{Resenha} Branca de Neve e o Caçador


Resenha em www.moonlightbooks.net

Branca de Neve e o Caçador
Título Original: Snow White and the Huntsman
Autor(a): Lily Blake; Evan Daugherty; John Lee Hancock; Hossein Amini
Editora: Novo Conceito
Páginas: 208
Lançamento: 2012
ISBN: 9788581630182
Há dez anos, a vingativa Rainha Ravenna assassinou o rei na mesma noite em que se casara com ele. No entanto, dominar o reino tornou-se um sofrimento para a Rainha.
Para salvar seus poderes, ela deve devorar um coração puro, e Branca de Neve é a única pessoa com esse coração.
A fim de capturá-la, Ravenna recorre ao Caçador, o único homem que já se aventurou pela Floresta Sombria e sobreviveu. 
Branca de Neve será morta pelo Caçador? Ou será treinada por ele e se tornará a melhor guerreira que o reino já conheceu?

Um conto de fadas repaginado, que perdeu seu príncipe encantado.

Este foi um livro que li para matar a curiosidade, primeiro por tratar - se de um dos meus contos de fadas predileto e segundo pela diversidade de comentários sobre esta obra, alguns amaram, outros odiaram, e eu precisava tirar minhas próprias conclusões.
Ao iniciar a leitura, não alimentei muitas expectativas, pois imaginava que por ser um livro baseado em um filme, não teria uma riqueza de detalhes, nem seria uma leitura profunda, como acontece quando o filme tem como base o livro, acho que por este motivo não fiquei tão decepcionada.

Aqui temos um rei que sofre devido a  perda de sua esposa, e ao encontrar uma bela jovem desamparada em uma batalha, acredita novamente que será feliz no amor. O que o rei não sabia,  era que a bela jovem não estava em seu caminho por acaso, ela havia planejado encontrá - lo e tornar - se sua rainha. Dona de grandes poderes, a jovem de nome Ravenna, deseja assolar o reino com sua maldade, desejo de vingança e ganância pela eterna juventude.
Bem, Ravenna consegue tomar o reino e aprisiona a única filha do rei em uma masmorra, deixando a moça abandonada por anos a fio, em um lugar sujo e triste.
Como eu disse, Ravenna é bela,  melhor dizendo belíssima, e nunca envelhece, porém para manter - se assim ela precisa sugar a juventude de outras jovens, tornando -se assim a mais bela de todas e também uma bruxa mais poderosa a cada dia. 
Ravenna um dia descobre que para manter todo seu poder precisa de algo muito poderoso, devorar um coração puro, e eis que a jovem esquecida na masmorra, Branca de Neve, volta à cena, pois ela é a dona do coração mais puro do reino.
Para salvar sua vida Branca de Neve tenta então uma fuga, que é bem sucedida, despertando desta maneira a ira de Ravenna. 
A jovem se esconde na floresta sombria, lugar onde poucos saíram com vida, na verdade somente um homem sabe sair de lá, o Caçador.
Eric, ele é o caçador, e recrutado por Ravenna, tem pela frente a missão de capturar Branca de Neve.

Bem, temos aqui uma excelente ideia, mas que infelizmente não foi bem trabalhada, as cenas são bem superficiais e não conseguem emocionar, a falta de detalhes impede que criemos um cenário em nossas mentes e possamos viajar na leitura.
Gosto quando consigo sentir as emoções dos personagens, amar, odiar e chorar, sentir que estou na pele do personagem. Faltam muitas explicações, e um romance, pois os sentimentos de Branca de Neve, na minha opinião, não foram claramente mostrados.
Ravenna e o Eric poderiam ter sido mais explorados, são personagens com potencial, mas que ficaram perdidos no decorrer da história. Esta Branca de Neve perdeu a doçura e a feminilidade,  acredito que foi este o intuito, aqui ela é uma guerreira, mas mesmo assim não precisava ser uma guerreira tão "sujinha", sério, a moça vive em situações bem complicadas, e passa todo o livro coberta de sujeira. 
Gente, guerreira sim, hiper legal, mas deixar o charme feminino de lado, não dá, cadê a multifuncionalidade das Divas, que fazem de tudo. Essa Branca de Neve não é uma Diva, para quem não conhece o significado de ser uma, leia um post explicativo neste blog, aqui
Faltou a mágica, o encanto de um conto de fadas.

Para quem procura um leitura sem muitos detalhes, estilo ler uma revista para descontrair, fica a dica, para os demais, recomendo o conto de fadas em sua versão original.

Pretendo assistir ao filme, com o recurso das imagens e som, acredito que a história torne -se mais interessante, já que com o livro, não consegui imaginar os ambientes e cenas.

Leiam e tirem suas conclusões

"Quem você será quando for confrontado com o fim?
O fim do reino.
O fim dos bons homens.
Você correrá?
Você se esconderá?
Ou perseguirá o mal com um orgulho venenoso?
Em pé diante das cinzas.
Em pé diante do céu de inverno.
Em pé diante do chamado.
Ouça o choro da batalha.
Deixe-o gritar desde as montanhas.
Desde a floresta até a capela.
Porque a morte é uma boca faminta.
E você é a maçã.
Então, quem você será quando for confrontado com o fim?
Quando os abutres estiverem circulando.
E as sombras descerem.
Você se curvará?
Ou lutará?
Seu coração é feito de vidro
Ou de pura cor, Branca de Neve?"



2leep.com

27 comentários:

  1. Oi Cida!
    Ainda não li o livro, mas assisti o filme, que me decepcionou. Não gostei do roteiro pelos mesmos motivos que você apontou na resenha do livro: descaracterização dos personagens, indefinição sentimental da Branca, cenas superficiais. Uma pena, pois a parte técnica do filme é muito boa, mas o geral não conseguiu me convencer.
    Ótima resenha amiga!
    Beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis!
      A ideia é boa, mas não foi bem usada, acho que perdeu a essência.
      Bjos!

      Excluir
  2. A resenha que fiz desse livro também saiu hoje e falamos praticamente a mesma coisa, mudando as palavras. É como eu escrevi no meu post: o enredo te prende, mas, a narrativa não ><' Acho que esse livro podia ter sido muito melhor trabalhado e é nisso que a autora pecou ^^'

    Beijos
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida! Eu também não criei expectativas, pois assisti o filme e imaginei que seria mesmo "igual". Mas pude notar um ou outro diálogo diferente, ou cena que não não houve nas telonas. No mais, eu AMEI a versão, pois sou mais do team caçador e não "príncipe encantado". haha!

    Bjs!

    http://www.etecetera-e-tals.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto de um caçador, mas aqui faltou um melhor desenvolvimento da história, o caçador é um bom personagem, mas foi esquecido.

      Bjos!

      Excluir
  4. Ainda nao criei coragem nem pra ler nem pra assistir o filme.
    Quem sabe nao me arrependa depois, mas nao tenho interesse pela história já passada.

    kasoaks
    beijaoo cidinha,

    Guilherme Kunz
    @guilhermehck
    www.facebook.com.br/tempoatoa
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi cida, eu só vi o filme, pra falar a verdade não muitas resenhas sobre este livro e acho que a sua foi a primeira com uma boa critica..

    parabéns!!
    beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida!
    Eu assistir o filme e pra falar a verdade não tenho interesse de ler o livro pro ser previsível, pena ser superficial e a mocinha perder a essência feminina. Tb não gostei do principe ter sido pouco abordado no filme.

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida!
    Não li ainda Branca de Neve e o Caçador e já nem sei se o lerei.Estou meio decepcionada com as resenhas que ando lendo por aí,como pode faltar magia e encantamento em um conto de fadas?E o que muitos perguntam: E o que fizeram com os anões da versão original?
    Acho que não preciso de mais nada para me decidir.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Fabi, faltou e muito, uma pena.
      Bjos!

      Excluir
  8. Acho que é justamente por isso que não sinto o mínimo interesse no livro: por ser baseado no filme, acredito eu sendo 'vago', entende...
    Se um dia o lesse seria por pura 'curiosidade', no sentido de saber como foi a adaptação, fora isso meu interesse na história não me leva a ler!

    Ótima resenha Cida!

    Beijão
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi por curiosidade que li, nada além disso. Bjos!

      Excluir
  9. Cida :)
    Quer dizer que você nãao recomenda a leitura? rsrs
    Eu nem vi o filme ainda também :O

    Beijos Cida e tenha um excelente final de semana
    Cuide-se

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você Cida, a falta de descrições tirou muito do brilho do livro... mas eu até gostei, é uma história diferente, e uma leitura de certa forma gostosa!
    Bjus,
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida,

    concordo com você! O filme ficou até bom, mas o livro não ficou lá essas coisas! A livro tinha tudo para ser bom, só faltou dedicação e criatividade por parte dos autores!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oiiii, que blog mais show, amei!!!

    Eu sinceramente não tive vontade ainda para ler esse livro, apesar de a capa ser mega linda, mas quem sabe acabo comprando né!!!

    Beijos

    Táta


    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br/
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
  13. Realmente é um livro que não dá para ter tantas expectativas. Sinceramente, não é um livro que me atrai tanto e como você mesmo mencionou, o conto original é uma boa pedida =D.

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  14. Gostei bastante desse livro e praticamente devorei
    Mas acho que ficaram algumas pontas soltas e faltou muita explicação

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ei Cida!
    Então, eu ainda não li, pra falar a verdade, esse livro não chegou para mim..Eu como não pude esperar, vi o filme, eu adorei, mas muita gente acho mais ou menos. Espero ainda poder ler.

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Cida,

    Esse livro esta na minha lista de espera...estou curioso...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Já assisti o filme mas ainda não li o livro, tenho vontade.
    Beijos

    http://cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu quero lê esse livro e nem a sua resenha belíssima vai me meter medo. Acho que a nossa expctatica quando ao filme e ao livro não foi muito boa, mas vou lê mesmo assim.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su!

      Vai de gosto, como eu disse eu precisava tirar minhas conclusões, era tantas opiniões.
      Leia sim, muita gente gostou muito, quem sabe você também.

      Bjos!

      Excluir
  19. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES


    Quero muito ler esse livro para fazer um comparativo com a versão tradicional e ver o que mudou e se mudou para melhor ou pior

    ResponderExcluir
  20. Eu assisti ao filme e achei incrível, estou louca para ler o livro já faz um tempo, principalmente depois que minha amiga me disse que eu não ia me arrepender porque era tão bom quanto o filme. Não posso dar minha opinião justamente por não ter lido, mas quando eu fizer voltarei para dizer meu ponto de vista dele, torço apenas que seja bom e eu não me arrependa de tê-lo comprado.

    ResponderExcluir
  21. Oie! Eu assisti o filme e li o livro.É realmente uma outra visão de a Branca de neve e agora o romance atual não pelo príncipe mas pelo caçador.Uma história bem intrigante apesar de n ter gostado da versão da "bruxa" gostei da versão da branca de neve que não é tida como a coitadinhas mas que luta pelo seu povo para recuperar o trono.
    Parabéns pela resenha.
    Abraços
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!