{Resenha} - Sereias

Sereias - O Segredo das Águas
Autor(a):  Mirella Ferraz
Editora: Novo Século     Páginas: 240
Lançamento: 2012            ISBN: 9788576797845

Neste romance encantador, urdido a sal e água, é narrada a emocionante história de Coral, uma garota de aparência exótica, que nasceu envolta em mistérios sobrenaturais e com um estranho fascínio pela água. Poderá ela, com a ajuda do apaixonado Marcelo, desvendar todos os enigmas que cercam a sua vida? Conseguirá sua mãe, Marina, afastá-la de um destino que, para ela, parece apavorante, mas que constantemente se revela inexorável? Qual preço .
Mergulhe e desvende o segredos destas águas.

Este não é o primeiro livro com este tema que  leio, comecei com Sereia de Tricia Rayburn, embora ambos tragam o mesmo ser encantado, as histórias tomam direções diferentes. Enquanto o livro de Tricia mescla o mundo das sereias com uma série de mortes suspeitas, este aqui nos apresenta uma aula sobre sereias e o fascínio que elas exercem nos humanos. Mais do que isso, acompanhamos o nascer de uma sereia.

Marina é uma mulher que tem dificuldades em mostrar sentimentos, a vida lhe causou muitas dores e ela torna -se uma pessoa fechada. Casar com Tom foi algo grande em sua vida, ele é verdadeiramente seu grande amor, porém nem tudo que Marina deseja ela tem. Seu maior sonho é ser mãe, e segundo os médicos isso é praticamente impossível.

Durante uma viagem à Bahia, o casal vê -se em frente a uma estátua de uma sereia, eles mergulham em um estado de transe ao olhar aquele ser, logo a seguir encontram uma mulher a beira mar que lhes diz misteriosas palavras. Assim algo acontece.

Marina engravida, sua gestação é acompanhada por pesadelos com uma sereia, que afirma que um dia levará sua criança. Marina que sempre foi controlada, passa a viver atormentada, o que era para ser sua maior alegria, torna -se uma obsessão. Ela torna -se uma mãe extremamente protetora, antes mesmo de dar a luz. Quando Coral nasce, tudo piora, ela beira a loucura para proteger a filha.  Impactada pela imagem de uma sereia, proíbe que a menina tenha qualquer contato com o mar, mas esta será uma árdua tarefa, pois Coral tem uma ligação muito forte com a água, como se fosse parte de seu ser.

Marina luta literalmente, contra a maré. Ela não quer perder sua filha, aquele pesadelo parece o prenúncio de seu futuro, e após tanta dificuldade para ser mãe, ela não pretende ser derrotada. Com tantas proibições, Coral fica a cada dia mais tentada em conhecer o mar, ela sonha ser uma Sereia, sem ao menos saber sua estreita ligação com este ser.

Narrado por um homem, que logo viemos saber ser Marcelo, o amado de Coral, este livro mostra luta de uma mãe para proteger a filha e uma jovem que não quer ser protegida, deseja apenas viver seus sonhos. 

O que as vezes é certo para os pais, acaba causando a infelicidade dos filhos. O amor protetor, muitas vezes pode causar a dor, não o alento. Marina com toda sua dedicação não consegue fazer sua filha feliz, acaba afastando a menina. É complicado julgá - la, na verdade julgar as duas, pois ambas tem razão em suas vontades, porém  são vontades conflitantes.

Ao acompanhar esta narrativa, podemos conhecer melhor a mitologia das sereias, através de lendas que o narrador pesquisa, para ajudar a protagonista. O começo do livro é um pouco cansativo, o excesso de alusão à gravidez de Marina e a enfase na descrição de Coral, com o intuito de mostrar uma menina de opinião e decidida, ficou forçado. Ao meu ver, Coral foi uma criança petulante, teimosa, cheia de si e presunçosa, algo que continuou em sua adolescência,  não vejo pirraça e bater de pés como sinal de força, e sim de falta de educação. Desculpe aos que acharam Coral doce, embora eu ache que ela tivesse razão em lutar por seus ideais, a maneira como ela se posicionava para isso não me agradou.

No entanto a dedicação de Marina e Marcelo por Coral, são emocionantes. São prova de que por amor, a pessoa é capaz de superar dificuldades e ultrapassar limites. As provas de amor que estes dois dão são comoventes. É linda a devoção de ambos e a coragem para lutar.

Algo que não há como negar, ao ler este livro, é a paixão que a escritora Mirella Ferraz, despejou em cada palavra de sua história. Fica evidente o quanto ela é apaixonada pelo mundo mágico das sereias, ao ponto de fazer o leitor acreditar que, olhando o mar, elas virão ao seu encontro.

Um livro para você mergulhar.


2leep.com

47 comentários:

  1. Adorei a resenha!
    Também não acho que pirraça um sinal de força, com certeza de falta de educação. E ninguém merece criança que faz pirraça, coisa chata ^^

    Parece mesmo muito bom, nunca li nada de sereias, gosto do tema ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina! Espero que você tenha oportunidade de ler em breve. Bjos!

      Excluir
  2. Gostei da resenha mas não concordo com a sua visão pela personagem Coral. Li esse livro mês passado e gostei muito. Minha filha quis esse livro e a presenteei, só que como estava sem algo pra ler, comecei a ler esse livro, achando que eu encontraria uma leitura boba e só para adolescentes. Me enganei. O livro além de ser muito bem escrito, com toques de poema e frases muito bem construídas, nos deixa encantado com o mundo que a autora, diga-se de passagem muito bonita, criou.

    Achei a personagem Coral bem verdadeira e com uma personalidade incrível. Não vejo o bater de pé por um ideal como sendo pirraça. E se a não aceitação de uma proibição infundada dos pais for falta de respeito, então todos nós somos. Não vi a personagem faltando o respeito em nenhum momento. Mas entendo que cada um pense diferente. Eu penso que os filhos não são robôs para fazerem todas as vontades dos pais, até pq os filhos são seres humanos tbm com pensamentos e personalidades diferentes.

    Enfim, sem querer me alongar mais, só posso dizer que adorei mesmo esse livro e o recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denis! A reação que os personagens causam em cada um é diferente, no meu caso esta é a imagem que Coral passou. Que bom que para você foi de forma diferente. Muitas vezes eu achei que ela passou do limite sim. Não acho que filhos devam ser robôs, inclusive cito que ela teve razão em lutar por seus ideais, mas não concordei com a maneira que ela fez. Obrigada pela visita ao blog.

      Excluir
  3. eu gostei muito da coral
    mesmo com todas as coisas que vc disse
    ah eu ja li esse livrinho faz tempo sabe xp
    é um dos meus favoritos

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida!
    Que resenha ótima! *-*
    Eu tô com esse livro aqui para ler e será uma das minhas próximas leituras. Espero gostar bastante da leitura assim como você. Até porque será meu primeiro livro sobre sereias, diferentemente de você.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lê! Entre os dois que li, eu tive mais afinidade com o primeiro. Espero que você leia ambos.

      Excluir
  5. Oi Diva ;)
    Eu amo a capa desse livro!
    Sou louca pra ler algo envolvendo sereias, acho encantador!
    (Qual menina nunca sonhou em ser uma sereia??? rs)
    Concordo com vc, pirraça não é demonstração de força e sim de falta de educação! Gostei da história, mas me lembrou muito o segundo filme da Ariel da Disney sabe? "O Retorno Para o Mar" ? Eu meio que era viciada nesse desenho quando pequena, mas não sei se a história seria forte o bastante pra me prender hoje em dia...Porém pela minha grande curiosidade pelo tema eu acho que leria sim!

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diva! Só assisti A pequena Sereia, a continuação não. Você sonhava em ser uma sereia? Então vai entender Coral.

      Excluir
  6. A capa é realmetne linda. Tenho bastante interesse em ler este livro já que de fato nunca li nada sobre Sereias.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  7. Não é um livro que eu tenha vontade de ler, ao contrário: já vi dezenas de resenhas e nenhuma delas conseguiu me convencer a ficar curiosa :x

    Gislaine,
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida!
    Nunca li nada envolvendo sereias, acho que iria gostar, ainda mais com o tema de relacionamento "mãe, pai e filha" sendo abordado no livro.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis! Ele fala muito de família sim, até a escritora traz uma nota no final, como um conselho aos pais.

      Excluir
  9. Oiii Cida, eu já li este livro, e você tem razão, fica evidente a paixão da autora por Sereias, mas confesso que este livro não me agradou muito. Não consegui decidir se as Sereias são boas ou más nesse livro. Enfim, é bem mítico e vai da opinião de cada um, né?
    Sua resenha ficou brilhante. Parabéns, flor.

    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque! Você citou um ponto importante, se elas são boas ou más. Também fiquei na dúvida.

      Excluir
  10. Boa tarde Cida,

    Nunca li nada com sereias e espero um dia poder ler, gostei muito da sua resenha...parabéns....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. eu lendo...e Mirella? a autora é brasileira? não me admiraria se fosse,o mercado brasileiro está crescendo.
    ~b l o g~ • • • FanpageTwitterGoogle+

    ResponderExcluir
  12. Cida, não li o livro, mas pela sua resenha ele parece muito lindo, fofo e mágico!! Que "cute". Beijinhos, querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marli! Espero que tenha a oportunidade de ler.Bjos!

      Excluir
  13. Eu estou meio lutante para ler esse livro. Mas a resenha ficou ótima.
    ^_^

    ResponderExcluir
  14. Gostei desse livro parece uma boa literatura fantasiosa, boa resenha.
    Até mais, forte abraço. http://desventuras-em.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Cida!
    Esse é um tema que eu nunca li a respeito. Não tenho nenhum livro que fale sobre sereias e nem imagino se conseguiria me envolver na história ou não.
    Também acho que criança birrenta é sinônimo de falta de educação e não personalidade forte.rs
    Já estou com pena da Marina, imagino que ela deva sofrer bastante.
    O livro vai ter continuação?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oii Cidaa!!
    Você citou um ponto fundamental, a pirraça de Coral, enquanto lia, também a criticava, pensando ser ela aquele tipo de criança mimada que ninguém aguenta, sabe? rs. Mas para mim, ela melhorou com o tempo, haha.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor! Acho que ela foi irritante até o final, mas o Marcelo sim, foi o melhor personagem.

      Excluir
  17. Nunca li nada relacionado ao mundo das sereias, mas gostei da proposta do livro.
    Ótima dica !!
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  18. Esse livro parece ser muito fofo e a capa é linda!!
    Taí um livro que eu gostaria de ler ;)


    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  19. Que a Mirella é super apaixonada por sereias eu já sabia (vi alguma matéria na TV que ela dizia o quanto adorava). Fico feliz que ela tenha conseguido expressar toda essa paixão em seu livro. :)
    Tive uma decepção muito grande com um livro dessa temática recentemente - Despertar - e ainda estou com um pé atrás. Vamos ver, né?

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://www.estantevertical.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Sereia é bem diferente, pode tentar. Bjos!

      Excluir
  20. Olá! Bem, adorei a resenha.. nunca li nada parecido, viu? Mas a temática empregada parece ser bem envolvente.

    O blog está lindo, viu?

    Já estou seguindo e pretendo voltar sempre.

    Beijos,
    Gabriela - leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oie Cida!

    Nossa pela sua resenha percebi que este livro é completamente diferente do que eu estava imaginando.

    Antes eu não tinha muita curiosidade em ler ele, mas agora confesso que a história me pareceu bastante interessante,


    Ótima resenha! Parabéns =D

    bjus;****

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane! Que bom que a resenha mostrou bem para você a proposta do livro. Bjos!

      Excluir
  22. Oie Cida.
    Parabéns pela resenha.
    Meu problema com o livro foi Coral mesmo.Ela também não me agradou.O que você descreveu sobre a personalidade é a mesma que eu penso.Mas o que me fez gostar do livro foi o Marcelo.Seu amor por Coral ,e todas as suas lutas para ficar ao lado dela me emocionaram.E ele foi o que mais me agradou nesse livro.
    Beijos

    Jéssica
    Leitora Sempre
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mesmo acontece comigo, o amor do Marcelo é tão puro, que não há como não ficar encantada.

      Excluir
  23. Oi, Cida! =)

    Adoro sereias! Ainda não conhecia este livro, mas gostei bastante do que li em sua resenha! Parece muito bacana.

    Beijocas, querida.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi, flor.
    Ultimamente eu ando bem receptiva ao tema sereias rs
    Esse livro tem algum tempo que esta na minha listinha.
    Estou doida para conferir, ainda mais por se tratar de uma obra nacional :)
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kezia! Quando você ler me diga o que achou. Bjos!

      Excluir
  25. Olá Cida!
    Eu confesso pra vocÊ que não possuo interesse nesse livro por um motivo: fobia. Não gosto do mar e não consigo ficar lendo livros que falem do assunto, sempre me sinto mal.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que pena, tem uns livros bem bacanas com a temática.

      Excluir
  26. Oi Cida, é incrivelmente bom quando um autor consegue passar sua paixão para os leitores de sua obra. Eu não tinha muita curiosidade de ler esse livro, mas já mudei de idéia com essa sua opinião, ainda mais sabendo que histórias de sereia eram minhas favoritas na infância.
    Adorei!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju! A escritora é muito emotiva e conseguiu passar bem isso.

      Excluir
  27. Olá!
    Já lí Sereia da Tricia Rayburn e gostei muito. Como esse livro tem uma temática parecida com o da Tricia, acho que vou gostar! Pela sua resenha o livro deve ser muito bom! Vou anotar a sugestão! :)

    Letícia
    www.resuminho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro o primeiro Letícia, me prendeu bem mais.

      Excluir
  28. Esse livro deve ser muito bacana mesmo! Todo mundo fala super bem. Tenho vontade de ler! Toda resenha que leio fico mais curiosa ainda!
    Parabens pela resenha, flor!
    Tá perfeita!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavinha! Espero que você possa ler em breve e matar esta curiosidade. Bjos!

      Excluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!