[Resenha] Laços de sangue

Laços de Sangue 
Título Original: Bloodlines (Bloodlines #1)
Autor(a): Richelle Mead
Editora: Seguinte     Páginas: 432
Lançamento: 2013       ISBN:9788565765152

978-85-65765-15-22
Sydney estava encrencada. Em sua última missão, ela tinha ajudado a dampira Rose Hathaway a escapar da prisão, e essa aliança foi considerada uma traição grave, já que vampiros e dampiros são criaturas terríveis e antinaturais, ameaças àqueles que os alquimistas devem proteger - os humanos. Com sua lealdade colocada em questão, Sydney se sente obrigada a voluntariar-se para uma tarefa nada agradável - ajudar a esconder Jill Dragomir, uma princesa vampira que está sendo perseguida por rebeldes que querem o poder. Assim, Sydney aceita se disfarçar de estudante e passa a conviver diariamente com Jill e seu guardião Eddie. Mas entre uma pizza e outra, entre um jogo de minigolfe e uma conversa sobre garotos, ela começa a ter a sensação de que talvez esses seres estranhos não sejam tão maus assim, principalmente Adrian, um vampiro muito próximo de Jill que desperta os sentimentos mais contraditórios - e proibidos - em Sydney... 

Dei voltas para ler este livro. Primeiro eu achei que teria problemas em entender a história por não ter lido Vampire Academy (VA), depois pensei que poderia tirar a graça da leitura de VA, já que tenho a série completa mas não li por falta de tempo e vi também críticas negativas, enfim, foram tantos fatos que fizeram com que eu adiasse a leitura, mas conforme o aniversário da autora foi ficando próximo e o pessoal da Seguinte enviou um e-mail sugerindo uma ação especial para hoje, o aniversário da autora, com uma postagem em massa da resenha, eu falei, é agora! Vou cair em Bloodlines.

Neste primeiro livro da série, eu conheci Sidney Sage, uma alquimista que por ter ficado ao lado de vampiros em certo momento de sua vida, acabou sendo considerada pelos seus uma “adoradora de vampiros”, que no mundo do alquimistas significa o mesmo que traidora. Sidney que nunca teve uma vida simples, já que o pai sempre foi muito rigoroso e nada afável, acabou ficando em situação muito delicada, tendo que pisar em ovos em cada movimento, vivendo em constante tensão por medo de despertar a ira do pai e a perda total da confiança dos alquimistas.

Sua chance de redenção veio com uma missão especial, proteger a princesa Moroi Jill, irmã da atual rainha vampira. Para isso. Sidney teria que assumir a falsa posição de irmã de Jill e passar a viver com ela e outros vampiros em um internato, fingindo ser apenas uma estudante. O pior de tudo não era o disfarce, nem a missão em si, mas agir de maneira cordial com os vampiros sem despertar nos alquimistas a impressão de gostar das criaturas imortais. Porém uma série de estranhos assassinatos e um mistério sobre tatuagens que davam força e inteligência para quem as tivesse, fez com que Sidney acabasse ficando próxima demais dos vampiros e seu superior e ouso dizer, inimigo, Keith Darnell, estava disposto a banir a garota dali de qualquer maneira. Mas antes de abandonar a missão Sidney Sage precisava descobrir a verdade sobre tais fatos.

Laços de Sangue é um livro sobrenatural de vampiros e humanos que tentam conviver num mesmo mundo sem, no entanto, devotar nenhuma afeição uns pelos outros. Eu diria que na verdade os vampiros são muito mais legais e os humanos muito preconceituosos e cheios de moralismo barato. Eles tem uma relação bem polida e cheia de cerimônias, diplomática melhor dizendo. Mas seria um erro definir ambas as partes apenas como vampiros e humanos, pois a espécie imortal é cheias de subclasses, como Dampiros, Morois e os perigosos Strigois. E os humanos não são como eu ou você, estes aqui são alquimistas, pessoas encarregadas de proteger o resto da humanidade do mundo de sangue e dentes. Umas pessoas com regras demais, que deixavam a vida sem cor. Ainda bem que temos nossos amigos imortais para jogar um tom mais de paixão na trama.

O livro é narrado em primeira pessoa por Sidney, e podemos assim, dividir com a garota suas aflições e temores. Ela não quer ser reeducada, nem considerada incapaz de ser uma alquimista e por isso vive em constante desespero e medo, agindo sempre de maneira contida e nada à vontade. Mas seu coração é enorme, e mesmo tendo sido doutrinada na crença que vampiros são seres antinaturais e criaturas más, ela não consegue deixar de se envolver com eles de maneira emocional e ajudar sempre que eles precisam de uma força. Outra característica marcante em sua personalidade é a curiosidade, ela não consegue ver algo e ignorar, precisa entender e descobrir a razão, isso é o fator que a conduz para uma investigação maluca, na busca de um assassino de garotas vampiras e o surgimento de tatuagens especiais entre os estudantes do internato.

Eu confesso que no começo não gostei de Sidney, sua maneira de agir para agradar e causar boa impressão me tirou do sério, eu queria que ela descesse de seu pedestal moralista em relação ao sobrenatural e vivesse com mais paixão e ousadia. Queria que ela seguisse seu coração e fizesse algo para ser feliz, não para atender as expectativas do pai, que ao meu ver não merecia uma filha tão certinha, afinal ele era tão carinhoso como uma pedra. Mas logo entendi seu jeito e deixei a irritação de lado, dando espaço para um sentimento de apoio. Eu torcia para que Sidney se libertasse destas amarras.

Algo que ajudou muito nesta libertação, ou melhor dizendo alguém, foi o vampiro Adrian Ivashkov, um cara amargurado por não ter o amor correspondido, que afogava suas mágoas em baladas e bebidas. Adrian, mesmo com seus problemas, não deixa de ser agradável e muito charmoso, com a coragem para ousar que faltava em Sidney. O encontro destes dois foi providencial, o impacto de irresponsabilidade excessiva de um, com juízo extremado de outro, foi a mistura perfeita, melhor que café com leite e queijo com goiabada. Nem preciso dizer que amei Adrian, seus olhos verdes e tudo mais. Vampiros rebeldes são sempre minha perdição, e ele na minha opinião, foi o melhor personagem do livro.

A trama tem sobrenatural, mas o foco maior ficou no suspense, a investigação de Sidney, que teve a sorte de contar com Adrian como parceiro, resultou em algo que impactou suas crenças e acabou deixando a garota bem balançada, tanto no sentido do coração, quanto no de sua própria vida. Foi legal acompanhar a resolução do mistério, não pelo desfecho, pois eu já imaginava o que estava acontecendo ali (e não errei), mas por ver o crescimento e a vitória de Sidney sobre seus medos.

O final foi bem feito, eu gostei da forma com a autora nos levou até lá, amarrando todos os acontecimentos apresentados de forma conclusiva, não foi corrido e os detalhes dados não foram cansativos. Tudo bem explicadinho e abrindo um leque de boas questões para o livro seguinte.

Uma narrativa bem ágil, eu adorei o ritmo que Mead usou em sua obra, você  não tem tempo parar e tirar um cochilo, fiquei inquieta todo o tempo e muito envolvida, é aquela história que te pega e faz você mergulhar no universo criado pela autora, eu fiquei desligada de tudo ao redor, nem ouvia se alguém estivesse falando comigo. Tipo assim, as horas lendo passaram em um piscar de olhos.

Se você não leu VA, não tenha medo de ler esta série, dá para entender sim, é claro que há muitas referências a outra série, é parte da vida dos personagens, mas não interfere em nada. Um livro é bom quando me faz ter vontade de ler mais e mais, o resultado foi que fiquei muito curiosa para ler VA e finalmente comecei o primeiro livro O Beijo das Sombras. Quem aí já leu me diga… Qual o segredo de Dimitri Belikov? Falaram tanto dele aqui, o cara parece um lenda, um mito. Olha só como este livro termina…

"Dimitri Belikov havia chegado."

2leep.com

35 comentários:

  1. Oi Cida!
    Obrigada por ser a responsável por me apresentar ao Adrian Ivashkov amiga, esse vampirão tem potencial, mal posso esperar pra ver ele em ação, se é que me entende ;)
    Também achei a leitura muito envolvente e não senti problemas por não ter lido a série anterior, fiquei feliz com o final, como você disse, tem as pontas amarradas e ainda deixa um gostinho de quero mais e atiça nossa curiosidade pra ler TUDO da autora.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora vamos atrás dos livros né amiga, adorei a oportunidade de ler este livro na mesma época que você, trocamos muitas figurinhas e foi delicioso. Bjos!

      Excluir
  2. Oi Cida, tudo bem?

    Essa é a terceira resenha de Laços de Sangue que leio só hoje. E detalhe: todas as resenhas com nota máxima. Em uma das resenhas eu até questionei a blogueira sobre essa questão: já que Laços é um spin off de Academia dos Vampiros, fiquei com a sensação de que só entenderia se lesse Academia. Que bom que vc esclareceu que não é necessário =D. Assim fico mais a vontade para ler essa série =D

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel! Dá para entender sim, VA fica como o passado dos personagens, você sabe que foi lá que eles se conheceram, mas são histórias independentes, então pode ler tranquilamente.

      Excluir
  3. Cidaaaa!!! Morri!!!

    Que bom que você começou a ler VA!! Michelle Mead é muito diva e Dimitri é Dimitri!!! Não tem como explicar, ele é demais!!! Todas nós nos apaixonamos por ele, simples assim!!! rs

    Eu já tenho Laços de Sangue comigo, chegou ontem, e já estou louca pra ler! Pra mim é certeza que o livro seja bom, sou fã! rsrs

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai menina! Este homem deve ser mesmo uma coisa, quanta alegria ao falar dele. Assim que terminar o livro te falo o que achei. Bjos!!!

      Excluir
  4. Apesar de ver muita coisa boa sobre esse livro, ainda não tenho interesse em ler, não me atrai muito não...
    =/

    ResponderExcluir
  5. Oi...
    Ué gente todo mundo tá lendo este livro e resolvendo postar resenha no mesmo dia? kkkkk
    Voltando ao livro, parabéns pela resenha.
    Como eu disse nas outras resenhas, eu acho o livro interessante, mas ainda não me sinto atraída por ele. Só que com tantas resenhas daqui a pouco vou me sentir obrigada a ler rs.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma ação especial por causa do aniversário da autora.

      Excluir
  6. Oie :)

    Nossa primeiramente parabenizo a você pela bela resenha. Vontade não me falta para ler Laços de Sangue, o problema é que tenho tantos na fila de desejados na frente dele e tantas leituras atrasadas, que só vou adiando cada vez mais, espero conseguir ler em breve. Beijocas e boas leituras!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim querido, é um livro super rápido de ler e gostoso, se você curte um sobrenatural com uma pitada de mistério, vai nessa.

      Excluir
  7. Oi Cida!
    Esta é a segunda resenha que li hoje deste livro.
    Confesso que estou animado para lê-lo, após sua resenha e a do Ricardo, do blog Overshock. Parece ser um bom livro mesmo e com bons momentos de aventura e suspense. Dimitri é incrível, acredite. Eu apenas li "O Beijo das Sombras" e curti, mesmo não adorando a narrativa da Mead.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lê! Saudades moço. Então você é mais um que fala bem do Dimitri, que bom receber estas dicas de vocês.

      Excluir
  8. Oi Cida! :)
    Estou lendo Laços de Sangue no momento, acredita? Estou AMANDO! Richelle Mead escreve como ninguém e esse primeiro contato está sendo maravilhoso.
    O começo foi meio confuso devido as várias referências a outros personagens que eu não conhecia, mas depois tudo foi se ajustando. Também não estou gostando tanto da Sidney. Vamos ver como vai ser daqui pra frente.
    Algo que eu to sentindo falta são as cenas com mais ação. Espero que melhore! Até porque to adorando esse mistério todo. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Ela vai dar uma acordada e reagir, pode esperar pelo crescimento dela.

      Excluir
  9. Oie Cida =D

    Eu ainda não li nada da Richelle, o que é realmente uma falta de vergonha na cara, já que adoro literatura sobrenatural em especial com vampiros.

    Pretendo me redimir com a autora em breve rs...

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  10. Oi Oi Cida!
    Desde a Mayer eu sinceramente me desentendi com vampiros, nao li mais nada sobre o assunto depois dela, e nem assistir tive interesse. Estou começando a me interessar agora, por TVD e pretendo ler logo.
    Nao conheço nem o livro que você resenhou e nem VA '-'
    Mas apesar de ter ficado confusa no inicio com a sinopse do livro, a tua resenha me ajudou a entender, e deixou parecer que o livro deve ser bom (5 estrelas). Quem sabe um dia eu nao pare pra lê-lo.

    Beijos da Lua!
    www.tyciahadiresenhasiblogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luna! Não tem vampiros brilhantes aqui não, esta história é muito melhor. Conheça estes vampiros e de tiver chance os da Irmandade da Adaga Negra também, são todos diferentes e muito bons.

      Excluir
  11. Eu ainda não li esse livro porque vi em um blog uma menina dizendo que se você ainda não terminou academia de vampiros então seria melhor não ler, por isto não li o resuminho que você fez do livro, apenas li sua opinião a qual me agradou bastante. fico muito feliz que muitas das resenhas que li os blogueiros tenham gostado do livro, um ou outro faz uma resenha negativa, porém eu vi mais positivas do que negativas. Eu estou louca para lê-lo uma amiga disse que ele é perfeito ainda mais se você for apaixonada pelo Adrian como eu sou aushausah
    Dimitri é um cara incrível, você vai adora-lo, as brigas entre ele e Rose são impagáveis, muitas vezes eu morro de rir.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir
  12. É a segunda Resenha que vejo deste livro só hoje, e tenho que confessar que estou começando a ficar animada pra ler. Eu ainda não li VA, porque estava pensando um pouco em me distanciar dos vampiros, mas agora estou começando a ficar muuuuuuuito curiosa para ler ambos. Acho que terei que me render.
    Adorei a Resenha.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Humm.... Adorei esse livro e só posso dizer que a autora é o máximo!!!!! Como já mencionei não há a necessidade de ler Academia de Vampiros para ler essa nova série, afinal, existem muitas explicações, mas essas são bem simplórias.. Em Laços de Sangue, o personagem de Adrian aparece arrasado, desmotivado, sem objetivos, a não ser encher a cara. E isso tudo porque sofreu uma grande decepção amorosa. Mas por quê? Sim, ele levou um pé de Rose. Contudo, não sabemos como se deu realmente o relacionamento entre Adrian e Rose, a profundidade dele, suas implicações.... Nesse primeiro volume da série, logo nas primeiras páginas, pudemos inferir quem é o par romântico de Rose, e que par!!!! Hummm...... Dimitri Belikov é realmente um Deus, é tudo de bom, é simplesmente incrível. E, sinceramente, é um sacrilégio deixar de ler Academia de Vampiros, e deixar de se encantar com esse romance. Em Laços de Sangue, logo no início, nos deparamos com os preconceituosos alquimistas, e com a tentativa ferrenha de Sidney em se redimir. Mas, frente aos demais de sua "classe", ela já não é totalmente radical. E por quê? O que a fez abrandar? Isso nós só podemos saber com exatidão se lermos Academia de Vampiros. Ela foi acusada de traição, por ter ajudado vampiros e dampiros em algum momento de sua vida. É claro que Abe Mazur exerce influência fundamental nessa decisão de Sidney, e tal mistério só fica esclarecido ao final desse primeiro volume. Mas foi em Academia de Vampiros que os preconceitos de Sidney começaram a amainar. Mas deixando de lado a minha propaganda descarada à Academia de Vampiros, e voltando a falar sobre a série Bloodlines e mais especificamente sobre Laços de Sangue, a história já começa nos deixando com algumas pulgas atras da orelha. E por aí vai. Vários questionamentos, vários mistérios, alguns desentendimentos, diversão, aventura, traição, e laços de amizade e amor se formando. A trama tem tudo isso e posso apostar que a coisa só tende a melhorar......Não vejo a hora de ler o segundo volume.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Estes alquimistas são mesmo muito irritantes, mas acredito que até o final da série Sage vai lhes mostrar umas verdades. Eu estou lendo VA, quero mesmo conhecer os fatos que antecederam esta aventura e saber mais sobre os personagens que foram citados, em especial Dimitri. Estou esperando Lírio Dourado por estes dias, depois vamos trocar nossas impressões. Bjos!!!

      Excluir
  14. Flooor!

    Você poderia me avisar se tem spoilers de Academia de Vampiros? Eu só li até o terceiro livro da série, e tenho pavor a spoilers quando amo uma saga!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu estou no primeiro livro de VA, mas pelo que percebi e lendo os comentários da galera, Bloodlines entrega o destino de algumas pessoas de VA.

      Excluir
  15. Eu ainda não li nada da autora, mas só leio comentários positivos sobre a série AV. “Laços de Sangue”, parece ser um livro ótimo, espero ter uma oportunidade de lê-lo em breve.

    *bye*

    ResponderExcluir
  16. Sempre tive vontade de ler Academia de Vampiros, mas ainda não tive a oportunidade, e esse livro me chamou bastante a atenção também; gosto muito de livros envolvendo vampiros, e sua resenha me deixou super animada e esta capa é realmente linda =)
    Espero conferir em breve!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  17. Ainda nao li nenhum livro da autora, porem pela a quantidade de coisa que li sobre ela estou MEGA curiosidade para ler.


    xx

    ResponderExcluir
  18. Nunca li AV, mas também só escuto elogios. Eu amo vampiros, acho que faltou mais é oportunidade e tempo para eu me aventurar nessas histórias. Bom saber que posso começar por Laços de Sangue.. e acho que se eu não conheço a história de AV tanto faz o texto ter ou não spoilers, para mim não fará a mínima diferença.. hehe Valeu a dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  19. Eu sou totalmente apaixonada por Vampire Academy, então fui desesperada ler Bloodlines e não me arrependi!
    Que bom que você não teve dificuldade pra entender o livro mesmo não tendo lido VA, eu vi algumas pessoas reclamando disso, o que me surpreendeu porque eu realmente achei que as coisas ficaram super explicadas pra quem não leu... a pessoa só ia pegar uns spoilers importantes da série anterior! rsrsrsrs
    Qual o segredo de Dimitri Belikov? kkkkk Olha, é até difícil de explicar alguma coisa sobre esse homem... ele é realmente O MITO! Recomendo a leitura de Vampire Academy se você quer tanto entender, porque só lendo você vai conseguir sentir porque ele é O CARA! hahahaha

    Beijos!
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou no caminho Fê, logo descobrirei mais sobre este mito. Bjos!!

      Excluir
  20. Hahahaha, foi exatamente por isso que eu ainda não li, Cida. Estou no mesmo dilema, mas espero ler até o final do ano, pois estou curiosa - além de amar vampiros.
    Espero gostar tanto quanto você! :)

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oie amiga
    Bem, ao contrário de você eu fiquei receosa em ler achando que não iria gostar, já que eu amei VA, simplesmente maravilhoso. A Sydney aparece em VA, mas de uma forma diferente, então depois que eu terminei Laços de Sangue gostei muito desse spin-off.
    Como fã eu recomendaria você ter lido VA antes, porque pra mim tem bastante spoiler de VA em Bloodlines, mas tudo bem. Eu fico feliz que você tenha lido e gostado. Agora amiga, leia Vampire Academy...rsrsrrsrs!
    Eu não posso contar os mistérios do meu amado Dimitri, mas saiba que ele é magnifico, maravilhoso e todas as qualidades que você pensar...rsrsrssrs. Ele é uma lenda, um tesouro, é perfeito, e foi por isso que eu fiquei em dúvida do que eu acharia do Adrian em Laços de Sangue, mas eu gostei dele. MUITO. Foi bom vê o Adrian de um forma diferente, não somente em Vampire Academy.
    AH... eu quase tive um ataque quando li que Dimitri apareceu, já quero Lírio Dourado.
    Bem, eu amo a escrita da Mead e recomendo todos os livros dela.
    Beijos

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  22. Estou muito curiosa em relação a este livro, mas prefiro ler a série AV antes.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Adorei a escrita da autora, amei VA to com saudades da Rose, espero poder ler logo e matar saudades mesmo sendo só com Adrian. Que bom que você gostou do livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  24. GRITANDO. LAÇOS DE SANGUE --------> Eu preciso muitooooooooo. TIPO URGENTEMENTE, mais tenho que economizar dinheiro para várias coisas, estou em desespero por esse livro. Tipo li V.A e fiquei louca quando terminei a série, ai quando ela anuncia que vai ter mais livros contando um pouco a história da Sydney e focando no Adrian, eu fui a loucura.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!