[Resenha] Os Garotos do Cemitério

Os Garotos do Cemitério
Título Original: Cemetery Boys 
Autor(a): Aiden Thomas 
Editora: Galera Record                          Páginas: 350
Lançamento: 2021                                YA, Romance LGBTQ+, Mistério, Sobrenatural    
Tradução: Arthur Ramos
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

 

Yadriel é um garoto trans e gay que está determinado a afirmar sua identidade de gênero e orientação sexual para sua família latina tradicional. Mas, para isso, ele acaba invocando um fantasma que se recusa a ir embora...Os garotos do cemitério é uma fantasia paranormal e o marcante livro de estreia de Aiden Thomas. Quando a família latina bastante tradicional de Yadriel tem problemas para aceitar sua verdadeira identidade de gênero, Yadriel torna-se determinado a provar que é um verdadeiro bruxo. Fortemente conservadora, a comunidade bruxe não permite que ele passe pelo ritual, com a desculpa de que a Senhora Morte não iria aceitá-lo, por conta de sua identidade de gênero e orientação sexual. Com a ajuda de sua prima e melhor amiga Maritza, ele decide ele mesmo resolver o problema, na expectativa de encontrar o espírito de seu primo assassinado e, então, libertá-lo.No entanto, o fantasma que ele invoca é, na verdade, Julian Diaz, o bad boy da escola... e Julian não tem interesse em deixar esse mundo tão facilmente. Ele está determinado a descobrir o que aconteceu e resolver algumas pendências e pontas soltas antes de partir. Sem escolha, Yadriel concorda em ajudar Julian, para que ambos possam obter o que querem.O que Yadriel não esperava era que, quanto mais tempo passa com Julian, menos quer que o garoto se vá.“O romance equilibra perfeitamente a vibrante e enérgica cultura latina com assuntos mais densos, como aceitação LGBTQ+, deportação, colonização e racismo em espaços autoritários.” – TeenVogue.com“Este impressionante romance de estreia de Thomas é detalhado, comovente e imensamente romântico. No final, eu estava chorando – mas não de tristeza. Eu me senti tão incrivelmente feliz por saber que esta aventura latina queer poderá ser lida por outros jovens. Os garotos do cemitério é um livro necessário: para jovens trans, para jovens queer, para aqueles que fazem parte da comunidade latino-americana e precisam se ver nessas páginas. Não deixe de ler.” – Mark Oshiro, autor de Anger is a gift.

Os Garotos do Cemitério foi minha escolha de leitura para o mês do Halloween. Gosto demais de histórias com fantasmas e, se envolvem uma pitadinha de romance, melhor ainda. 

A obra de Aiden Thomas, publicada no Brasil pela Galera Record, apresenta Yadriel, um jovem latino, de família conservadora, que faz parte de uma comunidade de bruxes em Los Angeles. Ele e a família vivem em um cemitério e tomam conta das almas dos que já se foram. As mulheres bruxas usam sua magia para cura e os homens para cuidar das almas e libertá-las para o além vida. Yadriel é trans e gay e luta para ser reconhecido como um garoto e também ter o direito de ser um bruxo. 

A família negou sua cerimônia de iniciação e, com a ajuda da prima Maritza, ele mesmo se apresentou à entidade guardiã de seu povo para despertar seus poderes. Yadriel tem sucesso na empreitada e acaba invocando um fantasma. 

Julian se foi de maneira violenta na mesma noite que o primo de Yadriel e agora o protagonista precisa descobrir quem os matou e ajudar Julian a manter os amigos em segurança. No entanto, Jiulian é cheio de charme e entende Yadriel como ninguém. Será que vamos ter um romance impossível entre um  fantasma e um garoto vivo?

O livro é maravilhoso do começo ao fim! Eu curti demais! Além de ter uma boa história de fantasmas como eu procurava, entrega um romance empolgante e sensível, além de um mistério dos melhores. 

E não pensem que é só esse lado mais romântico, fantasioso e sobrenatural que é bem desenvolvido,  Aiden Thomas ainda aborda de maneira bastante honesta e séria, temas como orientação sexual, identidade de gênero, aceitação, cultura/tradições latinas, preconceito e situação dos imigrantes em países estrangeiros.

E não pensem que por ter esses temas mais densos na trama, a narrativa se torna pesada. Tem seriedade e respeito em cada parte, mas o clima da obra é divertido e com vários momentos emocionantes e aconchegantes. 

A amizade de Yadriel com a prima Maritza é um ponto alto da história, mas é claro que a forma como ele e Julian vão se conectar é o que de fato rouba a cena. E não posso esquecer de mencionar o quanto me vi presa na história querendo saber quem estava por trás da morte de Julian. E se você prestar bem atenção aos sinais, vai descobrir a verdade e até ter esperanças de o romance dar certo. 

Em suma, Os Garotos do Cemitério  é uma história bem contada, consciente da realidade de jovens da comunidade latina e LGBTQ+, que reserva para o leitor um final eletrizante e cheio de emoções. Você vai torcer demais por Yadriel. Eu me vi com as lágrimas escorrendo, tanto de desespero, quanto de felicidade. Fiquei de coração quente e sorriso bobo no rosto. Super recomendo! 

As coisas não se consertavam magicamente com um discurso empoderador, mas isso abria portas e construía pontes. Abria espaço para Yadriel avançar e ser quem era, como ele era. Ainda havia obstáculos a vencer e batalhas a lutar, mas ele não se sentiria mais sozinho. Não, não era o fim. Era um começo melhor.




4 comentários:

  1. Oi!
    Já vi uns elogios à esse livro e mesmo tendo no Kindle ainda não peguei ele para ler e acho que a época do Halloween deixa essa leitura propícia né?

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muita vontade de ler esse livro! Sempre vi o pessoal falando bem dele, mas nunca coloquei de fato numa TBR. Obrigada por reacender minha curiosidade por essa história <3

    Garota do 330

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, acho que já vi esse livro pela minha timeline quando eu frequentava mais o X (Twitter), mas não cheguei a ler. Curto fantasias, apesar de estar lendo poucas ultimamente.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, faz tempo que não leio nada assim e me interessou essa mescla de sobrenatural, fantasia e romance! Legal também o autor saber dosar bem os temas mais sérios do livro!

    Bjs, Mi

    https://nanossaestante.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!