{Resenha} A Última Nota

A Última Nota
Autor(a): Felipe Colbert e Lu Piras
Editora:  Novo Século              Páginas: 260
Lançamento: 2012       ISBN: 9788576798392                  Compare Preços
Quando Alícia Mastropoulos se apresenta pela primeira vez como a principal violinista na Orquestra de sua Universidade, ela não tem ideia dos acontecimentos que este fato desencadeará. Decidida a tocar uma composição inédita deixada por seu falecido avô, em vez da música programada, ela se emociona e erra a última nota, mas ninguém parece perceber. No dia seguinte, recebe a notícia de que um jovem desconhecido é encontrado no coreto próximo ao local da apresentação e levado para um hospital. Quando acorda, ele não se lembra de nada, apenas chama pelo nome dela. Ele, o belo e misterioso rapaz de olhos azuis, é exatamente o que Alícia precisa evitar.
Ela nunca pensou que a música transformaria sua vida... até aquele dia.

Ano passado fui em um evento literário que contava com a participação de vários escritores nacionais, entre eles Felipe Colbert. Neste dia ele falou sobre seu novo livro, em parceria com a escritora Lu Piras, um livro escrito à quatro mãos. 

Logo fiquei muito curiosa. O que eu poderia esperar desta obra criada por duas pessoas que escrevem sobre temas tão diferentes? Com a divulgação da capa, na semana seguinte, a minha vontade de ler foi consolidada. Nesta resenha, minha experiência com A Última Nota.

Alicia faz parte de uma tradicional família grega, embora seus pais façam questão de honrar as tradições desta cultura, a moça não incorpora bem esta ideia. Ela respeita, mas não sente que sua vida deva girar em função disto. Seu namoro, com um rapaz oriundo de outra família grega, Theo, também não é muito animador.

"Mesmo não sendo uma bolsa, sentia como seu meu namorado vivesse pendurado em mim, e não lembrava de nenhum acessório mais chamativo do que ele."

A jovem estuda música e tem como seu maior ídolo, o avô, já falecido, que foi um mestre nesta arte. Prestes a concluir seu curso, ela agora ocupa uma posição de destaque na orquestra da universidade, errar nem passa pela cabeça de seu mestre, e no dia que Alicia resolve tocar em uma apresentação uma composição de seu avô, ela não só desafia as regras, mas também transforma sua vida.

Além de ter que arcar com as consequência desta ousadia, ela encontra um jovem que perdeu as memórias e chama por ela, Sebastian, um enigma que precisa ser desvendado, e cabe à Alicia esta missão.
"Sebastian era como uma assombração, alguém sem passado e com um presente nebuloso, que me dizia coisas sem nexo e me fazia o tempo todo duvidar da minha capacidade de avaliar entre o certo e o errado. Ele tirava os meus pés do chão. Eu perdia a racionalidade com ele..."
A premissa inicial do livro é esta, mas ele consegue ir além, o enredo é enriquecido com um conteúdo, que percebemos facilmente que foi trabalho de uma apurada pesquisa. Narrado em primeira pessoa por Alicia, esta obra doce e poética, nos brinda com mistério, romance e muito amor.

Quando cito a pesquisa da obra, estou me referindo ao cenário cultural e musical que encontramos. A cultura grega é abordada de forma leve e conclusiva, nada de uma aula de história, algo mais sutil, mas de igual teor. Também temos a música, podemos adentrar este universo ao acompanhar o desenrolar da trama. O leitor passa a fazer parte do cotidiano de uma orquestra, de seus músicos e das composições. 

Os personagens são ótimos, pessoas como nós, que vivem cheias de anseios e dúvidas, na eterna busca por seu lugar no mundo e cheias de vontade de ser feliz. Bem construídos, foram feitos para cativar o leitor.

Eu virei fã de Alicia, ela é determinada e batalhadora, uma pessoa que luta pelo que quer. O crescimento dela no decorrer da trama é palpável, evolui tal como a música que ela está compondo. Na verdade a música e a jovem são como um único elemento, pois ao compor, Alicia se reescreve. Em sua música encontramos sua alma, primeiro uma criança começando a andar, e logo uma mulher realizada e madura. O que mais gostei foi que para impor sua vontades à família ela jamais faltou com respeito aos pais, ao manter isso, ela também foi respeitada.

E Sebastian é maravilhoso, que homem sensacional. Doce, misterioso, cativante, charmoso. Dá vontade de pegar no colo, ou melhor se jogar no colo dele. 

E tem um romance que vai além da razão. Envolto em um clima de mistério, faz o leitor devorar as páginas para entender como tudo aquilo é possível. A relação de Alicia e Sebastian é muito bonita, por mais absurda que seja, nos diverte e enche nosso coração de alegria. Não pensem que logo de início é aquele melado, não mesmo. Vamos ter muitas brigas hilárias entre o casal, afinal ambos são bem teimosos e persistentes. Um amor singelo e sonhador.
"Aquele parecia ser seu primeiro beijo. Às vezes desengonçado, fugidio, hesitante. Às vezes provocante, intenso,  insaciável."
Enfim, eu gostei demais do livro, foi além das minhas expectativas. Por mais que em algumas partes eu soubesse o que estava por vir, eu não consegui em momento algum descobrir o que aconteceria no final. Foi surpreendente, acredito que para alguns possa ser insatisfatório pela sua excentricidade, mas se você acreditar em seus sonhos, na vontade de encontrar um grande amor, não há como não gostar e entender.

Quando acabei de ler senti tamanha felicidade, que fica difícil de explicar. Nos deixa com um sorriso enorme, nos devolve a vontade de sonhar. Nos faz acreditar em nós mesmos e querer deixar o comodismo de lado. Lu Piras e Felipe Colbert criaram um conto de fadas moderno, uma história de amor cheia de encanto e magia. Um livro muito alto astral, que recomendo para todos.

"Eu esperei por você no prelúdio e esperarei até soar a última nota."

2leep.com

67 comentários:

  1. Que resenha linda Cida!
    O livro parece que faz o leitor refletir muito sobre tudo, e o tema dele é ótimo, inovador. A Lu e o Felipe fizeram um belíssimo trabalho com a capa, agora imagine a história como deve estar: maravilhosa!
    Adoro personagens como a Alicia. Ela parece ser realmente muito corajosa e que luta pelos seus sonhos *-*
    E o Sebastian parece que vai arrancar muitos suspiros rsrs

    Parabéns pela resenha :)

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju! A união dos dois autores foi uma ótima ideia, nos presenteou com uma bela obra. Não tinha lido os livros anteriores de ambos, mas só por esta experiência virei fã. Bjos!

      Excluir
  2. Ah eu estou louca pra ler este livro e sua resenha, como sempre, me deixou com mais agua na boca. rs
    Já desconfiava que o livro era bom, sua resenha só confirmou minhas expectativas!

    Beijoos

    Jaque
    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga! Pelo que te conheço sei que vai curtir bastante. Bjos!

      Excluir
  3. Nossa, nem sabia que esse livro tinha sido escrito pela Lu Piras e o Felipe, hmm... acho que vou ler. Ainda não li nenhum livro de nenhum dos dois. Quero ler primeiro Equinócio antes de ler esse livro.

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  4. Olá! Gostei da sua resenha e estou louca pra ler esse livro, a capa é super linda ! Também adorei os quotes..
    Beijos, Giih
    http://www.sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A história parece linda, primeira vez que vejo algo a respeito do livro e já fiquei com vontade de ler...O fato de ter sido escrito por duas pessoas e dado certo é empolgante também, acho isso difícil já que pessoas pensam diferente, isso só me anima mais!
    Quero ler!

    Beijos
    Passa lá? http://livrosebatons.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    Nossa esta todo mundo falando desse livro, mas ainda não tive coragem de compra-lo (estou com mtos para ler em casa).

    gostei da resenha, me fez ficar curiosa.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi tanta curiosidade que passei na frente, mas valeu a pena.

      Excluir
  7. Amei sua resenha e quero me surpreender tb.. Adoro mitologia grega e apesar de ser singelo acho que vou gostar.. adoro música e vou amar ler este livro..
    só falta pegar ele na estante..
    Beijos mila
    passa lá.. trechos de quarta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é sobre mitologia grega e sim cultura grega.

      Excluir
  8. Oi,

    tem selinho para você lá no blog:

    http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2013/01/selinho-e-meme.html

    Espero que goste!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida!
    Eu tenho muita vontade de conhecer melhor o trabalho da Lu Piras, estou louca para comprar Equinócio, mas ainda não consegui. Quando vi o lançamento de A Última Nota fiquei ainda mais curiosa, a história parece ser linda e eu adoro um mistério e um mocinho fofo também! :)
    Parabéns pela resenha! Vou tentar comprar logo quero muito ler. *.*

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa! Foi o primeiro livro dela que li, na verdade dos dois e gostei bastante, aposto que o toque sobrenatural foi por parte dela.

      Excluir
  10. Estou ansiosa para ler A Última Nota! Ambos os autores me surpreenderam com seus livros (Equinocio e Ponto Cego), e ver um livro criando por ambos é de dar muitas expectativas! Adorei a resenha Cida! Parabéns, fiquei ainda mais encantada pelo livro!

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho que ler os livros deles, pois comecei por este, mas acredito que vá gostar também.

      Excluir
  11. Oi, Cida.
    Eu quero tanto ler esse livro *-*
    Pela sua resenha já vi que vou me apaixonar pelos personagens também.
    A Alicia é o tipo de pessoa que não tem como não amar.
    E o Sebastian... Vou me jogar no colo dele \o/ hauahuaha
    Beijinhos!
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, ele deve ter um belo colo. Rs. Bjos!

      Excluir
  12. Que legal esse livro parece ser, fiquei bastante curiosa! Adoro suas resenhas ;)

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Cida
    Adorei a resenha
    Preciso ler o mais rápido possível
    Está na meta 2013!
    Beijos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Iniciei a leitura do primeiro capítulo do livro, e não pude continuar. Estou muito ansiosa para continuar a leitura, e, pela sua resenha, irei me surpreender!
    Beijos
    clandestina-a-bordo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Ainda não tive oportunidade de ler esse livro
    Mas já li muitas resenhas positivas a respeito
    E parece ser muito bom, com uma lista estoria

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Estou louca por esse livro! *O8

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  17. adorei a resenha, o livro superou minahs expectativas pq achei que seria meio ruinzinho

    ResponderExcluir
  18. Eu já conhecia esse livro e não tinha me interessado muito, porém a sua resenha me convenceu a querer ler este livro, eu fiquei bem ansiosa. Ótima resenha.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Cida!
    Segunda resenha que leio desse livro e fico completamente louco! rs
    Eu acredito que esse livro surpreenda mesmo, porque você conseguiu passar os sentimentos para as palavras.
    Acredito que adorarei a leitura.
    Parabéns pela resenha! (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Le! Acho que fiquei com a maior cara de boba quando cabei de ler, sorrindo.Rs

      Excluir
  20. Oi Cida,
    É a primeira resenha que leio de a Última Nota e estou encantada. A história me cativou, preciso ler urgentemente esse livro.
    Adorei a resenha.

    PS; vou estar sim no evento do dia 26, nos vemos lá então :-)

    Bjs

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Cida,

    Já li ótimas resenhas sobre esse livro e tenho muita vontade de ler, ainda mais depois da sua excelente resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Também gostei da capa e antes de ver ele aqui já tinha visto em outro lugar, mas não tinha lido uma opinião formada sobre a obra.

    Eu gostei da sua resenha, você informou os detalhes necessários para atrair o leitor e fazer com que já possamos sentir presos a obra.

    Gostei da estória, mas sua resenha me deixou com o gosto de quero mais informação rsrsrsr

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a resenha foi esclarecedora. Se ler me diga o que achou.

      Excluir
  23. Ah, esse livro me chamou tanta atenção.
    Eu já estava acompanhando o projeto da Lu e do Felipe e vê-lo pronto foi lindo, sua resenha me deixou ainda mais curiosa.
    Assim que rolar um extra vou adquirir meu exemplar :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  24. Dois autores incríveis, cultura grega, personagens fortes, decididos e carismáticos, além da trama envolvente e romântica... Pelo visto este é um nacional que devo ter em conta, né, Cida?
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  25. Eu gosto dessa capa e tenho muita vontade de ler o livro parece ótimo, gostei da ultima frase que você colocou é bonita hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  26. oi querida,
    não conhecia o livro e nem os autores, mas parece bom demais! Adorei a resenha e a capa!
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi, Cida!
    Parabéns pela resenha! Estou super curiosa e ansiosa para ler A Última Nota. Sinto que não vou me decepcionar com o trabalho desses autores talentosos.
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. nunca ouvi falar, e adorei, perfeito!
    consegui um resumo para ler *-*
    Aos Dezesseis Anos - Blog | Twitter | PageFB

    ResponderExcluir
  29. Oi Cida,
    É a segunda resenha que eu leio e as duas foram super positivas, estou querendo ler esse livro e vou colocá-lo no topo da minha lista de livros desejados :)
    Parabéns pela linda resenha
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  30. Estou louca para ler esse livro há meses! Adorei a resenha!

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Cida!!!
    Eu amei sua resenha! Pense em alguém no desespero para ler esse livro? Sou eu! E depois de ler sua resenha a vontade duplicou.
    Pelo visto vc gostou bastante da história, né? Tão bom quanto um livro supera as nossas expectativas *-----* Ansiosa para ler!
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Adoro a capa deste livro e gostei bastante da sua resenha. A história parece incrível, estou louca para ler!

    Beijocas, Cida.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Olá, como gosto muito do seu blog, indiquei para participar de uma campanha de icentivo a leitura.
    Abçs
    http://beletrismos.blogspot.com.br/2013/01/meme-campanha-de-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir
  34. Oi Cida!
    Que resenha mais apaixonada! *.*
    Adoro quando eu leio sobre algum livro que eu já tinha vontade de ler e a pessoa que fala sobre ele diz coisas tão positivas quanto você falou.
    Geralmente eu evito livros que foram escritos por dois autores, acho que é muito fácil errar mão na história quando isso acontece. Mas acho que com esse livro aconteceu justamente o oposto e eles acertaram em cheio.
    Quero muito ler e vai entrar para a minha lista de compras da Bienal.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dé! Quando o livro me emociona, me faz suspirar eu até exagero na resenha, acho que é a vontade de que mais pessoas tenham a mesma sensação. Espero que você leia em breve.

      Excluir
  35. Oi Cida, eu imaginava diferente a história do livro...bem diferente. Foi bom ler sua resenha.
    Beijinhos para você.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oi Cida, tudo bem flor?
    Agora eu necessito de ler esse livro. Já quero lê-lo há algum tempo pela capa que me lembrou muito o som do coração, e depois da sua resenha, agora é que eu quero ler mesmo. :).
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu curti muito O som do coração, mas não acabei sorrindo e sim chorando muito.

      Excluir
  37. Oi Cida, que resenha linda! Não é sempre que encontramos um livro tão doce e que nos faz sorrir assim como você disse. E só o fato de envolver música já dá vontade imensa de ler.

    Que bom que gostou, espero ter oportunidade de conhecer o livro também.

    Bjos

    ResponderExcluir
  38. Gosto de historias que abordam a parte de pesquisa sobre o tema do livro de modo sutil, tenho muita vontade de ler esse livro :3

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  39. Um dos meus desejos para este ano são os livros da Lu Piras. E da Marcia Rubim também!
    Adorei a sua resenha! Acho a capa de A Ultima Nota linda mesmo *-* A Novo Século tem capas muito bonitas.
    Adorei!
    Beijos e obrigado por comentar no meu blog.
    Gabriel - Corações de Neve

    ResponderExcluir
  40. Ainda não tinha lido uma resenha sobre esse livro, mas gostei do enredo.

    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  41. Ah é o livro com participação da Lu, eu quero ler com certeza :)
    Cida tem selinho para você lá no blog :)
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/2013/01/meme-6.html

    ResponderExcluir
  42. Olá, Cida,

    Que resenha emocionante!
    Ainda levei algum tempo até meu coração sossegar para escrever o comentário. Acabei de ler as resenhas de outros dois blogs queridos que já haviam me deixado tocada e, agora, ao ler suas palavras, o coração da autora acelerou pra valer, rsrs.
    Escrever um livro é uma arte que exige técnica. No caso de A Última Nota, houve a sintonia perfeita entre a narrativa romântica e a técnica. Eu e Felipe conjugamos nossas melhores características e nos dedicamos a escrever uma história encantada e, ao mesmo tempo, verossímil. Saber que você também sintonizou com esse nosso objetiva me deixa mais do que feliz, me deixa realmente realizada. Com aquela sensação maravilhosa de dever cumprido, pois nossa mensagem com a história não poderia ter sido melhor compreendida e assimilada.
    Obrigada, de coração. Posso dizer que eu e Felipe temos os melhores leitores do mundo. :) Sortudos que somos!

    Beijos,

    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Vocês fizeram um ótimo trabalho neste livro, eu ficava até imaginando se vocês já tocaram em uma orquestra, mas eu sei que a pesquisa deve ter sido apurada, pelo grau de detalhes é claro.Elogie porque merece, o esforço, talento e cuidado de vocês merece isso. Parabéns e espero poder ler mais obras da dupla e individuais também. Bjos!

      Excluir
  43. Ai amiga que resenha maravilhosa!!! Se antes eu já tinha vontade de ler, agora estou mais que ansiosa!! Estou lendo um livro do Felipe neste momento e não consigo imaginar como dois autores tão diferentes conseguiram criar esse conto de fadas moderno que vc disse. Preciso urgente ler!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ver sua opinião sobre o livro então. Bjos!

      Excluir
  44. Adorei a resenha!
    Não estou aguentando de curiosidade sobre A Última Nota.
    Já li outro livro da Lu e amei, tenho certeza que vai ser a mesma coisa com esse.
    *-*

    Beijos´´

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não li o anterior Camila, mas espero ter a oportunidade.

      Excluir
  45. Oie amiga,
    Amei sua resenha Cida.
    Esse livro é um dos meus desejados desse ano.
    E espero ler logo.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    Jéssica Rodrigues
    Leitora Sempre
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Amei a resenha de verdade! Quero ler esse livro, mas do jeito que esse ano vai ser corrido, não sei se dará tempo. Espero que sim.
    Beijos!

    Karol,
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. Oi Cida!
    Conto de fadas moderno e final de livro com sorriso nos lábios é comigo mesmo! Adorei conhecer esse livro, agora é um desejado =)
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostou né? Espero que você leia e se encante como eu. Bjos!!!

      Excluir
  48. Oi Ciiida, as resenhas que tenho lido desse livro me fazem suspirar... temática que amo, música, universidade e uma história de amor. Esse livro faço questão de comprar!
    Como não sorrir lendo sua resenha? Amei!

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  49. Ah tão gostoso quando lemos algo que nos faz sorrir né?

    Adorei a resenha. Fiquei pensando qual o mistério, como ele apareceu por lá e o que tanto os envolve.
    Gostei também da parte musical da história.
    Ahhh gostei !!!!

    Vai ficar no meu set list rs r rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  50. Oi Cida! Saudades aqui do seu blog, tinha saído do blog por um tempo, estou de volta viu?

    Estou doida por esse livro. Eu faço aula de música e logo quando vi o nome " A ÚLTIMA NOTA" me chamou atenção, quando vi a sinopse , em apaixonei!!! Com sua resenha... mais ainda! Querendo loucamente, está em 1º da minha listinha literária!!!!!

    Beijos!!!
    www.diariodostreze.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!