{Resenha} Os 13 Tesouros

Os 13 Tesouros
Título Original: The 13 Treasures
Autor(a): Michelle Harrison
Editora:  Bertrand Brasil     Páginas: 308
Lançamento: 2012            ISBN: 8528615677
Um segredo de família, uma herança maldita. Tanya sempre foi uma garota diferente. Desde pequena ela consegue enxergar fadas. Não as que o leitor poderia imaginar, mas seres maus que tentam lançar feitiços nela. Quando, para protegê-la, sua mãe a envia para morar com a avó, Tanya descobre uma floresta onde 50 anos atrás uma menina desapareceu.
Os 13 Tesouros é o livro de estreia da escritora Michelle Harrison e também o primeiro da trilogia de mesmo nome.

Tanya é filha de pais separados, uma jovem extremamente atormentada pela companhia, nada comum de fadas.  O que na infância era motivo de risos por parte dos adultos, hoje é visto como algo para chamar atenção; as pessoas não acreditam na jovem, sua mãe acha que ela precisa superar a separação dos pais e deixar esta conversa de ver fadas de lado.
Mas não é mentira da garota, estes seres que nos contos de fadas são tidos como doces e meigos, aqui são perversos e adoram zombar dela. Eles destroem as coisas de Tanya, fazendo com que aos olhos da mãe, tenha sido a menina. É em uma destas ocasiões, que a mãe decide enviar a filha para passar as férias com a avó, como uma especie de punição por seu péssimo comportamento. O relacionamento das duas não é bom, e Tanya não consegue fazer a mãe mudar de ideia.

A casa da avó fica em Essex, na Inglaterra, na verdade é uma mansão, bem velha, conhecida por Solar Elvesden, datada do século XVIII. Um lugar enorme, que precisa urgente de uma boa reforma, com quartos vazios, trancados à décadas e cercada por um bosque sombrio, cenário de um estranho desaparecimento. A casa ainda possui passagens secretas e sabe- se que foi habitada por uma mulher tida como uma bruxa louca, que suicidou -se.

Para Tanya passar um tempo nesta casa é um martírio  ela sente que a avó não gosta dela, somente aceita sua ida por causa do parentesco, nada além disso. Triste, sem amigos, ela decide explorar a casa para passar o tempo, e ao encontrar um antigo livro vermelho, descobre neste, vastas explicações sobre os seres que lhe perseguem, inclusive maneiras de esconder- se deles. Tanya começa a estudar o que leu e o local em que está, descobre então segredos ligados aos seus antepassado, aquela propriedade e que este seu dom de ver fadas pode ajudar a encontrar uma jovem desaparecida a muitos anos, libertando uma pessoa de carregar a culpa por um crime que não cometeu.

Narrado em terceira pessoa, este é um livro de aventura, enriquecido com muito mistério. O começo do livro não me prendeu, encarar fadas imundas e cruéis não foi fácil, eu queria ver aqueles seres belos e encantados. A protagonista também ajudou neste fator, no começo é muito lamurienta, mas no decorrer da trama, ela supera seus medos e torna -se uma personagem que cativa e nos faz torcer por ela.

Um livro que cresce com o passar das páginas, o mistério que  escritora apresenta prende o leitor e faz você devorar o livro para descobrir a verdade. Confesso que o cenário não poderia ser outro, a Inglaterra, ao meu ver não há melhor lugar para um enredo como este. 

Os personagens são cheios de segredos, pessoas atormentadas por uma vida de silêncio. A avó de Tanya, que para a garota não a ama, na verdade age de forma seca, exatamente para proteger sua neta. Ela teme perder a menina, como já perdeu outras pessoas que foram importantes em sua vida.

Em sua jornada Tanya contará com a ajuda de Fabian e Red. Ele é o toque de humor desta história, um garoto curioso, inteligente e muito companheiro. Ele preocupa- se de verdade com Tanya, talvez o primeiro que lhe estenda uma mão em sinal de apoio e amizade. Red é uma luz para nossa protagonista, embora ela não tenha muito destaque, o pouco que ela apareceu foi fundamental. Ela é como Tanya e explica a verdade sobre as visões de fadas e que nem todas são criaturas más.

Existem trechos que senti arrepio, medo, eu não sabia o que estava por vir. Posso dizer que o mistério é bem sombrio e foi o ponto mais positivo de tudo. Claro que  Fabian e Tanya são muito fofos também, e conseguiram me cativar.

A capa do livro é a imagem perfeita de seu título, que também cito como seu ponto negativo. Existe a alusão aos tesouros na história, mas não foram as peças fundamentais para o desenvolvimento dos fatos. A autora explica o que eles são e como surgiram, mas depois ficaram esquecidos e não fizeram nenhuma diferença. Mas deixo claro que em nada prejudica o trama, ela se desenvolve perfeitamente bem e cumpre seu papel.

Gostei demais deste livro, não vejo a hora de ler os demais. E para aqueles que não gostam de séries, fiquem tranquilos, a história tem um final fechado. Eu pesquisei sobre os outros livros e vi que trazem novas aventuras, ou seja, cada um é uma história diferente, mas com os mesmos personagens.

Recomendo para toda a família, acompanhado de muito chocolate.

Segue um vídeo onde a autora apresenta sua série e também as capas dos livros que compõe esta trilogia.




2leep.com

45 comentários:

  1. eu achei a capa do livro bem legal e ele me chamou bastante a atençao.
    gostei da resenha viu

    ResponderExcluir
  2. Se eu já estava curiosa pra ler este livro antes, agora mal posso esperar para fazê-lo! *-* Parece um livro muito bom, cheio de aventura e mistérios, bem do jeito que eu gosto... pela sua resenha, me lembrou um pouco a história de O Livro das Coisas Perdidas! E a capa é linda né (as dois outros países mais ainda... *-*), adorei!
    Muito boa sua resenha Cida!
    Bjus,
    Paty Algayer - Mágica Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty! Pelo que conheço do seu gosto acho que você irá curtir bastante este livro. Se ler me diz o que achou. Bjos!!!

      Excluir
  3. Ai caramba essa resenha me pegou de jeito, dá pra sentir que é dos bons! Adoro esse tipo de livro, com crianças como protagonistas de uma grande aventura, adulto pra variar muito chatos...Muito curiosa pra ler! Hm, achei as capas originais tão lindinhas, podiam ter deixado assim, eu ia gostar!
    ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei a capa nacional mais linda, você precisa pegar e sentir as imagens em alto relevo.

      Excluir
  4. Quer saber? Cansei de seres místicos que são bonzinhos, agora eu quero é a maldade deles, muahahhaha.. Acho que vou adorar esse livro, parece que vou adorar. Realmente é uma capa que desperta um curiosidade do que se passa dentro do livro. Adorei a resenha, fiquei curioso.

    Beijos, 7hings.com.br acessa, o blog espera por você

    ResponderExcluir
  5. O máximo,pretendo ler pois gosto de livros nesse estilo,e sua resenha me cativou ainda mais,obrigada pelo prazer de conhecer mais um livro de que pretende ser bom!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Eu que agradeço sua participação no blog. Bjos!

      Excluir
  6. Esses livros agora todos em série, só para deixar a gente mais pobre hahaha
    Adorei a história, e a capa é tão linda *-*
    Eu não tinha ouvido falar desse livro ainda, mas já adicionei na listinha :)
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kezia! Nem fala, eu acompanho tantas séries, que perdi as contas.

      Excluir
  7. Boa tarde :)
    Como vai?
    Gostei da resenha *-----*
    A capa é bem diferente...meio enigmática sabe?

    Beijos e cuide-se
    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Fiquei bastante interessada no livro! Não conhecia nem sequer a autora, mas já pesquisei sobre a série e achei super interessante. Obrigada pela dica!
    Beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li livros sobre fadas, mas vontade não falta. Acho que vou começar por esse, quem sabe.

    Bjinhos
    Letras & Versos
    http://anna-gabby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida!
    Confesso que tô com o pé atrás com séries. Ultimamente tenho dado preferência para livros únicos.
    Gostei muito da resenha. Acho que vc expressou bem o que achou do livro. Espero ter a oportunidade de ler ele um dia. Quem sabe não me rendo a mais uma série? rs
    Beijos
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla! Esta série vale a pena, e são só três.Bjos!

      Excluir
  11. Adorei o livro. Sua resenha me deixou mega curioso para ler. Primeiro livro sobre fadas que me deixa coçando para ler... rs

    Vai estar na lista de 2013 com certeza.

    Bjão!

    livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Markos! Que bom que despertou seu interesse, e acho que por um tema que você não curte muito. Bjos!

      Excluir
  12. Oi Cida, eu não fazia idéia do que o livro tratava, mas adorei o que você comentou ;D Espero ter oportunidade de ler o livro também, adoro essa mistura de magia, aventura, mistério e tudo mais, parece ser ótimo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju! A mistura de tantos elementos poderia até ser confusa, mas neste livro foi perfeita.

      Excluir
  13. Que vontade louca me deu de ler esse livro agora. Sua resenha tem o poder de fazer isso comigo. Gostei bastante.
    Não imaginava um tema assim e ainda com a Inglaterra de cenário.

    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas! Estou poderosa hein? Rss. Que bom que gostou, leia e depois me fala o que achou. Bjos!

      Excluir
  14. Oi Cida!
    Gostei bastante da resenha e da proposta do livro, bom saber que cada volume tem seu final bem delineado, porque ultimamente tem muitas séries sendo lançadas e estou meio que fugindo delas.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis pode ler feliz, você vai ter um final fechado. Bjos!

      Excluir
  15. Mistério sombrio? Ui. Acho melhor não. Nesse momento eu to precisando mesmo é de algum romance melódico hehe
    Adorei a resenha Cidona. Como sempre arrasando!
    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo! Então quando você estiver no clima, me prometa que vai ler este livro. Bjos!

      Excluir
  16. Olá, adoro livros com mistérios, essa história me cativou bastante, parabéns pela resenha!

    beijos

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  17. Oi Cida, tudo bem?
    Já tinha lido algumas resenhas desse livro e fiquei muito curiosa. Porque as fadas sempre foram seres angelicais e fofos, mas ele desconstruiu essa visão que tínhamos. Fiquei curiosa e achei ainda melhor cada livro ter o seu fim.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu no começo fiquei assustada, afinal como você disse as fadas são sempre fofas, mas aqui temos seu outro lado.

      Excluir
  18. A capa do livro é muito legal e pela resenha é desses livros que não podemos perder a oportunidade de ler. Fiquei bem tentada a comprar adorei a resenha é bem tipo de livro que me chama a atenção.

    Beijão
    http://lilicasg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liziane! Espero mesmo que você leia, foi uma grata surpresa.

      Excluir
  19. Olá, Cida!
    Adorei sua resenha, as características do livro foram muito bem explicadas. Gostei bastante do que você falou a respeito dele e me deixou mais instigada a lê-lo. A capa é bem bonita.

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    musicaselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Nossa, ainda não conhecia esse livro mas fiquei com muita vontade de ler! Super diferente a história né? Fadas sombrias... fiquei curiosa, ainda mais se passando na Inglaterra. Adorei a resenha!
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Cida,

    Esse livro vai para a minha lista de desejados com certeza, ainda mais depoisda sua resenha....parabéns...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  22. Oie Cida
    mas um livro que fico conhecendo através do seu blog.
    Fadas crueis? hum, confesso que me interessou, apesar de estar acostumada com fadas fofinhas e boazinhas rs
    mas como curto um mistério, sua resenha me instigou.
    P.S: preferi as capas internacionais
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacque!! São realmente muito bonitas, mas a nacional tem um ótimo trabalho, eu prefiro ela.

      Excluir
  23. Oi Cida, suas resenhas são sempre incríveis!
    Eu nunca nem tinha ouvido falar deste livro, mas pelo que você diz parece ser muito bom. Me interessou, já vai pra minha lista de desejados. Assim quer der eu o compro.

    Beijokas!

    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  24. Oi, Cida! Nossa, adorei a resenha. Não conhecia o livro. Me interessei bastante nele, ainda mais por tratar-se de fadas diferentes das quais ouvimos falar. Fiquei com um ar de quero mais!
    Beijo,
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oie Cida,
    o livro parece ser bem legal, eu não conhecia.
    Adorei mesmo!!

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  26. De cara AMEI a capa!
    Ao decorrer da resenha fiquei ainda mais encantada, já querendo ler.
    Escolhido Pelos Leitores #11 - Asas.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  27. Olá Cida!
    Gostei muito da proposta do livro. As capas são uma mais linda que a outra! Ótima resenha :D
    Samantha
    sopramenores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembrei de você enquanto lia, até avisei sua mãe sobre este livro. Bjos!

      Excluir
  28. Gosto bastante da capa desse livro, agora fiquei super curioso para lê-lo e saber qual é o mistério sombrio ^^

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi Cida!
    Não conhecia essa série e fiquei bastante interessado. A sinopse do primeiro livro é interessante, gostei de todas as capas e claro que gostei da resenha.
    Parece ser muito boa mesmo. *-*
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  30. Eu vi esse livro na livraria essa semana e fiquei bem tentada a levar, mas acabei levando "Na Passarela", da Meg Cabot hehehe
    Acho muito legal qdo o livro passa esse tipo de emoção na gente a ponto de ficarmos apreensivas, apavoradas e tal
    Gostei mais das capas americanas. Muito mais coloridas e chamativas hehehe
    Bjokas e parabens pela resenha!
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!