Eu Me Chamo Antônio
Autor(a): Pedro Gabriel
Editora: Intrínseca Páginas: 192
Lançamento: 2013 ISBN: 9788580574357
Antônio é o personagem de um romance que está sendo escrito e vivido. Frequentador assíduo de bares, ele despeja comentários sobre a vida — suas alegrias e tristezas — em desenhos e frases escritas em guardanapos, com grandes doses de irreverência e pitadas de poesia. Do balcão do bar, onde Antônio se apoia para escrever e desenhar, ele vê tudo acontecer, observa os passantes, aceita conversas despretensiosas por aí e atrai olhares de curiosos. Caso falte alguém especial a seu lado (situação bastante comum), Antônio sempre se acomoda na companhia dos muitos chopes pela madrugada. A mente por trás de Antônio é Pedro Gabriel. Em outubro de 2012, ele inaugurou a página Eu me chamo Antônio no Facebook para compartilhar o que rabiscava com caneta hidrográfica em guardanapos nas noites em que batia ponto no Café Lamas, um dos mais tradicionais bares do Rio de Janeiro. Em seu primeiro livro, Pedro apresenta histórias vividas por seu alter ego, desde a cuidadosa aproximação da pessoa desejada, o encantamento e a paixão, até o sofrimento provocado pela ausência e a dor da perda.
“Invista nos amores à primeira vista.”
Já gostei. Esta sou eu, sempre segui este pensamento.
Um livro fora do comum. Imaginem uma história escrita em guardanapos durantes noites em um bar… A ideia deste livro é bem diferente, não a ideia da história e sim a de como ela é apresentada e de como nasceu. O autor Pedro Gabriel primeiro lançou uma página no Facebook (confira aqui) para postar seus guardanapos escritos e o sucesso foi enorme, tanto que temos aqui alguns contando uma história de amor em uma noite carioca.
Este romance parece não ter dado muito certo, mas nem por isso não merecia ter sido vivido. Em frases curtas, com um dose de poesia e muita controvérsia, o autor demonstra sentimentos intensos. É impossível não notar a sagacidade e verdade presentes aqui, é como fazer uma história só com os melhores quotes. É fácil identificar-se e entender.
“Leve-me o mundo anda tão pesado."
O livro é rico pela arte, bem colorido e conta além dos guardanapos com imagens significantes, claro que o segredo não é somente esse, há um jogo com as palavras bem pensado. Não foi uma, nem duas vezes que parei e fiquei olhando aquela frase, absorvendo e vendo seus vários significados. É inspirador… emotivo… dramático… passional… alegre… realista… muito mais, cabe aí sua interpretação. É a evolução da pessoa dentro de uma relação… Vi, apaixonei, cai, sofri, despertei, levantei, sacudi a poeira e segui em frente, só ou não. Quem sabe.
“Parto para renascer”
Algumas partes você bate o olho e consegue logo ler, outras eu aconselho distanciar o livro e ter uma visão mais ampla, clareando mais o emaranhado de letras. No entanto não fiquem preocupados, no final há uma legenda, justificada pelo autor por suas noites não muito sóbrio.
Categórico…
“Eu não sou amargo. É que, às vezes, a vida rouba nossa doçura.”
A evolução do romance sem muitas especificações e detalhes, é prova que não são necessárias mil páginas para uma boa trama, basta saber como contar sua história. Se no final deu certo ou não, se teve o tal de “felizes para sempre”, você só vai saber lendo, mas garanto que vai ser uma leitura diferente e gostosa. Um livro para ler e reler em qualquer hora, ou simplesmente pegar na estante, abrir e ler uma frase aleatória, deixando a mesma fazer efeito.
Eu gostei mesmo, é algo inovador e vale a pena conferir. Fluidez tem sem dúvida, são quase duzentas páginas, mas você nem vê passar e agrada amantes da arte de ler e de desenhar. Se recomendo, é claro que sim! Experimente.
“Um coração bate tanto quanto apanha.”
A parte que mais gostei...
Namorando este livrinho. Sendo conquistada mesmo!
ResponderExcluirLindo!!!
Bjkas
Lelê Tapias
http://topensandoemler.blogspot.com.br/
Eu estou louca para ler esse livro (afinal é da intrínseca), muitas amigas minhas já falaram que eu preciso ler, porém não consegui arrumar tempo em para lê-lo, espero que até fevereiro de 2014, tenha esta oportunidade.
ResponderExcluirOie Cida =)
ResponderExcluirAhhhhhh!!! Eu não acredito em "Amores a primeira vista" rs... meu lado lógico sempre se sobressai ao meu lado romântico então já viu rs...
Estou vendo todo mundo comentar sobre esse livro, e a proposta do autor parece ser bem legal mesmo. Quer logo conferir o trabalho dele ^^
Beijos;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary
oie Cida
ResponderExcluiramo livros com mensagens que acrescentam algo ao nosso dia a dia, e a proposta desse livro me encantou desde que o conheci. Amei as frases que você escolheu, estou ansiosa para receber o meu.
bjos
www.mybooklit.com
Eu acompanhou ele pelo face e amo as coisas que ele escreve.
ResponderExcluirDesejo muito ler o livro, ter um pouco desse talento na minha pilha de livros.
Beijos.
Sigo a página que deu nome ao livro e sou completamente apaixonada pelos guardanapos. A forma que o Pedro Gabriel usa para se expressar... os trocadilhos, os desenhos, até o formato das letras... Tudo tem um significado tão especial e reflexivo. Não vejo a hora de ter minha coletânea de guardanapos!
ResponderExcluirOi Cida!
ResponderExcluirO livro não tinha me atraído, até ver essa foto no final! Adoro livros com imagens e por isso fiquei curiosa !
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
que jeito criativo de escrever! a literatura ganha um novo up quando saem novas histórias com enredos surpreendentes
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Adorei a capa a sua resenha e os quotes que você escolheu!
ResponderExcluirÉ mesmo surpreendente um livro "escrito" em guardanapos. Ansiosa pra ter o meu!
Eu já acompanhava o talento do Pedro Gabriel na fan page com o mesmo nome do título e achei magnífica a ideia dele virar livro, embora ache-o caro demais pelo tamanho (pelo menos nas livrarias que fui estava sempre acima dos 30 reais D: ). Mas espero um dia ter a oportunidade de lê-lo :)
ResponderExcluirNossa, que legal a proposta do livro, super diferente. Não fazia ideia de que ele era assim, sinceramente. É a primeira resenha que leio e já me convenci de que preciso desse livro!
ResponderExcluirBeijos
http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/
Oi Cida, estou louca para ter esse livro nas mãos. Adorei a originalidade da história e a ousadia da Editora em apostar e publicar um livro tão diferente. O projeto gráfico está divino, pelo pouco que vi no ISSUU. Minha mãe que está louca para lê-lo. Fico feliz em saber que vale a pena. Beijos, Mi
ResponderExcluirwww.recantodami.com
depois de ler aqui descobri que preciso ler esse livro! *---*
ResponderExcluirdecotti.blogspot.com
Um livro bem diferente de todos os livros que li, sem falar que a estória é muito boa. Quero ler sim!
ResponderExcluirA primeira vista não e um livro que eu leria, mas achei interessante e totalmente diferente a ideia do autor de escrever sua história em guardanapos. E agora preciso do livro ter o livro em minhas mãos.
ResponderExcluir*bye*
http://loucaporromances.blogspot.com.br/
Eu já amava tudo o que era publicado na página do facebook, quando vi o livro, fiquei loucaaaa!
ResponderExcluirQuero muito ter um! *O*
Esse livro é lindinho. Não o li inteiro, mas folheei com atenção boa parte na livraria e me apaixonei. Fiquei querendo levá-lo e ainda quero, quem sabe ano que vem hehehe. Mas certamente é um livro para ler, reler e ter na estante com orgulho. =)
ResponderExcluirUm beijão, Livro Lab
Sinceramente, estava esperando uma resenha desse livro para que eu pudesse me apaixonar mais ainda por ele. Não tinha visto sinopse, nada. Apenas sua capa, só bastou vê ela para que eu pudesse me apaixonar. Acho que ele poderá tomar o lugar de muitas pessoas. (RISOS)
ResponderExcluirEnfim, espero que, LOGO, eu possa ler esse livro. Tão lindo ;3
Parabéns pela resenha!
Abraços!
http://musicaselivros.blogspot.com.br/
Oi Cida,
ResponderExcluirLogo que vi esse livro não me interessei, imaginei uma história totalmente distinta.
Mas lendo as resenhas fiquei interessada por essa leitura hehehe.
Beijos
Mari - Stories And Advice
Esta todo mundo comentando sobre esse livro e fiquei super interessada (curiosa) em ler, depois que li a sua resenha!
ResponderExcluirEu morro e não vejo tudo nessa vida, a criatividade do ser humano me deixe besta ainda. ^^
ResponderExcluirAchei a ideia do livro genial!
Olá! Como vai?
ResponderExcluirInicialmente eu queria esse livro, mas, como sempre, falaram tanto que eu enjoei. [Não é a primeira vez, aconteceu com Eragon e Destrua Este Diário.] Não sabia que contava uma história de amor, pensei que eram apenas frases. Fiquei com vontade de ler, porém... sei lá... sabe? Quero sem querer querendo. Adorei a resenha.
Beijinhos,
Karol.
http://heykarol.blogspot.com.br/ (Visite lá!)
Oi Cida, gosto desse diferencial dos livros lançados pela Intrínseca. Eu me Chamo Antônio me atrai pelo trabalho de diagramação e pelas frases de impacto.
ResponderExcluirEspero adquirir o meu em breve.
;)
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oi Cida!!
ResponderExcluirSuper diferente a proposta desse livro, a inovação com bom gosto é sempre bem-vinda!
Também acredito em amor à primeira vista ♥
Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *
Cida, vi esse livro na livraria e o achei muito lindo. Super criativo e com frases bonitas, mas ao mesmo tempo, impactantes.
ResponderExcluirGosto muito da página e quando soube que seria lançado um livro, fiquei muito animada! Sua resenha me deixou ainda mais empolgada! :)
Beijocas e Feliz Natal atrasada, querida!
http://artesaliteraria.blogspot.com.br
Ahhh, deve ser muito bom!
ResponderExcluirhttp://blogmylittlecandy.blogspot.com.br/
Esse cara é um poeta, e a edição do livro ficou linda demais! Imagina poder ter esses guardanapos lindos pra ver de vez em quando na minha estante? *-*
ResponderExcluirOie Cida
ResponderExcluirNossa, realmente fiquei interessa nesse livro. A edição ficou linda, né? Esses quotes que você escolheu do livro são realmente inspiradores. É um livro que leria rapidamente. Parabéns pela resenha e vou adicionar Eu me Chamo Antônio na minha lista de 2014.
Beijos
Jéssica
www.leitorasempre.com
Este livro deve ser muito bom...
ResponderExcluirJá faz muito tempo que estou muitooo querendo ler este romance..
bom espero ser o ganhador na promoção XD
Sempre vejo algumas pessoas postando algo sobre "eu me chamo antônio" e não sabia o que era. Certo dia pesquisei e me apaixonei pelo livro haha Parabéns pela resenha e estou participando da promoção, quero demais ganhar (yn'
ResponderExcluiressa resenha é sensacional! :)
ResponderExcluirAdoro histórias diferentes, e essa ideia realmente me encantou. Pedro Gabriel colocou sua alma nesse livro, por isso ele esta fazendo tanto sucesso por merecimento. E já sabe né? Juntando uma ótima história com essa capa linda, só podia dar certo.
ResponderExcluirLivro simplesmente encantador. Não tem como você não se apaixonar. Confesso que quando ouvi falar pela primeira vez do livro não dei atenção, mas agora, lendo tantas resenhas boas, como essa feita pelo site, não vejo porque não colocar esse livro na minha lista de "Desejados".
ResponderExcluirGostei, porque não é difícil de entender e disperta a curiosidade pelo fato de ser escrito de forma diferente... Meio que acaba com a monotonia.
ResponderExcluirÉ o tipo de leitura que gosto. Romântica, criativa e mesmo tendo sido um amor que não deu certo ficará sempre na memória de quem o viveu. Frase como estas só levam a recordar os momentos e serve de reflexão para os leitores. Adorei a resenha e quero muito conhecer o Antonio.
ResponderExcluirSaleta de Leitura
Este livro é diferente de tudo que já li... de tudo que tenho.
ResponderExcluirÉ belíssimo... Já acompanhava pelo face e nunca imaginei que sairia de lá!
Um romance diferente... retrata o cotidiano de forma tão pura e simples...
Adoreiii
Estou louca pra ler. Sigo ele no facebook e sou fascinada pelo seus posts.
ResponderExcluirtô muito louca pra ler! parece ótimo, depois de tantas resenhas minha vontade só aumentoou ahha. já to participando do sorteio
ResponderExcluirQuero muito ler !
ResponderExcluirUma proposta tão inovadora merece nossa atenção! Querendo conferir de perto essa gracinha;)
ResponderExcluirAmo amo amo! Não sou muito chegada nesse tipo de livro, mas é sempre bom ter em casa. É bom pra se orgulhar e dizer que já leu. A impressão meio "desenhada" é a parte mias bonita. Tô morrendo de vontade de ler!
ResponderExcluirEu acho realmente incrível essa brincadeira que ele faz com as palavras, curto a fan page e com certeza o livro é uma boa sugestão de leitura.
ResponderExcluirhttp://www.skoob.com.br/usuario/748058