Às vezes, os laços mais fortes se formam nos lugares mais improváveis. É 1979 em Yorkshire, na Inglaterra, e o pai de Miv está pensando seriamente em mudar de cidade. Ela sabe que é por causa dos assassinatos que assombram a região já há alguns anos, mas deixar o lugar onde cresceu e ficar longe de sua melhor amiga, Sharon, não é uma opção, não importa que perigos rondem por ali - nem como as coisas estão estranhas em casa desde o dia em que sua mãe parou de falar. Talvez, se ela conseguir encontrar o assassino dessas mulheres, ela e a família possam ficar onde estão, afinal. Com isso em mente, Miv e Sharon começam a fazer uma lista de todas as pessoas e coisas suspeitas na vizinhança onde moram. Mas a busca das garotas pela verdade acaba revelando a existência de segredos inesperados no bairro, em suas famílias e entre elas. E se o verdadeiro mistério que Miv precisa resolver estiver mais perto do que ela imagina?
Em 1979, em Yorkshire, dois acontecimentos estão ocupando a mente dos moradores locais: Margaret Thatcher sendo eleita primeira-ministra e os assassinatos cometidos pelo Estripador de Yorkshire.
No entanto, o que mais preocupa Miv, que está entre onze e doze anos, é a situação em sua casa e a ideia do pai de se mudar. Em casa, ela, o pai e a tia Jean tentam fazer as coisas funcionarem enquanto esperam que a mãe de Miv se recupere do profundo estado de depressão que está há quase dois anos. A ideia de mudar de cidade deixa a garota bastante desesperada. Ela não consegue se ver vivendo longe de tudo que lhe é tão familiar e de sua melhor amiga Sharon, o único alivio que tem na vida.
Miv acredita que o motivo da mudança seja o Estripador e decide investigar os assassinatos. Em sua enorme inocência, acredita que se pegar o criminoso, o pai vai querer continuar em Yorkshire. Munida de um caderno onde lista todos os fatos/locais/pessoas suspeitas e da companhia de Sharon, a menina inicia uma investigação que mudará para sempre sua vida e a visão que tem no mundo.
A Lista de Coisas Suspeitas, de Jennie Godfrey, lançado pela Paralela, traz uma história de suspense em cenário real. O Estripador de Yorkshire de fato existiu e a autora cria toda a trama ao redor dos crimes cometidos por ele e o estado que deixou os moradores da região.
Miv não atua na história como uma detetive nata e cheia de deduções fabulosas, o que temos aqui é uma criança entrando na adolescência e tentando tornar seus dias mais suportáveis. Ela é determinada e obsessiva, mas conforme sua realidade é apresentada, percebemos que esse jeito um tanto perigoso de Miv viver é uma forma de fuga, de não precisar lidar com os problemas em casa.
Sua jornada é de amadurecimento, de despertar e crescer antes da hora. Miv em sua aventura investigativa conhece várias pessoas, reúne conhecimento sobre coisas que até então eram incompreensíveis na sua idade e passa a entender o poder da amizade e a dor da perda.
É uma história envolvente do começo ao fim, não apenas pelo plot investigativo, mas também por ser uma história sobre pessoas, comportamentos e vida real. A autora aborda questões importantes como racismo, bullying, abuso sexual e violência doméstica.
Miv é uma personagem que fisga o leitor facilmente e nos emociona durante a leitura. Não é fácil vê-la perder aquele olhar inocente e começar a entender a crueldade das pessoas e como o ser humano é capaz de ferir o outro sem sentir que está errado. Miv de começo vê situações que sabe serem erradas, mas não entende exatamente o que há de errado ali. Aos poucos a névoa vai se desfazendo e ela então vai entendendo com o que está lidando.
Em partes é uma história com temas pesados, mas vistos pelos olhos de uma criança acabam não sendo abordados de maneira tão forte, ainda que a autora não deixe de conduzir a história de maneira séria, responsável e sensível.
É um livro que eu fui ler em busca de mais uma história de assassinatos e me vi terminando mais impactada pela história das vidas e jornada de cada personagem. O Estripador acabou em segundo plano, eu queria era saber mais de cada personagem aqui apresentado, que são muitos reais e têm jornadas tão complicadas como a de Miv. E embora suas vidas não sejam fáceis, a maioria dessas pessoas é generosa e sabe ajudar quem precisa.
Eu recomendo bastante este livro para quem gosta de mistério em cenário real com boa dose de drama, uma protagonista que cativa e verdadeiras conexões humanas. Excelente!
Eu gostei bastante da premissa desse livro. Ainda não tinha ouvido falar dele, mas me lembrou muito a vibe de Scooby-Doo.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
TikTok | Instagram | Skoob | Threads
Oi Cida, já vi a capa desse livro por aí, mas não tinha parado para ler. Gostei da ideia da trama e mesmo a investigação ficando em segundo plano, ainda desperta minha curiosidade para ler. Já adicionei no Skoob pra não me esquecer dele.
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
Eu gosto que as editoras fazem umas capas que parecem inofensivas e aí você vai ler e é um suspense com mortes e tal hehehehe. Mas parece ser muito interessante a narrativa.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a dica e acredito que, pegando esse livro às escuras, eu acharia que por ser improvável uma criança/adolescente conseguir resolver esse mistério o foco realmente seja nas descobertas emocionais dela, o que eu acharia muito interessante. Gostei de conhecê-lo!
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas