[Resenha] Esconda-se

Esconda-se
Título Original: Hide (Detective D.D. Warren #2)
Autor(a): Lisa Gardner
Editora: Novo Conceito     Páginas: 400
Lançamento: 2013     ISBN: 9788581633107
Compare & Compre    Skoob   Facebook   
ESCONDA-SE

Uma mulher que foi obrigada a fugir — desde criança— de uma possível ameaça. Uma ameaça que seu pai via em todo lugar, mas que a polícia nunca considerou. Um antigo e desativado sanatório para doentes mentais que pode ter muito mais a esconder entre suas paredes do que homens e mulheres entorpecidos por remédios. Uma história de rancor entre membros de uma mesma família que nunca conseguiram superar os episódios de violência doméstica que presenciaram. Um pingente que foi parar em mãos erradas — e a cena de um crime brutal: seis meninas mortas e mumificadas há mais de trinta anos. Agora, cabe à famosa detetive D.D. Warren descobrir quem foi o serial killer que cometeu esta atrocidade e que motivação infame deformou sua mente. Acompanhe D.D. Warren na solução de mais este complexo caso e encontre o inimaginável que está por trás de pessoas aparentemente comuns!
Esconda-se de Lisa Gardner faz parte da série de livros policiais Detetive D.D. Warren. A Editora Novo Conceito vem publicando a série aqui no Brasil desde o ano passado, já tivemos Viva Para Contar e Sangue na Neve, mas é importante dizer que não estão em ordem. Este aqui é o segundo da série, então podemos ler tranquilamente, um independente do outro. Quem está acostumado com livros do gênero, sabe que são assim mesmo, cada volume é uma história diferente e traz um final fechado. Então, hora de conferir Esconda-se.
 
Annabelle foi criada de maneira a saber como se defender e fugir de um possível sequestrador ou estuprador. Desde criança viveu fugindo de um lugar para o outro. Um dia estava tudo tranquilo, no outro o pai aparecia, mandava arrumar as malas e toda a família caía na estrada. Nova cidade, novos nomes e tudo que a menina queria era ser Annabelle outra vez. A mãe não aguentou e tirou a própria vida, assim a jovem seguiu adiante com o pai. Quando estava com vinte e dois anos, ele também morreu. Sozinha, pela primeira vez na vida, ela acreditava que o pai era paranóico, e nunca entendeu a razão de tantas fugas, até o dia que abriu o jornal e deparou-se com seu nome. Seis meninas haviam sido encontradas em um cativeiro subterrâneo, no terreno de um antigo hospital psiquiátrico. Mortas e conservadas como múmias em sacos de lixo, há muitos anos, uma delas identificada como Annabelle, ou seja, nossa protagonista estava morta.
 
A sargento D.D. Warren, ao lado de seu antigo namorado Bobby, um detetive que traz em seu passado seus próprios fantasmas, são os responsáveis por esta investigação e imaginem a surpresa de ambos, quando a Annabelle adulta, aparece e diz que não é uma daquelas meninas assassinadas. Várias perguntas surgem… Quem são aquelas meninas? Quem poderia ser o responsável por crimes tão hediondos? Há quanto tempo elas estavam ali? Se não era Anabbelle, quem era então?
 
O livro é narrado em primeira e terceira pessoa. Os capítulos em terceira pessoa dão uma visão geral de tudo, ambiente, investigação e personagens e a narração em primeira é pelo ponto de vista de Annabelle, assim podemos entender melhor como são os sentimentos e a vida de uma garota que não cresceu de forma convencional. Vemos claramente como o medo e a desconfiança são parte de seu cotidiano. Annabelle é uma garota endurecida pela vida e que aprendeu a ser invisível, quando vira o centro da investigação, pois é claro que há uma ligação de sua vida fugitiva com estes crimes, ela não sabe como lidar com a situação.
 
Eu sinceramente perdi a paciência muitas e muitas vezes com seu comportamento arredio, imaturo e teimoso. Annabelle se colocou em perigo por não levar a sério a situação que estava vivendo, passando por cima de conselhos dos policiais e agindo por conta própria. Algumas vezes foi aceitável, pois quem não que saber sobre seu passado, mas em outras, foi infantilidade pura.
 
Eu gostei bastante dos detetives, Bobby é muito humano, e sempre mete os pés pelas mãos quando vê uma mulher bonita, e o pior é que elas sempre estão envolvidas em suas investigações. D.D é durona, uma mulher descrita com a aparência uma modelo belíssima, elegante e muito firme. Uma policial ambiciosa e dedicada ao trabalho. Eu achei que a autora deu pouco espaço para conhecermos o jeito desta personagem, temos a impressão geral que ela causa nas pessoas, mas seus sentimentos e pensamentos não foram mostrados. Mesmo assim gostei desta detetive, ela é forte e tem pulso firme para levar as investigações adiante.
 
A trama em si é muito bem construída, me prendeu do começo ao fim, cheia de pistas falsas e mínimos detalhes que temos que prestar atenção para compor o cenário final e desvendar o mistério. Desconfiei de muita gente e confesso… não acertei quem era o criminoso. Lisa Gardner escreve de um jeito gostoso e te leva para dentro das páginas, tive a impressão de estar investigando junto com a polícia. Sua trama inicia com um clima psicológico leve, que vai ficando mais denso conforme avançamos na leitura. O livro é grande, mas garanto que é tão envolvente que acaba rapidinho. Não é cansativo, é instigante.
 
Embora tenha achado todo o livro excelente, o final não foi o ponto alto, ao meu ver foi corrido e acabou desvendando-se por si, o que quero dizer é que não foi a polícia que descobriu tudo, quando eles perceberam a verdade nós estávamos sabendo de tudo. D.D e Bobby só apareceram para prender o criminoso. Eu queria uma ligação criminoso-crime mais detalhada e esmiuçada.
 

Enfim, mesmo o final não tendo sido como eu esperava, eu gostei do livro, mergulhei na história, me perdi em sua páginas. Eu não vejo a hora de ler outros livros da autora, amo o gênero policial e Lisa veio para ficar na minha estante.



Livros da Série
Alone (Detective D.D. Warren #1)
Esconda-se (Detective D.D. Warren #2)
The Neighbor (Detective D.D. Warren #3)
Viva Para Contar (Detective D.D. Warren #4)
Sangue na Neve (Detective D.D. Warren #5)
Catch Me (Detective D.D. Warren #6)
Fear Nothing (Detective D.D. Warren #7)
2leep.com

30 comentários:

  1. Bom dia Cida,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leitura, gosto muito da escrita da autora e pela sua resenha esse livro não vai me decepcionar, concordo com você a autora veio para ficar na minha estante também.....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é muito boa Marco, o pessoal falava mas eu não fazia ideia.

      Excluir
  2. Eu ainda não li nenhum deles, mas a cada resenha que eu leio de um livro da Gardner eu fico mais ansiosa e certa de que eu vá gostar. Mesmo que eu passe pelas irritações com personagens como tu passaste.

    Beijos
    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal Lili, até na vida real gostamos e desgostamos das pessoas. Bjos!

      Excluir
  3. Olá!
    Já li 'Esconda-se' e gostei muito da história. Na verdade amo os outros livros da autora que já foram publicados pela editora. E ah, amo esse gênero, então como não amar a história? kkkk
    Gostei muito da sua resenha e seu ponto de vista.

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nada da Lisa Gardner, mas já li uma resenha de Sangue na Neve e me animei muito para conhecer a escrita dela. Romances policiais são os meus preferidos, ainda mais quando abordam assuntos densos e que envolve você até a última página.
    A premissa do livro é muito boa e já fiquei curiosa em relação ao desfecho. Livros que exigem que você monte um quebra-cabeça a partir de informações são os melhores e os que mais me chamam atenção! Uma pena que o final não tenha surpreendido :/
    Vai para a minha listinha de desejados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mallu! Lisa é maga em dar várias pistas para o leitor, tinha tantos detalhes nesta história e todos de suma importância para o desfecho, que você não pode nem piscar, para não perder algo.

      Excluir
  5. Amo!!!
    Esse livro foi escrito para quem tem nervos de aço!
    Também fiquei meio assim, com o final, mas não importou tanto!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. i Cida, gosto bastante da escrita da Lisa. Os livros são independentes ao mesmo tempo em que algumas coisas são interligadas e eu senti bastante o fato dos livros não estarem sendo lançados na ordem.
    Concordo quando você fala que muitas vezes Anabelle irritou. Ela era bem irresponsável e só queria fazer o que dava vontade.
    O final deixou um pouco a desejar, mas no geral é um livro excelente.

    Beijos
    Caline
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caline! Mesmo não estando na ordem, eu entendi bem, mas também quero que saiam todos, para ler desde o primeiro.

      Excluir
  7. Eu não sei porque não lançam esses policiais na ordem certa. Ok que as histórias principais não são relacionadas, mas e a vida dos protagonistas? E se eles fazem menção a um outro caso de um livro não lançado? Affz... Mas enfim, estou bem ansiosa por essa leitura, Lisa é tudo de bom!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nenhum dos livros da autora, apesar de todos os comentários positivos, mas como gosto do gênero, acredito que farei uma boa leitura de seus livros. Gostei da resenha e fiquei curiosa para descobrir qual o mistério, que envolve o passado de Annabelle.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marla! Ela e Tess Gerritsen são ótimas escritoras do gênero atualmente, se puder confira as obras de ambas.

      Excluir
  9. menina não sou uma das maiores fãs de livros policiais viu...
    Até leio alguns de vez em quando mas, é muito raro.
    Acho que esse eu não leria...
    Beijos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, preciso saber porque ela era dada como morta...quero logo desse livro. Não conhecia a premissa e fiquei encantada pela história, pois gosto muito de livros policiais.
    Amei!
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida, tudo bem?
    Esse livro parece bem legal.
    Já está na minha lista de compras;

    Mariana - WTF. [{ Sobre livros,filmes e séries.}]

    ResponderExcluir
  12. Oie cida :)
    Nossa que resenha gostosa, espero ter oportunidade de ler o livro e ser absorvida por cada página virada, a proposta é ótima e gosto quando o livro trás alguma mulher no poder u_u
    Beliscões carinhosos da Máh ~~♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida!
    Não costumo ler esse gênero, mas todos ficam tão encantados com as tramas da Lisa Gardner que já estou até curiosa. Se você não acertou o culpado, acho que eu passaria longe da verdade também rsrsrs...
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acertei, ela me enganou direitinho Elis.

      Excluir
  14. Oi Cida,
    ainda não li nada da autora, mas o livro parece ser interessante. Que pena que o final não é tão bom!

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  15. eu não sou chegada em livros policiais e muito menos com essa pegada de suspense, mas não ha quem leia os livros dela e não elogie, prova de que é diva!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Cida, eu adoro os livros da Lisa Gardner, não só pelas tramas muito bem escritas mas também pelos personagens que ela constrói, que estão muito longe de ser perfeitos, eu aprovo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São verdadeiros Cris, a mocinha foi irritante muitas vezes, mas me fala quem é tão perfeito assim que nunca tira a gente do sério.

      Excluir
  17. Olá Cida tudo bem, eu lembrei desse titulo Sangue na Neve, mas não sabia que se tratava de uma série. Parece ser bem dinâmico! Gosto de livros assim que mexem com a sua mente!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  18. Oi Cida, legal saber que os livros de certa forma são independentes, acho que isso facilita muito mais a leitura. Adoro narrativas intercaladas com tempos verbais diferentes, gosto do dinamismo que isso traz a trama. Valeu pela resenha. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  19. Já ouvi muitas pessoas falarem maravilhas sobre essa autora, e eu estou ficando doida pra conseguir um livro dela no skoob. T_T
    Só de ver a sinopse "esconda-se" ja fiquei doidinha aqui! kkkk
    Mas não gostei da arte da capa, achei q ficou muito brega, as capas de antes eram mais artísticas.

    ResponderExcluir
  20. Oi Cida
    Adorooo romance policial e já quero ler todos os livros da autora! A narrativa parece ser fluída, consistente e inteligente, a autora amarra aos poucos todas as pontas de forma perspicaz. A história já começa arrepiante. Acredito que esse é um livro que nos provoca a todo momento. Fortemente psicológico! Livro cheio de surpresas e reviravoltas!
    Ótima resenha
    Bjuss

    Tâmara Moya

    ResponderExcluir
  21. Gosto muito de livros policiais, e desde a primeira vez que vi esse livro ele tá na minha lista...
    Não li nenhum ainda da autora, mas só vejo comentários positivos!

    ResponderExcluir
  22. Eu amo livros deste gênero, eu realmente devoro o livro, não consigo para de ler. Eu preciso urgentemente tirar um tempo para poder começar a ler este livro, porque ele já vem chamando a minha atenção a algum tempo.

    ResponderExcluir
  23. Oie Cida
    Eu gosto muito de um bom romance policial e provavelmente gostaria de Esconda- se. Assim como você, gosto de desvendar o crime e trazer soluções, isso se deve aos seriados policiais que assisto...rsrsrs.
    Parabéns pela resenha e mesmo com seus ressalvas eu pretendo ler esse livro.
    Beijos

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!