{Resenha} Feita de Fumaça e Osso

Feita de Fumaça e Osso
Título Original: Daughter of Smoke and Bone
Autor(a): Laini Taylor
Editora:  Intrínseca      Páginas: 384
Lançamento: 2011       ISBN: 9788580572483                   Compare Preços

Pelos quatro cantos da Terra, mãos negras aparecem marcadas nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes humanos de um demônio está perigosamente baixo. E nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra sem precedentes. O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho.



Uma talentosa estudante de artes, com várias tatuagens e um cabelo azul. Sim! Cabelo azul, seu traço mais marcante. Junte a isso ter sido criada por um demônio e ainda viajar o mundo em busca de dentes para este ser.

"Então isso se tornou parte de quem ela era: Karou, com seu sorriso torto e imaginação louca"

Estranho para nós, mas para ela normal, já que esta é a única vida que conhece. Karou não sabe quem é, não sabe quem é sua família e nem porque não vive com eles. Ela sabe que foi criada por Brimstone e só. Perguntar não adianta, o quimera não gosta de responder perguntas.

Este livro poderia ser apenas mais uma trama sobrenatural, um livro de título sugestivo e capa bonita, mas ele vai além disso. Feita de Fumaça e Osso é uma trama muito bem elaborada, que nos apresenta uma versão renovada de anjos e demônios.

É manhã na cidade de Praga, e a jovem estudante de artes Karou, com cabelo azuis e um corpo coberto com tatuagens está indo para a escola. Dona de uma aparência fora do comum, divide seu tempo entre os estudos e a prestação de serviços nada convencionais para Brimstone, o conhecido Mercador de Desejos.

Brimstone criou a jovem,  mas ele não é humano, é conhecido como um quimera ou demônio. Considerado pelos serafins uma grande ameaça, mas visto por Karou como um pai, guarda segredos profundos, inclusive sobre a origem da garota.

O que poderia ser apenas mais um dia na vida de Karou, é na verdade o começo de grandes mudanças. Conforme marcas de mão deixadas por serafins, vão surgindo em diversas partes do mundo, uma nova perspectiva de futuro vai sendo delineada para ela.

Tudo que a jovem conhecia e tinha, é tirado dela repentinamente e ao encontrar o causador de toda esta reviravolta, sua vida fica por um fio. Akiva, um poderoso serafim, está disposto a destruir Brimstone e todos que o cercam, inclusive sua pupila.

Karou está associada ao inimigo, então precisa ser eliminada, mas com um gesto e um vislumbre do rosto doce daquela menina, as intenções de Akiva caem por terra e o que antes era certo, agora não passa de um simples detalhe. Agora, tudo que ele mais deseja e precisa, é estar ao lado dela.

Narrado em terceira pessoa, este livro nos leva em uma viagem especial pela cidade de Praga e por mundos mágicos, que eu nem sonhei que pudessem ser criados,  são recheados de mistério e muitos segredos.

O cenário foi o que conseguiu me prender logo no começo da narrativa, a bela cidade de Praga. Um local único e fabuloso, com lugares típicos, que encaixam -se perfeitamente nos dias de hoje, mas também no século passado. A autora nos mostrou um ambiente novo e rico, o que foi ótimo. Sair um pouco dos Estados Unidos e até mesmo da Inglaterra, me fez bem.

"O vento carregava lembranças de magia, revolução, violinos e as travessas pavimentadas serpenteavam como riachos"

Além deste maravilhoso cenário, temos um enredo vibrante. Mesmo tratando de anjos e demônios, a escritora conseguiu criar uma nova mitologia destes seres. Ambos os seres são tidos como povos, que devido à diferenças sociais e até mesmo de interesse político entraram em guerra. Os serafins nascem para ser soldados, desde crianças são criados em campos militares, somente com o intuito de destruir os quimeras.

Estes outros seres, que também são chamados de demônios, são na verdade criaturas mistas. Parte onça com morcego, ou um pássaro com um humano, entre outras misturas. São estranhos para descrever, mas não os considerei em nenhum momento como criaturas más. Eu os vi como uma espécie diferente, claro que com uma forma de existir estranha, mas nem por isso vis e cruéis. Acredito que na defesa de sua sobrevivência tomaram decisões drásticas, mas não os rotularia como a personificação do que há de pior no mundo. Afinal os serafins também tiveram sua cota de culpa na situação.

E completando a trama temos personagens que encantam. Uma protagonista forte, bem humorada, corajosa e bem atípica. Não digo isso só por ter uma aparência exótica, mas por ter uma personalidade pouco convencional, ela não se parece em nada com as mocinhas que estamos habituados. Ela também é carente, a falta de uma origem definida causa um grande vazio em seu peito.

O outro lado da moeda é Akiva, que primeiro aparece como um soldado serafim com sede de vingança, mas que logo é arrebatado por Karou. Algo que ele não consegue entender no começo o leva a procurar por ela em todo o mundo, e quando ele descobre a verdade, não acredita que está frente a frente com alguém que lhe foi tão precioso um dia. Ele é ao mesmo tempo feroz e triste, muito triste.
"Eu só existo por causa da guerra... uma guerra que começou há mil anos, com o massacre do meu povo. Somos inimigos porque os quimeras são monstros. Minha vida é sangue porque meu mundo é feito de feras."

Estes dois conseguiram causar um impacto. Gostei demais da química que rolou, algo que inebria o leitor. Fazia tempo que um casal de protagonistas não me deixava assim, sem ar. Eles soltam chamas, mesmo lutando um contra o outro, a atração é inegável. Sua trajetória será marcada por guerra e ódio, nos fazendo pensar se vão conseguir superar tantos obstáculos.
"O olhar dele era como um pavio aceso, deixando em chamas o ar entre os dois. Ele era a coisa mais bonita que Karou já tinha visto."
"Karou e Akiva eram como dois fósforos riscados um contra o outro para inflmar como a luz das estrelas."

O titulo do livro foi algo que me deixou intrigada durante toda a leitura, quando descobri o que significava, muita coisa fez sentido. O que posso dizer, sem deixar um spoiler aqui, é que ele prova o grande poder de nossas almas.

Com um final duro e doloroso, Feita de Fumaça e Osso, foi um livro que me emocionou e me fez vibrar.Uma série que li sem muitas expectativas, mas  que conquistou um lugar especial na minha estante. Uma proposta criativa, que merece ser prestigiada.

"... feita de magia e vontade. Fumaça e Osso."


Próximo volume, Days of Blood and Starlight








2leep.com

54 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar do livro, mas nunca tinha lido uma resenha dele. E agora que li, fiquei com uma super vontade de lê-lo!
    Não sabia que este era o tema. E fiquei curiosíssima quanto a química de Karou e Akiva(nomes estranhos rs).
    Sem falar que o título também me intrigou bastante.
    Já esta na minha listinha de desejados :)

    Beijos :*
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro tem nomes bem diferentes Ju, no começo eu estranhei um pouco, mas agora já são parte da família.

      Excluir
  2. Estava procurando algo que me instigasse a realmente tirar esse livro da estante e esquecer do tempo. Sua resenha fez isso!
    Começei a ler esse livro umas duas vezes, mas sempre colocava de volta na estante.

    Resenha #62 - Com um Pé na Sepultura.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lauri! Este livro foi uma grata surpresa.

      Excluir
  3. Essa é minha leitura do momento e simplesmente estou amando o livro.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Cida,
    não sabia que era uma série, mas estou curiosa para ler esse livro, esta todo mundo comentando sobre ele.
    Peguei ele em ebook, mas a preguiça ainda esta ganhando rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa! Não é uma leitura demorada, então deixa a preguiça de lado e curta muito.

      Excluir
  5. Eu tinha lido uma resenha no Viagem literária e já ficado louca pelo livro. Depois da sua resenha Cida, é de puxar os cabelos. Sério! Espero que o livro realmente não me decepcione porque, afinal, quando um casal de protagonistas conseguem causar essa imagem e emoção em alguém, o livro tem que estar à altura.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili! Por favor não fique careca, mas leia o livro. Ele é bom sim, como eu disse fazia tempo que uma série deste estilo não me agradava tanto.

      Excluir
  6. Oi amiga, deu p´ra ver que vc adorou mesmo este livro, fiquei doida para ler... tantos elogios né... agora quero saber o significado do título, legal vc colocar logo acima o Compare preços.. Adorei...
    Parabéns pela resenha!!
    Acho que vou ganhar este livro de presente neste mês ^^

    beijoss
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila! Eu ficava pensando no título o tempo todo, e a cabeça criando mil explicações. Mas ficou bem explicado.

      Excluir
  7. Praga está na minha lista de lugares magníficos que quero um dia visitar, e porque não conhecer mais a respeito do lugar em um livro? Afinal, são eles que nos abrem a porta do conhecimento... E entretenimento!
    Faz tanto tempo que não leio algo tão sobrenatural assim... Acho que vou incluir 'Feita de Fumaça e Osso' na meta! O título é tão misterioso e sugestivo, e a resenha só me deixou salivando pelo livro!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  8. Todo mundo sempre fala deve livro, que ele é muito bom, etc. O que eu não sabia é que ele tinha um enredo emocionante. Mal posso esperar para ler este livro!

    Beijos, Lari
    http://bagaco-de-laranja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Cida, eu comprei esse livor na Saraiva ontem, a capa é mais linda pessoalmente, uma das capas mais bonitas que eu tenho na estante. Fiquei horas babando, haha. Estou muuuito ansiosa para ler, vou ler Um porto seguro rapidinho, ou... passo esse na frente!

    Parabéns pela resenha!

    Beijokas flor :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  10. Oie amiga.
    Esse livro foi meu último livro lido do ano passado e pode ter certeza que termine o ano muito bem.
    Amei a escrita da autora.E como você escreveu o romance deles foi uma grande impacto.Amei a personalidade da Karou, ela é corajosa,forte e ama essa sua família que a criou.Akiva também me encantou muito.
    O romance deles é muito lindo.
    Também fiquei super curiosa em entender o título,e depois que descobrir o que significava fez muito sentido na estória toda.
    Estou super ansiosa para ler a continuação.
    Parabéns pela resenha amiga.
    Beijos

    Jéssica
    Leitora Sempre
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu havia lido uma resenha que me deixou suuuuuuper ansiosa por esse livro e agora a sua me faz praticamente ir comprar o livro agora! Ficou muito bom.
    Acho a proposta do livros bem diferente, estou bem ansiosa.

    Beeijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Cida!
    Eu comecei a ler esse livro, mas fiz uma pausa porque precisava terminar outras leituras antes. Até a parte que eu li a história estava ótima e eu já estava caidinha pelo Akiva.rs
    A Karou é realmente um personagem bem forte e isso só me fez gostar mais ainda de tudo. Fiquei com vontade de terminar a leitura agora.rs
    beijos!

    ResponderExcluir
  13. Ola Cida, tudo bem?
    Sempre que leio uma resenha relacionada a esse livro, são apenas elogios. A sua até agora foi a que mais me chamou a atenção por me apresentar diversos pontos da obre. Não estava com tanta vontade de ler esse livro, mas agora quero muito. Espero poder conferir em breve.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  14. Esse livro parece ser fantastico
    Gosto muito desse tipo de estoria
    Mas ainda não tive oportunidade de ler

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Owm, eu quero muito ler esse livro, não tive a oportunidade mas assim que tiver será a minha primeira escolha!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Cida,
    Já li várias resenhas desse livro mas foi a sua que me fez ficar com vontade de ler. Adorei saber que a paisagem do livro é Praga :)
    Acho que vou dar uma chance para essa série.
    bjs

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Cida, esse livro tem sido tão bem comentado que não tem como não ficar curiosa... Além de ter uma capa maravilhosa!
    Sabe que eu nunca tinha parado para pensar no porquê do título? Agora fiquei curiosa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Cida,
    Apesar de gostar da personagem Karou, eu fiquei um tanto decepcionada com o desenrolar, dos fatos do livro,mas apesar disso estou curiosa para ler a continuação.

    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  19. a capa do próximo volume é linda
    eu sou doida pra ler esse livro *_*
    gostei muito da resenha!

    ResponderExcluir
  20. Oi Cida! Que delícia de resenha! \o/ eu quero!!!
    Mas se o final foi duro e doloroso, só vou ler depois que o segundo volume for lançado, assim talvez o sofrimento seja menor... E a capa desse segundo livro hein!?! Amei *-*
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas são mesmo divinas e a segunda eu gostei mais ainda.Acho que os tons vermelhos dão um aspecto mais quente.

      Excluir
  21. Confesso que sou interessada em ler esse livro, mas sempre que vou comprar eu acabo dando prioridade para outro. Mas um dia eu leio. Amei sua resenha.
    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Cida! Eu tenho esse livro, mas confesso que sempre deixei para ler depois e acabou que ainda nem toquei nele.
    Gostei muito da sua resenha, viu? Vou pegar logo logo pra ler.

    Beijos,
    Gabi - leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Estou apostando neste livro, para voltar a ler livros de anjos e demônios. Minha última experiência não foi muito boa. Estou mais curioso agora com sua resenha. Parabéns!

    Lucas / Era uma vez...

    ResponderExcluir
  24. Boa noite Cida,

    Depois da sua resenha estou pensando em incluir esse livro na minha lista...gostei bastante e fiquei curioso...parabéns....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  25. Aaah, essa será a minha próxima leitura :D Confesso que não li muito da resenha por causa disso. Depois que eu tiver minha opinião formada, vou voltar aqui e ver se bate com a sua :D
    Mas é bom saber que não é só "mais um livro sobrenatural". Estou com expectativas!
    Beijo, Larissa
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi, cida. Tudo bem?
    Sua resenha me dividiu, pq vc falou que o livro te emocionou. Eu li uma resenha esses dias que a pessoa dizia que ele não era tudo isso :/// Bom, tenho ele faz um bom tempo paradinho na estante. Acho que não é a hora ainda de ler. Parabéns pela resenha bjooka
    http://descobrindolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas! Eu sei o que algumas pessoas não gostaram, é por causa de alguns flashes do passado, no meu caso não incomodou, eu achei que precisava para explicar muitas coisas.

      Excluir
  27. Oi Cida,
    Já li uma resenha desse livro que me deixou muito curiosa, mas outras que nem gostaram tanto assim do livro, por isso é bom ler algumas resenhas e claro que depois dessa vou dar uma oportunidade para esse livro.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  28. Cidaa!!
    Que resenha maravilhosa, esse livro despertou o meu interesse desde sempre e minhas expectativas estão ficando cada vez mais altas, pois só leio ótimos comentários a respeito. A proposta é mesmo diferente, toda essa história de ser criada por uma "Quimera", e o Serafim que de repente aparece para destruí-lo, sem contar todo o mistério que envolve a vida dela, os pais biológicos, nossa, é muita coisa p um livro só, rs. E principalmente com uuma capa linda dessa, haha
    Quero muito.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  29. Oi Cida,
    Já tinha visto esse livro pela internet, mas não tinha lido a sinopse ainda e gostei muito de saber sobre o livro, parece ser muito legal.
    É a primeira resenha que leio desse livro e gostei bastante, vou colocá-lo na minha lista de livros desejados :)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  30. Eu curti esse livro, mas eu confesso que estava esperando mais... Para começar eu comprei sem saber que tinha anjos, acreditava que eram só demônios e feiticeiros, e tipo: eu detesto anjos. haha.
    Mas a leitura valeu a pena :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  31. Olá Cida!
    Li esse livro já que foi lançado e confesso que me apaixonei pela história. Sem dúvida está entre meus livros preferidos, a autora foi muito inovadora.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  32. Ah, ESSE livro. Tive um problema levinho com os diálogos, mas fora isso, é fantástico!

    ResponderExcluir
  33. Olá :D
    Estou louca para ler esse livro, a capa é super linda e a história também parece ser :D
    ótima resenha Cida!
    Beeijos,
    leitoraobsessiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Oi, Cida.
    O meu livro chegou ontem *-* hehe
    Estou louca para começar a ler.
    Eu gostei bastante da história. Adoro livros que tratam dessa temática.
    Eu dei uma folheada no livro ontem e achei os nomes bem diferentes, acho bem legal isso, você demora para gravar, mas também depois não esquece mais hehe
    Beijinhos!
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Tem um selinho para você, dá uma olhada ;)
    http://umalivromaniaca.blogspot.com.br/2013/01/primeiro-selinho-do-blog.html?showComment=1358871691986#c4187685540471321302

    ResponderExcluir
  36. Oi Cida

    Menina, q resenha excelente, amei.
    COnfesso que tenho esse livro em inglês desde quando lançou, mas ainda
    não tive tempo de ler, livros demais!!
    Mas desde o começo a sinopse me chamou a atenção, e tbm amei pela história se passar em Praga, amo essa cidade!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  37. Eu tenho certeza que esse livro é muito bom, só leio resenhas positivas sobre ele. Já está na minha lista infinita de futuras leituras ^^

    ResponderExcluir
  38. Sua resenha foi a primeira que realmente parei e li!
    Não tinha ideia do assunto que era abordado, me pareceu interessante e convincente.
    Vou colocar na minha lista.

    Beijinhos
    Helana O'hara
    http://www.intheskyblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Quero muito ler. Sua resenha só me deixou com mais vontade do que já estava.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Cida, esse é um livro que todo mundo vem falado SUPER bem. Não dava muito para ele de início, mas depois que começaram a sair as resenhas, super me animei!
    Espero que a continuação seja tão boa quanto o livro de estreia!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  41. Oi, Cida!
    A capa do livro é muito linda!Até o momento este era o único motivo pelo qual eu tinha interesse em ler esse livro, mas depois de sua resenha fiquei mais curiosa para saber o que se passa nesse livro. Parabéns pela resenha.

    Até o próximo comentário!
    Abraços! \õ.
    Natalia, Entre Livros e Livros
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Interessante a resenha, o clima de mistério já envolve o leitor. A capa também chama a atenção.
    Nossa Cida,realmente adorei a resenha!
    Olha o lugar que eles escolheram: Praga!
    Com certeza repleta de belos e antigos centros urbanos na Europa, com um patrimônio arquitetônico e uma rica vida cultural.
    Karou quer descobrir quem é, e vamos acompanhá-la nesta busca por sua identidade e com certeza com muitos segredos,fantasia,romance...
    Então o título do livro não é por acaso?
    E vai ter romance?

    ResponderExcluir
  43. Já vi esse livro várias vezes, mas nunca parei pra ler uma resenha, então não sabia do que se tratava.
    A capa chama muito atenção, ela é linda! E sua resenha me deixou com muita vontade de ler.
    Parabéns pela resenha!
    xoxo

    lepetit-mari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  44. Esse livro tinha tudo para ser um dos meus preferidos, o começo é emocionante! Mas as revelações começaram a ficar meio chatas na minha opinião.

    ResponderExcluir
  45. Nossa, muito obrigada, eu estava a um tempo embromando para ler esse livro, pq a sinopse dele original não me agradou tanto, mas lendo a resenha me fez ter uma visão diferente do livro, então vou tomar coragem e ler !, pq parece bem interessante *-*
    Bjs e ótima resenha.

    ResponderExcluir
  46. Eu amo livro que envolva anjos e demônios, eu estou com ele aqui em casa, mas não sei, ainda estou com um pé atrás de ler este livro. Toda vez que eu tenho que escolher entre os livros para ler, sempre algum vai na frente deste. Acho que meu santo não bateu muito bem com esse livro antes mesmo de eu começar a lê-lo.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!