#Ficadica - Adaptações Cinematográficas... Sim? Não? Talvez?

Oi gente!

A coluna #Ficadica hoje vai falar sobre as adaptações de livros para as telonas, ultimamente é fácil ver uma história que lemos e adoramos exibida nos cinemas, a cada dia é algo mais comum, e acredito que o ano de 2014 está sendo o campeão em números, praticamente toda semana uma estreia e muitas outras previstas até o final do ano.

Vou falar sobre algumas que tive a oportunidade de conferir, não são todas deste ano, algumas mais antigas, mas vale a pena mencionar.


A Menina Que Roubava Livros

A Menina Que Roubava Livros é um dos meus livros favoritos, a história da pequena Liesel, narrada pela morte, é bela e sensível. Em meio aos caos e horror da Segunda Guerra, temos um vislumbre de esperança na trajetória desta menina, que amava livros. Uma leitura que me comoveu a cada página ao ver o quanto o homem pode ser cruel e impiedoso com o seu semelhante, mas também ser amigo, companheiro e solidário com aqueles que estão em situação ainda pior que a sua.

O filme é bom, mas não consegue emocionar tanto como o livro, muitas cenas importantes foram deixadas de lado, algumas muito significativas, e até mesmo a participação de alguns personagens não foi tão trabalhada, o resultado é uma história bonita e menos impactante, mas que vale a pena conferir, não perdeu a essência da história, embora seja menos intensa. Achei os personagens do filme muito bem arrumadinhos, já que no livro eles são mais humildes e com menos recursos. Se eu visse o filme primeiro, com certeza iria querer ler o livro.

Sim? Não? Talvez?
Sim! Recomendo para todos que querem conferir a história e acharam o ritmo do livro lento, e para aqueles que amaram e querem matar a saudades.


Cidade dos Ossos




A série Os Instrumentos Mortais é a minha série preferida da atualidade, definitivamente sou apaixonada pelo universo de caçadores de sombras criado por Cassandra Clare, vejo os livros na pré-venda e já compro, até porque as primeiras edições são de colecionador, com capas holográficas e não posso perder por nada. É uma história de seres sobrenaturais fascinante, tem de tudo aqui, vampiros, lobisomens, anjos e muito mais, mas não é uma salada, a autora conseguiu deixar tudo bem amarradinho e ainda nos dá um romance de deixar o coração na boca e claro, Jace, seu mocinho, é inteligente, sarcástico e levou meu coração.

Fui logo na primeira semana conferir o filme, mesmo que o ator escolhido para ser o Jace não fosse nem de longe minha primeira opção, mas paciência, estava feito. Gostei do filme, tem ação e o cenário foi nota dez, exatamente da maneira que imaginei ao ler cada livro, mas os personagens, tanto na aparência, quanto na personalidade passaram longe do original, Valentim foi terrível e o jeito de ser de Izzie e Jace deixou muito a desejar, ambos têm um gênio do cão no livro, ele é extremamente arrogante e sarcástico e ela agressiva, no filme são uma doçura e não deu para engolir. Contudo, os outros foram bem reproduzidos, então não foi um problema geral.

Sim? Não? Talvez?
Sim! Mesmo com ressalvas é legal ver as imagens que sempre criamos em nossa mente nas telas, figurinos, cenários e particularidades da obra bem reproduzidas, mas estejam cientes das diferenças gritantes dos personagens. Mas admito, quem assiste quer ler o livro, no meu caso, saí do cinema doida para reler toda a série.


Dezesseis Luas



A série de livros é legal, eu amei o primeiro, fiquei satisfeita com o segundo e triste com o final do terceiro, ainda não criei coragem para ler o quarto, com medo do desfecho, mas até o final do ano eu supero e termino a série. É um romance sobrenatural bem bizarro e original, que traz novos seres, os Conjuradores, que podem ser legais ou perversos, e a protagonista fica no meio disso, pendendo para ambos os lados, o resultado é uma batalha para definir onde Lena vai se encaixar, e seu namorado Ethan fica que nem louco tentando ajudar a garota.

O filme é uma bagunça, embora os cenários sejam tão assustadores quanto os do livro e o figurino seja excelente os personagens deixaram muito a desejar, além disso tiveram a coragem de colocar um mesmo ator incorporando dois personagens do livro, não atuando como duas pessoas, mas unindo a governanta de Ethan e a bibliotecária em uma única pessoa, o que descaracterizou ambas e comprometeu seriamente elementos relevantes para os futuros desdobramentos. Os personagens não tem carisma nenhum e a trama ficou bem desconexa.

Sim? Não? Talvez?
NÃO!!! Eu não recomendo, a história ficou totalmente sem graça, e de jeito nenhum anima alguém para investir nos livros. Recomendo os livros e só.


Hoje não teve nenhum talvez. 

Vocês preferem filme ou livro? Eu na maioria das vezes prefiro o livro, mas não tiro o mérito de uma boa adaptação, acredito que tudo tem dois lados e isso aplica-se aqui, há sempre o lado positivo e o negativo, por isso temos que dar a oportunidade antes de julgar.

Este ano tem muito mais pela frente, pretendo conferir a maior parte e vamos poder comentar por aqui. No momento minha maior expectativa é Divergente. E a sua? Qual é?



Então, #Ficadica!




2leep.com

32 comentários:

  1. Oie,
    ainda não assisti a menina que roubava livros, mas quero ver.
    Instrumentos mortais ou achei o filme fraco, mas gostei. Dezesseis luas eu achei mais ou menos, mas confesso que nunca fui muito fã do livro tb rsrsr

    Divergente quero mto assistir, assim como VA.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida.
    Eu assisti A Menina que Roubava livros e adorei, consegui me emocionar mais para o final, mas os personagens foram muito bem interpretados, só que eu acho que quem não leu o livro, vai encontrar certa dificuldade de entender algumas passagens devido a várias coisas importantes que não foram passada.
    Com certeza minha expectativa é Divergente, já que estou com a leitura em dia e pronta pra conhecer o Quatro nas telinhas rsrsrs.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, nossa eu tb não recomendo 16 luas e minha expectativa é A Culpa é das Estrelas, ainda não li Divergente e pretendo ler em breve..
    Beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida!
    Desses aí eu só olhei Cidade dos Ossos e achei muito legal, não vejo a hora de conferir os livros.
    Como aqui na minha cidade não tem cinema, estou esperando sair na net uma versão boa de A Menina que Roubava Livros, eu li o livro e me apaixonei pela Liesel. Uma das minhas adaptações mais aguardadas é A Culpa é das Estrelas, espero que o filme seja tão bom quanto o livro e que eu não me decepcione.

    Beijos
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, tudo bem?
    De todos os filmes citados por você, vi e li apenas A menina que roubava livros e concordo com o que você disse. Faltou algumas coisas, mas o filme ainda assim é encantador. Quanto aos demais, vou assistir Divergentes mas quero ler primeiro o primeiro livro. Dezesseis luas nunca me interessou, nem o livro e muito menos o filme. e depois das criticas, acho pouco provável que eu assista.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  6. Dos livros que acima se encontram, o único que li foi A Menina Que Roubava Livros, e minha opnião é parecida com a sua.
    Amei o livro, foi o primeiro que me deixou emocionada. Quando estreou fu correndo para o cinema assistir. Resultado : não aprovei. Assim, o filme EM SI é bacana e eu teria gostado se não tivesse lido o livro. Como já dissestes, o filme oculta muitas partes do livro, partes que podem até não ser consideradas "muito importantes", mas que fariam diferença, sim. Além de detalhes ocultos, também houve algumas leves mudanças na história, na qual só os que lerem realmente o livro perceberiam.
    Não foi tão emocionante como o livro, nem intenso. Outra coisa que me incomodou também foram as características dos personagens. Nos livros são descritos como pobres, às vezes até imundos; A mãe adotiva da Liesel é descrita, no livro, como uma senhora baixa, gorda e com cabelos sempre bagunçados; o que não acontece no filme.
    Essas são observações de uma amante de um livro perfeito. Claro que não iria estar bom para mim, apenas se fizessem um filme com todas as cenas do livro. TODAS. Mas acho que não seria possível.. haha
    Por ora, eu recomendaria o filme sem dúvidas para aqueles que não leram o livro e para os que leram e não sao tao perfeccionistas (no quesito "amar um livro que querer que o filme seja IGUAL") como eu .
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    Aqui na minha cidade não tem cinema, então vai demorar um pouquinho pra eu assistir A Menina Que Roubava Livros. Confesso que AMEI City of Bones. Não imaginava a Lily no papel da Clary, mas eu amei o Jamie como Jace. Amei de verdade. Sem contar o Kevin fazendo o Alec, quase morri do coração. Concordo totalmente com você quado o assunto é a adaptação de Dezesseis Luas: o filme ficou MUITO, MUITO diferente mesmo do livro, e achei os atores bem fraquinhos...

    Beijos!

    http://roendolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie Cida!!!
    EU ainda não li o livro A Menina que Roubava Livros, mas estou super curiosa tanto pelo livro como pelo filme!!! Dezesseis Luas, uma vez eu comecei a assistir o filme, não gostei e parei, rsrrsr. Cidade dos Ossos nunca me interessei nem pelo livro e nem pelo filme, hehehe Agora Divergente, huuuum não vejo a hora de ler o livro e depois assistir o filme!!!!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  9. to doida pra assistir a menina que roubava livros, que pena que dezesseis luas não é bom, fiquei sabendo do livro pelo trailler do filme e me interessei, mas nunca quis ver o filme. Sabe quando o livro é tão perfeito que você não quer que nada estrague?
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. to doida pra assistir a menina que roubava livros, que pena que dezesseis luas não é bom, fiquei sabendo do livro pelo trailler do filme e me interessei, mas nunca quis ver o filme. Sabe quando o livro é tão perfeito que você não quer que nada estrague?
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie Cida =)

    Ainda não li e nem assisti Dezesseis Luas, mas já ouvi falar tão mal do filme, que vou ficar só com o livro mesmo rs...

    Eu simplesmente adorei A Menina que Roubava Livros. Não me emocionou tanto quando o livro é claro, mas chorei bastante também rs...

    Já Cidade dos Ossos eu já achei um bom filme. Nada assim muito fantástico mas bom.

    Adorei a coluna ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida!
    Adorei o post, bem criativo! Sobre Cidade dos Ossos: infelizmente, discordo de você. Achei a adaptação boa somente até a metade. E fiquei bem chateada com os cabelos da Lily Collins, já que eu imaginava quase uma Merida pra Clary hahaha! Sobre o Jace, prefiro nem comentar... imaginava um deus grego e eles me aparecerem com o Jamie Campbell Bower? Decepcionei. </3
    O filme de Dezesseis Luas é péssimo mesmo, totalmente sem carisma. Mas falam super bem dos livros, então quem sabe eu dê uma chance.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. To na expectativa pra Divergente também, mas confesso que to com medo. Vi algumas mudanças no trailer. Não sei se curto a ideia do Tobias descobrir que ela é Divergente antes do tempo... enfim... só vendo mesmo para saber. No mais, adorei tb A Menina que Roubava Livros. Tb estava com medo do filme, mas ele me surpreendeu.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu prefiro os livros também, mas também gosto de ver nas telonas as tramas ganhado vida.
    Dos três filmes já lançados eu só li e assisti os Instrumentos Mortais e confesso que não gostei de algumas mudanças. Tenho vontade de assistir Dezesseis Luas apesar das criticas. Pretendo assistir A Menina que Roubava Livros e Divergente, mas estou bem curiosa pela adaptação de A Culpa e das Estrelas.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiieeeee...
    Dos que você citou, só não vi Cidade dos ossos... Cara, não achei esse jace bonito... Cara feio, magrelo!! AFFFFFFFFF!!
    Dezesseis luas, o filme, iecaaaaaaaa... Muuuuuuuuito chato! Comprei o primeiro livro na esperança de ser melhor ( o que geralmente acontece).
    A menina que roubava livros: Eu adorei e pensei que eu fosse chorar mais!
    Aguardo por Divergente ansiosamente!!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  16. Eu único da lista que eu vi/quis-quero assistir foi Dezesseis luas, confesso que Academia de Vampiros foi muito esperado por mim, chorei muito quando foi dito que não ia ter no Brasil :/

    ResponderExcluir
  17. Pretendo ver A Menina que Roubava Livros!
    Beijinss!

    ResponderExcluir
  18. A menina que roubava livros é perfeito e emocionante!!! Gostei de Cidade dos ossos, assisti Dezesseis Luas e vi que todo mundo não gostou da adaptação, eu não li o livro então não pude fazer uma comparação, mas acredito que os livros são bem melhores.
    Ansiosa para assistir Divergente.
    Beijão

    ResponderExcluir
  19. Oi Cida!!
    Eu amo filmes que envolvem aventura e fantasia, eles me deixam com vontade de ler os livros. Como tenho o costume de ler mais romances, sinto certa dificuldade em imaginar os cenários e figurinos dos livros de fantasia, por isso quando vejo o filme (nem que seja apenas o primeiro da série) já corro pra ler os livros e "a viagem" é muito melhor. Adorei o post!
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  20. Oi Cida...Amo ler livros que tenham adaptações...Mas sempre leio o livros para depois ver o filme.Vi este ano A menia que roubava livros e realmente amei!! Mas ano passado li Dezesseis luas e foi uma completa tristeza olhar o filme, tinha vontade de chorar e dizer " mas o livro não é assim!!" Achei uma caca o que fizeram com o filme pois o livro é super bacana, e o filme muito amador. Pretendo terminar de ler esta série este ano!! Parabéns pelo post!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  21. Sempre que vou ao cinema conferir a adaptação de um livro que eu tenha lido, procuro dissociar livro e filme. São linguagens diferentes, não dá para esperar que seja exatamente igual. Não li nenhum desses livros e dos filmes só assisti ao A Menina que Roubava Livros (muito bom!!!). Pretendo ler o livro também, já está na minha pilha de futuras leituras.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  22. A menina que roubava livros está perfeito pra mim! Amei demais. :)
    Eu não li Dezesseis Luas ainda, mas fiquei com vontade de ler por ter assistido o filme. :/
    Acho, então, que não vou me decepcionar, né?

    http://naproximapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu amei tanto a adaptação de A Menina Que Roubava Livros que nem encontro palavras pra explicar. Tudo bem que concordo com alguns pontos que você ressaltou, mas chorei do começo ao fim já que assim como o livro, o filme foi extremamente sensível e tocante.
    Ainda não assisti aos outros filmes, então...
    Minha maior expectativa também é com Divergente e depois do trailer que eu vi, me parece que será bem fiel ao livro também.

    ResponderExcluir
  24. Eu estou com aquela sensação de que escrevi o nome da Kel no outro post rs. Eu vi o nome dela ali e acho que isso me confundiu.

    Mas ok, vou escrever novamente :D

    Primeiramente, eu adorei as dicas. Eu vi A Meninas que Roubava livros e amei. Eu assisti 16 luas, mas não li o livro então não posso comparar. Cidade dos Ossos eu não li nem assisti então também não tenho nada a declarar e Divergente eu tenho que ler esse final de mês para poder assistir nos cinemas e espero gostar tanto do livro quanto do filme.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Dos que vc citou, só assisti 16 luas e A menina que roubava livros e tenho a mesma opinião sua. Porém A Menina que roubava livros me emocionou, mas com certeza o livro é melhor.
    Acho que esse negocio de adaptação é uma coisa me complicada, acho que deveria ser lido e relido a história, porque existe livros bom que dão filmes bons e livros bons que não dão filmes bons é um caso de saber perceber isso. Acho que é o que vai acontecer com Fallen, é uma historia bom mais não dará um filme bom ou o mesmo que aconteceu com 16 luas.
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. No #FicaDica de hoje, nenhum dos livros ou filmes eu li ou assisti. Meu marido está querendo ver A Menina que Roubava Livros, uma pena eu ver o filme antes de ler, mas paciência. EU adoro ver filmes depois que li os livros, só não gosto mesmo quando mudam muito o enredo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  27. Cida, eu estou louca para ver Divergente também assim como A Culpa é das Estrelas, espero que eles tenham feito um ótimo trabalho, pois depois de ver aquela coisa horrível que fizeram com 16 luas construi agora um medo terrível de ver adaptações. Eu estava ansiosa para ver Academia de Vampiros, mas infelizmente não teremos estreia aqui, o jeito é esperar sair em DVD, mas a raiva é tão grande deles terem feito isto que dá vontade de não comprar e sim baixar na internete como uma forma de protesto.

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  28. Oi Cida, também amei o filme de A Menina que roubava livros. Vi Instrumentos Mortais e não curti muito, mas também não li o livro, então não tenho base de comparação. Quanto a 16 Luas, nunca tive vontade de assistir. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  29. Olá! :)
    Achei bem interessante o post! Destes da lista, só assisti Dezesseis Luas, ainda não li o livro mas pretendo ler em breve e concordo que os atores escolhidos são bem sem graça, apesar de eu não ter conhecido os personagens ainda. Espero gostar mais do livro do que gostei do filme ...
    Muito bom o filme de A menina que roubava livros não ter decepcionado quem leu o livro, eu ainda não o li, mas pretendo e depois quero assistir o filme também, sempre vejo muita gente elogiando os dois e parecem ser mesmo bem emocionantes!
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  30. Oi, adorei o post, e é uma coisa complicada na minha opinião, Adaptações, o maior medo de todo leitor, eu creio, eu sempre prefiro ler o livro primeiro para depois ver o filme, dos filmes e livros citados eu li Cidade os ossos depois de ver o filme, fui sem saber muito sobre a historia, confesso, detestei o filme, achei horrível, comprei o livro, mas não tinha coragem de ler, por causa da impressão que o filme deixou, com muito enrolação esse ano eu li o livro e gostei, não foi aquela coisa, acho que se eu tivesse lido antes de ver o filme eu tivesse gostado mais, por isso sempre aconselho as pessoas lerem antes. Quero muito ler e ver A menina que roubava livros, parece que ambos são muito bons, e por fim, eu tenho que ler logo Divergente, pois o filme já esta pertinho de estrear e eu quero ver.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  31. Oi Cida,
    Acho que vou ser do contra só um pouquinho...kkkk
    Não consegui passar dos primeiros capítulos do livro A menina que roubava livros (prometo que vou insistir algum dia), mas tb não fiquei curiosa com o filme!
    Dezesseis luas eu gostei do filme, ainda não li o livro e pretendo... talvez depois eu o ache superficial, mas achei que ele teve o suficiente para me prender na história.
    Cidade dos ossos eu gostei do filme e não gostei do livro! vai entender...
    E Divergente vou ver antes de ler!!! Estou ansiosa!!!

    Beijos
    Chrys Audi

    ResponderExcluir
  32. Eu amei A Menina Que Roubava Livros.
    Cidade dos Ossos eu esperava mais, mas foi bom.
    Dezesseis Luas eu não li o livro, kk.
    E Divergente promete ser muito bom. *-*

    Beijos.

    http://www.some-fantastic-books.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!