[Resenha] A Ladra Amaldiçoada

A Ladra Amaldiçoada
Título Original: Little Thieves (Little Thieves#1)
Autor(a): Margaret Owen
Editora: Seguinte                 Páginas: 464
Lançamento: 2024               Romance, Fantasia
Tradução: Laura Pohl
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

Este livro não é um conto de fadas. Esta não é a história da princesa. Esta é a história que ninguém contou: a da criada malvada. Vanja é uma criada, e desde cedo aprendeu que nenhum presente é de graça. Quando suas madrinhas, as deusas Morte e Fortuna, exigem um preço alto por sua ajuda, a garota decide tomar as rédeas do seu futuro… e roubar a identidade de Gisele, a princesa que deveria servir. Agora, ela tem um álibi para frequentar as festas da nobreza e roubar as joias que vão financiar sua grande fuga. Até que, perto de conquistar sua liberdade, a jovem cruza o caminho da deusa errada e sofre uma maldição: seu corpo vai, aos poucos, se transformar nas pedras preciosas que ela tanto ama. Vanja tem duas semanas para descobrir como quebrar a maldição e escapar. O que já seria bem difícil sem um jovem detetive no seu encalço. Será que Vanja finalmente encontrou alguém páreo para sua inteligência ― e capaz de mexer com seu coração? Com ilustrações da própria autora, este é o primeiro volume de uma série de fantasia sobre identidades roubadas, romances inesperados e garotas que estão longe de serem mocinhas.

Vanja não teve uma vida fácil. Ela era a décima terceira filha de uma décima terceira filha e, como tal, vista pela mãe como sinal de azar. Essa mãe resolveu a abandonar em uma encruzilhada, nas mãos das deusas Morte e Fortuna. 

Vanja foi criada por ambas até certa idade e depois virou criada de uma família nobre, onde sofreu toda série de humilhações possíveis. Um dia precisará escolher uma das deusas para servir, o que significa um compromisso para o resto da vida. No entanto, ela quer mais, quer sua liberdade e se para isso precisar roubar, ela vai roubar. Não importa de quem, de onde e até sendo outra pessoa. Ela precisa comprar sua liberdade. 

A garota, se utilizando de magia, assume a identidade da jovem que servia e se passa por a noiva de em marquês, assim consegue reunir informações para os roubos que planeja e não demora para assombrar aquele reino com seus golpes astutos. Tudo seguia bem, até que Vanja acaba sendo amaldiçoada por um outro deus. Se ela não devolver o que roubou, seu corpo virará joias e para piorar não pode devolver qualquer coisa, ela precisa exatamente descobrir o que devolver. A ladra esperta fica sem chão e para ajudar um agente da lei a descobre e começa a persegui-la. 

A Ladra Amaldiçoada tem aventura, ação, magia, mistério e até romance, tudo ambientado em um mundo cheio de deuses. Há todo um universo criativo para ser explorado. 

Esta é uma história que me surpreendeu positivamente desde a primeira página e se tornou um dos livros mais legais que li até agora em 2024 É uma história que não tem uma mocinha boazinha como protagonista, ao contrário, temos é uma garota que é o inverso de tudo que é honesto. Ela rouba, dá golpes, engana e trai. Tudo em prol de seus objetivos. 

E você lendo isso já pensa que é uma personagem detestável, só que não. É uma garota que precisa sobreviver e lutar por sua liberdade e aos poucos percebemos que por mais que tenha atitudes muitos reprováveis, ela tem direito de tentar o melhor para si. E, lá no fundo, ela não é má. Quando se faz necessário, mostra que pode escolher o certo, ainda que tudo em sua vida seja duvidoso. A protagonista forte chama atenção, mesmo sendo uma pessoa que não serve de bom exemplo.  

É uma personagem cativante, cheia de carisma e de uma astúcia impressionante. Sua jornada fisga o leitor e não há como não torcer para que consiga não apenas quebrar a maldição que jogaram nela, mas também se livrar do agente da lei que a está perseguindo. E se não bastasse tudo isso, mais um desafio surge, enquanto tenta salvar a própria pele, vai ter que ajudar a salvar todo o reino. 

É aventura e ação do começo ao fim e nesta jornada, além de Vanja, vamos conhecer um grupo de personagens bastante interessante, que a ajudam ou não, e serão muito importantes na evolução dela como protagonista e como pessoa. 

A história é empolgante. Eu não esperava algo tão divertido e cativante. As aventuras de Vanja são ótimas, com muitos desafios, mas de longe é a relação dela consigo mesma e com os outros personagens que rouba a cena. 

Uma trama bem construída, com ótimas reviravoltas e final bem conclusivo É uma série, mas se a autora tivesse parado aqui, ficaria bem fechadinho. Não reclamo de ter sequencia, vou adorar viver novas aventuras com Vanja, essa incrível ladra amaldiçoada. Super recomendado!





3 comentários:

  1. Oi Cida, não conhecia o livro e achei bastante interessante esse fato da protagonista não ser perfeita. Concordo que depois de tudo que passou, ela tem o direto de tentar se dar bem na vida. Quero ler com certeza!

     www.relatosdalih.com.br 💜

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida,
    Fiquei sabendo desse lançamento, mas não tinha certeza se ele furava a bolha das releituras para melhor sabe? Depois da sua resenha, fiquei com mais vontade de ler. Fico muito feliz em saber que ele é divertido e cheio de reviravoltas, melhor ainda que termina com um final fechadinho, apesar de ser uma série.
    Obrigada pela indicação <3
    Bjos,
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, tudo bem?
    Além da trama, a protagonista também parece ser bastante cativante. Fiquei curiosa para acompanhar suas aventuras. Dica anotada!!

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!