[Resenha] A Once Upon A Time Tale - Despertar

A Once Upon a Time Tale - Despertar
Título Original: Reawakened (Once Upon A Time #1)
Autor(a): Odette Beane
Editora: Planeta            Páginas: 304
Lançamento: 2013      ISBN: 9788542201819
81958094


Emma Swan sabe muito bem como se virar sozinha. Ela foi abandonada quando ainda era um bebê e a vida não tem sido exatamente um conto de fadas para ela. Quando o filho que ela abandonou anos atrás a encontra tudo se tornará ainda mais complicado. Henry tem 10 anos agora e acredita que a mãe tenha nascido em um mundo alternativo mágico e que, seja a filha desaparecida da Branca de Neve com o Príncipe Encantado. Emma não acredita em uma palavra, mas de acordo com Henry, ela é a única que pode quebrar a maldição, jogada pela Rainha Má, e que afeta todos os personagens dos contos de fadas. Eles estariam presos na nossa realidade, na cidade de Storybrooke, sem seus poderes mágicos e sem qualquer lembrança de quem realmente são.
A Once Upon a Time Tale (OUAT), de Odette Beane, foi baseado na série televisiva, de mesmo nome, criada por Edward Kitsis e Adam Horowitz, roteiristas de Lost e Tron. Entre as séries exibidas atualmente, considero esta uma das melhores e ler o livro me fez reviver cada episódio da primeira temporada, sem dúvidas foi uma leitura nostálgica.

Emma Swan trabalha na busca de pessoas, se você quer encontrar alguém deve contratar a moça. No dia que retorna para casa depois de mais um trabalho bem sucedido, ela se vê sozinha em pleno aniversário e deseja que a solidão não seja mais parte de sua vida e como em um passe de mágica, alguém bate em sua porta. Emma encontra ali o pequeno Henry, que se apresenta como o filho que ela abandonou ao nascer e agora veio lhe buscar para uma grande missão, quebrar a maldição que assola a cidade de Storybrooke.

A Rainha Má em sua eterna vingança contra Branca de Neve, amaldiçoou o país dos contos de fadas, prendeu todos os seus habitantes em uma cidade onde o tempo parou e ninguém lembra quem é, apenas ela e um feiticeiro sabem a verdade. Henry descobre tudo em um livro de histórias, lá consta que a filha de Branca e no Príncipe Encantado é a única capaz de salvar todo mundo. Ela é na verdade Emma Swan.

Até aqui poderia ser apenas mais uma história de fantasia, mas não, é uma repaginada nos contos de fadas, não apenas em um , mas em vários deles, unidos todos nesta trama muito bem tecida e encantadora.

Eu estava com muito receio de ler o livro, não tive boas experiências com obras que foram escritas com base em filmes e séries, geralmente a abordagem é bem superficial, o autor peca por esquecer que não temos a imagem para completar o cenário e acaba escrevendo algo estilo um roteiro, sem muitos detalhes e que nos deixa sem a possibilidade de “ver” a história. OUAT me surpreendeu por ser consistente, mesmo sem ser extremamente detalhista, tem a preocupação de ambientar, seja descrevendo sensações, pensamentos e até mesmo ambientes, de forma sucinta, mas na medida para criarmos em nossa mente um cenário. Claro que quem assiste a série não terá dificuldades para imaginar, mas levando em conta aqueles leitores que farão seu primeiro contato com a história, o resultado foi excelente.

A narrativa em terceira pessoa viaja entre presente e passado, enquanto Emma acompanha o filho na volta para casa, vê-se presa em algo que sua mente não aceita, mas mesmo assim não consegue deixar para trás, ela  nega-se a crer em maldições, mas sabe que muita coisa naquela cidade só pode mesmo ser explicada se acreditar no impossível, assim sua trajetória é de alguém que precisa descobrir a verdade sobre si e sobre o mundo em que vive, tudo isso mesclado com a construção de sua relação com o filho, que é linda.

O flashes do passado são o que nos permitem ver como as coisas convergiram para os dias atuais, assim revemos os contos de Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Pinóquio, Alice e muitos outros, claro que de maneira totalmente reformulada e bem mais complicada. 

A história é bem equilibrada, com seu toque de mistério e seus dramas, emociona e também diverte, é uma narrativa bem direta e objetiva, que prende fácil por seu dinamismo. Aqui temos a mistura perfeita de bondade e maldade… realidade e fantasia… amor e amizade.

Faz um tempinho que assisti a primeira temporada e foi delicioso reviver cada momento, mesmo sabendo o que iria acontecer minhas expectativas não diminuíram, eu sofria por antecipação por saber o que viria pela frente, acredito que para quem for a primeira vez nesta viagem, a aflição seja menor e a surpresa maior. 

Emma é uma heroína perfeita, não por se achar indestrutível,mas por ser o contrario disso, não acreditar em si e assim sua jornada de herói é mais empolgante, pois vemos ela crescer. 

Regina ou a Bruxa Má, é a melhor interpretação desta famosa vilã que já vi, mas alerto que isso é melhor apresentado na série, no livro ela não foi tão destacada, assim como o sensacional gênio das artimanhas Sr. Gold. 

A ressalva que deixo é por conta disso, faltou o destaque para personagens importantes, que têm papel fundamental na vida dos protagonistas, Gold é meu preferido, por seu sarcasmo e esperteza, e foi esquecido no livro, algo que é complicado de aceitar. Ele aparece, mas pouco.

Neste volume temos literalmente o despertar de uma magia adormecida, levando os personagens para um outro nível de desafios e descobertas, a trama seguirá com mais força e afirmo que também com mais emoção. Recomendo.




2leep.com

31 comentários:

  1. Oi Cida,
    sempre vi essa capa e me interessei, mas com a resenha fiquei na dúvida se iria mesmo curtir, mas ainda vou deixar na minha lista de desejados.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Cida, quando eu tava de férias da facul eu assisti uns episódios da série na tv, mas nem imaginava que era baseado no livro, mas achei a proposta tão bacana que com certeza o livro deve ser ainda melhor, mais rico em detalhes
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Thaila, o livro é baseado no seriado de TV.

      Excluir
  3. Oi Cida :)
    Eu tentei assistir a série, mas não me conquistou. Abandonei depois do 1º episódio. rsrs Tenho curiosidade em ler o livro, ainda mais que sua resenha foi tão bacana. Se tiver oportunidade, certamente, lerei.
    Beijão
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  4. Olá Cida...
    Não conhecia a série ainda, mas me interessei bastante. Essas histórias de fantasia me encantam, sempre vejo bastante gente que ama esta série e já me falaram do livro, mas ainda não tive a oportunidade de conhecer e me inteirar sobre o assunto. Mas tenho curiosidade e pretendo começar a assistir em breve e depois realizar a leitura do livro!!
    Beijos♥

    ResponderExcluir
  5. Olá Cida :)
    Estou loooooouca por essa série!
    Amo a série, e queria ler os livros logo!
    Adorei a sua resenha, parabéns :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiiiiiiii...
    Eu acompanho a série... Sou completamente apaixonada e viciada por OUAT!!
    Perfeita, só isso que posso dizer!!
    Não comprei o livro, mas a temporada em dvd.. hahahah!
    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida!
    Não acompanho a série (pretendo!) e a dúvida que tinha em relação à esse livro era justamente se ele seria "vazio" para aqueles quem estivesse tomando contato com a história pela primeira vez. Que bom que a autora caprichou "recheando" bem a história.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é não Elis, eu tinha este receio, mas foi uma boa leitura, uma pena mesmo foi os personagens que citei não terem tanto destaque, ele são ótimos, por isso assista a série e leia o livro se puder.

      Excluir
  8. Assisti e adorei a primeira temporada de OUAT, mas sinceramente, não sei se eu leria o livro. Porque sempre que eu gosto de uma série, acabo me frustrando com o livro por deixar, várias vezes, de seguir o enredo. E no caso, esse livro foi baseado na série, né? Então não sei o que achar.

    ResponderExcluir
  9. Oie Cida =)

    Eu simplesmente AMO OUAT <3!! Mr. God é meu personagem favorito da série. E a Regina? Muito diva *-*

    Tenho muita curiosidade de ler o livro, mas acredito que ao ler ele vou sentir que falta alguma coisa. A magia da série propriamente dita rs...

    Ótima resenha!

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  10. Ainda não comecei a ver a série, mas meu irmão me disse que ela parece ser um pouco confusa. Acho que vou ter que ler o livro pra depois começar a ver a série.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Falam super bem desta série.
    Não tinha parado para ler nenhuma resenha do LIVRO em si... Espero poder lê-lo um dia, parece ter uma história muito boa!
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida,
    Eu não vi a série, mas me interesso por contos de fada reformulados. Já leu a Saga Encantadas da Única? Eu adorei a leitura.
    Me interessei pelo livro.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito legal Joyce, só falta eu ler Poder. Bjos!

      Excluir
  13. Mais um para a minha listinha de desejos... não sabia que a série tinha virado livro, e assim como você não gosto muito quando isso acontece, eu perco muito o interesse, porém com o que você falou eu passei a ter um interesse por essa leitura. *--* Espero em breve ler!!
    http://estantedapri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Por ser série prefiro assistir do que ler ,gostei da resenha parabéns despertou minha curiosidade!
    beijinss!

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida, tudo bom?
    Eu não costumo gostar de adaptações de contos de fadas, mas morro de vontade de assistir OUAT porque só tenho escutado elogios. Talvez eu até leia o livro antes e assista ao piloto da série. Muita gente falou que esse livro resume bem a primeira temporada da série.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São os episódios da primeira temporada na verdade, inclusive estão listados no próprio livro para o leitor conferir.

      Excluir
  16. Oi Cida, a série televisiva não me interessou, assim como o livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  17. Eu amo a série e não sabia que tinha o livro =D
    Estou louca para ler, mas fiquei bem triste porque você falou que não há destaque na Regina, eu adoro aquela personagem e entendo completamente a maldade dela por isto não sinto raiva, acho que eu tenho aquela visão que o Henry tem dela, eu sou uma verdadeira fã da bondade daquele moleque aushauhsauhs

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, mas mesmo assim foi legal, deu para relembrar tudo o que aconteceu.

      Excluir
  18. Oie Cida! Estou curiosa pra ler esse livro, já vi muitas resenhas positivas. Nunca vi o seriado, mas também tenho vontade, é um tal de Senhor Tempo que eu não ando tendo! Achei bacana a Emma ser uma heroína que não se acha indestrutível, mas que vai crescendo a medida que a história acontece! Gosto muito de releituras de contos de fadas, apesar que essa parece ter se distanciado bastante da original! hehehe Aaah eu também sou super desanimada com livros baseados em filmes e seriado, realmente as vezes eles são muitos superficiais!!! Sua resenha ficou ótima! Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  19. Oi Cida, adorei a resenha. Sempre tive curiosidade para saber como era o livro, se ele era um "repeteco" do seriado ou se trazia coisas a mais, tipo os livros de The Walking Dead. Que pena que não deram destaque justamente para os personagens mais importantes, na minha opinião. Amo a Regina e o Sr. Gold e o seriado não teria a menor graça sem eles. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  20. A capa nunca me despertou interesse nenhum nenhuma das vezes que a vi mas nunca havia lido a resenha. Após le-la, meu desejo de ler o livro se esvaiu por completo. A história não me agradou muito.
    Boa leitura para quem gostou ^^

    ResponderExcluir
  21. A capa nunca me despertou interesse nenhum nenhuma das vezes que a vi mas nunca havia lido a resenha. Após le-la, meu desejo de ler o livro se esvaiu por completo. A história não me agradou muito.
    Boa leitura para quem gostou ^^

    ResponderExcluir
  22. Cida,
    Fiquei curiosa com o livro pois não consegui me empolgar com a série por achar a interpretação de Emma fraca, diferente de como ela trabalhou em House... me decepcionei, então acho que eu vá gostar mais do livro!

    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  23. Oi, eu tenho duvidas, não sei se leio ou não esse livro, eu comecei a ver a série, mas não curti muito, na verdade como eu não vi todos os episódios desde o começo fiquei meio perdida, e queria ler o livro para ver se entendia alguma coisa, mas depois da resenha não sei se quero não.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  24. Oi, eu tenho duvidas, não sei se leio ou não esse livro, eu comecei a ver a série, mas não curti muito, na verdade como eu não vi todos os episódios desde o começo fiquei meio perdida, e queria ler o livro para ver se entendia alguma coisa, mas depois da resenha não sei se quero não.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  25. Eu não fiquei muito curiosa pelo livro pelos motivos que tinha apontado no começo, normalmente é como um roteiro que jogam para livro.
    Eu ainda não me atualizei na série, falta quase toda a última temporada para assistir. =P

    http://www.some-fantastic-books.com/

    ResponderExcluir
  26. Queria muito ver a série antes de tudo, ainda tenho dúvidas sobre ela e não estou podendo gastar muito com livros, adorei sua resenha e me deu um gás para começar a ver a série para depois ler o livro. Vou colocando ela na minha lista.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!