[Resenha] Reino das Névoas

Reino das Névoas
Autor(a): Camila Fernandes

Editora:  Tarja Editorial      Páginas: 168

Lançamento: 2011     ISBN: 9788561541385

Um livro. Sete contos de fadas para adultos. Novos contos de fadas, não releituras dos clássicos, que brincam com seus elementos tradicionais: príncipes e princesas, bruxas (boas e más), maldições, bosques misteriosos, feras falantes. Mas com uma roupagem adulta, sem censura nem maniqueísmo. Nada de lutas do bem contra o mal: a dualidade está presente em todos e é dentro de cada um de nós que a grande luta ocorre. Estas narrativas procuram resgatar a essência dos contos de fadas originais, contados ao pé do fogo numa época em que não havia divisão entre “histórias para adultos” e “histórias para crianças”.

Em uma época que vemos os contos de fadas sendo revistos, Reino das Névoas, de Camila Fernandes, veio para garantir o espaço nacional entre estas adaptações. Eu conheci a obra através de um contato com a autora, li a premissa e achei interessante, assim este livrou chegou nas minhas mãos e tive uma surpresa.

Na introdução a autora logo avisa que os contos não são para encantar, são na verdade histórias mais densas e cruas, para adultos. Educam, mas sem meias verdades, sendo até cruéis quando necessário.

Vemos aqui, não só nuances de histórias que já conhecemos, mas também de novos contos de fadas, mas em seu estado mais bruto e original. Quem teve oportunidade de ler algumas histórias que fascinaram nos filmes das Disney, sem todo aquele colorido, sabe que nem sempre foi tudo tão doce.

As mensagens inseridas nestes breves contos são uma forma de mostrar consequências de nossos atos, a realidade de arcarmos com o resultado de nossas escolhas, nem sempre sendo bons os resultados. Cabe a cada um a interpretação e ver o que é válido para si.

O livro é uma crítica as atitudes ignorantes, burras e violentas, a arrogância. Pelo menos aqui existe punição.

São diversos contos, rapidinhos de ler, que até chocam com seus finais impactantes. A autora não teve dó nem piedade, mostrou a verdade nua e crua em alguns casos, então, nem sempre temos um final feliz. Mas é legal ver isso, é real de alguma maneira, afinal nem tudo na vida são flores.

Reino das Névoas foi o que mais gostei, este último conto, que leva o nome do livro, mostra uma princesa que foi traída pela mãe e teve que que esconder-se na floresta para ficar viva. Lá, esta "Branca de Neve" teve que aprender, a duras penas, que viveu uma ilusão e seu reino era feito sobre o maldade e a feitiçaria. Com a ajuda de uma velha senhora, descobriu a verdade sobre si  e teve a oportunidade de salvar-se e lutar pelo que era justo. Neste meio tempo, foi obrigada a usar o corpo para salvar-se, para ganhar o tempo necessário para agir.

É um conto conhecido, mas vemos nele a corrupção e a maldade atual, o que a jovem passou mostra nossa fragilidade, mas também a força e astúcia que precisamos ter para viver  cada dia.

Eu gostei bastante, e olha que não sou fã de contos, por achar muito superficiais, mas até que ultimamente tenho tido boas experiências, e no caso deste livro, destaco que a brevidade foi na medida certa, pois temos aqui textos objetivos e de fácil entendimento, que mostram claramente sua intenção. Este livro, com esta pegada mais madura, é excelente, fiquei muito grata à autora pela oportunidade de conhecer seu trabalho. 

"Espero que aprecie esta viagem entre sonhos... e alguns pesadelos." 

Esta é a dedicatória que ela colocou na capa, imaginem como fiquei entusiasmada com isso, eu adoro histórias com aquele toque macabro.

O livro conta com várias ilustrações, todas feitas pela autora, inclusive a da capa. O projeto gráfico é lindo, muito caprichado. Um livro super recomendado.



Recadinho da Camila para quem quer ler o livro, vocês podem comprar diretamente com ela. A regra é: o livro sai por R$ 20,00 com autógrafo e frete grátis para todo o Brasil para quem tiver lido a resenha aqui no Moonlight Books. 
Contato: milaf.autora@gmail.com


2leep.com

20 comentários:

  1. Simplesmente adoro releituras, seja de contos de fadas ou de clássicos, músicas e até filmes. Eu mesma tenho pensado em fazer algo parecido. Adoro principalmente quando bem escritos. E achei interessante a proposta de Reino das Névoas, principalmente por ser algo mais adulto. Na verdade até onde sei os próprios contos de fada são para adultos, por conterem metáforas e mensagens que somente nós somos capazes de entender, mas que por algum motivo foram destinados ao público infantil. Adorei a dica de leitura e fiquei bem curiosa para conferir o livro. Obrigada. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Mi! Escreve sim, eu adoraria ver você enveredando por estes caminhos. Eu leria seu livro.

      Excluir
  2. Oie,
    eu não conhecia o livro, mas parabéns pela autora e espero que tudo dê certo.
    Sei bem como é tentar vender seu livro e etc.

    Vou ver se consigo comprar, mas só mês que vem.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Hey!

    Nossa, super me interessei, adoro releituras e pelo que li aqui agora super vale a pena né? Já li os contos originais e realmente não são nenhum mar de rosas. Quem diria que a Bela Adormecida foi estuprada, não é? Foi pra minha listinha!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Li este livro. Com certeza vale a pena ler! Adorei! *-*

    ResponderExcluir
  5. será minha primeira experiência com a autora e estou doida par ler esse livro!

    ficaria feliz em receber sua visita no http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Contos nunca foi meu forte, mas quem sabe um dia eu goste tanto e não pare, pois foi o que aconteceu com poesia. Eu sou amante de algumas boas histórias, mas sempre tem aquelas que ninguém não curte muito e eu acabo amando!

    http://clicandolivros.blogspot.com.br/
    Beijinhos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não tinha muita sorte Lu, mas até que encontrei livros bons ultimamente, então não posso generalizar.

      Excluir
  7. Esse livro deve ser muito legal!
    Adoro releituras!

    Ameii a resenha :D

    Beijiinhos
    Paula,
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida :)
    Eu amoo contos e pelo que vc contou, acho que leria o livro sim. E se tem ilustrações, já me fez dar pulinhos aqui. rs
    Parabéns a você pela resenha belíssima e a autora pelo trabalho. Com certeza, não vou deixar de ler.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você gosta de livros assim não é? Então com certeza vai curtir este, são bem feitos e impressionam pela mensagem que trazem.

      Excluir
  9. Eu gosto de contos, mas tem um tempo que não leio. Gostei da abordagem da autora, confesso que sou mais a favor dos contos melados e com um final feliz, mas é bom ver um pouco de realidade retratada na ficção e se a trama for boa e nos deixar uma mensagem é melhor ainda.
    Abraços, Raquel.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Espero que autora obtenha sucesso! Qto ao livro eu me interessei e espero que o dinheiro logo me permita para comprá-lo. Adoro contos de fadas e eles escritos mais para adultos devem ser legal.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oie amiga
    Eu gosto de contos de fadas, principalmente com finais felizes, mas é sempre bom ler os que tenha mais uma abordagem sombria e real.
    Gostei da proposta do livro e pretendo ler.
    Beijos

    Jéssica
    Leitora Sempre
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. OMG!! Adorei!!
    sou apaixonada por essas novas versões dos contos de fadas, e este ainda é de autor nacional, nossa, preciso dele!! Vou aproveitar o descontinho para os leitores do MB!! HAHAHA

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida!
    Super interessante essa retomada do caráter mais realista dos contos de fadas que foi perdido ao longo do tempo, a frase "a dualidade está presente em todos" (na sinopse) já tinha me chamado a atenção e sua resenha só veio a somar nessa vontade de conhecer a obra ;)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  14. Apesar de não gostar de livros de contos achei muito legal esta proposta de conto de fadas mais bruto. Pelo conto Reino das Nevoas parece haver mais da vida real. Também gostei da capa do livro.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!