[Resenha] Tipo Destino

Tipo Destino
Título Original: Something Like Fate
Autor(a): Susane Colasanti
Editora:  Novo Conceito      Páginas: 288
Lançamento: 2013      ISBN:9788581632612

Tipo-Destino-Frente

Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason… Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele. Então, Erin viajou durante todo o verão…

Tipo Destino é o terceiro livro de Susane Colasanti publicado no Brasil pela Editora Novo Conceito, os anteriores são Bem Mais PertoEsperando Por Você. Ela é uma autora que gosta de abordar um universo jovem em suas obras, trazendo sempre aqueles dilemas que ou você está vivendo, ou já viveu na sua adolescência. Eu que já passei desta fase, tive uma experiência bem gostosa ao ler Esperando Por Você, foi uma leitura nostálgica, que me fez reviver meus tempos de escola.

Diferente do livro anterior, que tínhamos uma garota em dúvidas sobre seu amor, aqui temos uma protagonista que sabe bem o que quer, que já escolheu o dono do seu coração. O problema é que o rapaz é namorado da sua melhor amiga!

Lani é uma garota que acredita em destino, em astrologia, e logo no começo do livro vemos ela lendo o horoscopo para preparar-se para mais um dia. Ela é tão viciada, que contagia seu melhor amigo Blake, e logo ele está tão dependente das previsões quanto ela. Lani além de acreditar neste mundo de astros e energia, é uma ativista ecológica bem aplicada, chegando ao ponto de me irritar com suas atitudes de “vamos salvar o mundo”. Achei seu jeito de devotar-se a estas crenças muito exagerado.

Como a história é narrada por Lani, temos que aprender a conviver com este seu jeito, mas não pensem que ela fica só focada nisso, ela ainda arranja tempo para conhecer um gatinho, Jason, que conforme ela, é sua alma gêmea.

É muito bonitinho ver estes romances tomando forma, o jeito que o casal vai se conhecendo, saindo para tomar um sorvete, fazendo dever de casa juntos, desvendando a juventude um ao lado do outro, e quando descobrem que têm várias afinidades, vemos coraçõezinhos no ar. É bem esta a relação que surge entre Lani e Jason, mas não dá para torcer pelo casal, já que ele não é livre e pior ainda, é namorado de Erin, a melhor amiga de Lani.

Olha, pode ser que você aceite o casal e queira que eles fiquem juntos, mas comigo não foi assim, se há uma coisa que valorizo é amizade sincera e uma que repudio é traição. Engraçado como Susane consegue sempre trazer em seus livros situações que me lembram minha vida, assim sempre consigo comprar sua história, acreditar que aquilo tudo é muito real.

Calma gente! Não roubei namorado de ninguém, nem fui roubada!! Mas no meu grupo de amigas, éramos em seis, daquele tipo inseparável, de viver uma na casa da outra, ir para as baladas, arrumar namorado e levar para as outras aprovarem e até mesmo descolar uns amigos dele para as amigas, até o dia que uma delas roubou o gato da outra, e aí imaginem, adeus grupinho. E olha que não foi na idade de Lani e Erin, eu já era mais velha. 

Então, depois de ver uma tempo tão legal da minha vida manchado por algo assim, eu não senti nenhuma afinidade pelo casal do livro e torci para que Lani quebrasse a cara. Não digam que sou má, mas não tem jeito de aceitar isso. E ela mostrava claramente que não se importava com a amiga, que não se arrependia do que estava acontecendo.

Mas tirando meu caso pessoal, o livro é bem escrito e soube abordar bem o tema. Como eu disse você acredita na realidade de tudo, os personagens são bem reais e Susane conduz sua trama com leveza e simplicidade, em uma linguagem fácil, que vai atender bem este público teen. Não é um livro para refletir, é algo para entreter, divertir e passar uma tarde de sol lendo.

Paralelo ao drama deste triângulo, temos ainda uma abordagem sobre a homossexualidade e a dificuldade que alguns jovens ainda têm em casa, por terem esta opção sexual. Vemos como é duro ser incompreendido pelos próprios pais, o que muitas vezes oprime os filhos e os deixa muito infelizes.

E aí você pergunta? 
Ela escolheu a amiga ou Jason? 

Bem, vocês vão ter que ler para saber, mas minha torcida foi para que a amizade ficasse acima de tudo, e em caso de ocorrer o oposto, que Lani tivesse um belo castigo.

Enfim, recomendo que leiam e formem sua opinião.


2leep.com

35 comentários:

  1. Oi Cida! Que bom que o livro agradou. Eu não curti Esperando por você, então não espero muito dessa leitura, mas resolvi dar uma segunda chance para a autora. Espero que esse livro seja melhor.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju! Eu gostei mais de esperando por você, pelo menos não tinha nada que vai contra meus valores.

      Excluir
  2. Oiiiiiii
    tô curiosíssima pra ler esse livro!
    Já li Bem Mais Perto da Susane!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Acho que eu também ficaria torcendo pela amizade :)
    Talvez mais pra frente eu dê uma chance ao livro
    Ótima resenha

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Acho que os livros da Susane são ótimos para lerem, quando acabamos de sair de alguma leitura tensa. Ao menos, é isso que tenho percebido nas resenhas que venho lendo. Ótima resenha.

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Lucas, são os melhores nestas horas.

      Excluir
  5. Oi, Cida!

    Ah, percebi que temos a mesma opinião a respeito. Eu também seria contra tudo isso.
    Ela é o tipo de personagem que iria me irritar facilmente, rs, e sei que ficaria muito brava no decorrer da história. Mas quem sabe eu não dê uma oportunidade para o livro.
    Amei a resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie:)
    Apesar de adorar esses tipos de romance não fiquei com muita vontade de ler. Não sei, simplesmente não me agradou. Mas eu fiquei curiosa para saber quem no final ela escolheu.
    Amei a resenha♥♥♥
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cida!
    Eu adorei sua resenha rs ri muito com a história do seu grupinho de amigas.
    Eu antes achava que os livros dela não eram bons, sei lá, as capas são pouco atrativas, mas depois da sua resenha e do que a outra blogueira me falou sobre outro livro dela, eu penso em dar uma chance.
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas! Não é aquele livro que você vai dizer, nossa! Inédito! Mas sempre tem algo que é familiar e nos dois que li, encontrei isso, pode ser que para outras pessoas não seja igual, mas no meu caso foi muita coincidência. Bjos!

      Excluir
  8. Nossa que tenso! Acho que me sentiria da mesma forma que você, não concordo de forma nenhuma e nem torceria para o casal. Legal isso de conseguir relacionar a algo de sua própria vida e normalmente isso me ajuda a me conectar com o livro, mas não necessariamente gostar. Pelo jeito foi o que aconteceu com você. E mesmo com os pontos positivos, não acredito que vá lê-lo!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida!

    Penso como você! Geralmente não gosto de uma terceira pessoa na história e sempre fico a favor de quem chegou primeiro. Por outro lado, sempre que me simpatizo pela protagonista, torço por ela. Então só lendo o livro mesmo para saber... E eu adoro esses livros teen. Adoro passear por essas histórias... e acho essa capa bem legal!! rs

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não fiquei do lado da protagonistas, mas vi muita gente que torceu por ela, então spo lendo mesmo Marcelle, para você fazer sua escolha.

      Excluir
  10. Oi, Cida linda!
    Eu já vi várias resenhas sobre o livro, mas a sua foi a mais real, ao menos na minha opinião, porque quando leio a tua resenha, sempre tenho a impressão de que pensamos muuito parecido. hahaha

    Abraço!
    :)
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Hey Cida.
    Realmente esses livros teens dá uma nostalgia, também só fico lembrando da minha época de escola e algumas amiga..e tals.

    Olha dependendo do final que a autora deu para esse livro eu creio que ele deve ser daquele tipo: ame ou odeie. Porque como você, acho que a maioria dos leitores deve repudiar traições, ainda mais de amizades né

    Parabéns pela resenha!

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  12. geente fiquei curiosa só pela capa hahahahaha
    Apesar de não gostar de triangulos/estar traumatizada com o mesmo
    pareceu bastante interessante!
    Adorei a resenha ^^^
    Bejinhos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. infelizmente ainda não li nada da autora, apesar de ter muita vontade! acho que ela tem uma linguagem jovial, que me agrada muito quando leio!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida
    Adorei a sua resenha, ficou ótima e deu para entender bem a trama! Fiquei imaginando como foi isso no seu grupo de amizade... muito chato.
    Ainda não li o livro, mas deu pra sacar bem a história e se eu fosse ela, não escolheria nenhum dos dois, riscaria os dois da minha agenda mesmo :/
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Rê! Você já tomaria a decisão mais radical, adorei!

      Excluir
  15. To precisando de um livro assim no momento, só para divertir, sem uma mensagem muito profunda. Vou iniciar a leitura dele e ver o que acho, sua resenha me animou mais e ao mesmo tempo, me deixou conformada para não esperar tanto.

    Bjs,
    Myris
    http://www.nacabeceiradacama.com.br

    ResponderExcluir
  16. OI Cida!
    Ultimamente as mocinhas teens não vem me agradando..peguei nesse livro hj, ai fiquei entre ele e outro (simplesmente irresistível) e optei pelo segundo, já que li dois livros recentemente com essa temática e não me agradou, mas irei pegá-lo logo, mas não sei não,pelo que vc descreveu, ela querer o namorado da amiga, vamos ver né rs

    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Effy! Simplesmente é ótimo, então depois dele pega este e vê se concorda com minha opinião. Bjos!

      Excluir
  17. Oie amiga
    Parabéns pela resenha!
    Eu nunca li nada da autora, mas até que fiquei com uma certa curiosidade de ler.
    Essas situações já aconteceram comigo, mas no caso uma ex amiga que roubou a pessoa que eu estava.
    Na minha opinião a pessoa mais ferida nessa situação foi a Erin. E tenho certeza que terei a mesma opinião que você teve do casal.
    Beijos

    Jéssica - Leitora Sempre
    http://www.leitorasempre.com/

    ResponderExcluir
  18. Também não gosto nem um pouco de traições, acho que se não quer mais ficar com a pessoa não custa terminar.
    Acho bom a Lani pensar bem antes de acabar com a amizade dela com a Erin, traições de amigos são as piores.

    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  19. Oi Cida!
    Eu gostei mais deste livro do que dos outros, achei a Lani muito legal apesar de ela viver um dilema bem complicado eu consegui torcer por ela e não gostei nenhum pouco da tal "melhor amiga", a Erin me causou antipatia e para mim o sentimento verdadeiro existia entre Jason e Lani. Amei o Blake também, ele sim é um verdadeiro amigo! :)

    Beijos,

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  20. Parece bem aqueles clichês... Já vi tantos livros com histórias parecidas, que as vezes pode até confundir! hahaha
    Mas sei lá, gosto desse tipo de livro, e apesar dos pesares, quero ler...

    ResponderExcluir
  21. Oi Cida,

    Eu gostei mais desse livro do que de Bem Mais perto , minha nota foi um pouco acima , porque eu esperava um livro morno como foi o anterior, mas esse superou a expectativa.

    Um Beijo

    Sara

    ResponderExcluir
  22. Estou louca para ler esse livro. Desde que li Bem Mais Perto em tornei fã da autora e do seu linguajar simples e divertido. Estou curiosa para saber como esse triângulo foi desenvolvido, bem como o assunto esoterismo e homossexualidade foram tratados. Valeu a dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem mais perto foi o único que não li, mas pelo visto é o melhor dela.

      Excluir
  23. Cida, quanto tempo não apareço por aqui...
    É tão bom quando identificamos em nossa leitura fatos, coisas que aconteceram na nossa vida. Mesmo que já tenhamos passado da idade livros assim nos remete a juventude e ficamos toda nostálgica, como você disse. Em breve conhecerei a Susane Colasanti, por vou ler Esperando por Você.
    Beijo.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava com saudades de você por aqui. Eu gostei mais de Esperando por você, achei mais divertido e de acordo com o que penso.

      Excluir
  24. Não li nada da Susane ainda, mas muitos elogios já ouvi falar. É um tema bem difícil de ligar, amigas e traição... isso é o que me faz querer ler o livro. Uma coisa que me deixou um pouco com o pé atrás foi a capa que não gostei muito...

    ResponderExcluir
  25. Com sinceridade, esse livro até agora não me fez ficar com vontade de ler. Mesmo que seja uma história bem real (que gosto) eu acho que não gostaria de conhecer mais da história ou dos personagens, no momento.

    ResponderExcluir
  26. Eu estou com "Esperando por você" dessa mesma escritora na estante há uns meses, mas ainda não consegui pegar pra ler. E "Tipo Destino" parece ser não muito diferente. Triângulo amoroso, dúvidas e confusões amorosas, etc.
    Primeiro eu vou ler o que eu já tenho e se eu curtir a escrita da Susane, quem sabe eu não dê uma chance a esse?
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!