Pagar mico, passar vergonha, tomar porres, ter uma memória de peixe, levar foras catastróficos, fazer cantadas toscas entre outras coisas nada invejáveis não são exatamente o tipo de tema que a Cora de uns dez anos atrás gostaria de abordar. Porém, aqui estou eu, colocando essas e tantas outras histórias em forma de tirinhas. Algumas são totalmente verdadeiras, outras talvez eu tenha inventado um pouco... E tem também as que eu esqueci completamente o que aconteceu e torci pra ter sido fiel. O que importa é que elas todas são baseadas em mim: no que eu fiz ou deixei de fazer, no que eu penso, no que sinto e no que eu acredito. Foram todas feitas com muito carinho, de forma manual, usando nanquim preto e mais uma outra tinta como ecoline ou marcador. Estão todas nos meus sketchbooks e estou muito feliz por, depois de um ano postando elas na internet, poder compartilhá-las em um livro impresso. Espero que vocês curtam essas pequenas histórias assim como eu amei ter feito cada uma delas.
Corenstein, de Cora Ottoni, é uma coletânea de tirinhas lançada pelo selo Start! da JBC e nesta obra vamos conferir várias situações divertidas e até mesmo vergonhosas vivida pela autora.
As tirinhas retratam cenas cotidianas que cada um de nós viveu ou já presenciou, seja um porre, uma péssima cantada ou mesmo uma tentativa infeliz de presentear alguém e ver a pessoa bem descontente com esse presente. É algo tão próximo que gera empatia e também muitas risadas, seja por nós mesmos ou pela vergonha alheia.
A Cora mostra ser uma pessoa que não tem medo de arriscar, que vive como um ser humano normal, tendo dias produtivos e outros de extrema preguiça. Quem nunca planejou todo um final de semana de agitação e bem produtivo e acabou só vendo vídeos no celular ou no sofá tirando uma soneca ou maratonando séries/animes/doramas? No meu caso eu maratono animes.
Eu amei conferir essas vivências da autora e curti muito quando ela fantasia um pouco, se colocando mais velha em cena, traçando assim diferenças entre gerações. Ela lida bem com situações constrangedoras, deixando a gente à vontade e com um sorriso no rosto enquanto confere cada tirinha. É leve, é animador.
As tirinhas trazem ilustrações expressivas e engraçadas e a edição traz uma entrevista com Cora no final contando não apenas sobre carreira e inspirações, mas sobre a origem das tirinhas desse volume. Todas foram desenhadas durante sua participação no Inktober 2016, um projeto que incentiva artistas a fazerem um desenho a tinta por dia durante o mês de outubro. Ela menciona que o projeto a ajudou a amadurecer e manter seu ritmo pelo resto do ano. Inclusive há tirinhas sobre o período do projeto e são ótimas também.
Em suma, Corenstein é uma obra sobre vida real e pessoas reais, que diverte de maneira leve e descontraída. Eu indico para quem gostou da obra de Sarah Andersen e quer conferir uma boa obra nacional.
Sobre o selo Start!
O Start! é o selo destinado a artistas que desejam otimizar e aumentar o alcance da publicação de seus trabalhos, usando alguns serviços que uma editora pode fornecer. A curadoria oferecida pela Editora JBC pelo Start! é como uma “incubadora” de conteúdos autorais.
O primeiro passo é a distribuição da publicação em formato digital, pensando em diversificar a oferta de conteúdo nas principais lojas de e-books: Kindle, Kobo, Google Play e iBooks. A produção abre espaço também para novas possibilidades de lançamento em formatos especiais, em POD (print on demand), impressão em larga escala e outros.
Oi Cida, adorei a proposta e fiquei curiosa pra ler. Confesso que meu contato com tirinhas se resume ao que vejo pela internet e os quadrinhos da Turma da Mônica.
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
Oi!
ResponderExcluirGosto de coletâneas de tirinhas assim (tô querendo comprar as do Paulo Moreira) e que legal essa ideia de selo da JBC!
Beijão
https://deiumjeito.blogspot.com/
Bastante apelativo!
ResponderExcluirBeijos e Abraços,
BLOG | Instagram
não conhecia a obra, mas já quero
ResponderExcluirespero ter a oportunidade de leitura
Achei esse selo da jbc bem bacana. Eu comprei uma obra publicada por ele na bienal e foi uma das melhores leituras que fiz
beijos
https://duquesaazarada.blogspot.com
Que legal Cida! EU não conhecia o selo e nem o livro, pela sua resenha deve ser BEM GRACINHA, eu adorei, ja quero!!! ♥
ResponderExcluire ainda ser bem vida real mas de uma forma mais gostosinha
beijosss
Pâm - www.interruptedreamer.com
Adorei a proposta das tirinhas e já mega me identifiquei com o "planejar milhões de coisas e acabar largada no sofá", haha. Muito a minha cara fazer isso.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
TikTok | Instagram | Skoob | Threads