[Resenha] Enfeitiçadas

Enfeitiçadas
Título Original: Born Wicked (The Cahill Witch Chronicles #1)
Autor(a): Jessica Spotswood
Editora: Arqueiro      Páginas: 272
Lançamento: 2014      ISBN: 9788580412307
Enfeiticadas_Capa WEB

Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido? Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas.

Enfeitiçadas é o primeiro livro da trilogia As Crônicas das Irmãs Bruxas, de Jessica Spotswood e afirmo que é uma série que veio para provocar fortes emoções em seus leitores, do amor ao ódio, podem estar certos disso. Embora este primeiro volume não traga tanta agitação e deixe muitas perguntas no ar, serve perfeitamente como um aperitivo do que está por vir, adoça nossa boca sem enjoar, deixando aquele gostinho de quero mais.

Eu sou fã de histórias de bruxas, mas confesso que as acompanhei mais pelas telas... Witches of East End e Charmed, tendo como maior amor a série Charmed, mais conhecida aqui como Jovens Bruxas, até mesmo pensei que Enfeitiçadas seguiria a mesma linha, mas não, aqui além de as irmãs serem muito mais jovens, ela não têm nem um terço da liberdade que as meninas de Charmed possuiam.

Conhecemos Cate, Maura e Tess, três irmãs que desde cedo descobriram ser bruxas em um lugar onde isso significa a morte certa ou internação em um sanatório. Sem a mãe para lhes orientar, Cate, a mais velha, assume para si a tarefa de criar e proteger as irmãs de todo e qualquer perigo, mas ela tem apenas dezesseis anos e este papel não é fácil de desempenhar, ainda mais vivendo em uma sociedade que dispensa cada minuto para cuidar da vida alheia, este segredo está a cada dia mais ameaçado. Com a chegada de uma governanta, Cate perde totalmente o controle sobre suas irmãs e até mesmo sobre sua vida, para piorar a situação, ela vai completar dezessete anos e dita a regra que nessa idade ela deve escolher seu caminho, um casamento ou a vida monástica em uma Irmandade só de mulheres. Seja qual for o caminho, ela não poderá cumprir a promessa feita à mãe em seu leito de morte e após descobrir uma certa profecia, fica mais preocupada ainda com o que o futuro lhes reserva. Será possível encontrar um terceiro caminho?

Narrado em primeira pessoa por Cate, este livro conta a jornada de três jovens que nasceram bruxas em uma época onde isso era extremamente perigoso, um total clima de Inquisição, na verdade ser mulher na Nova Inglaterra no tempo das garotas já era ruim o suficiente, quanto mais ter o dom da magia. 

Nunca me senti tão revoltada quanto nesta leitura, me coloquei na pele das meninas e sofri com tanta repressão. Aqui temos uma sociedade governada por homens, os Irmãos,  pessoas que pregam que magia é coisa do demônio e educação e intelectualidade em mulher algo no mesmo nível, assim as meninas não podiam estudar, ler livros que não fossem de culinária e jardinagem, e nem mesmo pensar, isso aí, pensar e ter ideias nesta época era algo considerado motivo de punição e passagem garantida para o sanatório local. Falando assim pode até soar como uma época mais antiga em que já vivemos, mas a autora conseguiu colocar um tom tão limitador na condição feminina, que parecia algo inédito, me arrancou sentimentos muitos fortes, definitivamente senti um ódio profundo desta sociedade hipócrita.

Imaginem então como era a vida de Cate e suas irmãs, ela próxima da idade de decidir seu futuro, vivia dias confusos e cheios de aflição, ela curvou-se muitas vezes, mas definitivamente a resistência foi maior, buscando de todas as maneiras armas para lutar por sua liberdade, infelizmente Cate era muito imprudente e até mesmo ingênua, o que a fez cair por diversas vezes em armadilhas de pessoas más e oportunistas.

Conforme a narrativa é pelo ponto de vista de Cate, é ela quem conhecemos melhor, gostei demais de seu jeito dedicado, destemido e altruísta e o melhor de tudo, a maneira como viveu seu amor, ela, em um tempo de mocinhas recatadas não teve medo de declarar-se para seu amado e decidir que queria ficar com ele custe o que custasse, mas como nem tudo são flores, o “felizes para sempre” não chega agora.

Finn e Paul dividem a atenção de Cate, e se eu fosse ela ficaria com Finn, que além de amar os livros, é sensível, carinhoso e não concorda com o modo de vida que lhes é imposto, ao passo que Paul é muito convencido e cheio de si, eu sou #teamFinn .

As outras irmãs são bem diferentes, Maura, a do meio, é muito impetuosa e vive por suas paixões, chega a ser egoísta e não respeita Cate, ela é bem imatura e inconveniente, já Tess, a caçulinha, é um doce e a mais sensata das três. 

No geral, são poucos os personagens que nos cativam, a grande maioria é traiçoeira e cheia de artimanhas, assim nossas bruxinhas correm grande perigo todo o tempo.

É uma história intrigante e cheia de segredos, muitas questões são apresentadas neste volume, mas a autora optou por deixá-las sem soluções imediatas, teremos que aguardar os próximos volumes para descobrir a verdade. Como volume inicial ambienta bem o leitor e cumpre seu papel de apresentar o universo das irmãs bruxas e todas as complicações que fazem parte de suas vidas, eu queria um pouco mais de ação e mais revolta contra a submissão que é imposta ás mulheres, e espero sinceramente que em breve a autora conduza Cate, Maura e Tess por uma guerra pela liberdade. O romance foi o que mais amei, Cate e seu primeiro amor são apaixonantes e fofos!!! A leitura é fluida e envolvente e o final reserva um caminho totalmente inesperado, quando pensei que tudo estava tomando um rumo certo…Ops!! Desandou. Que venha logo Amaldiçoadas.


2leep.com

30 comentários:

  1. Quando a Arqueiro lançou esse livro, fiquei louca para poder lê-lo! Acabei comprando outros na frente porque é uma série, mas quando sair todos, com certeza vou lê-lo!

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oii.
    Já me falaram bastante sobre esse livro, e ele me chamou atenção de cara pela capa: maravilhosa. Acho super legal quando a história é intrigante e ficam aquelas perguntas na nossa cabeça, que não são totalmente reveladas kkkk.
    Já me interessei mais ainda pelo livro, lerei!

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida,
    Vou ler o livro em breve e gostei muito da sua opinião, já deu para ter uma ideia do eu vou encontrar.
    Beijos,
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida,
    menina ameiii essa capa. Não conhecia o livro, mas já vou anotar, mesmo sendo uma série e estou fugindo delas rsrsrsr

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, tudo bem flor?
    Nossa, esse livro parece ser bem legal. Sua resenha me deixou curiosa pra conhecer essas meninas, e mesmo não lendo já estou torcendo por elas.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ótimo, fiquei muito interessada em ler!

    ResponderExcluir
  7. Opa, o livro parece ser ótimo! E que capa mais linda, Jesus <3
    Beijão, ótima resenha.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  8. primeira resenha que leio sobre o livro
    assim como vc escreveu que sentiu eu também senti um pouco de pena dessas bruxinhas por viverem em uma sociedade machista e repressiva, devia ser muito dificil ocultar quem era!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila! Era tudo muito limitador, chega a ser irritante, eu que sou a favor de total liberdade de expressão senti muita raiva, rss

      Excluir
  9. Oie Linda, tudo bem?
    Estou passando para dizer que adorei a sua resenha sobre o livro Enfeitiçadas
    Ficou muito lindo. Todos tem comentado muito bem desse livro e tenho ficado numa curiosidade danada para ler sabia? Espero poder gostar também.
    Parabens pela sua resenha.
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie Cida
    Estou lendo esse livro no momento é concordo com tudo que você escreveu sobre a história. Passo tanta raiva com esses Irmãos, onde as mulheres tem que submeter a eles, me dá raiva isso. Nossa, só de pensar já fico revoltada como as mulheres são tratadas por eles. Parabéns pela resenha, ela descreveu tudo que estou passando nessa história.
    Estou com medo do final amiga..

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O final é daqueles que te deixam sem chão, você acha que as coisas estão entrando nos eixos e a autora deixa tudo ainda pior.

      Excluir
  11. Oi Cida!
    Amo histórias de bruxas e imagino como deve ter sido a vida dessas mulheres numa época em que não podiam se expressar ou utilizar publicamente seus dons. Só não embarquei na leitura ainda por causa do tal triângulo amoroso, mas talvez eu mude de ideia e experimente Enfeitiçadas.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  12. Primeiro de tudo: Que capa linda.
    Sério, fiquei encantada com essa capa.
    Eu, assim como você, sou apaixonada por histórias de bruxas, mas também acompanho mais pela Televisão. Eu já li algumas resenhas deste livro, e esto curiosa pela temática da estória. Não quero criar expectativas em relação a ele, mas está difícil com todo mundo falando bem.
    Ótima resenha.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu já estava louca para ler esse livro, depois da sua resenha fica impossível não querer ele para ontem! haha
    Histórias que envolvam magia sempre me conquistam, e as bruxas são os seres dessa categoria que mais gosto. adorei a ambientação e já senti meu sangue ferver só de ler sua resenha. Isso das mulheres não terem liberdade realmente me tira do sério.
    Parabéns pera resenha, conquistou mais uma leitora para a série ;D

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  14. Nunca li livro algum com essa temática, por isso estava muito ansiosa com esse lançamento. Fiquei feliz e surpresa positivamente com a sua resenha, acho que vale a pena investir. Não sei quando vou poder ler, mas com certeza é uma leitura que está entre as minhas futuras.

    ResponderExcluir
  15. Aah adoro vir aqui porque sempre tem uma resenha nova de um livro que estou curiosa pra ler!
    Eu estou lendo um livro sobre bruxas (Círculo) e tinha pensado em ficar longe de livros desse gênero por um tempo mas quando a Arqueiro lançou Enfeitiçadas não nego que bateu um pouco de curiosidade sim. Círculo também é uma série mas parece que as semelhanças param por aí. Até agora não encontrei nada parecido com essa "condenação", desse julgamento sobre quem usa magina em "Círculo". Talvez fosse uma experiência interessante ler Enfeitiçadas só pra observar o que os autores vêm trazendo de novo para o universo literário sobrenatural e mítico.

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo ler Círculo em breve, mas pelo que vi a história tem ares mais modernos, mas como é bruxas não vai dar para deixar as comparações de lado.

      Excluir
  16. Oie Cida =)

    Estou bastante curiosa para ler esse livro, ainda mais com tantas resenhas positivas que ando lendo. O único problema é que estou com tanta série atrasada que essa por mais que fale de bruxas (tema que amo), vai ter que esperar um pouco... infelizmente.

    Adorei a resenha <3!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  17. Adorei sua resenha, estou quase acabando a leitura dele, a minha resenha sairá no máximo sexta.
    Também sou teamFinn \o/ aguardo anseios os outros livros da série também. Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  18. Oie, amei a capa do livro e com sua opinião parece que a minha lista vai aumentar kk de novo
    Amei o blog, é lindo e super legal
    Beijos !

    Visita ? bgdeuvontade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Desde quando vi este livro pela primeira vez como lançamento, já me interessei! Achei a capa linda e o enredo é bem interessante!
    Gostei bastante a sua resenha, parece ser um livro cheio de mistérios e emoções e gostei de saber que o romance é bem fofo! Deve ser um daqueles livros que você lê e fica louca para ler a continuação também! =D
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Cida!
    Esta será uma das minhas próximas leituras.
    Acredito que irei amar. Ao ler sua resenha agora, fiquei cada vez mais animado e ansiando logo pela leitura. O livro está me esperando na estante. Hehe
    Esse lance de autora tratar a submissão das mulheres, acredito que muito me agradará. Espero que ela saiba realmente aproveitar o tema.
    Parabéns pela ótima resenha! (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  21. Estou louca para ler esse livro e com certeza irei ler.
    Assim como você também sou apaixonada por histórias com bruxas, não posso ver um livro sobre que já dou um jeito de adquirir hahaha
    Resenha perfeita como sempre <3
    Beijinhos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  22. Cida, você tem o dom de acabar comigo né?! Estou com este livro nas minhas mãos, fitando essa capa maravilhosa e doida para lê-lo. Assim como você, amo histórias de bruxas, mas da mesma forma, era mais ligadas as histórias de filmes e séries do que de livros.. infelizmente todos os livros que ficção que li sobre o assunto me decepcionaram e fiquei com um pé atrás. Bom saber que esta série veio dar o que falar. Quero ler assim que puder. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi MI! este livro me deixou muito feliz e muito brava também, há questões que me deixam extremamente revoltadas em relação as mulheres e a autora foi fundo nisso aqui, e no quesito magia, esta mitologia é muito boa, quero ver mais ação e desenvolvimento ao redor dela nos outros volumes. Bjos!

      Excluir
  23. Bom, pela descrição desse Finn, vou acabar torcendo pra ele também! Amante dos livros, como resistir? Essa capa é linda, e o enredo me chamou atenção também. Não vejo a hora de ler!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. oie Cida
    eu até que estou gostando do livro, mas sei lá, sentindo falta de alguma coisa.
    Mas espero gostar do final como você
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  25. Acabei de pegar o livro na estante pra dar uma folheada, e adivinhe... estou lendo!!
    Vamos ver o que eu vou achar. Gostei da resenha.
    Na verdade vim aqui pra ler antes de chegar na metade. Queria saber sua opinião antes de continuar.

    Então, bora ler...

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Parece ser um bom livro, capa bonita, sinopse bem escrita,inspira a leitura!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!