{Resenha} Terrível Encanto

Terrível Encanto 
Autor(a): Melissa Marr 
Editora: Rocco             Páginas: 360 
Lançamento: 2011      ISBN: 9788579800832
Keenan, um ser encantado aterrorizante e sedutor que é o Rei do Verão, esteve procurando a sua rainha por nove séculos. Sem ela, o verão deixará de existir e, por isso, ele está determinado a tornar Aislinn – jovem mortal que tem o dom de ver criaturas mágicas – a sua rainha, a qualquer custo. Agora, ele tenta se comunicar com ela e tudo está em risco: sua liberdade, seu melhor amigo, Seth, e a sua própria vida.

Neste livro temos a história de Aislinn, mais conhecida como Ash, vou chamá - la assim, pois depois de tantas aventuras que partilhei com ela durante a leitura, nos tornamos velhas conhecidas.

Ash é uma garota com uma visão especial, seus olhos podem ver além da realidade, é como se para nós houvesse sempre uma densa neblina, e para Ash o tempo sempre estivesse limpo; o que está escondido por trás da neblina, são seres fantásticos, ou como são chamados por Ash, encantados, para nós fadas. As criaturas desconhecem o dom da garota.
Tanto ela, quanto a mãe e a avó, possuem tal visão, desta forma todas passaram toda a existência assustadas, vivendo com base em regras:
  • Não encare as criaturas invisíveis;
  • Não responda a criaturas mágicas invisíveis e 
  • Nunca desperte a atenção dos seres mágicos.

Seguindo estas regras, Ash tenta viver normalmente, é bem dificil, pois as criaturinhas são bem malvadas, zombam de nós humanos, todo o tempo, aproveitando nossa "cegueira", beliscam, dão rasteiras, enfim divertem -se as nossas custas, e para a garota ver isso e fingir que não sabe de nada, demanda extremo controle emocional.

Assim os dias dela seguiam, até o momento que uma das criaturas, tomou a forma humana e abordou Ash, imaginem a reação dela, pois ao responder, violaria toas as suas três regras de sobrevivência. Disposta a ignorar o acontecimento, ela deixa a criatura para trás, mas o que ela não pode imaginar, é que não será tão simples assim.

Quem abordou a garota, foi Keenan, um ser encantado da nobreza, o Rei de Verão. O rapaz sofre sob o domínio de sua mãe, Beira ou a Rainha de Inverno, uma mulher má e fria, tal qual seu nome, que ameaça jogar sobre o mundo um frio eterno.
Para enfrentar Beira, Keenan precisa encontrar uma mulher especial, capaz de ser sua Rainha de Verão; durante séculos, ele seduziu mortais, afim de conduzi - las à um ritual de consagração, cada jovem precisava desejar uma vida ao lado de Keenan como rainha e para provar ser capaz de ocupar este lugar, um bastão era erguido. Se fosse a pessoa errada, a jovem era condenada a ser uma Princesa de Gelo, guardiã do bastão até a próxima candidata.
Não preciso dizer, que a tal Rainha nunca foi encontrada, e o jovem está mais fraco a cada dia, para salvar seu povo ele não irá medir esforços, ele fará de tudo para conseguir uma nova garota e é em Ash, que ele acredita estar a verdadeira Rainha do Verão, já para a garota, as regras não têm mais sentido e se ela quiser ter uma vida normal, terá que enfrentar as terríveis criaturas encantadas.

Tive certa dificuldade para entrar na história, pois os fatos e personagens são introduzidos sem uma  descrição prévia, então para entender o que está acontecendo, somente com o passar da leitura; ao  ficarmos mais familiarizados com o contexto, a história segue muito bem, nos levando a uma viagem mágica, sombria e cheia de aventuras. Alguns fatos permaneceram obscuros, como o que levou a dificuldade de achar uma rainha, dá para entender que é uma maldição orquestrada por Beira, mas a origem não é revelada.

Em relação aos personagens, eles são determinados e corajosos, lutam por seus ideais. Ash é uma mocinha que supera seus medos, deixa de lado a maneira que sempre levou sua vida para conseguir se impor ao poder dos seres encantados. Ela é uma lição de superação e força de vontade, nos dá aquela coragem de jogar tudo para o alto e buscar novas oportunidades na vida. Ash consegue ser inovadora e destemida.
Keenan também é determinado, defende seus pontos de vista e luta pelo que acredita ser certo, mas  talvez por sua postura de nobre, ou por se achar muito irresistível, ele consegue despertar amor e ódio no leitor, na verdade amor somente nas páginas finais, acredito que por influência de Ash.
Beira é a perfeita e cruel vilã, desempenha perfeitamente seu papel, tirando o sono de qualquer adulto ou criancinha.
Completando o time principal de personagens temos Seth, o melhor "amigo" de Ash (ele é bem mais que isso), e Donia, a última que tentou sera rainha de Keenan, e mesmo não tendo conseguido, é parte importante da vida dele. Na verdade, as personagens femininas, dominam a história.

O livro é narrado em terceira pessoa, o que prefiro, já que não gosto de ficar divagando nos pensamentos dos personagens.
Em relação a parte gráfica, a Editora Rocco foi muito cuidadosa, a diagramação é bem bonita, com lindas divisões, que lembram florestas encantadas, como os detalhes que cercam o nome do livro na capa; as letras estão em um ótimo tamanho, facilitando a leitura, li em um dia e não me lembro de encontrar nenhum erro na revisão.

Foi meu segundo livro de fadas, e diferente do anterior, não temos um felizes para sempre convencional, o que é decorrente das inovações de Ash. Eu sinceramente gostei, principalmente por ter fadas, que mais pareciam bruxas e por ter encontrado personagens bem fortes.
Estou ansiosa pela continuação, Tinta Perigosa, esperando que os esclarecimentos que não tive aqui, venham no livro seguinte.
Terrível Encanto é o primeiro livro da série Wicked Lovely, da escritora estadunidense, Melissa Marr. 




2leep.com

33 comentários:

  1. Oi!
    Não sei se leria esse livro. Gosto de personagens marcantes e fortes, mas a sinopse não me convence.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro, é para amantes de literatura fantástica, quem é muito fã de romance, eu não indico.

      Bjos

      Excluir
  2. acho que eu leria o livro, gosto de livros de criaturas magicas, esse me chamou um pouco a atençao ^^
    amei a resenha

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cida!

    Então... achei bem interessante, e sua resenha (diga-se se passagem) espetacular sabe bem como instigar, mas não sei se o leria. Não por hora. Espero que o próximo volume traga mais consistência a série, e que não perca o ritmo. ;)

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta é uma expectativa que estou nutrindo. Em breve teremos resenha aqui.

      Excluir
  4. Aaah, aí está um livro que eu estou louca para ter!! Fico muito aliviada em saber que a protagonista não é tão cheia de frescuras. Ainda não li nada sobre fadas, então quem sabe não começo por aí? Confesso que ainda prefiro narrativa em primeira pessoa, mas em alguns casos a terceira realmente se encaixa melhor :D
    Beijinhos, Larissa
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro em terceira, sei lá é gosto mesmo.A mocinha é corajosa, como todas as mulheres do livro e achei isso bem positivo.
      Bjos!

      Excluir
  5. Uau! Que livro é este??? Amei a resenha e a capa... Tô mega curiosa e já anotei a dica. Não tenho boas experiências com fadas, mas esse livro me parece realmente bom.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Sabe nesses dias em que aos poucos percebemos que a vida nos ensina da maneira mais dolosa possível a valorizar o que temos. Por isso FICA A DICA DE HOJE:
    Ame mais, reclame menos!
    Viva mais, se preocupe menos!
    Agradeça mais questione menos!
    Enfim, VALORIZE MAIS o que vc AINDA te, antes que a vida lhe ensine a lamentar por aquilo que vc tinha, mas acabou perdendo!
    Bom noite!!!
    Tenha uma semana cheia de bênçãos.
    Toninha

    Convido a vc amiga a conhecer o meu novo blog e tornar se seguidora, acabo de fazer. Aceito sugestões.
    Bju
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    FanPage Educar – O primeiro passo

    ResponderExcluir
  7. Cida :)
    Como vai?
    Este livro eu não conhecia :O
    E me encantei pela primeira resenha que li *---*

    Beijos e tenha uma excelente semana
    Cuide-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você possa ler em breve.
      Bjos!

      Excluir
  8. Ciiiiddaaa! Eu comprei esse livro e a continuação, Tinta Perigosa! Hahaha! Olha que coincidência! To esperando chegar! Comprei sexta ou sábado, agora esqueci rsrs
    Acho a capa linda e confesso que comprei sem nem ler sinopse nem nada. Nem sabia do que se tratava. Agora com sua resenha, primeira que leio, fiquei com vontade de ler! Parece ser muito bom! Geralmente o primeiro livro é mais introdutório e fica muita coisa no ar, e até que não me importo com isso.

    Bjokas e parabens pela resenha!

    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  9. Fiquei curiosa pra ler!!!
    Venha seguir meu blog
    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia
    E que capa linda é essa
    Já quero ler =D

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. É engraçado, mas não pensei que fosse um livro de fadas, não que isso interfere em minha decisão de leitura. Mais um que foi para a lista.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome dá uma ideia diferente mesmo Rose, mas é sobre fadas sim.

      Excluir
  12. HUMMM RESENHA LEGAL, NUNCA TINHA LIDO NENHUMA RESENHA DO LIVRO, GOSTEI E FIQUEI COM VONTADE DE LER, EMBORA FADAS NÃO SEJE O MEU PREFERIDO...

    BEIJOS
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. cida! ainda não conhecia esse livro! mas que capa linda, hein?!]
    gostei bastante da sinopse e da resenha, e principalmente por ser de fadas *.*
    tá na lista já!

    beijos -
    Rascunhos e Borrões

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida!
    Estou louca por esse livro, mas não achei para comprar ainda :/ Adoro histórias com fadas e tudo, desde o enredo, a capa, me chama atenção nesse livro. Sua resenha só fez aumentar ainda mais a minha vontade :)
    Beijos ;*
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei no Submarino Neyla, lá sempre tem o melhor preço para esta série.

      Excluir
  15. Oi Cida!
    Quero muito ler este livro, a história parece ser bem diferente e a capa é linda... *-* Também gosto mais de livros narrados em terceira pessoa, e de mocinhas com personalidade... fiquei ainda mais curiosa com sua resenha!
    Bjus!
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  16. Tenho lido muitas coisas sobre fadas por aqui ultimamente, rsrs, acho que vc está em um momento encantado,rsrs.
    Mas como ia dizendo, esse tbm me chamou atenção, além de ter uma linda capa.
    Rafa :)
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Cida!
    Tb li Terrível Encanto e gostei bastante,me surpreendi até e o final de longe não foi o que eu esperava,foi muito bom.

    O blog está passando por algumas mudanças e não é possível acessá-lo momento,quando estiver tudo ok venho te avisar.

    Bjos Fabi
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  18. A capa é muito bonita e achei muito legal essa ideia dele ser o rei do verão. Interessante ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  19. Oi, como vai? Vi seu link em outro blog e resolvi visitá-lo! Eu achei esse livro bastante cativante e estou ansiosa para lê-lo. Parabéns pela resenha também! Olha, já estou te seguindo aqui, pode me seguir de volta? Meu blog é o: http://raiseyourheadandread.blogspot.com

    Beijos e estou te esperando lá!

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Cida,

    Não conhecia esse livro e achei interessante, além de ter um bela capa...parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. oi,

    otima resenha!
    tenho esse e a continuação!! Ire ler em breve, gostei muito da história.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  22. Gostei demais da capa e da sinopse e depois de ler sua resenha me apaixonei pelo livro. Já está nos meus desejados. Vou procurar para ler. Amo ler histórias fantásticas.

    ResponderExcluir
  23. Eu já li e gostei muiito... o livro depois que voce entra na história, voce se comove e não sabe mais com quem quer que fique quem... que raaiva... eu gostei muito de todos os personagens...
    Também resenhei ele... *_*
    Esperando para ler o 2º!! \o/
    beeeijos

    ResponderExcluir
  24. eu também já li e gostei muito. Depois que a gente vai entendendo a história voce não quer mais desgrudar... =)
    gostei da sua resenha...
    também já fiz a minha *_*
    beeijos

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!