[Resenha] A Falsa Princesa

A Falsa Princesa
Título Original: The False Princess 
Autor (a): Eilis O´Neal
Editora: Farol Literário    Páginas: 408
Lançamento: 2013      ISBN: 9788562525742

falsaprincesaFB

Princesa e herdeira do trono de Thorvaldor, Nalia leva uma vida privilegiada na Corte. Mas, logo após seu aniversário de dezesseis anos, ela descobre que é uma falsa princesa e que foi colocada no lugar da verdadeira para protegê-la. Obrigada a deixar o palácio com pouco mais do que suas roupas, a garota, agora chamada de Sinda, terá de abandonar a cidade, seu melhor amigo, Kiernan, e a única vida que ela conhecia. Enviada para viver com a tia no interior, Sinda não se mostra capaz de executar nem a mais simples tarefa. Mas, para sua surpresa, ela descobre que uma intensa e perigosa magia corre por suas veias, e que ela jamais será apenas uma humilde camponesa. Sinda retorna à cidade em busca de respostas. Reencontra o garoto que se recusou a abandoná-la e desvenda segredos que podem mudar a história de Thorvaldor para sempre. Com uma trama surpreendente e uma aventura de tirar o fôlego, A falsa princesa é um grande romance de fantasia e uma história que encantará os leitores.


Este foi um dos livros que li com mais expectativas este ano, afinal desde seu lançamento só vi elogios e mais elogios. Claro que isso é uma faca de dois gumes, a expectativa excessiva pode acabar fazendo você ter uma decepção, mas também pode ser atingida, e algumas vezes, superada.

A Falsa Princesa é o primeiro romance da escritora Eilis O’Neal, publicado no Brasil pela Farol Literário, nele vamos conhecer Nalia, ops! Quer dizer Sinda, a jovem que ao fazer dezesseis anos viu sua vida mudar de maneira drástica. Definitivamente ela viu seu conto de fadas não ter um felizes para sempre.

Parece que estou confusa com o nome da protagonista, mas não, na verdade nas primeiras páginas conhecemos a jovem como Nalia, a princesa de Thorvaldor. Ela está no jardim do palácio na companhia de seu melhor amigo de sempre, Kiernan, tentando desvendar um antigo mapa e encontrar uma tal porta mágica, construída para a fuga de um antigo rei. Pelas coordenadas, a Porta do Rei Kelman ficava em um muro, mas Nalia e Kiernan nada viam. No entanto, nada frustrava aquela dupla de amigos, pois se estivessem juntos, estava tudo bem. Ela a princesa tímida, ele o nobre traquinas, que cativava todos no palácio. Opostos em suas personalidades, completos em sua amizade.

Uma cena gostosa de acompanhar, dois amigos e muitos sonhos e fantasias pela frente, até o momento que Nalia é chamada pelos pais e descobre algo que nunca sonhou, uma realidade baseada em uma antiga profecia. No dia que a princesa nasceu, o Oráculo de Isidros, viu que a menina seria assassinada antes dos dezesseis anos, e por medo de ter o futuro do reino ameaçado, o rei e a rainha, aceitaram o conselho de seus magos, trocar a criança. A verdadeira Nalia seria criada em um convento, e uma outra criança seria criada no palácio, uma menina de origem humilde, chamada Sinda.

Imaginem você ver tudo o que sempre acreditou ser verdade, tornar-se uma grande mentira? É para ficar sem chão. Assim foi com Sinda, ela descobriu se a falsa princesa e foi obrigada a deixar tudo para trás e viver com uma tia pobre, no interior do reino. A vida de luxo, foi substituída por uma vida humilde e de muito trabalho, uma vida solitária e de sonhos desfeitos.

Narrado em primeira pessoa por Sinda, este livro nos leva a conhecer a luta de uma garota em busca de si e de seu lugar no mundo. O pior aspecto de toda a mudança, não foi para Sinda a perda de seu status, e sim a de sua identidade, e falando seriamente, você não aprende a ser alguém, você é ou não é aquela pessoa.

Sinda é uma menina doce e sua narrativa passa muitos sentimentos, percebemos claramente sua insegurança, seus medos e podemos praticamente tocar sus tristeza. Eu fiquei muito comovida com sua situação, deu dó ver como usaram Sinda e depois a descartaram. Mas mesmo assim, eu acreditava piamente que ela era muito importante, que aquele reino ainda iria precisar dela.

Sinda não é apenas doce, é uma menina de muita força, coragem e determinação, embora não enxergue essas qualidades em si. No começo ela não reage, aceita tudo facilmente, mas logo percebe que precisa formar-se, deixar Nalia no passado e vestir-se de Sinda, mas não apenas isso, ela precisa fazer a diferença, e quando descobre ter poderes mágicos, acha a motivação necessária para cumprir seu destino.

Qual destino? Vocês não podem nem sonhar com a missão complicada que ela tem pela frente.
"Eu sabia que poderia ficar em Treb com a tia Varil. Tentar construir uma vida ali. Afinal, de que adiantaria fugir, quando o que eu realmente queria era fugir de mim mesma?"

Controversa, hora com medo, hora destemida, seguindo em frente sem medir consequências. Extremamente desastrada, de gênio forte, sem um pingo de paciência. E como era ciumenta! Ela não é única personagem que cativa, Kiernan também é muito fofo, e não há como não querer aquele amigo ao seu lado. Todos os personagens são ricamente trabalhados, com caracterização excelente, cumprem seu papel, despertando no leitor muito amor e também muito ódio. Mexem conosco.

O ritmo é rápido e feito para enganar. A cada página encontrei uma nova surpresa, e percebi o quanto a autora deve ter se divertido criando situações que nos fazem pensar em algo, em achar que sabemos onde tudo vai dar e do nada, inserir aquela reviravolta na trama, nos deixando mais aflitos e de queixo caído. Algo que achei muito legal, foi que ela fechou cada situação que apresentou, nunca deixando uma ponta solta em sua trama, mas não deixando tudo para o final, ela vai fazendo isso aos poucos.

O’Neal não perde tempo com mínimos detalhes, ela nos dá um panorama geral e parte para ação, a trama é muito dinâmica, mas não é algo corrido. Flui bem e sabe como te prender.

A história é muito madura, seus personagens mesmo sendo muito jovens, passam a impressão de ter mais de vinte anos, inteligentes e responsáveis, companhias deliciosas para nós.

Uma aventura medieval com todos os elementos indispensáveis para torná-la perfeita, intrigas, magia e romance. Cada um destes temas muito bem apresentados. Eu adorei ver tudo o que foi feito para aquele reino ter seu trono tomado, vibrei com toda a mitologia criada em torno da magia de Sinda e como naqueles tempos isso era encarado (imaginem , uma universidade de magos) e suspirei com o lindo e suave romance que tivemos, crível, baseado primeiro em amizade sincera, e consolidado em lealdade e confiança.

A Falsa Princesa é uma das melhores histórias de princesa que já li, que sabe encantar como poucas e ainda presenteia o leitor com muitos valores, ressalta a importância da amizade sincera e do caráter, de ser capaz de abrir mão de seus maiores desejos por um bem maior, sem esperar recompensa. Altruísmo puro. Uma história que dá seu recado com leveza e doçura, que encanta sutilmente.

"E então ele desapareceu, fechou a porta ao sair, e meu coração - rebelde e cruel - foi com ele."
Embora seja uma frase de Sinda, peço licença. Uso-a para demostrar a sensação que fiquei quando o livro acabou.



2leep.com

41 comentários:

  1. *-* eu amo histórias de princesa e só pela sinopse da pra ver que é uma reviravolta só essa história
    gostei da resenha amiga^^
    http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como tem, é legal porque você nunca sabe onde a autora vai te levar. Bjos!

      Excluir
  2. Ok, se eu já estava louca por esse livro, agora então... Gostei muito de saber que a autora vai juntando todas as pontos no decorrer da história e não só no final. E que ela dá várias reviravoltas à história.
    Um dos meus pontos fracos em literatura, são as histórias de princesa. Ou seja, já estou aqui com o buscapé aberto pesquisando os valores para fechar a compra rsrs.

    Beijos,
    Myris
    http://www.nacabeceiradacama.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie Cida =)

    Assim como você, desde o lançamento desse livro só leio maravilhas a respeito dele, e pelo que pude perceber pela sua resenha, você também foi conquistada.

    Adoro livros com esse tipo de narrativa leve e com personagens cativantes.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos e uma ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Tenho visto ótimas opiniões sobre este livro, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo.
    Mas como a narrativa é boa, ainda me deixa mais doida. rsrs


    Clicando Livros
    Abraço *-*

    ResponderExcluir
  5. Eu não imaginava que esse livro fosse tudo isso! Não parei para ver do que se tratava quando o via em outros blogs por falta de interesse, mas nossa sua resenha me convenceu! O livro parece ser fantástico e toda essa confusão de Naila e Sinda me deixaram curiosa para saber até onde vai essa história. Parabéns pela resenha.
    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  6. Que lindo! Mais um livro que eu necessito ler o mais breve possível. Não sabia do que se tratava a história até ler sua resenha e gostei muito. Aliás, acho que irei gostar da protagonista também e fiquei curiosa com essa universidade de magos.
    Sua resenha ficou fantástica, Cida! :)

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida, nossa parece ótimo mesmo. Como estava afastada não sabia desse livro, para mim é novo, porém é bom começar com uma resenha assim.
    Amei.
    Cida, meu blog está de volta, espero que você volte a nos visitar.
    Beijos


    Rafa Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senti sua falta, que bom que está de volta.

      Excluir
  8. Todo mundo super fala bem desse livro, ai você vem com essa resenha *-* é pra acabar com meu coraçãozinho :P
    Adorei...com certeza vou ter de ler esse livro
    Obrigada pela dica

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia o livro, e a capa não tinha me agradado, mas fiquei curiosa com a resenha. Não gosto de ler um livro quando estou com muita expectativa em relação a ele, como você mesma disse, pode se ruma experiencia horrível, ou pode também render uma maravilhosa leitura.
    Já coloquei esse livro na lista dos desejados, e quero muito ler. *-*
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia o livro, e a capa não tinha me agradado, mas fiquei bastante curiosa com sua resenha. Não gosto de ler um livro com muita expectativa, como você mesmo disse, podemos nos decepcionar ou pode render uma experiencia maravilhosa.
    Já está na minha lista de desejados, pretendo ler em breve.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Esse livro parece ser bem legal, me deu até vontade de ler!

    Ótima resenha,

    Beijos.

    http://orocardovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie, eu quero muito ler este livro, mas não comprei ainda :(
    Adorei a sinopse e estou apaixonada por ele.
    Amei sua resenha :)
    Parabéns!

    Tomara que pra mim ele também seja 5 estrelas.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Own ♥ esse livro é muito lindo!!!
    Ficamos com saudades dos personagens assim que viramos a última página, realmente uma história pra guardar no coração e reler muitas vezes ao longo da vida. Amei a resenha, até me emocionou porque fiquei relembrando minhas sensações durante a leitura.
    Beijos e uma ótima semana...
    Elis Culceag * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai amiga, é nestas horas que desejamos que todos os livros sejam de séries.

      Excluir
  14. a unica coisa que não curti nesse livro é que os reis parecem descartar a Nalia/ sinda como se ela fosse um objeto :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são sem coração, também fiquei muito brava.

      Excluir
  15. Aaaaaahhhhhhhh como eu quero esse livro!!! Assim que li a sinopse eu fiquei querendo e me perguntando como que os reis puderam fazer isso com ela?? Cadê indenização???
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Sempre que crio expectativas eu acabo me decepcionando, por isso ultimamente tenho ficado com um pé atrás quando as pessoas elogiam demais, pois sei que tenho o gosto diferente de muitos... haha mas pela sua resenha o livro parece ser muito bom mesmo, eu gosto de livros de princesas e esse parece ser meu tipo, quero muito ler!

    Obrigada pelo carinho! Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  17. "Eu sabia que poderia ficar em Treb com a tia Varil. Tentar construir uma vida ali. Afinal, de que adiantaria fugir, quando o que eu realmente queria era fugir de mim mesma?"


    Ual!
    Que quote! Só pelo quote já da vontade de ler o livro...
    Com a sua resenha então!
    realmente fiquei muito curiosa :D
    Adicionei no skoob correndo para nao esquecer o nome
    hahaha


    Seguindo o blog :D
    Beijinhos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Cida
    Quero muito ler esse livro!
    Livro parece estar recheado de fantasia, romance e mistério, encantamento, suspiros e surpresas!
    Quero muito ler essa delícia de conto de fadas! Leva jeito p/a ser muito fofo e dinâmico. Resenha me fez desejar que esse seja um daqueles livros que viram série ao invés de ser um filho único.
    Bjus
    Participando!
    Bjus

    ResponderExcluir
  19. Gente, fiquei chocada. Amei a premissa do livro, mas já fiquei revoltada.. como assim colocaram uma substituta da princesa? E se ela morresse no lugar da Nalia? Pobrezinha. Faz tempo que não leio uma história medieval. Aliás, acho que nunca li, só vi filmes, então fiquei doidinha para conferir essa história. Podia rolar um sorteio, né?! hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  20. Oie Cida,
    eu adorei sua resenha e o livro. Quero muito lê-lo. Deve ser mto bom.

    Adoo um bom romance de época, principalmente quando se vê logo de cara que vai ter muita confusão.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  21. Que delicia ler essa resenha
    Me fez lembrar o sonho que foi ler esse livro !!

    Bj

    Sara

    Toda a Literatura

    ResponderExcluir
  22. Primeiro queria fazer um breve comentário sobre sua resenha. Você se expressa maravilhosamente bem, oscilando entre detalhes sobre a história e sua opinião, que independente do tamanho da resenha, é gratificante lê-la. No caso, o suficiente pra despertar uma enorme curiosidade pela história. Gosto desse ar medieval que foi citado e a história parece maravilhosa. Com certeza está na minha lista de desejados.

    Beijos,

    Orocardovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Obrigada, que bom que a resenha foi tão bem recebida. Bjos!

      Excluir
  23. Hey!

    Eu adoro os livros do estilo e esse tem sido muito bem cotado. Eu estava com medo por conta de altas expectativas tambem, mas acho que assim como voce, isso nao vai me atrapalhar! Cinda parece uma ótima personagem, e eu curto essas histórias cheias de surpresas! Otima resenha!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Cida :)
    Quanto tempo >.<

    Como você está?
    Este livro eu não conhecia :O
    Mas achei bacana sua resenha *-*

    Beijos e se cuida
    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  25. Aiinn estou encantada.
    Nunca li livros de princesas mas n por falta de vontade e sim oportunidade.
    Esse livro parece um máximo e ganhou 5 estrelas pelo seu blog, entao tenho que ler.

    Queria te convidar para conhecer meu blog

    http://livrosumapaixao.blogspot.com.br/

    Att

    ResponderExcluir
  26. Oi Cida,
    Já li algumas resenhas desse livro e confesso que fiquei um pouco com receio de criar expectativas demais, mas pelo jeito estou perdendo em não ler, parece ser uma história bem escrita mesmo. Gostei bastante já da personagem Sinda.
    Adorei sua resenha, livro incluído da minha listinha de desejado :)
    Beijos

    Mari - Stories And Advice


    ResponderExcluir
  27. Fiquei curiosa !!!
    Ainda não conhecia esse livro, mas sua resenha me encantou *---*
    Amei demais a forma como você escreve.
    Vou ver se consigo comprar esse livro.
    Beijos, fica com Deus.

    lendoeaprendendoblog.blogspot.com SIGO TODOS DE VOLTA.

    ResponderExcluir
  28. Ganhei o livro e estou na maior expectativa com a leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose! Tomara que você goste. Me fala depois.

      Excluir
  29. Oi Cida! Adorei a resenha! não tinha ideia que o livro era sobre isso, a capa me chamou atenção lá na saraiva mas eu não cheguei a pegar e ler a sinopse, agora vou namorar um pouco com ele a proxima vez que eu passar por la haha
    gostei bastante e tá anotado na lista!
    beijos!

    ResponderExcluir
  30. Depois dessa resenha eu fiquei animada para ler, sem contar que já adorei a sinopse!

    ResponderExcluir
  31. Oie amiga
    Nossa, que resenha incrível! Não conhecia muito bem a história desse livro, mas depois de sua resenha fiquei encantada.
    A história parece ser muito interessante e já coloquei na minha lista.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Jéssica Rodrigues
    Leitora Sempre
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Eu preciso ler este livro, definitivamente!!
    Só leio resenhas otimas, falando super bem da trama. Confesso que sou apaixonada por livros "de princesas". hahaha.
    Parabéns pela resenha, me deixou ainda mais em panico para ler este livro.

    ResponderExcluir
  33. Adoro quando alguém tem as mesmas sensações que eu de um livro :)
    Li e adorei o livro e concordo com você é um dos melhores livros de princesa que já li.
    É raro um livro deixar "saudades" e foi o que senti quando terminei a leitura.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!