{Resenha} @mor

@mor
Título Original: Gut Gegen Nordwind
Autor(a): Daniel Glattauer
Editora:  Suma de Letras      Páginas: 184
Lançamento: 2012       ISBN: 9788581050669                           Compare Preços
Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Ela é casada; ele ainda está digerindo o fracasso de seu último relacionamento - e nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos obstáculos e sejam impelidos a marcarem um encontro. Mas a expectativa é uma faca de dois gumes, trazendo o medo de que a realidade não esteja à altura da fantasia.
Você já enviou um e-mail por engano?

É assim que começa o relacionamento virtual e Emmi Rothner e Leo Leike. Ela querendo cancelar a assinatura de uma revista envia um e-mail à editora, mas ao digitar um letra errada, quem recebe o e-mail é Leo. Porém não fica em apenas um e-mail, cansada de ser ignorada em suas solicitações, Emmi descarrega toda sua frustração em outras mensagens, levando Leo à responder. O que poderia dar fim a troca de e-mails, seria apenas o começo de tudo.

Leo e Emmi passam a conversar. No começo as mensagens tem um intervalo grande, mas logo o que eram dias de distância, passam a ser segundos. Na frente da tela do computador eles desenvolvem um relacionamento pouco convencional, nada de revelar tudo sobre suas vidas, são apenas momentos de ironia, desabafo ou apenas um bom dia. O segredo é manter certa distância, mas também uma proximidade única, que só pode existir entre duas pessoas que nunca se encontraram, mas ali naquelas mensagens podem mostrar seu lado mais intimo, ou seu lado mais vil, como Leo sempre afirma que Emmi costuma fazer.

"Você fez do meu monólogo interior um diálogo. Você enriquece minha vida interior. Você questiona, insiste, satiriza, você entra em conflito comigo. Eu lhe agradeço tanto por seu humor, seu charme, por sua vivacidade e, sim, até mesmo por suas "vilezas".
Mesmo com todo o cuidado para não identificarem -se, afim de manter o mistério como pano de fundo, Leo descobre que Emmi é casada e ela que Leo acabou de sair de um relacionamento amoroso e não superou isso totalmente. Ambos encaram suas conversas como uma bela amizade, mas logo fica difícil manter tudo neste nível, a intimidade cresce e eles começam a questionar -se sobre o que poderia acontecer caso um encontro pessoalmente ocorresse. Até onde eles seriam capazes de chegar. Mas mesmo com toda esta tensão eles continuam amigos e confidentes, desnudando suas almas.

@mor é um livro sem igual, desde a primeira página já comecei a me divertir com Emmi e Leo. Ambos são personagens muito humanos, o que os torna muito reais. Ela tem um humor bem volátil, o que é bem comum nas mulheres, hora um doce, outras cheia de espinhos. Leo descrevia como um "morde e assopra".

Leo é o sabichão na maior parte do tempo, interpretando cada letra digitada por Emmi, ganhando até mesmo o apelido de "Psicólogo da Linguagem" (ele dizia que isso era por conta de seu trabalho), mas outras vezes ele também se mostra um cara normal, que sofre por um amor que não deu certo e está muito carente.

A evolução do relacionamento é facilmente observada nos textos dos e-mails, é mensurável o grau de intimidade pelas palavras. Começa assim: "Cordialmente", depois um "abraços", logo "com carinho", "beijinhos" e finalmente, "Tenha um belo dia de primavera, seu Leo."

Vindo a intimidade, as conversas ficam mais sugestivas, a aparência ganha certa importância (maior por parte de Emmi e Leo se fazendo de desinteressado), algumas noites eles dividem uma taça de vinho na frente da tela. Garanto que dei boas risadas com os porres de Leo, ele ficava muito mais espontâneo.

A narrativa é acelerada, não que a história seja corrida, ela desenvolve -se no tempo certo. Quando digo acelerada é por causa que sentia as conversas com a velocidade de um e-mail. O escritor conseguiu transmitir toda a veracidade dos sentimentos e humores dos personagens de maneira excelente, sem cair em uma linguagem pobre, típica de mensagens rápidas e nem mesmo vulgar quando os protagonistas mostram sua atração mútua.

A expectativa gira em torno de um encontro. Leo e Emmi nunca estão de acordo neste ponto, quando um quer fervorosamente que aconteça, outro encontra várias desculpas. Como uma prévia deste momento, eles deixam recados gravados nas suas secretárias eletrônicas, é um momento sensacional, melhor até que se eles estivessem frente a frente.

Dez Minutos depois
Re:
Isso não pode significar nada que preste. Eu sei exatamente sobre o que você está pensando. Leo, por favor, vamos nos encontrar! Não vamos perder o que pode ser talvez a última oportunidade razoável pra isso. O que você arrisca com isso? O que você tem a perder?
Dois minutos depois
Fw:
1) Você
2) A mim
3) A nós.
Eu achei este livro muito inteligente, com humor na medida certa, leve. Retrata muito bem a personalidade humana. Não há como não identificar-se com muitas atitudes e pensamentos dos personagens. Eu amei, odiei, ri, várias e várias vezes com esta dupla fabulosa. Confesso que a espera pelo encontro é enervante, levando a devorar o livro sem nem mesmo perceber.

O final é algo que eu queria e não queria que acontecesse, é contraditório, mas a mais pura verdade.

A tradição de romances epistolares, aqueles vivido pela troca de cartas, é repaginado em forma de e-mail, por Daniel Glattauer nas páginas de @mor. O título original do livro não é este, na verdade é algo bem ligado a história, mas só quem ler vai entender. Seria algo como, Bom Para o Vento Norte.

Se eu recomendo? É claro que sim!!!
"Escrever é como beijar, só que sem os lábios. Escrever é beijar com a cabeça."

 Leia o primeiro capítulo
2leep.com

43 comentários:

  1. Gostei da estória e da sua resenha, mas o fato do livro ser a maior parte escrita através de emails me faz perder um pouco a vontade de ler.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca havia lido nada assim, mas foi bem confortável. Bjos!

      Excluir
  2. Sempre falam muito bem desse livro
    E tenho bastante curiosidade em relação a ele
    POis gosto muito dessa forma de escrita diferenciada

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eita....será que isso já aconteceu com alguém de verdade? Acho que não,né? Imagina...
    ~b l o g~ • • • FanpageTwitterGoogle+

    ResponderExcluir
  4. Que linda sua resenha! Confesso que fiquei beeem interessada nesse livro, mesmo. Quem sabe eu leia ele algum dia desses. Você nunca chegou a pensar que eles se tornaram íntimos por estarem entre uma tela de computador? Porque tem muita gente que fala certas coisas pela telinha mas não tem nem um pouquinho de coragem de falar frente a frente.

    Beijos!
    http://bagaco-de-laranja.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas foi isso mesmo, bem como citei lá em cima. Bjos!

      Excluir
  5. eu espero que eles nao tenham ficado. pq ela é casada '-' sei lá hasuhuuah acho esse lance de traição uma merda
    mas o livro parece bem legal :)

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita vontade de ler esse livro, já me disseram mesmo que é muito bom.
    Sua resenha só fez aumentar essa vontade, adorei *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Marina! espero que você tenha oportunidade de ler, é bem legal.

      Excluir
  7. EU tenho e vou ler em breve. Bem curiosa depois da resenha e satisfeita por ter feito a compra.
    E depois verei se entenderei o título original.

    Boa semana,
    Lili
    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você vai entender. Na verdade combina bem mais com a história.

      Excluir
  8. Bom, quem nunca se "enroscou" com o fato de trocar email com alguém que não era seu real destinatário?... Adorei, ainda mais por ser escrito na forma de emails.

    Bye da Pah
    www.livrosestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. A sua resenha me conveceu de uma forma tão persuasiva que tive colocar o livro na minha listinha 2013. Eu acho bacana, a história ser escrita através de emails e também é um pouco diferente. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas!! Que bom!! Fico super feliz em contagiar você com meu ânimo. Bjos!!!

      Excluir
  10. Que demais a sua dica de livro :)
    Tenho certeza que minha mãe vai gostar dessa leitura.
    Adorei o blog!
    Esteja convidada a visitar o meu :)

    Tecido_Doce

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida... Eu quase comprei esse livro dias atrás e acabo de me arrepender do quase. Adorei sua resenha e fiquei super interessada na história =)
    Adoro conhecer pessoas através das palavras e não dos rostos.

    Abraços da Anna
    Delírios Lúcidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana! Agora você já sabe mais sobre o livro, pode comprar tranquila. Bjos

      Excluir
  12. Cara, me parece ser bem bem legal. Gosto disso de desenvolver o relacionamento a paritr de emails, pois é algo com quem muita gente hoje em dia pode se identificar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É algo que faz parte de nosso cotidiano, então pode acontecer com qualquer um de nós.

      Bjos!

      Excluir
  13. Amei esse livro!
    Meio revoltada com o final, mas...
    Beijos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. aaaaaaah eu sou LOUCA pra ler esse livro, tem cara de ser MUITO fofo ><
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho vontade de ler esse livro, mas eu sei o final dele, então vou esperar a continuação haha, adorei a resenha!

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  16. Fiquei curioso pra lê-lo, vou tentar procurar.
    Parabéns pelo blog haha
    http://paraleloindie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Já tinha ouvido falar do livro, mas fiquei com muita vontade de ler quando fiquei sabendo do que se tratava. Parece bem diferente e divertido.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Cida, vibrei com a resenha! Nossa deve ser emocionante o livro!
    Adoro isso, tudo o que aconteceu com eles. Tive que anotar, e minha lista só aumenta! srrs
    bjs
    http://sonhosresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Depois dessa resenha eu fiquei mais curiosa ainda para ler esse livro que sempre me atraiu! Com certeza vou lê-lo!
    O blog está lindo!
    Beijos, Isabella.
    www.umalivromaniaca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Acho a proposta desse livro muito legal, tenho vontade de ler!
    Ótima resenha, parabéns ;)

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o livro mas o achei bem interessante. Sua resenha está ótima porque perceber a essência do livro e que retrata uma situação muito comum nos dias de hoje, o uso da internet.
    bjs

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. OI amore, td bem? Feliz Natal atrasado! Andei na correria com a ultima semana de trabalho e as compras de natal, mas agora estou 15 dias livres \o/
    Este livro está na minha lista de desejos, eu ainda não li uma resenha ruim sobre ele, todo mundo fala deste lado meio divertido dos personagens. Quero muito poder ler em breve!!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu nunca tinha me interessado por este livro. Na verdade só tinha olhado pra capa e ela não me chamou bastante atenção. Infelizmente tenho esse péssimo costume de julgar um livro pela capa. De toda forma, quando comecei a fazer a leitura de sua resenha percebi que fiz um julgamento errado. Me deu tanta vontade de ler. Vou procurar por aqui, se encontrar, com certeza vou ler.
    Ótima resenha.

    Lívia Neves | Livinha's Place

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu parei de olhar só as capas, tive algumas decepções, mas este aqui até que tem uma bem bonita.

      Excluir
  24. Fiquei curiosa demais com o livro, mas com um pouco de medo do final! rs
    Parece muito bom!

    Beijos
    Pri
    Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  25. Oi Cida!
    Esse é um livro que eu tenho muita curiosidade MESMO de ler. Mas poxa, tem continuação, né? Vou esperar pelo próximo pra quem sabe assim ler. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem Lum eu só fui saber no final. Agora vamos esperar.

      Excluir
  26. Oi Cida!
    Você é mais uma pessoa que elogia esse livro. Eu o tenho aqui e será uma das minhas próximas leituras. Espero gostar também.
    Gosto da proposta do livro e a acho interessante.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  27. Eu desejo muito este livro. Todo mundo elogia. E a cada citação que leio fico com mais vontade de ler.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. A cada resenha eu tenho mais vontade ainda de ler esse livro, sério, meu coração está apertado de tanta vontade de lê-lo! Não li uma resenha que alguém não recomende, ai que lindo!
    Mé, beijos, Ni
    Ninhada Literária

    ResponderExcluir
  29. Eu tenho vontade de ler esse livro, acho que foi uma forma inusitada de começar um romance, então a curiosidade para saber como termina é grande.

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  30. Cida, eu só não entendi uma coisa...mas como ela mandou um e-mail de engano para uma pessoa que ela não conhece...será que ela digitou o e-mail errado, foi isso?
    Beijos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sim, apenas um letra e começou a confusão.

      Excluir
  31. Gostei bastante de @mor. É um livro inteligente, com sacadas bem boladas e uma ironia na medida.
    Apesar de pequeno o livro é bem interessante. Só não gostei mesmo do final. Pelo amor, aquilo tudo para...aquilo.
    Ainda bem que continua...ou não?! rsrs

    Abraços
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!