[Resenha] Ex - Heróis

Ex- Heróis
Título Original: Ex-Heroes (Ex-Heroes #1)
Autor(a): Peter Clines
Editora: Novo Século      Páginas: 344
Lançamento: 2013      ISBN:  9788542801057
42148599   
Stealth. Gorgon. Regenerator. Cerberus. Zzzap. Mighty Dragon. Eles eram heróis usando suas habilidades sobre-humanas para fazer de Los Angeles uma cidade melhor e mais segura. Até que uma terrível praga mortal se espalhou pelo mundo. Bilhões morreram, e hordas de zumbis levaram toda a civilização à ruína. Um ano depois, Mighty Dragon e seus companheiros são os protetores dos sobreviventes, refugiados em um estúdio de cinema transformado em fortaleza, o Monte. Assustados e traumatizados, os heróis combatem os vorazes exércitos de ex-humanos nos portões, lideram equipes para procurar por suprimentos e lutam para serem verdadeiros símbolos de força e esperança. Porém, os famintos ex-humanos não são as únicas ameaças que os heróis devem enfrentar. Velhos aliados, com poderes e mentes horrivelmente destorcidas pela morte, ocultam-se nas ruínas da cidade. E apenas poucos quilômetros os separam de outro grupo, lentamente acumulando poder e liderado por um inimigo coma habilidade mais aterrorizante de todas.
Eletrizante e envolvente.

Sempre gostei de histórias de super-heróis, no estilo Superman, X-Men, Liga da Justiça, entre outros, as conhecidas “histórias de menino”, mas que toda garota levada adora, assim é fácil entender de onde surgiu meu interesse pela leitura de Ex- Heróis, a frase da capa também foi mais um estímulo – “ Os vingadores encontram The Walking Dead, em uma batalha épica.” - não só pelos ditos heróis, mas pela mistura de zumbis, os quais não tive oportunidade de conferir tanto gostaria.

Ex-Heróis é o primeiro livro da série de mesmo nome, do escritor e roteirista, Peter Clines. A série já possui quatro volumes publicados no exterior e chegou no Brasil em 2013 pela Editora Novo Século.

O mundo foi vitimado pelo apocalipse zumbi, hoje os humanos são poucos e vivem em áreas restritas, com medo de serem contaminados pelo vírus dos mortos-vivos e transformarem-se em monstros. As atuais moradias são como fortes de guerra e para sair de lá em busca de alimentos e remédios, é preciso uma verdadeira operação militar e o retorno em segurança é incerto.

Em Los Angeles encontramos um grupo peculiar de defensores dos últimos humanos, formado por incríveis e poderosos super-heróis, Stealth, Gorgon,  Regenerator, Cerberus,  Zzzap e Mighty Dragon. Na luta pela nossa sobrevivência, eles dedicam sua vida a derrotar os zumbis, conhecidos aqui como ex-humanos ou simplesmente ex, mas não pensem que é tão simples assim, entre os ex, existem companheiros antigos destes heróis, o que torna a batalha mais acirrada, já que seus super-poderes não deixaram de existir com a transformação e o pior de tudo, se é que a situação já não está muito crítica, são os Seventeens, um grupo rebelde que quer a cabeça de Gorgon custe o que custar. Está montado o palco para uma batalha pela sobrevivência da humanidade.

O livro é dividido em períodos, antes e agora, alternados em cada capítulo. No antes, a narração é em primeira pessoa, no agora em terceira.  Esta divisão ocorre para mostrar ao leitor a crise por todos os ângulos. No agora, mergulhamos no caos e na ação, vendo as dificuldades dos personagens na tentativa de sobreviver e derrotar seus inimigos, já começamos o livro vendo o mundo que conhecemos extinto e aí surge a curiosidade de entender como tudo chegou neste ponto. É empolgante acompanhar as aventuras e garanto que temos cenas arrepiantes, as descrições apuradas dos ex me deixaram aflita, precisa ter o estômago bem forte para aguentar, mas acredito que para os fãs de The Walking Dead, vai ser bem familiar. São lutas e mais lutas, pontuadas com diálogos bem humorados, sarcásticos na verdade, tanto por parte do heróis, quanto por parte de seus inimigos e aliados.


“Zumbis são tipo as contas do cartão de crédito. Se você ficar pagando só o mínimo, nunca vai se dar bem.”

É o antes que traz uma luz e mostra como tudo começou, nestes capítulos descobrimos mais sobre o início da carreira de Stealth, Gorgon,  Regenerator, Cerberus,  Zzzap e Mighty Dragon e também dos seus companheiros que viraram ex. Conforme suas histórias são mostradas, forma-se algo surpreendente, o real motivo do surgimento do apocalipse zumbi, confesso que foi uma grande surpresa, o autor foi muito esperto nesta hora, conseguiu unir cada elemento apresentado em sua trama com maestria e dar uma explicação plausível para a contaminação da humanidade.

O meu maior medo durante a leitura era exatamente está resposta, desde o começo eu fui capturada pela história, tudo muito instigante e de tirar o fôlego, mas eu estava imaginando qual seria a justificativa e não posso negar que achei que seria algo que não teria a mesma força de tudo que já havia sido apresentado. Sabem quando esperamos muito e o autor apresenta algo simples e incoerente? Pois é, aqui não foi assim, a história que se revela aos poucos é bem casada, cada peça devidamente encaixada. Em seu desfecho testemunhamos uma batalha épica, carregada de energia e bem violenta, longa, mas de pura adrenalina.

Os personagens de Clines são fortes, marcantes e com carga emocional bem delineada. Eu gostei particularmente de Stealth, uma mulher que não deixa a peteca cair e lidera os demais envolta numa aura bem misteriosa. Ela tem pulso firme e impõe respeito. Há sim semelhança destes heróis com outros que nós conhecemos, mas são poucas, no geral é tudo bem original.

Fazia tempo que não ficava tão empolgada com uma história, tanta ação e emoção, fiquei parecendo uma criança de um lado para o outro, vibrando, não querendo que o livro terminasse, mas queria chegar logo no final e saber quem ia ganhar a disputa. Controverso, mas real. O final é conclusivo para o desafio deste livro, mas não para a crise, então quem quiser saber se a humanidade vai sobreviver ou ser extinta precisa acompanhar a série.

Se você é fã de desenhos e filmes de super-heróis vai amar, se não é, vale a pena conhecer este tipo de história. Eu recomendo!!!



2leep.com

21 comentários:

  1. Oi,

    comecei esse livro e seu resenha me deixou ainda mais animada para continuá-lo! É bom saber que o autor conseguiu corresponder as expectativas criadas!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Você não imagina como essa sua resenha me animou! Confesso que estou curiosa pelo livro há tempos, tanto que o solicitei, mas sabe aquele receio, sobre algo que parece muito bom, mas que talvez não seja? Ele esteve presente em todos os momentos! kkk Mas agora, estou bem mais tranquila! :D
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  3. Adoro super-herois!
    Não tinha visto este livro ainda e gostei da resenha!
    Aqui em casa, eu e meu marido colecionamos actions figures de super-herois! da Marvel e Dc...
    Falta espaço, eles brigam com meus livros, nas prateleiras! hahaha..

    Curti o livro e vamos esperar a saga né?!
    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida,
    Não sou fã de zumbis, mas achei a trama criada pelo autor bem instigante. Então pode ser que no futuro eu me arrisque a ler “Ex – Heróis”.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A história parece ser bem eletrizante e empolgante, mas apesar de gostar de distopias, não curto muito o mundo zumbi, por isso desanimei um pouco de ler o livro! mas ele tem muitos pontos positivos, como os personagens que são fortes e marcantes, mas apesar de também gostar de heróis acho que não vou encarar a leitura!
    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  6. Ai que dica legal, assim como você adorooo histórias de super-heróis e principalmente de zumbis, então esse livro super veio a calhar. Você já leu The Walking Dead, A Ascensão do Governador? Não lembro.. amei demais! Já vou anotar essa dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Mi, queria uma recomendação de confiança, agora coma sua vou ler sim, deixa eu ver se acho um precinho bom. Bjos!!!!

      Excluir
  7. Adoro super-heróis mas a ideia desse livro não me agradou, mesmo com sua resenha e a ótima cotação eu não me animei :/

    ResponderExcluir
  8. Oi, adorei a resenha!

    Esse livro parece ser ótimo. Pelos quotes eu acho que ele é divertido também.

    Agora eu quero lê-lo :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. a temática do livro não me agradou muito!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. olá,
    não sou muito fã de livros do tipo com super-herois. Deixo eles para quem gosta e para assistir no cinema com os amigos ou quando estiver passando na televisão.. haha

    ResponderExcluir
  11. Não curto muito em ler estas histórias prefiro assistir o filme!
    Beijinsss!

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto de assistir filmes com super heróis, mas ler livros não é comigo.
    Eu sou bem menininha quanto aos livros sempre prefiro os romances que nos faz suspirar.
    Atualmente eu me apaixonei pelos livros da Lisa Gardner, mas fora isto eu continuo com meu gosto de romances.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo, mas se um dia quiser arriscar, #ficadica

      Excluir
  13. Cida a premissa parece bem bacana, ainda mais pra quem é apaixonado por super-hérois. Mas essa coisa de séries longas acaba cansando. Já são quatro até o momento lá fora? Tomara que a série consiga manter a qualidade e a atenção do público.

    http://www.multiversox.com.br/
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
  14. Por eu não gostar muito de super heróis, o livro não me chamou muita atenção, então dessa deixo a indicação passar.

    ResponderExcluir
  15. Nossa que livro super, hahaha olha a piadinha, é claro que toda garota levada como eu, irá gostar muito desse livro, eu amo tudo que tenha super heróis no meio, infelizmente ainda não li nenhum livro que os tivesse, e também não tive a oportunidade de ler um livro que os zumbis estivessem no meio, então Ex-heróis é perfeito para mim, cheio de aventuras, ação, muita luta, hahaha, muito obrigada pela dica.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  16. Realmente estou encantada com esta esta tua resenha, amo este tipo de historia e tua resenha me deixou super animada pois olhei todos os filmes possíveis sobre eles e sou uma apaixonada por zumbis, imagina juntar tudo isto num livro, lista de desejados com toda certeza!!!
    Espero poder ler em breve!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  17. Embora o tema pareça meio batido, sua resenha deixa com vontade de ler.
    Não me apaixonei pela capa.

    ResponderExcluir
  18. Cida,
    Gamei! Achei a ideia incrível, os capítulos intercalados, tudo... digno de série de sucesso!!!
    Quero pra ontem! mesmo não sendo fã de zumbis (não vejo TWD), acho que eu irei adorar essa história apocaliptica!!!
    Add na lista de desejados!!!

    Beijos

    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  19. Super heróis e zumbis, isso me parece bastante interessante. Vou pesquisar mais sobre esse livro.

    Laplace Cavalcanti
    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!