{Resenha} Esperando Por Você

Esperando Por Você
Título Original: Waiting For You
Autor(a): Susane Colasanti
Editora:  Novo Conceito      Páginas: 336
Lançamento: 2013      ISBN: 9788581630472 
Compare & Compre   Skoob
É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois de o popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, o amor da sua vida — Derek — a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?
Ao ler ler este livro, eu tive a sensação de estar lendo o diário de uma adolescente. A maneira como a história é apresentada é muito semelhante ao que coloca-se em um diário. São os acontecimentos de um dia, as tristezas, expectativas, frustrações, e tudo que muitas vezes não é muito fácil ser dito em voz alta, mas escrito fica mais fácil.  Tudo sem ser precisamente ligado,  mas seguindo o fluxo de uma vida.

O livro é narrado em primeira pessoa por Marisa, uma adolescente que acabou de voltar de uma viagem de férias e está cheia de expectativas em relação ao novo ano letivo que terá início. Ela chega e logo corre para visitar a melhor amiga, as duas querem mudar a vida, dar uma agitada em tudo ao seu redor, em especial na vida social e na vida amorosa. É até engraçado a maneira como elas falam, reclamando que estão cansadas do marasmo e da mesmice, parece até que são duas mulheres maduras que não realizaram nada até hoje, não duas adolescentes que estão começando a vida agora.

A partir daí vamos acompanhar Marisa em seu dia a dia, neste novo ano. Ela que no ano anterior, por sofrer de um distúrbio emocional, isolou-se de todos, busca este ano fazer muitos amigos, quer ser bem vista e ter um namorado legal, se possível o popular Derek. Também busca reatar uma antiga amizade com Nash, um garoto que cresceu com ela, mas em um determinado dia afastou-se. E é nessa busca por um namorado e por reatar esta amizade, que a vida de Marisa muda. Os dois garotos passam a significar muito para ela, mas fica claro que ela não os enxerga no papel correto que deveriam ocupar em sua vida. Derek é lindo, o namorado que todas queriam, mas é com Nash que Marisa é ela mesma, sem máscaras de ser popular, apenas Marisa, jovem e cheia de sonhos e insegurança.
"Derek está agindo de modo estranho. Estar com ele, no final das contas, é estimulante, mas também muito cansativo. Às vezes, tenho a sensação de que estou representando, tipo, como se agisse de um modo que acho que talvez ele queira que eu seja, ou de um modo como eu gostaria de ser."

E não é só a vida amorosa de Marisa que vamos conhecer, vamos dividir com a protagonista a conquista pelo primeiro emprego, as brigas com a irmã, a separação dos pais e o maior de todos os desafios, não se deixar dominar pela ansiedade, que é o principal sintoma do distúrbio emocional que sofre.

A história é bem leve, não é um livro com um enredo cheio de elementos que precisam ser amarrados e nos levem à um grande desfecho, como eu disse é como ler um diário, um dia aqui, outro acolá. Vamos conhecendo Marisa e vendo os acontecimentos que marcaram um ano de sua vida. O espaço de tempo é bem este, temos até o livro dividido em períodos de meses, conforme o ano escolar. Falando nisso, mesmo a história sendo ambientada nos Estados Unidos, desta vez a escola está bem próxima dos moldes brasileiros, com muitos elementos que nos soam familiares.

O ponto alto da narrativa é um webcast, com um locutor misterioso que sabe da vida de todo mundo da escola, e adora espalhar uns segredinhos na rede, mas só daquelas pessoas não muito legais. Todos os dias às 23:00 horas o programa vai ao ar, sendo uma válvula de escape para muitos jovens e um grande consolo para Marisa. O locutor Dick  é um verdadeiro ídolo para todos.  Para o pessoal que precisa de um apoio, ele dá um abraço virtual, usando palavras animadoras e mostrando que está bem próximos dos ouvintes. Sua identidade só lendo para descobrir.

"É verdade. The Cure é assim. Mas sempre melhora meu humor astral. A tristeza gosta de companhia."
O começo não me prendeu muito, até mesmo pela maneira como Marisa se vê, sei que por conta de seus problemas ela não tem muita auto-estima, mas as vezes ela se colocou tão para baixo, tão sem amor-próprio, que soava exagerado. Mas por outro lado sei que os sentimentos nesta fase da vida são elevados à proporções desmedidas e tudo é uma grande crise, mas me irritou muito. Acho que Marisa muitas vezes errou em não ser mais espontânea e também em ficar sendo espectadora da própria vida, pensando demais, supondo demais e só assistindo a vida passar. Marisa é cansativa em sua obsessão por Derek, ela queria que tudo fosse em seu favor, com bastante egocentrismo.

O livro todo é muito jovem, o ambiente criado por Susane Colasanti foi bem crível, percebe-se bem a familiaridade dela como cenário. As situações são bem reais e várias vezes revivi minha época de escola, foi bem nostálgico.
"... uma nostalgia agridoce dos tempos que nunca mais vamos viver novamente."

No desfecho do livro temos uma Marisa que aprendeu muita coisa durante este ano. Aprendeu algo que serve para todos, saber como se adaptar as diversidades, afinal as rédeas da vida não estão em nossas mãos. Coisas boas e ruins acontecem, e temos que saber viver as mudanças, se você já leu Quem mexeu no meu queijo, sabe bem como funciona.  Nossa protagonista soube como tirar proveito das situações, ela superou dificuldades, lutou e passou a dar valor ao que tinha e a quem tinha ao seu lado. Por ser um enredo bem adolescente, não me prendeu muito, mas não tiro o mérito a autora em conseguir passar uma mensagem positiva em sua obra.

"Então, deste modo simples, deixo a vida que estava vivendo. E entro na vida que eu estava buscando."


Confira outras opiniões.
Helana, In The Sky

2leep.com

43 comentários:

  1. Eu achava que esse livro tinha uma capa de auto ajuda, mas na sua resenha pude perceber do que se trata. Um livro bem juvenil, acho que iria gostar da leitura, apesar de ser bem previsível.

    Beijos.
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie Cida!

    Eu gosto bastante desses livros teens por causa dessa nostalgia que eles passam mesmo. É tão gostoso poder reviver algumas épocas de nossa vida através dos livro, não é?

    O problema é que a maioria desses livros não meio cliches mesmo e acabam deixando a desejar em conteudo as vezes.

    Pretendo ler ele breve, já que ainda não li nada dessa autora.

    Ótima resenha!

    Beijos e um ótimo domingo para você!
    ;****


    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane! Foi o primeiro livro d autora que li, ela sabe descrever bem este universo teen, mas não é um livro com uma história profunda, é mais para distrair.

      Excluir
  3. Eu achava que essa história era outra coisa... Até que achei interessante e tudo e vou ter que ler pra tirar minhas proprias conclusões. Gosto de livros mais juvenis, mas tem uns que abordam uns assuntos muito bobos e acabo perdendo a paciencia. Espero ter uma outra visão qdo for ler ahahaha
    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavia! Os juvenis que mais gosto são os de aventura e ficção fantástica, este aqui é mais real, mais para uma hist´ria cotidiana, desta forma não foi uma leitura marcante.

      Excluir
  4. Neste momento não estou com vontade de ler este livro, me parece meio sem sal, a sua resenha ficou muito boa, quem gosta deste tipo de leitura vai ficar convencido em ler o livro, mas para mim, não é a hora certa ;)
    Bjs,
    Pati

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Muito boa a sua resenha, mas neste momento não é o tipo de livro que me interessa, quem sabe eu queira ler em outra ocasião ;)
    Bjs,
    Pati

    ResponderExcluir
  6. Oi,Cida resenha maravilhosa,terminei de ler Bem Mais Perto, um livro interessante.
    Em Esperando por Você Marisa está começando a namorar quando recebe um convite inesperado e agora o que será que ela vai decidir?
    Gosto de ser uma leitura leve,com personagens cativantes,bom humor

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida!
    A resenha ficou ótima, embora o enredo não me atraia, com certeza irá conquistar os mais jovens que se identificarão com os conflitos da Marisa.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis! Os mais jovens vão se identificar mesmo, indico até para a Sa e minha sobrinha.

      Excluir
  8. O livro parece legalziinho, quero ler para tirar minhas próprias conclusões. Fiquei curiosa sobre esse locutor misterioso do colégio.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro a capa do livro, e a historia é muito bacana. Adorei o novo lançamento da NC!

    ResponderExcluir
  10. É, você disse exatamente o que eu esperava dele. Não to com essa empolgação pra esses livrinhos adolescentes agora, mas quem sabe mais pra frente.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu indico entre leituras mais densas, se você quiser ler algo mais relaxante.

      Excluir
  11. Ainda não li nenhum livro dessa autora apesar de ser super famosa fora do Brasil.
    Meu medo em ler seus livros ´é justamente esse, a história ser um pouco adolescente de mais pra mim sabe?
    Mas quem sabe um dia não dou uma chance.

    Adorei o teu blog.
    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  12. Acho essa capa linda! :)
    Parece ser uma história bem leve e simples. Tenho curiosidade em ler os livros da Susane Colasanti.

    Ótima resenha, Cida.
    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida!
    Ainda não li Esperando por você, mas estou ansiosa para ler. O último livro que da autora eu achei muito fofinho, apesar de ser fraco. Já percebi que as histórias que ela escreve são todas voltadas para o público mais jovem, uma leitura sem grandes baques, mas que não deixa de ser prazerosa.
    Gostei bastante da resenha! Quero ler o livro em breve!
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neyla você disse tudo, eu ainda não li Bem mais perto, mas lembro bem dos seus comentários.

      Excluir
  14. Oie Cida.
    Confesso que o livro não me chama muito atenção.Eu comecei a ler Bem mais perto da autora também é não gostei.
    Mas quem sabe mais para frente possa ler esse livro.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Jéssica
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica! Não é que eu não tenha gostado, mas não foi um livro que me prendeu muito, foi uma leitura simples, apenas isso.

      Excluir
  15. Oie Cida,
    nossa estou esperando ansiosa esse meu livro chegar, mas sério que vc só deu 3 estrelinhas?? Esperava mais dele.

    bjinhos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Vanessa, como disse anteriormente foi um livro legal, mas não me deixou sem fôlego, sabe?

      Excluir
  16. Oi Cida, tudo bem flor?
    Eu confesso que amei o livro, por me identificar em muitos aspectos com a Marisa, e achei o tom da estória bem pessoal também, como se estivesse lendo um diário. E mesmo em alguns momentos ela fazendo raiva e sendo um tanto egocêntrica, eu até relevei porque é justamente assim, que a maioria de nós é na adolescência, em que tudo parece multiplicado por mil.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Que bom que você se identificou no livro, com certeza estar na mesma fase que a protagonista ajuda bastante.

      Excluir
  17. Acho que esse livro é voltado basicamente para adolescentes, que certamente vivenciam os conflitos e adversidades experimentados por Marisa.... Não via a hora de acabar de ler o livro, pois, já não estava aguentando mais!!!!!!! De forma alguma quero desmerecer o trabalho da escritora, sua forma de escrever, etc.... Se eu fosse adolescente, talvez pudesse gostar mais do livro, me identificar com a história, mas para mim já foi....

    ResponderExcluir
  18. Eu estava muito afim de ler esse livro, mas depois da sua resenha, perdi um pouco a vontade... rs

    Bjão!

    livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Markos! Por favor leia e veja o que acha, de maneira alguma quis desanimar você.

      Excluir
  19. Oi Cida!
    Gostei da resenha!
    Esse livro está na minha pilha de leitura só para o mês que vem... rs
    Querendo ler logo!

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Cida!

    A maioria desses livros tendem a serem cliches,mas acredito que se a história for bem construída o livro pode ser muito bom,mas acredito que eu não gostaria de viver os dilemas e contradições de Marisa.

    Bjos
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Cida, estou criando muita expectativa para esse livro, e sua resenha no começo me fez acreditar que eu iria amar o livro, mas no decorrer do post vi que posso não gostar tanto assim! Espero estar enganada. rsrs

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais! Eu vi nos comentários que muita gente amou, acho que para os maiores de 25 que não causa aquela sensação.

      Excluir
  22. Parece ser legal! Adorei seu blog, realmente muito incrível, tem tudo para fazer o maior sucesso; Já estou seguindo, segue o meu também?
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Cida! Tenho vontade de ler esse livro, mas como acho que ele não é muito emocionante, vou acabar adiando um pouco, apesar de gostar de livros juvenis.
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  24. Oi Cida, acho mesmo que alguns autores exageram nas personalidades mais adolescentes em alguns livros, e isso me irrita também. Ainda assim, logo lerei este livro, e espero, ainda assim, gostar.
    E é sempre válido quando algo se tira do livro, como parece ser o caso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Acho que seria legal ler "Esperando por você", mas fiquei preocupada com uma coisinha: não fica muito cansativo sempre os sentimentos da Marisa?
    Outra probleminha é a falta de amor próprio... me irrita quando a personagem não nada de bom nela :/

    Bjus
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  26. Oi Cida! Já li esse livro e gostei dele, apesar de a estória ser BEM teen, mas, no geral, a minha opinião ficou bem parecida com a sua haha. Ótima resenha.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Cida!
    A quanto tempo que eu não passo por aqui... saudades de ler suas resenhas *_*
    A estória me parece ser bem levinha como vc mesma disse e que acaba sendo rápida a leitura... não é algo inovador, mais a leitura parece agradável tirando a parte que vc falou da principal, tbm fico meio assim com esse tipo de personagem mais é um livro que eu leria sim!
    Amei a resenha, como sempre diva! =)
    Obg pela visita lá no blog!
    Tem resenha nova...
    Se vc quiser ir lá dar uma passadinha e
    deixar um comentário eu ficaria muito feliz =)
    -Fallen In Me
    -Rê

    ResponderExcluir
  28. Com uma vida cheinha de problemas assim é de se esperar que a autoestima da protagonista seja abalada... afinal, essa fase da vida é cheia de inseguranças e incertezas, falta experienciar o que a vida apresenta aos poucos para amadurecer. O processo é o mesmo pra todo mundo... mas que bom saber que ela vai ganhando confiança e se saindo bem, que ao final teremos uma menina mais forte e pronta para entrar na vida adulta. Gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela conseguiu se sair bem sim, por isso o quote final.

      Excluir
  29. Sabe que separei este livro pra ler este mês justamente por achar que fosse levinho? Adoro livros que dão esta sensação de nostalgia (ainda mais do tempo de escola <3).
    Acabei de ler uma resenha que falava da linguagem que a autora usou e agora vc falou que o livro parece um diário - acho que vou adorar justamente por isso! Eu gosto de livros com cara de sessão da tarde e para passar o tempo =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ceile, é bem sessão da tarde mesmo, você usou a expressão correta. Bjos!!

      Excluir
  30. Que resenha maravilhosa. Gostei muito mesmo. Quero ler esse livro já faz um tempinho e pretendo fazer isso esse semestre ainda.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!