Autor(a): Jorge Miguel Marinho
Editora: Biruta Páginas: 120
Lançamento: 2005 ISBN: 8588159430
Este livro fala de amor entre jovens, da felicidade de adiar um primeiro beijo tendo a certeza de que ele vai acontecer, de delicadezas e violências que são tão presentes no mundo de quem quer se descobrir.
Há um crime, imperdoável talvez, e o possível criminoso pede para um escritor amigo escrever a sua história porque ele mesmo não consegue entender se é culpado ou não. Precisa de outros olhos para ser condenado ou absolvido, sobretudo para continuar a viver.
Lis é um livro que despertou minha curiosidade pelo título, "um livro que pede perdão", como assim um livro que perde perdão? Resolvi então descobrir o que este livro escondia.
O escritor Jorge Miguel Marinho de uma maneira genial, chama o leitor para conversar, usando um escritor - narrador, vai durante a narrativa, batendo um papo conosco, pede que não criemos grande expectativas com a história que vai contar, mas apenas que deixemos nossos corações e mentes abertos.
É a história de Marco César, um adolescente com algumas manias estranhas, inseguro e bem reservado, ela não faz parte do time dos garotos populares, ele faz o tipo que a molecada considera esquisitão, vivendo em um mundo só seu, pautado por seus próprios conceitos.
Marco encontra seu primeiro amor na voz de Clarice, ao ouvir a garota conversando com amigos, foi conquistado. Diferente da maioria das pessoas, ele não olhou para a garota, temendo uma decepção, passou um bom tempo paquerando a voz, quando sua curiosidade foi maior e finalmente ele aproximou -se de Clarice, foi o primeiro beijo que ele adiou.
A maior certeza do jovem era a posse daquele beijo, então para que a pressa, Marco preferia deixar para um momento especial, pena que nem todas as certezas que temos são reais.
"Nunca se viram frente a frente, mas não há a menor dúvida de que se encontraram nos esconderijos da imaginação."
"... cada um vivendo de um jeito diferente e estranhamente tão iguais."
Mas Lis não quer contar apenas sobre este amor, que nos mostrar um crime cometido por Marco, esta é a finalidade do livro, nos apresentar o jovem, sua vida e finalmente seu maior erro, e mediante todos os fatos, temos que decidir se ele é culpado ou não.
Eu nunca havia lido um livro assim, bem diferente do que estou acostumada, foi uma leitura muito interessante, além de ter a missão de julgar Marco, tive a oportunidade de conhecer um pouco da obra de Clarice Lispector, isto porque toda a história é ilustrada por trechos da obra desta escritora.
Nas palavras controversas desta mulher, tanto o leitor, quanto o protagonista, vão enxergando a verdade, descobrimos uma "maldade amorosa" e Marco tem que "aguentar a solidão de ter nascido de graça, de não pertencer a ninguém e ficar apenas nascido."
Lis ainda nos mostra que a dor e a decepção fazem parte do processo de amadurecimento do ser humano, traz perguntas difíceis de responder, para alguns nem toda uma vida basta para achar as respostas.
Eu achei Marco culpado de seu crime, mas depois, ao perceber o quanto ele mesmo se puniu, eu o absolvi, o primeiro amor é tão conflitante, as descobertas da adolescência piores ainda, não justifica, mas ajuda a entender o rapaz.
Nunca li nada de Clarice Lispector, mas pelo vislumbre que tive de seu trabalho em Lis, achei que estou atrasada para ler algo de extremo bom gosto e inteligência.
Lis ainda nos mostra que a dor e a decepção fazem parte do processo de amadurecimento do ser humano, traz perguntas difíceis de responder, para alguns nem toda uma vida basta para achar as respostas.
Eu achei Marco culpado de seu crime, mas depois, ao perceber o quanto ele mesmo se puniu, eu o absolvi, o primeiro amor é tão conflitante, as descobertas da adolescência piores ainda, não justifica, mas ajuda a entender o rapaz.
Nunca li nada de Clarice Lispector, mas pelo vislumbre que tive de seu trabalho em Lis, achei que estou atrasada para ler algo de extremo bom gosto e inteligência.
Enfim, um livro curioso, poético, romântico e reflexivo. Leiam este livro que perde perdão.
"Procuro como Clarice Lispector procurava urgentemente escrever para entender melhor o que ela sabia e não sabia direito, porque viver só se aprende vivendo."
Livro Premiado
• Prêmio Jabuti/CBL – melhor livro juvenil do ano 2006, e projeto gráfico 2006.
• Prêmio Orígenes Lessa/ FNLIJ – melhor livro juvenil do ano 2006
• White Ravens – Biblioteca de Munique 2006
• Altamente Recomendável/ FNLIJ - 2006
Oi Cida...
ResponderExcluirNossa adorei este livro hein, parece muito interessante.
E bem diferente mesmo de tudo que lemos.
Amo Clarice Lispector, o que já me interessou de cara, mas a sua resenha me deixou realmente curiosa com a historia.
Excelente resenha.
Beijokas
Jaque - Meus livros, meu mundo.
Eu nunca li nada dela Jaque, mas este livro despertou um grande interesse.
ExcluirBjos!
Olá!
ResponderExcluirEu não conhecia ainda o livro, mas confesso que sei lá... não me atraiu muito. Embora eu tenha gostado da capa.
Parabéns pela resenha
beijos
Andressa
umdiaacadalivro.blogspot.com.br
Não gostei da capa, mais a sinopse é interessante..
ResponderExcluiré o título nos faz pensar mesmo, como assim?
Bom, perdão pelo crime.. né?!
Gostei da resenha e vc me fez querer ler o livro,
adoro refletir sobre os livros ^^
http://www.dailyofbooks.blogspot.com/
Também achei a capa estranha Mila, mas o livro é muito bom.
ExcluirOi Cida!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas não curto Clarice Lispector... Então o livro não me atraiu =/
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Ola Cida,
ResponderExcluirEsse livro esta em minha lista de próximas leituras, do maravilhoso Jorge Miguel, que como Clarice e Guimaraes, ja é um de meus autores favoritos, é lis no peito, lispector, tem que ser demais porque ela é tudo, principalmente no que tange o universo feminino,e voce entrou bem no clima, ótima resenha.
Beijos!
Oi Rosem! Que bom você por aqui! Lu as resenhas dos livros do Jorge que você fez e fiquei encantada, foi exatamente por isso que escolhi este. A dica foi ótima. Bjos!
ExcluirOla Cida,
ResponderExcluirEste livro esta em minha lista de próximas leituras, o maravilhoso Jorge Miguel, assim como Clarice e Guimarães, ja é um dos meus autores favoritos, Lis no peito...lispector claro, essa fantastica narradora do universo feminino, e voce entrou bem no clima hein, ótima resenha.
Uma dica : leia Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres dela, é genial.
Beijos!
Gostei do post, alias seu blog também é muito bonito, parabéns ^^
ResponderExcluirGostaria de participar da coluna "Destaque da Semana" lá no meu blog? Se quiser dá uma olhada lá para saber como ♥
http://himi-tsu.blogspot.com.br/ Tenha uma boa semana!
Olá Cidaa (:
ResponderExcluirO livro parece ter uma história realmente intrigante, com toda essa história da culpa envolvida e tudo mais. Gostei também do título e do detalhe que lhe chamou atenção, só não curti muito a capa, mas leria o livro, com certeza, haha.
Beijo!!
Ps: A Shizu, curiosamente, comentou a mesma coisa no meu post, :)
O livro é muito inteligente e com uma proposta bem original, acho que você vai gostar.
ExcluirBjos!
OLá Cida,
ResponderExcluirMais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog e achei bem interessante, fiquei curioso....parabéns pela resenha e também ainda não li nada da Clarice...abçs.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br/
Oi Cida,
ResponderExcluirtenho que confessar que achei esse nome meio estranho, nunca ouvi falar desse livro, primeira vez aqui no seu blog. Bem interessante o livro, parabéns pela resenha, beijos!
http://leituramagnifica.blogspot.com.br/
Achei o livro bem interessante. Embora não seja uma leitura necessária no momento, acho que leria se tivesse oportunidade.
ResponderExcluirAh, e eu tb nunca li nada da Clarice oO
Bjs,
Kel
www.itcultura.com.br
Oi Cida,
ResponderExcluirFiquei bem curiosa com esse enredo, não conhecia esse livro e gostei muitíssimo da dica. Ele vai para a minha lista de livros desejados.
A resenha está perfeita
Beijinhos
Renata
Escuta Essa
Obrigada Rê! Espero que você leia em breve.
ExcluirOie,
ResponderExcluirNão sou mto fã da autora, mas o livro me pareceu bem interessante :)
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Eu achei bem diferente, vale muito pela inovação.
ExcluirCida :)
ResponderExcluirComo vai?
eu não conhecia o livro mas achei bem legal tua resenha *-*
Não sei se lerei em breve mas vou adicionar a minha lista *-*
Beijos e tenha um excelente feriado :)
Rimas Do Preto
Oi Cida!
ResponderExcluirGostei da história do livro, adoro conhecer novos autores com histórias que prometem ser muito boas.Realmente o título é bem diferente e conseguiu me intrigar.
Quero muito ler!
Beijos.