[Resenha] Simplesmente Acontece

Simplesmente Acontece
Título Original: Love, Rosie
Autor(a): Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito        Páginas: 448
Lançamento: 2014               ISBN: 9788581636696
42540598 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de e-mails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.

Este é o terceiro livro de Cecelia Ahern que leio e posso dizer que a cada nova obra ela me surpreende mais, suas tramas são carregadas de mensagens e de lições de vida, aprendemos com seus personagens e enquanto eles crescem com seus erros, terminamos a leitura com algo transformado dentro de nós. São histórias lindas, que nos fazem rir, chorar e olhar a vida de maneira diferente.

Alex e Rosie se conheceram quando crianças e desenvolveram um laço de amizade muito forte, juntos até a adolescência na cidade Dublin, dividiram segredos e sonhos, nem mesmo quando ele foi viver nos EUA com a família a amizade esmoreceu, ao contrário, provou ser mais forte do que tudo, eles continuaram mantendo contato e participando ativamente da vida um do outro.

Mas nem tudo seguiu o curso desejado, planos foram desfeitos e sonhos despedaçados, esta história, narrada através de cartas, e-mails, bilhetes, mensagens de texto, e toda e qualquer forma de comunicação escrita que você possa imaginar, mostra a trajetória de Alex e Rosie, mas também daqueles que fizeram parte de suas vidas - os pais, irmãos, amigos, filhos e companheiros -  através dos anos,  mais precisamente  por quase cinquenta anos. Um longo período, toda uma vida.

Uma forma de narrativa diferente, que torna o texto fluido e descompromissado, você vai passando as páginas e nem percebe, fui lendo aquelas cartas e afins e sentindo-me como uma pequena espiã, bisbilhotando a vida dos personagens e compartilhando suas emoções. Não há necessidade de um narrador ou explicações para visualizar o cenário ou conhecer profundamente os personagens, já que ao ler o que cada um escreveu, você mergulha em suas almas e desvenda seus segredos, os sentimentos são palpáveis em cada palavra e é fácil discernir os humores. É um texto intimista e revelador.

Rosie e Alex são os protagonistas, mas nem por isso a trama é focada somente nos dois, os personagens secundários têm sua cota de participação em igual medida, afinal são parte da vida dos dois, eu adorei a forma como as relações foram apresentadas, existe um pano de fundo consistente que torna a trama muito viva e realista, por mais que seja uma obra de ficção este foi o livro da autora que li e achei mais verdadeiro, tudo que aconteceu poderia ser com qualquer um de nós, não há nada perfeito, pré-moldado, e sim natural, com todas as reviravoltas que a vida possui.

E quantas reviravoltas! A previsibilidade é inexistente neste livro, quando eu acreditava que a história seguiria um determinado rumo, acontecia algo que mudava tudo, é impossível deixar a leitura de lado, você sente uma necessidade enorme de ver os problemas dos personagens resolvidos, de vê-los felizes e saber onde irão chegar.

Rosie e Alex são tão fofos! Ela é uma mulher batalhadora, que não teve um vida fácil, desde cedo teve que batalhar para sobreviver, é admirável, mas confesso que nem de longe eu gostaria de estar em sua pele, não vou explicar a razão, pois entregaria a história, mas digo que para ser Rosie, você precisa ter coragem. Ela é aquela que pega os limões que a vida lhe deu e faz uma limonada. Já Alex teve uma vida mais tranquila, não totalmente, mas ao menos não precisou abrir mão de quase nada comparado à ela.

Simplesmente Acontece é um livro único com uma história que se revela a cada página, foi uma leitura bem diferente do que imaginei, eu acreditava que fosse ser breve, não uma jornada de vida, em alguns momentos fiquei desesperada por uma conclusão, em outros não queria que acabasse. A autora prova que uma história pode ser muito bem contada, de maneira completa em apenas um livro. Uma jornada comovente, que mostra que é preciso tomar as rédeas da vida em suas mãos se você quiser ser feliz, não será fácil, existem contratempos, mas não podemos desistir facilmente e o mais importante de tudo, não minta sobre seus sentimentos, não os esconda daqueles que ama, seja sincero, a felicidade pode chegar mais rápido com esta ajudinha. Amei!

Assim como P.S. Eu Te Amo, também de autoria de Ahern,  este livro foi adaptado para o cinema. Estou ansiosa para ver como ficou.









2leep.com

27 comentários:

  1. Amei o livro e amei sua resenha Cida, transbordou emoção!
    Também estou curiosa pra saber como eles adaptaram o livro, espero curtir :)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis! Não tem como não se emocionar!

      Excluir
  2. Oi Cida. Tudo bem?

    Esse livro é perfeito. Foi meu primeiro contato com a escrita da autora e adorei. Alex e Rosie quase me mataram de ansiedade. Eles são perfeitos juntos e dava agonia com o que o destino fazia. Amei o livro. Estou ansiosa pelo filme.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha. Estou doida para ler esse livro, porque estão me falando bem demais dele. E quero muito ver o filme também, adorei a escolha dos atores, mas só quero fazer isso depois que ler, para não estragar as eventuais surpresas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, fiquei surpresa quando soube da adaptação dele para as telonas. Quando o livro foi lançado não me interessou muito, mas acabei mudando de ideia por conta de resenhas como esta sua.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose! O livro é muito gostoso de ler, uma história que poderia ser de verdade.

      Excluir
  5. Eu ia ler O Livro do Amanhã primeiro e depois esse, mas agora não sei, acho que vou mudar... Tá vendo só o que você faz??
    Vive bagunçando minhas filas.

    Amei a resenha né, linda como sempre.

    Sacanagem. Lá vou eu mexer de novo na colocação dos livros.

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lele! O livro do Amanhã também é lindo, leia dos dois.

      Excluir
  6. Oie,
    estou gostando bastante dos livros da autora e este não foi diferente.
    Gostei bastante da resenha

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amo os livros da Cecelia Ahern, e cada resenha que leio desse seu novo livro me deixa ainda mais ansiosa pra ler ele, parece mesmo ser ótimo e estou doida pra conferi o filme também!

    ResponderExcluir
  8. Tenho vontade de ler esse livro porque o relacionamento foi construido aos poucos, com o tempo, sem aquela fórmula miojo de romance instantâneo.
    Esse livro não está entre as minhas próximas leituras, mas pretendo adiantar a leitura.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  9. Oiiie
    Quero muito ler o livro e assistir o filme, os dois devem se ótimo, afinal é Cecelia Ahern, poucos que li da autora eu adorei, sua resenha me deixou mais curiosa e que bom que curtiu a leitura, espero curtir tanto você.

    Abraços
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/01/tag-o-que-te-diz-o-livro.html

    ResponderExcluir
  10. Oii Cida !!
    Já li o livro e amei, ele é muito perfeito ...
    Depois que li ele pela primeira vez, voltei a lê-lo novamente kkk .

    bjãao ♥

    http://roberttavieira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha. Tenho vontade de ler esse livro, não estou muito acostumada com a forma que a autora escolheu pra narrativa mas achei bem interessante.

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida!
    Esse livro é muito bom mesmo! Fiquei apaixonada pelos personagens, Alex e Rosie são uma graça. *-* Me bateu uma frustração em determinado momento, confesso. Esperava o tempo todo um final feliz e lá vinha uma reviravolta pra acabar com meus sonhos. rs
    É o segundo livro da autora que leio e adorei! Espero gostar dos outros também.
    Beijocas
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Neyla, estas reviravoltas me deixaram maluca, que agonia menina.

      Excluir
  13. Gostei da resenha, Cida.
    Parece um livro divertido e gostoso de se ler. Quem sabe eu consiga-o de alguma forma e irei ler.
    Pelo menos não é um romance água com açúcar, mas que exigiu um grande esforço para o relacionamento acontecer.

    ResponderExcluir
  14. Eu não tinha muita vontade de ler este livro, mas quando vi que ia para o cinema decidi que precisava ler antes que eu fosse assistir o filme. Comecei a ler e não conseguia mais parar. Ainda não terminei, mas estou adorando.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiee

    Apesar de ter lido apenas PS Eu Te Amo eu também amei essa autora e pretendo ler outros livros dela que já estão na estante e só falta disposição e tempo rsrs vamos ver se ano consigo ler mais livros dela.


    O Filme tem tudo para agradar né!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  16. comecei meio assim, de pé atrás, mas depois me joguei e poxa que história! mais que recomendado
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu também resenhei esse livro e sinceramente tenho que concordar com tudo que você falou da história, porque é realmente MARAVILHOSA. Eu adorei os personagens e achei que a autora abordou um tema muito importante que é sobre a gravidez. Apesar de já ser bastante batido, eu comentei sobre isso em minha resenha, porque de certo modo deu para perceber as dificuldades da personagem principal e vimos que não é nada fácil. Quanto a amizade, é muito comum os melhores amigos se apaixonar, mas mesmo assim os dois sofreram pra karamba hahaha...Enfim...Amei a sua resenha. Ficou ótima. PARABENS

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Cida!
    Quero muito ler Simplesmente Acontece, parece uma história linda! Não sabia que era narrado por cartas, e-mails... eu tenho adorado histórias narradas dessa forma. Li poucos livros assim mas me apaixonei por esse tipo de narrativa.
    Legal saber que os personagens secundários tem espaço nessa história, sempre deixa o livro bem mais completo. E ter esse ar mais realístico deixa a leitura bem mais gostosa, acho que o leitor acaba se identificando mais e aproveitando a leitura.
    Não sei porque, mas tive a sensação de que me emocionaria ao ler o livro. E adorei saber da imprevisibilidade, adoro me surpreender!

    Beijos, Fer.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Cida, tudo bom?
    Então, estou de olho no livro tem um bom tempo. Não sabia que tinha tantas páginas assim. Quando vi em vídeo, era um tijolo quase.
    Gostei por sem em forma de emails, isso é bem legal em livros, ainda mais os quais li.
    A história de romance dos dois parece muito fofa e gosto =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Fiquei tão feliz quando soube que a NC ia publicá-lo, só não gostei do fato da mudança do nome e a capa que fizeram posteriormente, é mil vezes melhor. Mas não tira o mérito do livro ser tão fofo e bem feito. Eu amo esse livro da autora, talvez seja o que mais gostei até hoje. Espero que eles continuem publicando os livros dela, pois ela é fantástica no que faz.

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  21. Oi Cida!

    Eu ainda não li nada dessa autora, mas adorei o filme do Ps Eu Te Amo, e pretendo assistir este filme também, adoro romances e dramas, leio poucos romances mas assisto todos! HAHAHA
    Eu adorei a resenha, parece ser um otimo livro, marcante e emocionante, e vou colocar no skoob porque as vezes precisamos ler um livro fofo (e pra chorar haha) e tal, acredito que este seja uma otima escolha, e tambem fiquei suuuper afim de conhecer a autora!

    Beijo!!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Adorei sua resenha, me fez lembrar da magia tão delicada e fofa desse livro. Estou extremamente ansiosa para ver como ficou a adaptação para o cinema, já que esse é meu livro favorito. É o primeiro livro dessa autora que me cativa realmente, já que achei P.S. Eu te Amo muito cansativo e A Vez da Minha Vida nem consegui terminar :( Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Tô super curiosa pra ler esse livro... Já li, da mesma autora, PS Eu te Amo, e me apaixonei completamente! Desde que vi entre os lançamentos estou com vontade de ler, e principalmente de assistir o filme... Parece ser super fofo e, ao mesmo tempo, meio dramático... A unica coisa que não sei se vou gostar é o fato de se passar ao longo de 50 anos, tenho medo que isso torne o livro muito enrolado... Mas vou ler assim que possivel, pra ver se vai ser tão perfeito quanto estou imaginando...
    Kisses =*

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!