[Resenha] Enquanto Eu Te esquecia

Enquanto Eu Te Esquecia
Título Original: Love Water Memory
Autor(a): Jennie Shortridge
Editora: Única      Páginas: 384
Lançamento: 2014     ISBN:  9788567028125
Sem título-2

Lucie Walker não se lembra de quem é ou como foi parar nas águas geladas da Baía de São Francisco. Encaminhada para uma clínica psiquiátrica, ela aguarda até que um homem chega afirmando ser seu noivo. Entretanto, com seu retorno para casa, essa mulher sem memória vai tomando conhecimento de sua personalidade antes do acidente, da pessoa controladora, fria e sem vida que era, e dos segredos da infância e da família, assim como da situação do noivado e dos mistérios que podem ter provocado o acidente. Será que ela quer isso de volta? Será que essa nova Lucie conseguirá manter o amor por Grady, ou a oportunidade de recomeçar será sua salvação? Intenso, franco e incrivelmente emocionante, Enquanto eu te esquecia é um livro delicado, que nos questiona sobre a maneira que vivemos e nos lembra que sempre temos uma nova chance de ser feliz.
Quando a vida nos dá uma segunda chance.

O livro começa com uma mulher perdida em uma praia de São Francisco, Lucie Walker está parada dentro na água, simplesmente olhando para o nada. As pessoas ao redor preocupadas com aquela mulher tão desalentada, chamam ajuda e Lucie é levada para um hospital. Fisicamente ela não apresenta nada de grave, está gozando de plena saúde, mas sua mente está em branco. Lucie não lembra quem é, nem de onde veio. 

A história vai parar nos jornais e logo aparece Grady, alegando ser seu noivo e estar à sua procura há quase dez dias. Ele leva Lucie para sua casa e tenta fazer com que ela lembre-se da vida que tinham, afinal faltam apenas dois meses para seu casamento, mas não é apenas isso que importa, ele precisa fazer Lucie amá-lo de novo.

A ideia central é essa, uma mulher sem memória resgatada  pelo homem que a ama, mas engana-se quem pensa que aqui temos um romance de redescobertas e reconquista, na verdade o relacionamento de Lucie e Grady é parte da história, mas não o foco principal. Primeiramente há um mistério no ar, ninguém sabe exatamente porque ela perdeu a memória, os médicos dão o diagnóstico de fuga dissociativa, um apagão na memória de causa emocional, ou seja, a mente de Lucie a fez esquecer algo que mexeu muito com suas emoções, de forma a proteger e evitar um colapso maior.

No começo eu fiquei desconfiada do noivo, algo me dizia que ele estava escondendo algo, eu não estava totalmente errada, embora o que Grady não queria contar era algo simples em comparação ao que pensei, eu já estava com mil teorias de um noivo psicopata. Mas não, é algo ligado ao seu relacionamento, mostrando que ele e Lucie não estavam indo bem, com a perda de memória dela, ele aproveitou para tentar salvar o namoro.

Assim sentei e resolvi tentar entender a causa do problema de Lucie e me vi sendo surpreendida a cada página, a história que a princípio parecia simples, mostra-se bem complexa, Lucie vive um drama que não começou há apenas alguns dias, é algo que vem de seu passado, nada bom por sinal e que a marcou profundamente, mesmo sem ela ter ideia disso.

A narrativa é em terceira pessoa, os capítulos são divididos entre Lucie, Grady e Helen (tia de Lucie), assim nós temos uma visão completa da trama, embora nem assim seja possível prever suas reviravoltas e o seu desfecho, é um quebra cabeças bem montado, as peças soltas encaixam-se direitinho no final.

Lucie foi uma personagem bem construída, suas emoções palpáveis, dava para sentir o quanto estava perdida e assustada, muito frágil. Realmente deve ser horrível não saber nada sobre si, dependendo do que os outros dizem. Ela foi um enigma, sem memória teve que se conhecer e posso dizer que não gostou do que soube, antes era uma mulher fria e distante, agora esbanja carisma e espanta aqueles que conheceram a velha Lucie. Era mesmo uma chata, mas agora não há quem não goste desta mulher. Os flashes de memória mostram que esta pessoa estava enterrada dentro da protagonista, de forma a ignorar algo, conforme vai lembrando, ela tem a oportunidade de se redimir e salvar-se. Adorei Lucie, não a velha, e sim esta nova versão, tão forte em meio a toda esta tempestade e humana acima de tudo.

Não posso dizer o mesmo de Grady, ele é um homem imaturo e egoísta, não por querer, é algo muitas vezes que aconteceu por conta de traumas que carregava desde a juventude, mas mesmo assim sua personalidade é fraca comparada a Lucie e ele não me cativou. Sinceramente eu queria que ele tivesse pensado menos em si e lutado mais por ela, que se recuperou sozinha na verdade.

A história tem uma forte carga psicólogica e emocional, não consegui largar antes de descobrir toda a verdade sobre Lucie e sofrer com seus problemas, torci muito por sua felicidade e fechei o livro com a alegria de ter conhecido alguém muito especial, frente a tantas adversidades ela não se deixou desanimar, seguiu com cabeça erguida e foi a luta.

Muito interessante observar as peças que nossa mente pode nos pregar, como mesmo sendo donos de nosso cérebro, ele nos comanda, independente de nossa vontade.  Uma trama que sabe mexer com o leitor sem ser apelativa, a autora não exagera nos fatos para fazer seu drama mais sério, ela é sutil ao apresentar tudo, com muita sensibilidade soube como me prender e encantar.





2leep.com

28 comentários:

  1. Cida, este livro estava na minha lista de desejados antiga, mas acabei esquecendo de colocá-lo na nova! Ainda bem que li o seu post, pois consegui lembrar dele! Quero muito lê-lo <3

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa Cida, que resenha fantástica. Pelo visto, esse livro tem diversos elementos capazes de me conquistar. Primeiramente o mistério. Assim como você, adoro ficar criando mil e uma teorias, tentando descobrir o vilão da história e a causa de todo drama. Em segundo lugar, adoro histórias que a princípio aparentar sem simples ou clichês, mas que vão se revelando ao longo da trama. Mais um livro para o caderninho. Valeu a dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi! Foi uma surpresa a leitura, tanto que peguei e não larguei até terminar,foi uma tarde imersa nessa trama a gostei mesmo. Bjos!

      Excluir
  3. Noossa a capa desse livro é linda e eu estou super curiosa pra lê-lo, amei a premissa da obra, principalmente pelo fato da Lucy ter esquecido tudo, hehehe nossa deve ter sido difícil o Grady fazer ela amá-lo de novo. Confesso que no inicio da sua resenha eu também fiquei suspeitando do noivo, heheh mas no final percebi que ele não é mal. Mas fiquei um pouco com medo do fato de Grady não ser tão cativante, pra mim o maior peso em um livro são os personagens! Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  4. assim como você fui fazendo inúmeras possibilidades de como a trama se desenrola, quem é suspeito, o que realmente aconteceu...
    confesso que não estava muito animada para o livro, mas curti a resenha e acredito que possa ser uma boa leitura
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. não estava muito a fim de ler o livro, mas a resenha me motivou, estou curiosa!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Cida =)

    Esse livro me chamou bastante a atenção desde o seu lançamento. Gosto de livros com que possuam uma certa carga dramática, por eles serem mais reais e emocionantes. Pelo visto não me enganei com o meu julgamento e esse é um livro que vou gostar de ler.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  7. Se o livro já era um ótimo suspense que me atraia a sua resenha me fez ter ainda mais vontade de ler! Enquanto desfrutava da sua resenha tentei várias vezes pensar em algo que poderia ter acontecido para Lucie ter essa perda de memoria, mas a única coisa que consegui pensar foi no Grady a traindo, porém como você disse que é algo mais forte que vem de muito tempo atrás, então eu só posso pensar nela ter sido estuprada ou ter visto algo que ela ama morrer pelas mãos de outra pessoa que ela ama... Bem, quero ler muito este livro para descobrir o que aconteceu com Lucie.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir
  8. amo livros assim ! *-*
    A resenha fez-me lembrar de A Ultima Carta De Amor, onde a personagem também perde a memória e , aos poucos, vai descobrindo que sua vida na verdade não é nada do que dizem ser.. ~ livro de Jojo Moyes , ja disse que amo essa autora ? rs
    Desejando !

    ResponderExcluir
  9. A capa é linda e não conhecia e gostei do que vc disse na resenha, vou pesquisar, mas pode ter certeza que irei ler
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Cida!
    Estava apaixonada por esse livro por causa da sinopse... E agora você me deixou mais ansiosa pela leitura ainda! rs.
    Parece ser realmente maravilhoso, reflexivo, tocante... Preciso dele para ontem! rs.
    Sem dizer que essa capa é maravilhosa!
    Adorei a sua resenha :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiiiiiii..
    Fiquei muito "a fim" desse livro quando foi lançado! estava aguardando uma resenha dele, a sua é a primeira que leio! ADOREI!!!
    Juro que fiquei desconfiada do noivo!
    E que capa é essa minha gente???, coisa linda!
    Agora é juntar moedinhas...

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!


    ResponderExcluir
  12. Ele já estar na minha lista de favorito,estou ansiosa para ler!
    beijinss!

    ResponderExcluir
  13. Eu me interessei por este livro assim que eu li a sinopse, mas eu ainda não o tenho :(
    Adorei a resenha e agora estou com mais vontade ainda de ler.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida,
    tudo bem?
    Nossa, estou sem fôlego depois de ler sua resenha. O texto está muito bem escrito e super empolgante, suas palavras me conquistaram. pelo que descreveu, também não gostei do noivo dela, covardia se aproveitar de alguém que não pode se defender. E que peso ela carrega a ponto da memória dela apagar como mecanismo de defesa? Nossa adorei!!
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não se aproveitou dela, só não foi muito honesto, ele não queria que ela lembrasse que ele era cheio de defeitos e assim quem sabe salvava a relação.

      Excluir
  15. GENTE!! Para para para. Eu preciso deste livro!!!
    Amo esse suspense todo. Esse negócio de desconfiar do personagem é tudo de bom!!!
    Amei a resenha. Caraca, me deixou alucinada!!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lele, eu desconfio de todos, é por causa dos policiais que li, foram muitos e acabei ficando viciada na desconfiança.

      Excluir
  16. Tô louca por esse livro desde que vi a divulgação. Primeiro porque amo dramas e segundo porque amo ainda mais livros de suspense. Acho que "Enquanto eu te esquecia" é o conjunto de tudo que eu gosto dentro de uma boa trama bem trabalhada e desenvolvida. Não vejo a hora de ler!

    ResponderExcluir
  17. Oi Cida, muito bom saber que este livro que eu me encantei assim que vi, tem um enredo tão rico como este. Já me imagino devorando as páginas em busca de respostas.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  18. Aii Cida esse é mais um livro que entra pra minha lista de desejados, acho que assim que terminar a leitura do último livro da saga Encantadas devo começar esse. A situação da Luce é bem intrigante e o esse mistério que paira em torno do livro me conquistou *-*

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  19. Gente esse livro é mais do que eu pensava, eu imaginava que fosse mais uma historia de amor e tal, mas eu estava enganada, e que cara mala, aproveitando da perda de memoria da moça, e eu tenho que saber que segredo é esse, sobre esse passado, por que ela perdeu a memoria,? Ai meu Deus são tantas perguntas, e eu ainda nem comecei a ler o livro.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  20. Adorei! Colocando mais um livro na minha lista, ele parecer ser tãão legal e a sua resenha me deu um gás para começar a ler ele logo!

    ResponderExcluir
  21. Olá Cida, tudo bem....Este livro já havia me interessado desde seu lançamento por sua sinopse e por esta linda capa!! Mas ao ler sua resenha fiquei ainda mais animada e esta historia com certeza me deixou curiosa para saber toda a historia e o final de Lucie. Parabéns pela resenha e já anotei este drama a minha lista de livros desejados!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  22. Olá Cida, tudo bem....Este livro já havia me interessado desde seu lançamento por sua sinopse e por esta linda capa!! Mas ao ler sua resenha fiquei ainda mais animada e esta historia com certeza me deixou curiosa para saber toda a historia e o final de Lucie. Parabéns pela resenha e já anotei este drama a minha lista de livros desejados!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  23. Estou totalmente doida por ler esse livro e já vi que em algum momento (leia-se ida a livraria) vou acabar o comprando.

    ResponderExcluir
  24. Cida,
    Estou aguardando esse livro chegar e fiquei muito contente por ele ganhar 4,5 estrelas! UAU
    Adoro esse tipo de livro, é bem a minha cara depois das distopias...

    Beijos
    Chrys Audi
    Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!