante todo o livro colocando os holofotes em determinada pessoa e então mostrando que outra causaria o caos.

Fennrys, o Lobo, tem bom desempenho e o foco é resgatar sua memória, é frustrante não saber nada sobre ele. Gente o cara é uma máquina de guerra e nem sabemos como ficou assim, de onde veio, e quem é! Sério, é uma tortura, mas ao mesmo tempo fascina.

Eu gostei bastante deste volume inicial e achei a trama bem complexa, os enigmas são ao mesmo tempo sedutores e assustadores, fiquei metade do tempo desesperada por respostas, amo séries, mas nestas horas penso que um livro único seria tão confortador… Mas é assim mesmo, espero que no próximo volume a autora seja menos cruel. Tenho duas ressalvas apenas, uma relacionada ao romance de Mason e Fenn, achei que faltou algo mais quente, torço para que venha com o amadurecimento da relação; outro ponto que estranhei foi a falta de atitude de Mason em certos momentos, ela aceitou muito fácil o que estava acontecendo, eu no seu lugar simplesmente surtaria, mas a garota ficou passiva, contudo não comprometeu meu aproveitamento da obra.

Se você gosta de tramas sombrias, com boa quantidade de magia, mitologia e mistério, embarque em Starling.




2leep.com

15 comentários:

  1. A premissa em si é muito boa, principalmente porque eu adoro esse tipo de livro. Vou conferir e ver se gosto do desenvolvido dado pela autora.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida!! Adoro livros sobrenaturais e também obras que trabalhem algum tipo de mitologia, então fiquei bastante interessada nessa mistura feita pela autora, pelo visto o primeiro livro deixa muitos mistérios no ar, tomara que o segundo volume não demore a ser publicado (e que o romance do casal pegue fogo rsrsrs...), vou querer conferir essa história.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  3. achei o enredo bem diferente e doido ao mesmo tempo, tentei imaginar como seria a situação da invasão mitológica nos tempos modernos
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Cida =)

    Não conhecia o livro, mas a premissa dele me deixou bem curiosa. Gosto de livros que tenham um que de mitologia no meio.

    Depois que eu terminar minhas séries, essa será uma a qual pretendo conhecer =D

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  5. Oiee

    Achei a premissa do livro muito boa , mas não gosto muito de livros com esse gênero e ainda por ser série é como você falou eu prefiro volume único pois costuma acalmar mais os ânimos rsrs

    Beijos
    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser bem interessante e adorei a capa ;)

    http://roberttavieira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ainda não tinha lido nada sobre esse livro, mas adorei sua resenha. Por mais que eu tente fugir de séries, já que esperar a continuação sempre é um sofrimento, não consigo. Sempre aparece uma nova que quero ler (e foi o caso dessa).
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Quer me dizer por que que eu não li este livro ainda??

    Adorei esse mistério todo!!!!!!!!!!!! E que personagens!!! Gente!! Delícia!

    Adorei Cida ♥ muitos elementos num livro só, tomara que as sequencias sejam assim também!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida..
    Não tinha ouvido falar da série. Gostei muito da descrição. Adoro quanto tem mistérios.
    Quem sabe eu leia ele. Adorei a resenha, ótima dica.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Aiiii

    Só eu achei um pouco (muito) cliche? A premissa é boa mas só por isso eu já me afasto do livro kkk

    Vou tentar dar uma chance


    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Histórias com pegadas sobrenaturais são sempre muito bem vindas ao meu mundo, Cida.
    Mistério é uma parte essencial que deve ter em todas e eu já estou super curiosa para ler.
    Fiquei curiosa também para conhecer mais sobre Mason e seus mistérios.
    A capa não achei tão chamativa, mas quero acompanhar a série.

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida,

    onde eu estava no mundo que não conhecia esse livro? Preciso ler urgentemente rsrs. Adorei a capa, a sinopse e para completar a resenha só me deixou curiosa e ansiosa para ter o livro em mãos.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. nunca tinha ouvido falar dessa série mas fiquei muito interessada, tem tudo que eu gosto no livro, aventura, fantasia, mitologia, monstros. Demais!

    ResponderExcluir
  14. Os livros dessa editora dificilmente me chamam atenção, somente o selo jangada. E as vezes, nem isso... mas esse, eu tinha ficado bem curiosa, e não é que já quero ler? Você ainda vai me falir, sabe disso? hahaha

    Nesses tempos, literatura sobre lobos e lobisomens... tem tomado grande destaque, pelo menos, por mim :P


    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  15. COMO JÁ DISSE ANTES AMO TUDO FICÇÃO,SOBRENATURAIS VAMPIROS LOBISOMENS,,SÓ NÃO QUERO ME DEPARAR COM UM DELES ,,OPA!!MEDÃO.ADOREI A RESENHA ,DA MUITA VONTADE DE LER.A NOSSA HEROINA E O LOBO QUE ME PARECE SER UM DEUSU GREGO MEDIEVAL..AI QUE CURIOSIDADE.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!