Louca Para Casar
Título Original: The Wedding Girl
Autor: Madeleine Wickham
Editora: Record Páginas: 490
Lançamento: 2013 ISBN: 9788501094032
Milly está a quatro dias de um casamento digno de contos de fada com Simon, um jovem rico por quem é perdidamente apaixonada. É a cerimônia mais aguardada do ano pela alta sociedade, mas um detalhe pode pôr tudo a perder. Dez anos antes, Milly se casou com um amigo americano gay para que ele vivesse na Inglaterra com o parceiro, mas logo ambos perderam o contato e nunca se divorciaram. Tudo permaneceria em segredo se não fosse a chegada de Alexander, o fotógrafo, que por acaso também presenciou a primeira união. Agora ela terá que correr contra o tempo para encontrar o “marido” e obter o divórcio antes que todos descubram que a noiva, na verdade, já é casada.
Madeleine Wickham é o verdadeiro nome da autora conhecida como Sophie Kinsella, e este é o primeiro livro dela que leio, Louca Para Casar, publicado aqui no Brasil pela Editora Record.
Milly na juventude conheceu dois belos rapazes, de primeira ficou interessada em algo mais com algum deles, mas quando percebeu que eles eram um casal, acabou tornando-se amiga de ambos. Inseparáveis, viveram ótimos momentos em Oxford, e para ajudar um deles que precisava de autorização para permanecer no país, Milly aceitou um casamento de fachada. Anos mais tarde, prestes a casar-se de verdade, Milly dá de cara com uma pessoa que testemunhou seu casamento anterior, como se não fosse suficiente, ela percebe que não só escondeu este detalhe do passado de seu noivo e da família, como também, nunca providenciou o divórcio. Agora, com apenas alguns dias para o casamento com o homem que ama, ela precisa decidir o que vai fazer.
Contar a verdade? Bigamia? E você? Faria o quê no lugar de Milly?
A narrativa em terceira pessoa de Madeleine envolve o leitor de maneira instigante, nos apresentando personagens vivos e críveis, que nos fazem ter aquela vontade de espiar pelo buraco da fechadura para saber o que acontecerá em suas vidas, é algo muito bom em um livro, o despertar da curiosidade do leitor não por um mistério apenas, mas pelo puro interesse de conhecer profundamente os personagens como pessoas reais.
Pensei que fosse ser a história das trapalhadas de uma garota correndo contra o tempo para corrigir um erro da juventude, para assim ter um final "e viveram felizes para sempre", mas foi muito mais do que isso. A história não fica presa na confusão em que a protagonista está metida, mesmo este sendo o foco central, enquanto vamos acompanhando Milly em sua jornada, também vamos conhecendo as vidas dos demais personagens, vemos que todos têm muitos problemas e questões mal resolvidas, algumas cenas, principalmente as reuniões em família, são uma chuva de alfinetadas e desabafos.
O casal Milly e Simon não parecia estar apaixonado, as razões que os unem não parecem certas para conduzi- los à um casamento, e o que fica claro para o leitor, é que ambos precisam, antes de uma união, conhecerem a si mesmos e o que querem de verdade.
Milly é uma garota simpática, mas não é de muita ação, conformada com tudo ao seu redor, aceita facilmente as imposições dos outros para não ser desagradável. Sua mãe é a pessoa mais irritante deste planeta, e faz a filha de gato e sapato, pensamos até quem é a noiva da vez, dada a intromissão desta mãe-megera no casamento. A mãe é tão exagerada em tudo, e fala tanto, que nem percebe que o próprio casamento acabou. Além do mais, está toda deslumbrada pelo sogro da filha, um homem muito rico. Sabem aquelas pessoas que falam tanto, e só ouvem a si? Esta aí é a mamãe da história.
O noivo, Simon é um cara revoltado com a separação dos pais, mesmo após a morte da mãe e sua convivência com o pai, ele não perdoa o homem, é algo imaturo, até porque Simon não sabe o que levou o casamento ao fim, nem procura saber, ele condena o pai e pronto. E eu gostei do velhinho, sempre firme e forte, e muito sensato em tudo, lidando sempre com muita paciência com as explosões o filho.
Temos ainda os amigos gays de Milly, a irmã misteriosa e o pai caladão e uma madrinha cheia de segundas intenções, todos compondo esta trama cheia de humor britânico, relações familiares conturbadas e cheias de rachaduras, que o menor tremor, partem-se em mil pedaços. E realmente chega um ponto na história que temos uma reação em cadeia de acontecimentos trágicos, não nada para chorar, o leitor ri, mas os personagens arrancaram os cabelos. Quando tudo começou dar errado para um, o azar alastrou-se e pegou todo mundo desprevenido.
Foi a melhor parte do livro, um choque em todos, eu tive a sensação que cada um acordou de um sono profundo e se viu no palco da vida, deixando a plateia e passando a ser o protagonista de sua própria história. Vemos então o crescimento de cada personagem, o amadurecimento de Milly e Simon é excelente, eles passam à agir de maneira tão diferente, que achamos que são outras pessoas, eu gostei disso, dessa reviravolta, na verdade foi um ato de tirar sua máscara e assumir o que quer e quem é. Não só os protagonistas sofreram esta mudança, todo mundo passou pela metamorfose e ganhou espaço em meu coração. Acreditem, até a mãe-megera, tornou-se alguém agradável.
Sempre achamos que não somos capazes de fazer algo, mas na hora da necessidade achamos coragem e força para isso. E a vida é assim, uma eterna mudança, uma escola, onde aprendemos com nossos erros, para sermos melhores. Ver tudo isso nesta trama, com uma pitada trágica, mas pincelada de humor foi uma experiência gostosa demais.
Oie :)
ResponderExcluirMeu deus esse livro é para mim, a medida que fui lendo a sua resenha enxerguei isso, amo livros que exploram relações diversas não só românticas ( de amor ), beijos !!
http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )
Fico feliz em saber que você gostou do livro. Ainda não tinha lido uma resenha positiva sobre ele e você me deixou curiosa para lê-lo. Infelizmente não consigo gostar dos livros da Madeleine como amo os livros da Sophie. É incrível como ela consegue mudar a maneira de escrever quando incorpora cada uma das autoras que tem dentro dela.. hehe Beijos, Mi
ResponderExcluirwww.recantodami.com
Parece ser um livro MUITO bom. Estou louca para ler. Apesar de ser um drama, muitas pessoas deram críticas positivas ao livro.
ResponderExcluirXxxx
Oi Cida! Nossa, ontem messmo li uma resenha desse livro, fiquei mega curiosa. Falam sempre muito bem desta autora, tenho curiosidade em ler algo dela.
ResponderExcluirbeijos
Amei a sua resenha! Eu li esse livro e foi exatamente isso e não tem uma correria para resolver as situações, foi o primeiro livro que li da autora e me apaixonei pela trama, e pelos personagens, o livro é muito instigante.
ResponderExcluirBeijos, Raquel.
Deu vontade de ler! Gostei!
ResponderExcluirBeijos!
blog-bonecadeluxo.blogspot.com.br
Oi Cida =D
ResponderExcluirCada resenha que leio desse livro de deixa com mais vontade de ler ele ainda. Não li nada da Sophie ainda, até por que chick-lit não é lá me estilo de livro favorito, mas com tantas resenhas positivas estou dispostas a arriscar =)
Adorei a resenha!
Beijos e um ótima semana;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary
Oi Cida! que bom que vc gostou do livro! eu sempre leio resenhas negativas deles, acho que as pessoas estão esperando a Sophie e não estão preparados pra Madeleine! Mas o livro é mesmo muito bom e eu adorei a sua resenha :)
ResponderExcluirbeijos!
Olá...adorei a resenha, quero muito ler esse livro
ResponderExcluirOi, Cida! Este é um livro que estou e não estou com vontade de ler, porque li há algum tempo uns comentários meio negativos a respeito da obra. Mas se tiver a oportunidade, lerei, com certeza!
ResponderExcluirBeijo!
Doce Sabor dos Livros - Visite!
Oi Cida!
ResponderExcluirEsse livro é ótimo MESMO! Gostei muito dele, de verdade. Adorei principalmente essa parte de a autora não ter só focado na Milly e ter olhado para os outros personagens também. Muito bom mesmo!
Um beijo,
Luara - Estante Vertical
amei a resenha, fico feliz q tenha gostado cida.
ResponderExcluirAiiii, eu preciso ler esse livro... Parece ser tão bom!!
ResponderExcluirBjooos
COLECIONANDO LIVROS
Oie,
ResponderExcluirmenina que bom que gostou. Tenho ouvido diversas opiniões sobre o livro e fiquei na dúvida sobre a leitura.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Nunca li nada da Kinsella mas sempre tive vontade de ler, ainda mais porque todo mundo que lê algo dela super recomenda a leitura. Gostei da sua resenha, parece ser um livro bem divertido e acho que é disso que eu estou precisando! HAHA
ResponderExcluirBeijos,
Caroline.
http://criticandoporai.blogspot.com
Estou bem cansadinha de chick-lit esses dias, apesar de já ter minha fase de amar Sophie Kinsella. É um livro de premissa bastante interessante...
ResponderExcluiroi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirLi várias resenhas desse livro e a cada uma meu desejo de lê-lo aumenta, mas a sua tem um diferencial: eu senti mais ênfase nas questões apresentadas na história, como as questões dos relacionamentos e das mudanças interiores dos personagens e vou confessar adoro o humor britânico
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Que delícia de leitura! Parece ser bem mais intenso do que eu pensava... Adorei saber disso. *-*
ResponderExcluirCom certeza está na minha lista de desejados.
Beijocas, querida.
http://artesaliteraria.blogspot.com.br
Oi Cida... Sua resenha retrata bem o que a sinopse do livro havia me passado. Bom, leve, divertido… que com certeza daria uma ótima comédia, talvez, não tão romântica! hehehehehe Fiquei com vontade de ler… com certeza uma leitura para abstrair! Beijos!
ResponderExcluirOi Cida!
ResponderExcluirJá sei que preciso ler esse livro! Parece ser ótimo.
Também ainda não li nem ao menos um livro dessa autora tão conhecida e elogiada, mas já tenho "Fiquei com o Seu Número" e pretendo lê-lo logo logo.
Acho que a parte da reviravolta, além de ser muito importante, deve ser realmente algo bastante interessante de acompanhar nas personagens.
Espero gostar muito assim como você. (:
Parabéns pela resenha!
Abraço!
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com
Não achei esse livro grande coisa.....E na verdade, ao longo da leitura, fui ficando cada vez mais indignada.....Os protagonistas são personagens fracos, idiotas, passivos. Além disso, achei Milly bem burrinha e já não aguentava a falta de maturidade de Simon.....A mãe de Milly era de uma futilidade ímpar.....E as coisas só pioram quando Allan, sua família e amigos entram na história, com seu preconceito exacerbado e fanático... Acho que o personagem de Allan teve o pior fim possível, com quase nenhum amadurecimento....
ResponderExcluirOie amiga
ResponderExcluirParabéns pela resenha.
Eu já li o livro é gostei muito.
Achei a protagonista, Milly, muito hilária e engraçada. Agora, não gostei muito do Simon não. Achei ele muito superficial.
Beijos
Jéssica R.
Leitora Sempre
http://leitorasempre.blogspot.com/
Esse romance parece ser muito bonito... Quero muito ler...
ResponderExcluirNossa, esse livro deve ser muito bom.
ResponderExcluirGostei da resenha.
abraços
palavrapequenas.blogspot.com
Oi, Cida! Preciso ler algo da Sophie Kinsella urgentemente. Só vejo elogios sobre os livros da autora, e tenho certeza que são livros que gostarei, pois adoro um bom romance. Sua resenha é a primeira que leio sobre o novo livro da autora e confesso que fiquei bem curiosa quanto a trama. Parece ser ótimo!
ResponderExcluirBeijos, Leitura da Vez!
Oi Cida,
ResponderExcluirNossa que resenha hein, já tinha lido uma resenha e fiquei bem curiosa por esse livro, eu imaginava uma história um pouco diferente, esse já é um do meus livros desejados para o próximo mês.
Parabéns pela resenha.
Beijos
Mari - Stories And Advice
Oi Cida,
ResponderExcluirLi uma resenha desse livro há pouco tempo e, assim como a sua, me deixaram morrendo de vontade de ler! Nunca li nenhum livro dela, nem mesmo como Sophie Kinsella, mas tenho muitos na minha wishlist.
Beijos, Bianca
http://behindenemyline8.blogspot.com.br/
Olá :3
ResponderExcluirEsse livro me fez lembrar do filme A Proposta, mas só que o livro é bem mais desenvolvido - pelo que percebi na resenha. E é um tema totalmente diferente de tudo que li, então ele está na minha wishlist!
Ótima resenha Cida!
Beijos,
Nathália
Livroterapias
Eu particularmente não vi muita divulgação deste livro, então quando vi a capa e o titulo, imaginei algo totalmente diferente do que vc descreveu na resenha. Posso dizer que fiquei curiosa por esta história, e principalmente p saber como a protagonista resolveu esse 'probleminha de ultima hora'...hahaha. Já foi p minha listinha.
ResponderExcluirxoxo
http://amigadaleitora.blogspot.com.br/
Oi Cida,
ResponderExcluirNão sabia que Sophia Kinsella era um nome fictício. Gosto de livros que nos surpreendem e este parece que é deste tipo. É ótimo vermos o amadurecimento das personagens. Fiquei super curiosa para ler o livro.
bjs
http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/
Fiquei com vontade de ler. Parece uma história interessante. gosto de ver personagens amadurecendo.
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler algo da autora, seja com o nome real ou com o pseudônimo.
Beijos,
Carissa
www.carissavieira
Bom dia Cida,
ResponderExcluirPela sua resenha vemos que esse livro é muito bom e vale a leitura...dica anotada...abraços.
devoradordeletras.blogspot.com.br
O livro me lembrou um boa comedia romântica da sessão da tarde, que e sempre cheia de reviravoltas e estórias paralelas.
ResponderExcluir*bye*
http://loucaporromances.blogspot.com.br/
Ownnn
ResponderExcluirQue fofo!
Docinho! Kinsella é tudo e sei que vou adorar esse romance.
Bjus
Muito boa a resenha, adorei. To louca por esse livro, deve ser maravilhoso.
ResponderExcluirhttp://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oi Cida, muito boa sua resenha, você falou dos personagens, características, dos problemas em si, que giram em torno da trama, não só do casal central, Não costumo dizer "amei sua resenha" pois a meu ver isso não é argumento, mas dessa vez, me perdoe mas AMEI SUA RESENHA! Se todas fossem assim, ainda mais com essa reflexão no penúltimo paragrafo.. só aumentou minha vontade de ler o livro.
ResponderExcluirBjo
Bye da Pah
Livros Estrelas