{Resenha} Por Isso a Gente Acabou






Por Isso a Gente Acabou  Daniel Handler

Por Isso a Gente Acabou
Título Original: Why We Broke Up
Autor(a): Daniel Handler
Editora:  Companhia das Letras      Páginas: 368
Lançamento: 2012      ISBN: 9788535920239

Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação.
Por Isso A Gente Acabou de Daniel Handler foi publicado no Brasil pela Editora Companhia das Letras, que também é responsável pela publicação de outras obras do autor, como as séries Só Perguntas Erradas e Desventuras em Série, no entanto nestes livros ele assina como Lemony Snicket.

Você já pensou em passar um relacionamento amoroso a limpo? 

Eu nunca, mas ao ler este livro vi como é possível fazer isso, no entanto tem que ter coração forte, tanto para viver os bons, quanto os maus momentos.

Minerva e Ed tiveram um breve namoro, rápido, como são as paixonites da adolescência, mas nem por isso superficial, foi algo insano, um passeio de montanha russa, impossível de esquecer. Por meio de uma narrativa em primeira pessoa, Min nos conta como tudo começou, ou melhor, porque tudo acabou.

Ela resolveu devolver à Ed tudo que lembrava o namoro, algumas coisas ele deu à ela, outras foram   parte de seus encontros, como o ingresso do primeiro filme que assistiram juntos. Minerva tomou esta atitude como uma maneira de tirar Ed de vez de sua vida, passando a limpo como eu disse anteriormente, tudo o que viveram.

Ela faz um raio-x em tudo, de um beijo, até um simples oi, e ao final de cada análise, que na verdade é uma carta, demonstra claramente à ele tudo que estava errado, o que deveria ter sido diferente e o resultado de cada atitude de ambos. 

O que fica claro desde o começo, é que nenhum dos dois tinha nada em comum, Min é uma garota que ama cinema, é sensível, "das artes" e diferente, como Ed costumava dizer, caseira, tímida, até um pouco nerd, ao passo que ele era super-popular, pegador e astro dos esportes. Cinema? Só para aproveitar o escuro com as garotas. É evidente que eles não dariam certo, e não deram mesmo, mas o que prende o leitor é a vontade de saber o motivo que levou o namoro ao fim.

Pode até ser uma história comum, mas a forma como nos é apresentada é o que faz a diferença, pois cada capítulo inicia com uma ilustração dos objetos da caixa, e não há como deixar de imaginar o que aquilo significa, isso tira a simplicidade de tudo e enriquece a leitura. A história clichê, vira um grande quebra cabeças,  muito gostoso de montar.

Min é uma figura, ela vai de um extremo à outro, ama Ed incondicionalmente, mas também consegue odiá-lo na mesma proporção. Conforme escreve sua carta, se declara, chora e daqui a pouco o xinga de tudo quanto é nome, ela é super emotiva, sarcástica e doida demais, tudo comprovado por suas atitudes peculiares. Não é cansativo em momento algum o desabafo de Min, gostei de seu jeito espontâneo, no entanto sua paixão exagerada por cinema faz com que ela compare cada acontecimento de sua vida com cenas de filme, como eu não conhecia boa parte dos filmes citados não senti muito bem estas cenas, mas nada que tenha complicado o aproveitamento da leitura, até porque depois procurei tudo no Santo Google.

Como a narrativa é em primeira pessoa conhecemos melhor Min, mas ela é uma narradora legal e dá uma visão bem ampla de todos os outros personagens, só em relação à Ed que não senti isso, mas é justificável até mesmo por causa dos sentimentos dela por ele. Eu até torci por Ed e gostei dele em certos momentos, mas no final voltei a primeira impressão que tive dele, de ser meio galinha. Destaco o personagem Al, que com sua frase "não tenho opinião formada sobre isso", ganhou lugar no meu coração, ele é o melhor amigo que toda garota quer ter e queria tanto que Min visse que ele não queria ser só um bom amigo.

Não é uma história que mude a sua vida, nem que traga uma lição de moral ou mensagem profunda, mas é uma delícia ver Minerva se desintoxicando de Ed, a forma criativa e inteligente que o autor usa para nos conduzir em sua história é única, quem nunca teve uma paixão louca como esta na juventude,  pelo cara, ou até mesmo pela garota tão diferente de nós? É um desafio e eu já tive o meu. Valeu a pena? Sim! Muita adrenalina, ousadia, mas que passou, fez parte do crescimento e deixou ótimas lembranças.  Gostei, foi o segundo livro do autor que li e virei fã de seu jeito diferente de criar histórias.







2leep.com

32 comentários:

  1. Oie Cida =)

    Já li muitas resenhas desse livro e ele me parece ser uma leitura bem agradavel, embora não muito "profunda" por assim dizer. Tenho bastante curiosidade de ler o livro, até por que sempre acabo gostante de histórias em exploram relações e sentimentos humanos ^^

    Ótima resenha!

    Beijos e uma ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  2. Oi Cida!
    Eu quero muito ler esse livro, perdi a oportunidade na última promoção, mas ainda vou ler porque essa narrativa me deixa muito curiosa. Parabéns pela resenha! :)

    Beijos!

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cida!

    Gostei de sua resenha. Li o livro e achei muito criativa a maneira como o autor desenvolve o livro. Realmente não é nada muito profundo, mas um tanto divertido. Uma ótima leitura para uma tarde de chuva. Estarei indicando a resenha em meu blog. arvoresolitaria.blogspot.com.br
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela indicação. É isso mesmo que o livro nos traz, eu gostei muito e percebo que tivemos as mesmas sensações.
      Bjos!

      Excluir
  4. Adorei a sua resenha, fez com que eu ficasse com muita vontade de ler esse livro...
    Sem contar que seria ótimo se eu tivesse lido algo parecido em minha juventude. Acho que me pouparia de muitas lágrimas derramadas, ou não... Como saber?
    Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida,
    Adorei a sua resenha, e gostei do enredo do livro, dessa ideia de passar o relacionamento todo a limpo e ver o que estava errado, o que combinava... deve ser bem legal e leve de ser ler.
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  6. Parece ser bem divertido, mas a Min tem que ser bem divertida, porque pelo que percebi a história deve ter muita narração.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  7. Não costumo comentar em postagens de blogs, geralmente eu leio apenas, mas confesso que quando vi a resenha desse livro, eu tive que parar para ler e comentar.

    Simplesmente adorei essa resenha! Vc expressou o que eu senti em relação ao livro. É um livro delicioso de se ler, em alguns momentos você gosta do Ed, em outros vc pensa "bem feito pra ele que eles terminaram".
    A Mim pra mim foi uma das personagens femininas mais legais. Ela é engraçada e corajosa, gostei demais dela!

    A única coisa q pensei diferente era sobre o Al, a frase de "ñ ter opinião formada" me irritava mto rsrs. Mas era compreensível, já que ele tinha sentimentos pela Min.

    Se eu pudesse eu esqueceria desse livro só pra poder ler de novo! :D

    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz pelo seu comentário, é muito bom saber que você apreciou a resenha. Adorei a ideia de esquecer alguns livros para ler outra vez, seria uma grande emoção.

      Excluir
  8. Bah, achei bem interessante a resenha e o livro nos remete, justamente, a o que fazemos quando terminamos um relacionamento. História intrigante e enredo carregado de dúvidas. Gostei.

    Vou seguir seu blog, se quiseres, dê uma passada no meu?

    www.teclasliterarias.blogspot.com

    Obrigado e parabéns pela página.

    ResponderExcluir
  9. Ahhh que legal, amiga. Parece ser um bom livro, uma historia leve e irreverente.
    Gosto de historias assim. E como você mesma disse, quem nunca viveu um amor de juventude assim, né?
    Adorei! Vou procurar por ele.

    Beijokass!!!

    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  10. Sempre quis ler esse livrinho, mas sempre estava caro para comprar, e ia adiando. Até agora com essa promoção do Sub, eu acabei optando por outros que queria há mais tempo. Sad Life! kkk
    Amo as ilustrações que as pessoas mostram dele!
    Desintoxicação de um relacionamento? É comigo mesmo! kkkk
    Ótima resenha!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Tenho curiosidade de ler esse livro, principalmente pelo livro que é instigante.
    Por sua resenha, o enredo parece ser bem agradável, achei interessante essa ideia de fazer um raio-x do relacionamento, ou no caso do fim dele.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nossa achei a ideia muito original rs *-*

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  13. Oi, Cida!
    Há quanto tempo, saudades do blog!
    Fico revoltada ao lembrar que meu carrinho no Submarino não permitiu que eu comprasse esse livro ;/ Mas algum dia vou ler. Também acho a proposta do livro super interessante e acho que iria adorar!
    ótima resenha.
    Beijo, Larissa
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ameiiii sua resenha amore! Eu já tinha este livro na minha lista faz algum tempo, mas ler sua resenha me fez ver que estou perdendo um mega tempo em deixa-lo apenas na lista, preciso compra-lo urgente!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Desde que foi lançado que eu quero ler. Sei que não vai mudar minha vida, mas acho que é o tipo de livro que me agradaria.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  16. Gostei de sua resenha... Não sei se eu teria coragem de fazer o que a personagem fez: reviver cada detalhe. Fiquei com vontade de ler o livro.

    Beijos!
    http://caheoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Amei a resenha linda. Não encontrei este livro para comprar aqui em minha cidade por um preço bacana então fiz o download dele e em breve quero ler-lo. Acredito que vou gostar bastante da leitura =)

    Beijos s2
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Cida!
    Achei a premissa do livro original e interessante, essa Minerva parece estar praticamente exorcizando o Ed!
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso mesmo Elis, eu dei boas risadas com ela xingando ele.

      Excluir
  19. Oi Cida,
    nossa nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece ser bem interessante. Principalmente porque ele é em primeira pessoa rsrsrsr

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  20. Passar um relacionamento a limpo requer muita coragem em alguns casos e em outros nem tanto. Agora é preciso ser honesta consigo mesmo. Gostei da premissa do livro e quero muito ler o livro.

    ResponderExcluir
  21. Olá Cida,

    Achei bem interessante esse livro, a sinopse nos deixa curioso e sua resenha nos deixa com vontade de ler....a capa também é criativa....abraços.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Cida!
    Esse livro está na minha listinha!!!
    Justamente por resenhas como a sua, que venho adiando a leitura dele.
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  23. Esse livro tem cara que é otimo,li a resenha interessante.

    ResponderExcluir
  24. Oi Cida, adorei sua resenha..
    Caramba eu nunca tinha lido a sinopse, quem dirá uma Resenha, fiquei louca de curiosidade, e já vai para a lista de desejados..
    Preciso deste livro ^^

    beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Aiii que fofo esse livro! Não conhecia, nem havia lido nenhuma resenha sobre... e adorei! Parabéns pela resenha e valeu pela dica!!! beijos!

    ResponderExcluir
  26. Diversas vezes eu me peguei querendo comprar esse livro (e veja bem, várias dessas vezes em promoção).
    E sempre me arrependo quando leio uma resenha dele, principalmente como a sua.
    Eu gosto de livros com a narrativa em primeira pessoa, mas normalmente eles me decepcionam, mas vou tentar esse, já que as estrelinhas são sempre quase máxima!!

    Beijos
    Ana - www.euleitora.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oii Cida =DD
    Então eu li esse livro so que não gostei muito não!
    Tem umas coisas muito legais nele mas a historia demorou pra me prender =//
    Bjoos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi :) Não sei se será a primeira vez que comento ahaha (Eu costumo assinar o feed de blogs que me chamam a atenção e depois quando for recebendo as postagens eu peso se o blog faz meu estilo, uma maneira que encontrei para poder comentar nos que sempre gosto pelo menos uma vez na semana rsrs)
    Tenho um interesse peculiar nesse livro, justamente por fazer a linha diferente de um término. Gostei de saber do diferencial dos capítulos, os objetos em cada um, bem criativo. Ele já estava na minha lista há um tempão mas agora não deixarei passar e comprarei assim que der :) Espero aparecer mais vezes ^^ Parabéns pela resenha e pelo blog
    Bjs,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  29. Oi linda, eu gostei muito da sua resenha. Confesso que eu já tinha tentado ler esse livro, mas por achar sua escrita um pouco monótona, eu acabei o deixando de lado, entretanto sua resenha aguçou e despertou minha curiosidade quanto a ir até o final. Com certeza irei retornar e prosseguir até o fim, dessa vez, com a leitura dele!! Tô amando seu blog e cada vez mais aumentando minha assiduidade aqui ( e olha q isso é algo difícil de eu fazer, rsrs)

    Beijo!

    http://susanemd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!