[Resenha] Eve & Adam

Eve & Adam
Título Original: Eve & Adam (Eve & Adam #1)
Autor(a): Michael Grant, Katherine Applegate 
Editora: Novo Conceito        Páginas: 272
Lançamento: 2014               ISBN: 9788581634432
EVE E ADAM ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Filha única da poderosa e fria geneticista Terra Spiker, Eve fica entre a vida e a morte depois de sofrer um acidente de carro. O processo de cura no misterioso laboratório Spiker transcorre com uma rapidez impressionante, o que desperta a curiosidade da menina. Antes que Eve estreite os laços com Solo, um rapaz que compartilha segredos com a corporação, a Dra. Spiker lhe propõe um desafio: Eve terá a chance de testar, em primeira mão, um software desenvolvido para manipular gens humanos. Ela poderá criar um namorado sob medida! Mas brincar de Deus tem consequências, e agora Eve vai descobrir até que ponto existe perfeição.

Eve & Adam foi aquele livro que li sem imaginar onde iria chegar, sua história contada em uma linguagem jovial e atraente, me prendeu pouco a pouco e foi uma grata surpresa.

Tudo começa no dia que Eve sofre um acidente de carro no qual sua perna é decepada e sua mãe, a famosa geneticista Terra Spiker, lhe arranca do hospital e a interna para tratatmento em seu complexo de pesquisas de última geração. Lá não é um centro de saúde, mas possui médicos e cientistas, assim em poucos dias Eve está novinha em folha, como se nada tivesse acontecido. Como isso foi possível? Boa pergunta. Além disso, para passar o tempo a mãe sugere a filha que trabalhe num experimento, uma espécie de jogo onde poderia criar um humano perfeito, um namorado dos sonhos, e ao lado de sua amiga  Aislin, a garota inicia o projeto Adam, o homem dos sonhos de toda mulher. Durante a execução do projeto e a busca de respostas para sua cura milagrosa,  ela começa a descobrir a real natureza do trabalho da mãe.

Se Eve veio de fora para o universo da Spiker Biopharm, lá dentro temos Solo, filho dos ex-sócios de Terra que morreram num acidente, a geneticista criou o rapaz, mas por algum motivo Solo odeia Terra e quer destruí-la. Transitando livremente dentro do centro de pesquisas e fingindo ser apenas um garoto que serve café, ele junta provas comprometedoras do que acontece ali e está disposto a divulgar para o mundo uma verdade assustadora.

A história dos dois jovens se entrelaça quando ambos se conhecem na Spiker, Eve se aproxima por ver em Solo alguém da mesma idade e ele por ver na garota a chance de arruinar Terra. A razão deste ódio é um mistério, bem como tudo que acontece no local, assim vamos descobrindo pouco a pouco os segredos conforme acompanhamos a história pelas vozes de Solo e Eve, que alternam a narração. Quase no final do livro chega um novo narrador, que acaba sendo a cereja do bolo.

Eve e Solo são duas pessoas muito diferentes, ele é um cara meio amargurado e cínico; ela acha a vida simples, já que o dinheiro sempre lhe abriu muitas portas, demora um pouco para Eve cair na real e perceber que está cercada de perigos e segredos, confesso que foi nesse seu despertar que passei a gostar da personagem.

É uma trama intrigante que não se revela facilmente, você tem que ir juntando fatos para construir um cenário completo, Terra é pintada como uma grande vilã, mas mesmo sendo inescrupulosa eu não consegui ver maldade na mulher, nem com todas as histórias de Solo eu me convencia, tinha uma pulga atrás da orelha me cutucando, eu precisava ver além para aceitar sua maldade. Ali tinha algo muito errado, ao meu ver ele estava olhando a situação por um ângulo limitado.

O texto é simples e jovem, mesmo abordando um tema complicado como a genética e seu universo, é fácil de entender, não temos termos técnicos, nem explicações longas e detalhadas sobre o que ocorre nos laboratórios, é tudo mostrado com objetividade e dinamismo; como a história acontece nos dias atuais dá para compra a ideia como algo real, bizarro, mas não impossível. Os autores poderiam ter abordado o conceito moral de experimentos genético, mas não optaram por esta vertente, eu sinceramente não fiquei incomodada com esta escolha, apesar de saber que alguns assuntos apresentados aqui são eticamente reprováveis, a Spiker poderia tanto ser uma afronta aos humanos, quanto um vislumbre de um futuro promissor.

O lado romântico da história não é marcante, há um clima no ar mas nada que tire o foco do assunto principal, que são as atividades da Spiker e a ligação de Eve e Solo com as mesmas.

É uma história que prende fácil pelo fator curiosidade, eu devorei o livro em busca de respostas, mesmo que não tenha começado com um ritmo alucinado, os momentos finais foram de tirar o folego, uma verdadeira corrida contra o tempo, onde Eve destacou-se como mocinha da trama e Solo que brilhou durante todo o livro deu espaço para a garota agir e até mesmo salvá-lo.

Há humor, romance e muito mistério, o final é redondinho e apresentou as devidas respostas, uma trama que foi aquecendo até ferver, este crescente fez com que o final fosse muito emocionante. Dei uma pesquisada e parece que teremos mais um livro, contudo poderia terminar aqui tranquilamente, embora eu não me importe de viver novas aventuras com esta galera.

“A minha história não é tudo o que eu pensei que fosse. Justiça e vingança. Ou Eve.”





2leep.com

16 comentários:

  1. Oi Cida!
    Eu também adorei o livro e achei essa narrativa alternada divertida e gostosa. E como você disse, o final foi de tirar o fôlego, até cheguei a pensar que a autora não conseguiria concluir tudo nas páginas que faltavam, mas o final foi bem fechadinho.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  2. Oi! Nossa, a resenha desse livro me pegou de jeito. Ainda não tinha ouvido falar sobre ele e nem lido nada a respeito. O título e a capa me encantaram logo de cara e depois que ver o tema que ele aborda... me interessei bastante. Preciso lê-lo!

    ResponderExcluir
  3. Uma das capas mais criativa que já vi e, só pela sinopse a curiosidade já dispara loucamente hahaha Desde ao lançamento do livro que fiquei com vontade de ler, e fico querendo ainda mais a cada opinião alheia que vejo. Deve ser um livro muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Nunca ouvi falar desse livro, mas adorei a tematica dele, quero saber o que acontece com esse namorado que ela quer fazer sob medida e como é essa coisa de manipular os genes! To doida pra ler, esse livro esta anotado para as próximas leituras.

    http://ancorandoomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Cida, não sou muito chegada em ficção cientifica, mesmo essa com uma pegada mais leve
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie, Cida!
    Quando lançaram o livro eu fiquei mega curiosa, mas vi uma resenha bem negativa que tinha me preocupado. Hoje fiquei mais tranquila, porque a maioria dos livros que você resenhou e eu gostei da resenha, também gostei do livro. Então as expectativas voltaram!! :D
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  7. O livro me parece super legal e gosto muito deste título e das referências que ele acarreta.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  8. Adorei!!!

    Estou ficando fã dessa Katherine Applegate, já li um, agora vou ler esse, e tenho certeza que vou querer mais dela.

    Resenha perfeita. Sem contar que amei o começo do livro. Perna decepada, acidente... Adoro inícios assim, rsrsrs.

    Bjkssssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cida.
    Eu não imaginava que o livro fosse dessa forma, embora esse enigma por trás da maçã na capa já deixasse algumas pistas.
    Acredito que o fato de não ter um romance mais explícito deixa a obra bem melhor e com mais adrenalina. Até porque, os personagens sendo trabalhados em suas atividades nos dá mais emoção e agonia para saber como tudo acontecerá, a ter que ficar esperando pelo desfecho de um romance (penso eu).
    Que bom que talvez tenha continuação. Vamos aguardar então para ver no que dará.

    ResponderExcluir
  10. Oii !
    Uma amiga minha tem esse livro, mas nunca tive interesse de pega-lo emprestado para ler.
    Pois nunca tive interesse...
    Mas depois de ver a resenha dele em vários blogs, comecei a acha-lo interessante e já estou com vontade de ler rsrs '
    Além da capa linda e a resenha ótima, vi que o livro parece ser interessante, vou ver se consigo lê-lo mês que vem :)

    bjoos ♥

    http://roberttavieira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida!
    Eu estava gostando do livro no começo mas no final não curti... Achei o final forçado e corrido demais!


    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida, tudo bem?

    Eu tenho que dizer que você está acabando comigo com as suas resenhas. Eu estou amando todos os livros que você está lendo e como não estou podendo ler nem comprar nada por agora fico só na curiosidade. Quero ler Eve e Adam!!!

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiee

    Eu não li este livro mas essa semana sai a resenha dele no blog quem leu foi a Aline e ela nao consegui gostar do livro como você o que só me faz ficar na dúvida agora depois de ler sua resenha rsrs

    Beijos
    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  14. Este é um livro que me conquistou pela beleza da capa. Em relação ao enredo, ainda estou meio dividida, mas parece interessante.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  15. Vi gente que não gostou tanto assim do livro, legal saber que você deu 5 estrelas. Acho bem diferente fazer uma história em torno dessa coisa de genética, o que os personagens fazem também é legal.

    ResponderExcluir
  16. Olha, diferente de você, eu fui cheia de expecativas e acabei me decepcionando. Adoro os livros do Michael e sinceramente, esse não foi nem de longe o melhor que já li. Ficou forçado demais a aparição de Adam que acontece bem lá no fim e sinceramente, não sei se leria a continuação.

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!