{Resenha} Deslembrança

Título Original: Forgotten
Autor(a):  Cat Patrick
Editora: Intrínseca       Páginas: 256
Lançamento: 2012            ISBN: 9788580571622

Quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro à noite e dorme, cada mínimo detalhe do dia que passou desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade do que como uma limitação.
As coisas começam a se complicar com a chegada de um garoto novo no colégio, Luke Henry. Os dois se apaixonam e começam a namorar, mas misteriosamente London não consegue enxergá-lo no seu futuro. Dessa forma, todo dia é como se o conhecesse pela primeira vez. Quando conturbadas imagens de um funeral invadem sua mente, London percebe que é hora de começar a decifrar passado esquecido, para conseguir mudar o futuro que a assombra. Sem saber de quem é o funeral, ela vai acabar esbarrando em segredos da família que seriam melhor não serem revelados.
Sem passado, o presente é um fugitivo, mas o futuro é certo.

Deslembrança nos apresenta London Lane, uma jovem que todos os dias às 04:33 horas, perde a memória, ela reinicia completamente, o que viveu hoje será uma grande novidade amanhã. Para que consiga manter sua vida o mais próximo do normal, escreve bilhetes, ali anota quem conheceu, com quem conversou e o que conversou. A cada manhã London revisa os bilhetes e dá continuidade a sua vida. Ela é uma menina bem inocente, no sentido de não ter a vivência que garotas da sua idade teriam, uma personagem que me cativou logo de cara.

O livro é narrado em primeira pessoa por London, conseguimos perceber o quanto ela é insegura e ansiosa, quando perde um bilhete, ela mostra uma aflição que toca profundamente o leitor. Conforme eu fui conhecendo a estranha situação que ela vivia, eu ficava tentando saber se era uma doença, um dom ou uma maldição. Seus bilhetes me deixavam triste, imaginem depender deles para continuar uma conversa, lembrar dos amigos, para viver, mesmo ela não reclamando, não afirmo que ela era feliz, mas sim conformada.
No começo a naturalidade com que sua mãe tratava este problema parece muito absurda, mas conforme o tempo vai passando, percebemos que ela tem seus motivos para agir assim. Este comportamento da mãe até que é um fator positivo, pois não temos em London uma menina super protegida e alienada.

London tem sonhos onde o futuro se apresenta em vislumbres, ela sabia o que estava por vir sempre e muitas vezes tentava mudar o futuro para ajudar as pessoas. Seu coração é enorme, inclusive para considerar Jamie, uma colega de escola, sua melhor amiga. Esta menina é super egoísta, eu tive vontade de sacudir London, para que ela não fosse tão boa com a outra.

Claro que temos romance no livro, um dos mais fofos que conheço, Luke Henry é o namorado de nossa protagonista, um menino maravilhoso, juntos eles nos brindam com um relacionamento super meigo. Esta parte do livro me lembrou o filme Como se fosse a primeira vez, pois da mesma forma que acontece no filme, o rapaz precisa conquistar sua amada todos os dias. Eu que sou apaixonada por este filme, fiquei encantada.

Ao lado do namorado, London tenta entender o que suas visões significam e também tenta redescobrir seu passado, mesmo com todas as dificuldades que ela possui, nada a desanima, e logo muitos segredos virão a tona.

Misturando romance e também mistério, Deslembrança consegue nos passar uma bonita mensagem de fé e esperança, faz acreditar que podemos sim tirar o melhor de nós e ver o melhor nos outros, apesar de tudo, London mostra que existe muita bondade no mundo, e que mesmo com uma vida cheia de dificuldades, podemos realizar nossos sonhos.

A capa do livro é a descrição perfeita da protagonista, ela é bem novinha e ruiva, a narrativa é leve, são 250 páginas de entretenimento garantido. Foi um livro bem gostoso de ler, é muito bom sentir carinho pelos personagens, London foi como uma irmã caçula. 

Eu recomendo com certeza.

"Não tenho passado. Minhas únicas lembranças estão no futuro"

35 comentários:

  1. Ja lembrei de Como Se Fosse a Primeira vez logo qdo li que a memoria dela se apagava todo dia
    Eu chorei naquele filme ahahaha

    Tenho vontade de ler esse livro. Realmente parece ser lindo e emocionante!
    Adorei a resenha!!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    já conhecia o livro e tenho vontade de lê-lo! A capa dele é maravilhosa e a história parece ser linda! Adorei a resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei da história, no começo parece ser o filme como se fosse a primeira vez, mas percebemos que é um pouco diferente.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem lembra o filme no caso do romance, mas o restante é bem diferente. Bjos!

      Excluir
  4. Oii Cidaa!
    Estava lendo Deslembrança quando fui interrompida pelo livro que chegou de book tour, rs, estou gostando do livro, mas ainda tenho muitos questionamentos a respeito dele na cabeça, rs.
    Não li a resenha pois não quero spoilers, haha.
    Mas imagino que você tenha gostado pelo comentário da Flávia :B
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Cida,

    Gostei muito da sua resenha, mas não sei se ele entra na minha lista...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Desde o lançamento tive vontade de ler o livro, mas ainda me faltam oportunidades!
    Parece ter uma história bem inusitada, mas muito gostosa d e ler, espero que goste, vi alguns comentários menos animados.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia! Eu adiei muito esta leitura per ter lido comentários negativos, e depois de ler o livro, fui surpreendida, no meu caso, eu achei muito bom.

      Excluir
  7. Amei a resenha, quero muito ler esse livro já faz um tempo, só me falta a grana para comprar rsrsr

    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    adoro livros levinhos, a leitura flui com muita facilidade. Não cohecia o livro, mas adorei sua resenha :)

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este você ler super rápido, acredito que você vá curtir bastante.

      Excluir
  9. O tema do livro lembra muito o filme 'Como se Fosse a Primeira Vez', que vc tbm citou ai na resenha! E eu adorooooo esse filme *-* hehe
    Com certeza é um livro que eu leria, e acho que me agradaria muito tbm, espero surgir a oportunidade para lê-lo em breve!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ai, que lindo. Já fiquei emocionada só com a sinopse e a sua resenha. Quero lerrrrrrrr ): E a capa é super lindinha, amei as cores.

    Beijo
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida
    ótima resenha, eu tbm li esse livro, e achei gostoso de ler.
    a capa é linda

    http://www.lostgirlygirl.com/

    bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida!
    Fiquei com mais vontade ainda de ler! Haha
    Estou na lista de leitura do "livro viajante" deste livro. Acho que vou morrer de curiosidade até lá!

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Puts!
    Fiquei agora pensando de onde vou tirar dinheiro para comprar esse livro kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Me apaixonei pela resenha e nossa me prendeu a atenção, estou chocada aqui rs.
    Raramente livros me predem assim e esse posso afirmar que não vou deixar passar. Irei ler!
    Resenha - Cinquenta Tons de Liberdade
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida!
    Esse livro parece ser bom, mas também me lembrou o filme "Como se fosse a primeira vez"! Mas esse parece ser mais dramático, enquanto o filme é de comédia. Quero ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida!
    Eu tinha esse livro na minha estante de desejados, mas depois de ler umas resenhas negativas acabei o tirando. Uma pena, porque lendo a sua resenha voltei à desejá-lo de novo!
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mesmo aconteceu comigo, mas arrisquei e li, foi uma ótima surpresa.
      Bjos!

      Excluir
  16. Assim que li a sinopse desse livro, já me veio à mente o filme "Como se Fosse a Primeira vez"! Parece ter certas semelhanças, e eu adoro este filme!
    Pelo jeito, a história de Deslembrança é bem diferente do habitual, gostei! Já vai pra listinha!!
    Ótima resenha, Cida!
    Bjus,
    Paty Algayer - Mágica Literária

    ResponderExcluir
  17. Para o mundo, vc pode ser mais uma pessoa, mas para uma pessoa vc pode ser o mundo dele.
    Tenha uma semana abençoada, filha do Senhor.
    Bju
    Toninha

    ResponderExcluir
  18. Oi Cida!
    Faz um bom tempinho que estou querendo ler esse livro, principalmente pela comparação meio inevitável que fiz com o filme Como se fosse a primeira vez. Achei a história muito fofa e só tenho visto belas resenha dele. A sua é uma delas!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos ;*
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neyla, a protagonista tem muito carisma, fofa demais.

      Excluir
  19. Oi Cida!
    Concordo com a Sora,quando li a primeira resenha dele de cara me veio o filme!Como se fosse a primeira vez",é claro que a estória é diferente pq me parece que a menina está morta,eu acho,pois é quando li a resenha tinha muito spoiller.

    Bjos
    www.roubando-livros.com

    ResponderExcluir
  20. Toda vez que leio uma resenha deste livro, lembro do filme Como se fosse a primeira vez. E pelo visto tem muita gente achando isso também. rs
    Tenho uma maior vontade de ler esse livro. Bela resenha!

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  21. Oi Cida!
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas parece ser muito bom. Eu quase o comprei um dia desses, mas acabei desistindo. rs
    Da próxima vez, acredito que não farei mais isso.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Cida, esse livro parece ser triste e ao mesmo tempo bonito, tenho muita vontade de lê-lo, pois me encantei desde que vi a capa e li a sinopse, lembra com certeza o filme, que por sinal eu adoro! haha

    beijos

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  23. Oi, Cida!
    Eu não tinha pensando ainda em Como Se Fosse a primeira Vez, mas agora que você falou bem que tem uma relação... Ainda não li (na verdade eu nem comprei) mas quero fazê-lo em breve \o/

    Gislaine,
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  24. Oi Cida... a história parece muito triste, cheia de emoções. Eu gosto de livros assim. E amo o filme "Como se fosse a primeira vez" também. É lindo. Fiquei com muita vontade de ler este livro.

    Parabéns pela resenha!

    Beijoos

    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  25. Ai, o que foi isso? Amei essa resenha! Quero esse livro desde que lançou e, tipo, ainda não tive a oportunidade de comprar e lê-lo. Isso me corrói por dentro.
    Bem, London parece uma garota fofa e confusa, o que me deixa entusiasmada, vai entender!
    Preciso escrever novamente: ÓTIMA RESENHA!
    Beijos.
    Karol,
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!