[Resenha] O Livro Dos Vilões

O Livro Dos Vilões
Autor(a): Carina Rissi, Cecily von Ziegesar, Diana Peterfreund, Fábio Yabu
Editora: Galera Record         Páginas: 320
Lançamento: 2014               ISBN: 9788501042101
O LIVRO OS VILÕES ||Compare & Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Organizado da mesma forma que O livro das princesas – também com o esquema de dois populares autores nacionais, e dois nomes famosos do exterior – O livro dos vilões reúne estes autores para uma coletânea de contos sobre vilões icônicos dos contos de fadas. As irmãs de Cinderela? Malévola? Madrastas e lobos? Carina Rissi, Cecily Von Ziegesar, Diana Peterfreund e Fábio Yabu estão aqui com a mensagem: este não é um livro tão bonzinho quanto o seu antecessor. · Cecily Von Ziegesar é a popular autora das séries It Girl e Gossip Girl, esta última que inspirou o seriado na televisão. · Diana Peterfreund é autora das séries Sociedade Secreta e Caçadora de Unicórnios. · Carina Rissi é autora dos populares Procura-se um marido e Perdida, publicados pela editora Verus, que já venderam mais de 40 mil exemplares no Brasil. · Fábio Yabu já publicou, pela Galera, seu livro A última princesa.
Quem gostou da fórmula de O Livro das Princesas, publicado em 2013 pela Editora Galera Record, não pode deixar de conferir O Livro do Vilões. Neste livro os contos de fadas são adaptados para os dias atuais pelas mãos de autores que já ganharam seu público em obras aclamadas, algumas até mesmo adaptadas para a TV, como é o caso de Cecily Von Ziegesar e seu Gossip Girl.

Eu tenho uma quedinha pelos vilões, como as histórias seriam emocionantes e complicadas se não fossem eles com suas artimanhas e planos vis contra as mocinhas e mocinhos? Confesso que muitas vezes eu torço pelos vilões, eles são mais sinceros, ousados e assustadores, alguns até mesmo bem charmosos. 

Eu não havia lido nenhum livros destes autores e foi minha primeira experiência com cada um deles, minhas maiores expectativas estavam com Carina Rissi e Diana Peterfreund, mas foi mesmo Fabio Yabu que ganhou meu coração, não que os outros contos não sejam bons, mas o dele é muito especial.

#stepsisters – Sobre sapatos e selfies, Cecily Von Ziegesar, é o mais moderninho e pomposo dos contos, uma releitura da gata borralheira e suas irmãs malvadas, que aqui são apenas duas meninas apaixonadas por sapatos, roupas de grife e por selfies, sua vida é documentada no Instagram. Ambientado em Nova Iorque, mostra que nossa gata borralheira, desprezada e esquecida pode ser bem rancorosa quando quer e sua vingança pode ser muito maligna. A autora foi bem criativa ao trazer uma fada madrinha bem diferente da que nós conhecemos, um príncipe que na verdade virou sapo, não o contrário, e ainda a maior das reviravoltas, o vilão aqui é quem deveria ser a vítima. Antenado, divertido e cheio de glamour. Nota 3

Menina Veneno, Carina Rissi, traz a madrasta má e sua enteada bela, doce e ingênua. Ops! Corrigindo, a madrasta não tão má e sua enteada sonsa e dissimulada. Malvina é uma modelo belíssima, uma jovem órfã que se deu bem na vida como modelo e casou com um homem muito rico, mas ele morreu cedo e deixou a bela com uma herança generosa e de brinde a guarda de sua filha. Malvina é sinônimo de elegância e sucesso, mas por trás daquela máscara de frieza há uma menina insegura e cheia de segredos. Sejam os segredos de Malvina ou sua personalidade forte, ela é uma personagem extremamente humana e ganhou logo minha torcida, já a enteada me deixou muito irritada, que garotinha falsa e ardilosa. Temos aqui um conto que daria uma mini-novela, com começo, meio e fim bem delineados, apresenta certos clichês, mas agrada pelas intrigas, amores e desamores e até mesmo poções poderosas. Uma delicinha! Nota 4

Quanto Mais Afiado o Espinho, Diana Peterfreund, é um conto mais pesado, na verdade nenhum é leve, mas este aqui é bem forte. Se O Livro das Princesas é doce, este aqui exala maldade, todos os contos mostram personagens sarcásticos e de humor ácido, perversos de verdade. Este aqui me chocou com a trajetória da bruxa Malena, que queria deixar de lado o que era para poder se “encaixar” entre os jovens de sua idade, no entanto, ela logo percebeu que existia tanta falsidade além dos limites de seu jardim, que assumiu quem era e decidiu ir em busca de seus sonhos longe dali. Malena é boa e deseja ter amigos, ao passo que aqueles em que confia são preconceituosos e mesquinhos. Peterfreund temperou seu conto ao abordar sutilmente a temática drogas, sexo, estupro e aborto, mas de forma a servir como alerta aos jovens. Nota 4

A Menina e o Lobo, Fábio Yabu, existe algo depois do “felizes para sempre”? Aqui os contos de fadas fazem parte de um universo paralelo, descobrimos o que acontece depois do final da história. Onde o Caçador descansa após matar o lobo, como Chapeuzinho ocupa seu tempo antes da próxima visita à avó e claro, como o Lobo se recupera da morte para desempenhar outra vez seu papel de vilão. Quando a história acaba para nós, estes personagens vivem suas próprias vidas, como atores após uma apresentação, mas a diferença é que tudo pelo que passam é verdadeiro e o Lobo se machuca pra valer, ele sofre e sente muita dor, não só fisicamente, mas na alma, sabe que não existiriam heróis sem ele, mas no final ninguém o admira, gosta dele, foi criado para ser odiado e isso magoa. Quem manda neste universo é um ser conhecido apenas como Narrador e ele é o verdadeiro vilão. Quando o Lobo encontra o oitavo anão, descobre uma chance de fugir, de poder ser feliz e mesmo com todos os riscos ele escapa e vem para nosso mundo, descobre o poder de uma amizade sincera e sua força para a redenção.  Foi meu conto favorito, muito envolvente e interativo, você sente-se parte da trama, é como se saísse das páginas, me emocionou muito, trazendo lições de vida, fala sobre coragem, força, fé, amizade, amor, liberdade e mudanças. Fábio Yabu escreve com sentimentos e muita sensibilidade, para o nosso coração. Nota 5 ♥

E suma é um livro delicioso, quem gosta de releituras de contos de fadas vai se surpreender com a criatividade destes autores, eu terminei querendo ler logo os livros destes autores, especialmente o de Yabu. Espero que a Galera Record traga em breve um novo livro nestes moldes, quem sabe o dos príncipes? Cassie Clare seria uma das minhas escolhas para compor o time. Quem vocês escolheriam?







2leep.com

14 comentários:

  1. Oi,

    adorei a resenha! Não li O Livro das Princesas, mas li esse dos Vilões e adorei! Também adoro os vilões, afinal, sem eles, não haveria todos os conflitos que movem os contos de fadas! #stepsisters para mim foi o mais fraquinho, eu gostei bastante de Menina Veneno, Quanto Mais Afiado o Espinho me decepcionou um pouco, a Malena não me convenceu quanto vilã, mas é A Menina e o Lobo que brilha nesse livro! O conto é para lá de criativa e divertido, impossível não amar! Também sou a favor de mais um livro nesse formato!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. O conto Sobre sapatos e selfies parece ser bem legal, com muito papéis invertidos, por exemplo, o príncipe que vira sapo, hahahaha.
    Todas as resenhas que leio desse livro dizem que gostaram mais do conto de Fábio Yabu, que me deixou curiosa.
    Acho que para um próximo livro assim escolheria como autora Michelle Harrison, pois é a minha preferida! S2
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oie..

    Gostei muito da sua resenha e confesso que fiquei muito curiosa..
    Eu adoro essas coisas de mundos paralelos kkk
    Esses dias eu tinha um trabalho na escola sobre contos.. Teria com certeza escolhido esse do Yabu por causa da sia resenha :)

    ResponderExcluir
  4. menina que legal esses contos! como assim um vilão não tão vilão? to adorando isso! e fiquei super curiosa!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. menina que legal esses contos! como assim um vilão não tão vilão? to adorando isso! e fiquei super curiosa!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei O Livro das Princesas, curto muito releituras de contos de fada e estou super curiosa pra conferi O Livro Dos Vilões.

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida tudo bem?

    Também adoro vilões! Adquiri esse livro na bienal e pretendo ler em breve também. Acho que cada história também tem muito das características dos autores né? Interessante isso.
    Adoro contos por ser um tipo de livro mais leve e descontraido que uma história só, é bom ler uns contos de vez em quando! Adorei sua resenha e fiquei tentada a pegar o livro logo mais :D

    Beijos!!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Legal!!! Quem é que não tem uma queda por vilões? Afinal de contas, se não fossem por eles nossos mocinhos e mocinhas dos livros não seriam tão importantes pra nós. Achei incrível o livro e a resenha. Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  9. Meniiiiiiinaaaaaaa!!!! A resenha está ótima, mas esta ideia final foi tudooooo!!!

    Gente! Agora eu também quero um livro dos príncipe!!! Tipo, pra ontem!! Já tô cheia de ideias aqui, hahaha.

    Adorei tudo!! Esse livro tá na lista de desejados e será lido com certeza!!

    Bjksssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oii
    Acho que todo mundo tem uma quedinha pelos vilões mesmo..rs
    Só não tenho certeza ainda se este livro me atrai, não sou muito boa para ler contos.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca fui a maior fã de contos, mas estou super interessada em ler estes livros.

    Espero gostar.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Minha sobrinha gostou muito do Livro Para Princesas. Eu não cheguei a ler, então não posso falar. Acho que darei este para ela no dia das crianças.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Oie Cida
    como amante de vilões, estou muito curiosa para conferir esse livro. Prefiro essa versão do que a das princesas rs
    bjo
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  14. Achei bem legal e como amo vilões em tudo e em qualquer tipo de filme, série ou livros. Gostei da dos Lobos. Cada um dos contos parecem trazer vários sentimentos ao ler e gostei disso.
    Beijos, ThaynáQ.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!