[Resenha] Longe de Você

Longe de Você
Título Original: Through to You
Autor(a): Emily Hainsworth
Editora: Galera Record         Páginas: 288
Lançamento: 2014               ISBN: 9788501096241
Capa Longe de Voce<0302> V4 DS.indd ||Compare & Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Camden Pike tem uma surpresa ao retornar ao local do acidente que matou Viv, sua namorada: ele encontra uma garota exatamente igual a ela. Nina vem de uma realidade paralela onde Viv está viva – mas não é bem Viv. Mas Cam está disposto a mantê-la ao seu lado. Mas eles fizeram escolhas bastante distintas em suas vidas, e quando Nina revela um segredo perigoso, fica claro que a Viv que Cam amava não é a mesma pessoa que ele reencontra. Mas será que ele conseguirá escolher entre essas duas realidades?
Confesso que depois de conferir algumas avaliações do livro eu fiquei com medo de ler, críticas negativas que me deixaram desanimada, eu havia solicitado o livro toda empolgada e isso foi um balde de água fria, comecei a leitura sem muitas expectativas e acabei sendo surpreendida.

Há dois meses a namorada de Cam morreu em um acidente de carro, ele se culpa e está em profunda depressão, mas não só por conta disso, ser abandonado pelo pai, sofrer um grave lesão e ter que deixar de ser um astro do esporte, também foram acontecimentos que contribuíram para deixar seu estado psicológico debilitado, ele estava até em recuperação, o relacionamento com Viv ajudava, mas quando ela se foi, Cam ficou entorpecido pela dor, pesadelos o incomodavam, ele nem tinha mais certeza do que era realidade ou não, o que foi agravado no dia que visitou o local do acidente e viu uma menina de aparência incomum, meio transparente e vinda através de uma luz verde . Poderia ser um fantasma?  Não! Nina vinha de outro lugar, na verdade da mesma cidade que Cam vivia, mas localizada em uma realidade paralela, e lá Viv estava viva, mas esta não era a única diferença entre os dois lugares, havia mais para ser descoberto.

Longe de Você, romance de estreia de Emily Hainsworth, apresenta um protagonista depressivo e acompanhado pela dor, obcecado pela namorada morta como se ela fosse o ar que ele respirava. Cam é um cara que você olha e pensa, “fraco, perdedor, tolo”, mas ao acompanhar o desenrolar da história percebi que ele fez escolhas ruins e estas acabaram refletindo negativamente em sua vida, ele se deixou levar pelo amor, acabou se acomodando em certos aspectos e só quando deu de cara com esta realidade paralela, percebeu o quanto sua vida poderia ter sido diferente.

Neste outro lado, ele conhece Nina, uma menina que sabe muito sobre ele, mas se nega a revelar como adquiriu este conhecimento, ela quer que Cam fique longe do portal entre os mundos, mas quando ele descobre Viv lá, quer viver seu grande amor. A obsessão por Viv é cansativa, eu ia conhecendo a garota e notando o quanto era desagradável e possessiva, em certo ponto ficou claro que em nenhuma destas realidades o relacionamento era o mar de rosas que parecia ser e aí eu torci para Cam abrir os olhos e deixar ela de lado, existe um pequeno mistério no ar, pois Viv não é nada legal e você quer saber o que ela fez, há algo errado em suas atitudes, nos dois mundos.

A leitura é fluida e movida pela curiosidade li o livro bem rápido, acredito que faltou uma explicação maior relacionada ao portal, se era para ser um livro de ficção cientifica, com esta abordagem de universos paralelos, passou bem longe, prefiro ver o portal como uma alegoria para algo maior, uma forma de fazer Cam rever sua vida, ou melhor, ver sua vida por vários ângulos e assim conseguir chegar na verdade e reconsiderar suas atitudes. Nem sempre temos uma segunda chance na vida, as vezes afundamos tanto nos problemas, ficamos tão desesperados, que não acreditamos que existam possibilidades, se fechar não adianta, é preciso nos dar uma oportunidade de ser feliz e foi isso que vi nesta história, a autora deu ao seu personagem uma chance de melhorar, de superar, ele me alegrou no final indo em busca de algo de valor. Quem leu o livro A Menina Que Semeava, vai lembrar que existe um mundo paralelo lá, que também foi um alegoria usada por um pai para ajudar a filha doente, em ambos os livros estes lugares não são explicados em detalhes, mas mostram–se úteis de alguma forma, mesmo você ficando em dúvida se existem ou não.

Eu estava com receio de não gostar, mas como citei, foi uma surpresa e  positiva, apresenta sim certos clichês, como o garoto com problemas que é perseguido por um valentão na escola, um relacionamento de dependência que chega a ser nocivo por isolar dois jovens do mundo, pais que ao invés de cuidar dos filhos e conversarem com os mesmo pagam para alguém fazer isso -  o que me irrita bastante, não gosto desta figura do psicólogo usada para isentar os pais de lidar com os filhos -  mas em suma, a maneira como a história nos faz pensar sobre escolhas, oportunidades e caminhos fáceis e difíceis, me agradou, quantas vezes desistimos antes mesmo de tentar? Cam fez isso e não foi feliz, mas quando se deu conta do erro foi em busca de algo mais, e foi bacana pois seus problemas antigos não sumiram em um piscar de olhos, ficaram lá, mas dali em diante ele cansou de ser “ o coitadinho”, parou de ver a vida passar e foi viver.

Emily Hainsworth passou uma mensagem muito legal em seu livro, poderia sim ter se aprofundado  mais em alguns aspectos, explorado mais o núcleo escolar de Cam e a personagem Nina e seu irmão, que são cativantes,  mas acredito que sua escrita vai amadurecer mais a cada novo livro, ideias boas ela tem e Longe de Você é um livro gostoso de ler.






2leep.com

20 comentários:

  1. Oiii..
    O mais triste é que mesmo sendo idêntica,ela era completamente diferente da pessoa do mundo paralelo :(
    A capa é belíssima de qualquer forma.

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiii!!!
    Eu comprei Longe de vc assim que lançou, e ameeeei o livro, é triste (bem triste), tem uma intensidade de sentimentos, Camden ainda sofre e talvez isto é que o leve a achar tanto que Nina é Viv, embora parecidas fisicamente, elas são estremamente diferentes em personalidades e atitudes!!! Adorei, linda resenha

    ResponderExcluir
  3. acredito que a autora tenha se perdido na tentativa de criar algo novo e atraente!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Meu deus, este livro chamou-me super a atenção espero o ler brevemente!! http://diariosdeumadesconhecidacomilona.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Me apaixonei pelo livro de imediato por causa da capa.. que linda, né?! Engraçado que a sinopse não me chamou atenção, mas adorei saber um pouco melhor sobre a história e adoro tramas que abordam as segundas chances e os "e se" da vida. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  6. "longe de voce" parece ser um livro bom... apesar de eu n ser profundo... fiquei curiosa p/ saber o q acontecera c/ o Cam, nina e seu irmao(personagens principais) no decorrer da historia.

    ResponderExcluir
  7. Só pela mensagem bacana acho que já vale a pena, adorei conhecer o livro aqui, pois realmente não conhecia! Fiquei curiosa
    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Achei a capa muito bonita e ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro e nem sabia ao certo sobre o que se tratava a história. Gostei bastante da sua resenha, fiquei empolgada para ler esse livro
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  9. Também li alguma resenhas bem negativas desse livro, tinha ficado interessada em ler só pela sinopse e agora depois de ler essa resenha fiquei bastante animada pra conferi essa história.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Cida!
    Adorei a resenha, muito honesta ao citar os pontos positivos, mas também os negativos.
    Às vezes é bom que a gente se arrisque e leia algo mesmo que a maioria das pessoas não tenha gostado tanto.
    Que bom que sua experiência foi positiva!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida!
    Adorei sua resenha, super honesta ao falar dos pontos positivos e dos negativos.
    Às vezes é bom a gente se arriscar e ler o que as outras pessoas não gostaram tanto.
    Que bom que pra você foi positivo!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida tudo bem?

    O livro parece interessante pela sinopse, mas complexo! Não sei se iria gostar, a história chama a atenção mas não sei se a autora desenvolve bem, pareceu tudo meio confuso! Adorei sua resenha, está explicativa apesar da complexidade do livro! =)
    Vou pensar sobre ele, quem sabe um dia!

    Beijo!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii Cida
    Gostei desse lançamento da Galera Record. É bom quando uma leitura nos surpreende.
    Gostaria de ler um dia e gostar assim também.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida, tudo bom?
    Acho que nunca li um livro com um universo paralelo, mas gostei da proposta desse livro. É bom demais quando não temos tantas expectativas e a leitura nos deixa surpresa. É um livro que eu leria, mas acho que teria raivinha do protagonista.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Muito boa resenha
    quero muito ler esse ;)

    ResponderExcluir
  16. Como não tinha lido nada sobre o livro não imaginava que ele ia ter esse lado mais ficção científica, pensava que era só mais um new-adult. Agora fiquei interessada!
    Bacana o livro nos fazer pensar sobre muitas coisas.
    Ótima resenha! Bjs <3

    ResponderExcluir
  17. Oi Cida!
    Eu tambem ja vi bastante comentários negativos sobre esse livro mas que bom que você gostou. Ver que você gostou me reanima a sentir vontade de ler esse livro. O menino parece sofrer bastante coitado, espero que no fim ele acabe bem.

    ResponderExcluir
  18. hey Cida
    pra mim não foi uma experiência muito boa. Eu achei o livro meio sem propósito, e o final muito fraco. Que bom que você se surpreendeu.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  19. Achei bem estranha o desenvolvimento da história, eu nunca ia querer ficar com alguém que já morreu '_' não gostei de Viv também por seu comportamento e querer fazer a cabeça do Cam. Mas ao que parece faltou explicações e detalhes sobre os acontecimentos, ainda mais sobre o tal portal. Me interessou demais pela capa, mas não curti muito o conteúdo, mas leria para ter conclusões, vai que gosto não é?
    Beijos.
    ThaynáQ.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!