[Resenha] Os Doze Segredos

Os Doze Segredos
Título Original: Twelve Secrets (Ben Harper #1)
Autor(a): Robert Gold
Editora: Faro                                   Páginas: 288
Lançamento: 2023                          Crime, Suspense
Tradução: Fernando Silva
||Skoob||  ||Goodreads||

 

A vida de Ben Harper mudou para sempre no dia em que o irmão mais velho, Nick, foi assassinado por duas meninas. A polícia chamou os assassinatos de aleatórios, uma tragédia sem sentido, mas aquele crime chocante mobilizou todo o país, levando a família e a pequena cidade ao centro do noticiário nacional. Vinte anos depois, Ben consegue deixar o passado para trás e se torna um respeitado jornalista investigativo. Até que ele se depara com um novo caso de assassinato, que parece ligado à morte do irmão, e todo sentimento de angústia retorna, e sua vida vira de cabeça para baixo. Logo ele se vê preso em uma teia de mentiras, que envolve todos ao seu redor. E em sua busca por respostas, Bem descobre uma verdade muito importante: TODOS TÊM SEGREDOS. MAS ALGUNS SÃO MAIS MORTAIS...


Os Doze Segredos, de Robert Gold, lançamento da Faro, é mais um thriller daqueles que vai fazer o leitor roer as unhas em busca de respostas. 

Ben Harper é um jornalista investigativo dos bons, mas quando sua chefe pede que escreva sobre a tragédia que marcou sua própria família, ele reluta em seguir adiante, mesmo que a matéria vá lhe render sucesso. 

A infância de Ben foi marcada pelo assassinato brutal do irmão mais velho pelas mãos de duas garotas da escola. Anos mais tarde, quando parecia que ele e a mãe estavam conseguindo colocar a vida nos trilhos, a mãe dele literalmente foi parar nesses trilhos. 

O caso foi considerado suicídio, embora ela não demostrasse sinais de que estava infeliz com a vida. Era exatamente o contrário, ela estava cheia de planos para o futuro. 

Na época Ben aceitou tudo como dito pela polícia. No entanto, sufocado pela pressão da chefe por conta da matéria e com a descoberta de que uma das assassinas do irmão teve o mesmo fim brutal, ele acaba tomando conhecimento de uma ligação entre sua mãe e a tal mulher. Há também fortes indícios que há muitos segredos ao redor de tantas mortes. Ben, então, decide investigar e com isso muitas reviravoltas o esperam. 

Reviravoltas não faltam nessa história, que dividida em exatos doze capítulos (acredito ter sido algo intencional relacionado ao título), surpreende o leitor a cada página virada. 

Ben começa a investigar e percebemos que conforme reconstrói o passado para encontrar uma relação com os acontecimentos atuais, fica claro que todos aos seu redor escondem algo ou estão mentindo descaradamente. E não são segredos bobos ou mentiras inocentes, tudo isso na verdade esconde muita violência, traição, maldade, abusos e sangue, muito sangue...

Não é uma história leve, então fica o alerta de gatilhos (em especial de abusos), mas ainda que seja tão impactante, é envolvente desde a primeira página e desperta o nosso detetive interior. 

Alerto que uma colinha com nomes e acontecimentos relacionados ajuda a montar o quebra cabeças, pois são muitos personagens e histórias. O autor, felizmente, consegue conectar muito bem até o momento do desfecho. 

Eu fiquei de queixo caído com certos acontecimentos, muitos sentimentos me inundaram durante a leitura. 

Gostei de termos capítulos curtos, cada um terminando com grandes revelações ou deixando um gancho para ser aquela pulga atrás da nossa orelha. 

O desfecho é forte, assim como as diversas revelações no decorrer na trama. Uma escolha do autor eu achei conveniente demais e inesperada (não havia necessidade desse artificio), ainda assim não afeta a história. 

Sobre o grande mistério ou melhor, mistérios, eu matei uma parte da charada, mas a outra... Minha nossa, que loucura! 

A história tem ritmo frenético, vejo bem nas telas, renderia uma ótima adaptação. Vi que é uma série, já com um segundo volume publicado no exterior de nome é Eleven Liars.  Acho que Gold tem uma cisma com números. 




5 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bom?
    Nossa, faz um tempão que não leio um thriller da Faro!
    Foi com o Charlie Donlea que eu comecei a gostar do gênero, vou colocar esse na lista!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Essa leitura parece bastante tensa. Apesar de ter ficado muito curiosa com o que pode ter acontecido e o desfecho da investigação, acho que não conseguiria lidar com a situação (obrigada pelo alerta gatilhos)

    beijos
    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, tudo bem?
    Adorei a proposta: final chocante, capítulos curtos, mistério bem amarrado. Pena que tem um artifício meio forçado, mas pelo visto dá pra relevar.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, tudo bem?
    Não leio muitos livros do gênero, mas gosto de um bom mistério. Dica anotada!!

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, tudo bem?
    Gosto muito desse tipo de trama, o que eu procuro tomar cuidado são os gatilhos. Às vezes por ser um livro com temática de crime, é normal que apareçam. Se eu decidir ler já irei preparada.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!